You are on page 1of 24

OS DONOS DO PODER AO LONGO DA FORMAO SCIOPOLTICA BRASILEIRA: UMA VISITA OBRA DE RAYMUNDO FAORO

Andressa Salvador1

RESUMO
A obra de Faoro Os donos do poder destaca-se como leitura fundamental para o entendimento da formao scio-poltica brasileira. O objetivo desse artigo concentra-se em identificar os donos do poder ao longo da nossa histria. Para tanto, faz-se uma abordagem histrico-crtica da formao do Estado Brasileiro baseado no volume 1 da obra de Faoro que retrata como o Brasil foi governado, desde a colnia, por uma comunidade burocrtica que acabou por frustrar o desenvolvimento de uma nao independente. Como fundamento de anlise, o artigo aborda o longo perodo que vai da Revoluo Portuguesa do sculo quatorze, at o Segundo Reinado, no Brasil. Por fim, so feitas as consideraes finais do artigo quanto s contribuies deste para nossa histria. PALAVRAS-CHAVE: Poder; Formao Scio-Poltica; Liderana; Brasil.

ABSTRACT
Faoro`s Os donos do Poder is a prominent reading work to understand the structure of the social and political Brazilian formation. The aim of this article is to identify the holders of the power during our history. To get that, a historical and critical approaching of the Brazilian State formation is carried out based on Faoro`s first volume that portrays the way Brazil was ruled , since its colony times, by a bureaucratic community that ended up frustrating the development of an independent nation. As the base for this analysis, the article approaches the long period that goes along from the Portuguese Revolution in the XIV century up to the Second Kingdom in Brazil. To conclude, final considerations are taken on the article regarding the contributions of those periods.
1

Graduada em Administrao de Empresas pela UNIVEN, especialista em Gesto Empresarial e Didtica no Ensino Superior, e professora da Faculdade Capixaba de Nova Vencia e Instituto de Ensino Superior de Nova Vencia e assessora de marketing da UNIVEN.

Key Words: power; political and social formation; leadership; Brazil.

1 INTRODUO

O poder sempre esteve concentrado nas mos de poucos desde a formao social e poltica do Brasil. Faoro busca no seu livro Os donos do Poder formao do patronato poltico brasileiro explicar que o poder sempre foi exercido por meio do que chamado de estamento burocrtico, revelando a contradio entre o processo de modernizao do pas, cujas bases so instituies anacrnicas e comandadas por um estamento burocrtico. Este se fundamenta num sistema patrimonial do capitalismo politicamente orientado, que nem mesmo a presso da ideologia liberal e democrtica conseguiu quebrar, diluir ou desfazer. O estamento burocrtico, segundo o autor, tem atravessado toda a histria poltica brasileira, que, no caso da ausncia do quadro administrativo, a chefia dispersa e assume carter patriarcal, identificvel no mando da pessoa do fazendeiro, do senhor de engenho e dos coronis. O objetivo desse artigo concentra-se, exatamente, em identificar os donos do poder ao longo da nossa histria. Para tanto, faz-se uma abordagem histricocrtica da formao do Estado Brasileiro baseado no volume 1 da obra de Faoro que retrata como o Brasil foi governado, desde a colnia, por uma comunidade burocrtica que acabou por frustrar o desenvolvimento de uma nao independente. O artigo est organizado em duas sees. A seo 1 faz uma abordagem histrico-crtica da formao social-poltica do Brasil desde as razes de Portugal at o 2 Reinado. Por fim, a seo 2 relata as consideraes finais embasadas nos principais pontos enfocados no artigo quanto concentrao de poder ao longo da histria.

2 FORMAO SOCIAL-POLTICA DO BRASIL

2.1 O ESTADO PORTUGUES: ORIGEM E REVOLUO A Pennsula Ibrica formou e constituiu a sociedade sob o imprio da guerra. Assim, a formao de Portugal est ligada s lutas de reconquista da Pennsula Ibrica com caractersticas dentro do feudalismo. Duas civilizaes (uma do oriente outra do ocidente) pelejaram rudemente dentro de suas fronteiras pela hegemonia da Europa. condado convertido em reino, tenazmente. A sociedade formada pela nobreza, clero, servos e uns poucos homens livres, ocupavam-se basicamente da produo agrcola que cobria a regio. A sociedade era feudal com a classe dominante tendo seus privilgios de iseno de impostos e recebendo contribuies em trabalho dos servos em troca da proteo militar e do direito de cultivar a terra e o rei como senhor do reino, tinha instrumento de poder da terra. No entanto, segundo Faoro (2001, p. 45-59) de 1383 a 1385 Portugal passou por uma crise, de onde nascera uma nova dinastia, a dinastia de Avis, onde se deu a fisionomia definitiva aos elementos dispersos, vagos, em crescimento. Em meados do sculo XIV, a Revoluo Portuguesa apresentou particularidades no apenas no mbito interno, mas tambm no mbito externo de suas relaes. D. Fernando, ltimo soberano da dinastia de Borgonha, manteve uma poltica de conflito com o Reino de Castela, trazendo prejuzos formao e ascenso de classe burguesa, que visava criar condies para a aquisio de produtos de luxo consumidos pela nobreza. Esse prejuzo Dos fins do sculo XI ao XIII, as constantes batalhas contra o sarraceno e o espanhol garantiram a Portugal a

estendeu-se nas relaes de troca com a burguesia castelhana, pois esta permitia a variedade de produtos cuja demanda interna exigia. Para resolver o problema da sucesso, reuniram-se as Cortes em Coimbra, em 1385. Nesta reunio, teve um papel importante o legista, representante da burguesia, D. Joo das Regras que, com muita habilidade e conhecimento das leis, convenceu todos os grupos sociais de que o Mestre de Avis era o nico que tinha condies para ser aclamado rei. Assim, Mestre de Avis foi eleito rei D. Joo I, iniciando assim o seu longo reinado (1385-1433). Seguindo a ordem cronolgica dos fatos histricos da nao portuguesa, a Revoluo de Avis (1383-1385), que obteve amparo das massas descontentes, constituiu um novo marco evolutivo nas polticas de relaes da estrutura social dominante. A elite poltica e econmica teve que renunciar a alguns privilgios para acalmar os nimos populares, sem, no entanto, alterar a estrutura de poder e a relao de explorao j vigente. Portanto, a Revoluo de Avis marca o incio do processo de centralizao monrquica e a consolidao do Estado Nacional Portugus, em direo ao absolutismo e ao mercantilismo, com a aliana entre a monarquia e a burguesia ascendente (FAORO, 2001, p. 19). A direo dos negcios da Coroa agora exigia o trato da empresa econmica, definida em direo ao mar, requeria um grupo de conselheiros e executores ao lado do rei, sob a incontestvel supremacia do soberano (FAORO, 2001, p. 56). Havia no apenas tributos a colher, como participao do prncipe em negcios, senhor ele prprio de todas as transaes, lucros e vantagens. Nota-se que a dinastia de Avis realizou a aliana da burguesia com o novo rei o que fez nascer s condies polticas favorveis a grande expanso comercial e martima de Portugal no sc. XV. Estas condies eram: a centralizao

poltica, acumulao prvia de capitais, grupo mercantil forte aliado aos interesses reais, desenvolvimento nutico. Segundo Faoro (2001, p. 67), a geografia teve papel de fundamental relevo na histria das navegaes indicando a causa dos fracassos das tentativas italianas, cujo ativo comrcio medieval as privilegiava para buscar, por via martima, as fontes das preciosas mercadorias orientais. A geografia sugeriu aos espanhis o comando da empresa ultramarina, cujo povo estava ativamente empenhado nas costas mediterrneas. A conjugao de outros fatores, todavia, alm, do cais europeu, assentado nas costas portuguesas, elegeu Portugal para a aventura ultramarina. Assim, os sculos XIII e XIV concentraram-se, nas costas portuguesas, o comrcio atlntico de troca de produtos locais ou no trnsito de especiarias vindas do Mediterrneo. Nota-se tambm segundo a viso de Faoro (2001, p. 75) que a expanso martima s foi possvel graas centralizao do poder nas mos dos reis. Um comerciante rico, uma grande cidade ou mesmo uma associao de mercadores muito ricos no tinha condies de reunir o capital necessrio para esse grande empreendimento. Apenas o rei era capaz de captar recursos de toda a nao para financiar as viagens ultramarinas. O incio da expanso dos portugueses pelo mundo foi a conquista de Ceuta em 21 de agosto de 1415. Esta data muito importante, pois, a partir da, os portugueses comearam a explorar o litoral africano para o sul de Marrocos e a aventurar-se cada vez mais para o ocidente, no Oceano Atlntico. Com a preciosidade do comrcio portugus sugeriu-se a valorizao social do comerciante e a valorizao econmica do comrcio. A velha aliana do rei com a burguesia, concentrada para domesticar o poder da nobreza, parecia ter alcanado seu grau extremo, com a emancipao econmica e poltica do comerciante.

De acordo com a obra de Faoro (2001) os mencionados fundamentos sociais e espirituais reuniram-se para formar o Estado Patrimonial. A realidade econmica, com o advento da economia monetria e ascendncia do mercado nas relaes de troca, deu a expresso completa a esse fenmeno j latente nas navegaes comercias na Idade Mdia. A moeda padro de todas as coisas tornou-se este mundo novo aberto ao progresso do comrcio. A emancipao da moeda circulante, atravessando pases e economias at ento fechadas, preparou o caminho para uma nova ordem social, o capitalismo social e monrquico, com a presena de uma oligarquia governante de outro estilo, audaz, empreendedora, liberta de vnculos conservadores. [...] Tornouse possvel ao prncipe e ao seu estado-maior organizar o Estado como se fosse uma obra de arte, criao calculada e consciente [...] (FAORO, 2001, p. 33). Assim, a sociedade capitalista no ocidente, gerou-se das runas da sociedade feudal. Segundo Faoro (2001, p. 33) a era capitalista, caracterizada pela propriedade da burguesia dos meios de produo e da explorao do trabalho assalariado teve seu ponto de partida no sculo XVI.

2.2 O CONGELAMENTO DO ESTAMENTO BUROCRTICO Faoro (2001, p. 91) descreve o Estado envolvido por uma camada de domnio, o estamento de feio burocrtica. Este se alimenta da classe comercial, que despreza. Essa camada est junto da corte e influencia as decises da Coroa. Com isso, as duas camadas, no obstante de suas discordncias sociais, se entendem num plano incerto: embarcadas na mesma empresa, o fomento das navegaes e dos lucros ser o fim comum.

O Estado era a nobreza a servio do rei as aventuras dos mesmos empobreciam a nao. A corte e a cidade, esta o complexo daquela, a residncia real cercada do bulcio e da febre comercial, marcavam a fisionomia do sculo XVI, o sculo da ndia. Todos os cargos elevados que davam a nobreza ou qualificavam origem aristocrtica como os nautas portugueses estavam cegos e atolados em seus cargos modestos, hauriam a vida e o calor do tesouro, diretamente vinculado vigilncia do soberano. O comrcio que era controlado ou explorado pelo prncipe , por sua vez, a fonte que alimenta a caixa da Coroa. O rei insistia em ser um bom prncipe, preocupado com o bem estar dos sditos, assegurandolhes participao nas rendas. Pode-se entender que este padro de predomnio do Estado leva a que ele se constitua, historicamente, com duas caractersticas predominantes. Primeiro, por um sistema burocrtico e administrativo e que se caracteriza pela apropriao de funes, rgos e rendas pblicas por setores privados, que permanecem, no entanto, subordinados e dependentes do poder central, formando aquilo que Raymundo Faoro chamou de "estamento burocrtico". O contato entre governo e governados era distante, frio, indiferente. Segundo Faoro (2001, p. 104) o governo, o efetivo comando da sociedade, no se determina pela maioria, mas pela minoria que a pretexto de representar o povo, o controla, o deturpa, o sufoca. Uma longa herana herana social e poltica concentrou o poder minoritrio numa camada institucionalizada. Formou-se desta sorte, uma aristocracia, um estamento de carter aristocrtico, do qual se projeta, sem autonomia, uma elite, uma escola dirigente, uma classe poltica.

Assim,

os

pases

aprisionados

pelo

estamento

se

modernizaram,

ocidentalizando-se, por via de um plano do alto, imposto nao, com a teorizao, retardada de muitas dcadas, de processos espontneos nas sedes criadoras. Ou seja, o mundo se partiu em mundo metropolitano, diretor e condutor, e mundo de retaguarda, alheando mais a minoria do conjunto da Nao. 2.3 O BRASIL AT O GOVERNO-GERAL Segundo Faoro (2001, p. 117) a descoberta do Brasil entrelaa-se na ultramarina expanso comercial portuguesa, e que diante do portugus emergiu no apenas um mundo novo, mas tambm um mundo diferente, que deveria alm da descoberta suscitar a inveno de modelos de pensamento e de ao. Faoro (2001, p. 118) tenta explicar em sua obra que o descobridor, antes de ver terra, antes de estudar as pessoas, antes de sentir a presena da religio, queria saber de ouro e prata, ou seja, tinha um interesse estritamente econmico. Porm, como dizia na carta de Pero Vaz de Caminha (apud FAORO, 2001, p. 123), o Brasil era um pas que no tinha ouro nem prata, desprovido das riquezas da ndia, no oferecia nada ao nobre, ao comerciante ou ao burocrata. Contudo, conforme Faoro (2001, p. 124) o mundo Idlico, voltado para o pobre homem filho da misria, durou pouco e desapareceu como um sonho. Para ele, a Amrica no era um exlio, nem o degredo, mas sim o reino da aventura, do salto da fome ostentao senhorial, colocando que, ainda nessa mgica transformao h subterraneamente o fio da rede mercantil que devora o mundo.

Todavia, Faoro (2001, p. 128) enfatiza uma aparente regresso nessa dinmica mercantil e Europia que avassalava os trs continentes e os oceanos. Regresso esta para muitos historiadores, de carter feudal com o estabelecimento agrcola, autnomo, em lugar do polvo comercial, vinculado ao mundo dos negcios. Essa afirmao vem explicar a atitude de Martim Afonso de Souza que chega colnia em 1530, e divide as terras em capitanias hereditrias, que na viso do rei tinham a funo de organizar melhor a colnia, alm de cada feitora funcionar como uma agncia de distribuio de terras, de cobrana de tributos, cumulado o poder administrativo com as funes bancrias. Assim, Faoro (2001, p. 139) identifica a capitania como um estabelecimento militar e econmico, voltado para a defesa externa e para o incremento de atividades capazes de estimular o comrcio portugus. Porm, o sistema de capitanias hereditrias fracassou, em funo da grande distncia da Metrpole, da falta de recursos e dos ataques de indgenas e piratas, apresentando resultados satisfatrios apenas as capitanias de So Vicente e Pernambuco, graas aos investimentos do rei e de empresrios. Aps a tentativa fracassada de estabelecer as Capitanias Hereditrias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil o Governo-Geral. Era uma forma de centralizar e ter mais controle da colnia, a fim de incrementar os lucros. Para Faoro (2001, p. 134) a sociedade no perodo do acar era marcada pela grande diferenciao social. No topo da sociedade, com poderes polticos e econmicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada mdia formada por trabalhadores livres e funcionrios pblicos. E na base da sociedade estavam os escravos de origem africana. Era uma sociedade patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder social. As

mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participao poltica, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos. A casa-grande era a residncia da famlia do senhor de engenho. Nela moravam, alm da famlia, alguns agregados. O conforto da casa-grande contrastava com a misria e pssimas condies de higiene das senzalas (habitaes dos escravos). A monarquia lusitana, nessa tarefa de povoar o territrio imenso encontrou nas arcas de sua tradio, um modelo legislado, as sesmarias. Segundo Faoro (2001, p. 140), o sistema das sesmarias deixou, depois de extinto, a herana: o proprietrio com sobras de terras, que nem as cultiva, nem permite que outro as explore. Os lavradores, meeiros e moradores de favor so duas sobras que a grande propriedade projeta, vinculados agricultura de subsistncia, arredados da lavoura que exporta e que lucra. importante ressaltar ainda que tanto o municpio, como as capitanias e o governo-geral obedecia, no molde de outorga o poder pblico, ao quadro da monarquia centralizada do sculo XVI, gerida pelo estamento cada vez mais burocrtico. A partir de 1700, iniciado no Brasil um processo de alargamento de suas fronteiras com o objetivo de dominar e exterminar os indgenas e as misses dos jesutas espanhis, mapeamento do territrio brasileiro, minerao de ouro e esmeraldas alm de outros metais e pedras preciosas, e obteno de mode-obra escrava (FAORO, 2001, p. 179). Faoro (2001, p. 181-190) tambm menciona sobre os bandeirantes. Segundo ele, as Entradas e Bandeiras (tendo como objetivo a busca do ouro e o combate e a captura aos "selvagens hostis") surgiram predominantemente em um perodo em que o Brasil j contava com inmeros centros populacionais espalhados pelo seu territrio. Os movimentos originaram-se no nordeste para a regio do amazonas e posteriormente para o centro do pas. Por outro lado,

as Bandeiras partiram de So Vicente, em So Paulo, em direo ao Rio Grande do Sul, alm de incurses pela regio Centro-Oeste. O movimento das Entradas antecederam s Bandeiras, e ambos possuram caractersticas diversas entre si. As entradas, portanto, reveladas na obra de Faoro (2001, p. 188) foram os primeiros responsveis pela dizimao em grande escala das tribos indgenas no Brasil. A ao dos catequizadores, ao passo que se opunha a esta caada humana, acabava por facilitar o trabalho dos entradistas: a catequizao dos ndios, que se aglomeravam em aldeias, tornava mais facilitada a prpria aniquilao deste povo. Os portugueses ainda aproveitavam as hostilidades entre certas tribos inimigas e jogavam-nas umas contra as outras, tirando grande partido disto. Apesar destes fatos, a luta dos portugueses no se desenvolveu sem perdas: os ndios, de grande tradio caadora e guerreira, opuseram grande resistncia ao portugus. Mas a caada portuguesa aos indgenas, ainda assim, foi implacvel (FAORO, 2001, p. 189). Anos depois, quando os ndios das misses receberam armas dos espanhis para defenderem-se, os bandeirantes penetraram cada vez mais no serto. Foi essa penetrao que traou os contornos aproximados do Brasil atual. O Tratado de Tordesilhas tornou-se uma relquia do passado e o ouro surgiu como recompensa aos desbravadores do serto.

2.4 TRAOS GERAIS DA ORGANIZAO ADMINISTRATIVA, SOCIAL, ECONMICA E FINANCEIRA DA COLNIA. No sculo XVI as funes dos reis estavam atribudas s fazendas, guerras e justia. Uma constelao de cargos, j separada a administrao pblica da

casa real, realizava tarefas pblicas, com as nomeaes e delegaes de autoridade (FAORO, 2001, p. 197). Quanto ao aspecto poltico e administrativo da colnia e da metrpole, Faoro (2001, p. 203) define como um esquema vertical traado na ordem descente: o rei, o governador geral (vice-rei), os capites (capitanias) e as autoridades municipais. Pode-se afirmar que no Brasil Colonial registra-se a consolidao de uma instncia de poder que, alm de incorporar o aparato burocrtico e profissional da administrao lusitana, surgiu sem identidade nacional, completamente desvinculada dos objetivos de sua populao de origem e da sociedade como um todo. Ademais, segundo Faoro (2001, p. 205) a aliana do poder aristocrtico da Coroa com as elites agrrias locais permitiu construir um modelo de Estado que defenderia sempre, mesmo depois da independncia, os intentos de segmentos sociais donos da propriedade e dos meios de produo. So dessas constataes que se pode auferir a confluncia paradoxal; de um lado, da herana colonial burocrtica e patrimonialista; de outro, de uma estrutura scio-econmica que serviu e sempre foi utilizada no em funo de toda a sociedade ou da maioria de sua populao, mas no interesse exclusivo dos donos do poder. Apesar de praticamente subjugados pelo poder centralizador das Capitanias, de acordo com Faoro (2001, p. 230) os municpios brasileiros, atravs de suas Cmaras, sempre buscaram autonomia e independncia administrativa da Metrpole, apoiados pela Igreja, nunca pelos Donatrios. E conseguiram algumas vitrias, desafiando a Coroa, como o caso da criao de novas vilas (onde se levantava o pelourinho, como seu smbolo e como desafio autorizao expressa do Rei para que tal ocorresse), que ocorreu sem

autorizao real, pela fora e determinao do povo, como exemplificam os fatos registrados em Campos, Parati e Pindamonhangaba, no sculo XVII. Infelizmente, Faoro (2001, p. 232) revela que o perodo imperial foi de nefasto cerceamento da atuao das Cmaras Municipais, que perderam funes polticas e financeiras, embora seu Presidente exercesse funes executivas (sob protestos e denncias de polticos e estadistas). Inspirado na legislao napolenica de 1804, o Imprio transformou as Cmaras Municipais em "corporaes meramente administrativas", pela Lei Regulamentar de 1o de outubro de 1828. Quanto a classes da sociedade colonial [...] no esgota sua caracterizao com o estado administrativo e o estado maior de domnio, o estamento. Esta minoria comanda, disciplina e controla a economia e os ncleos humanos [...] (FAORO, 2001, p. 236). Faoro (2001, p. 256) menciona tambm sobre a figura da propriedade rural brasileira, que economicamente vivia em regime quase autrquico, sendo uma espcie de territrio soberano, onde o proprietrio, como nos velhos senhorios europeus, fazia justia e mantinha fora militar prpria, para defesa e ataque. Entre o senhor e as autoridades do Estado, como no plano internacional, estabeleciam-se relaes de potncia a potncia, fundadas na conveno bilateral de que o Estado se comprometia a respeitar a autonomia local do senhor, ao passo que este, como coronel da Guarda Nacional, obrigava-se a manter a ordem na regio, emprestando autoridade pblica o concurso de seus homens de armas para a eventual guerra contra o estrangeiro, ou a episdica represso aos levantes urbanos. Por fim, vale ressaltar o meio urbano, justamente, a classe dos que se dedicavam ao grande comrcio de exportao e importao, tanto quanto os

principais banqueiros, atuavam em estreito relacionamento com o grande senhorio rural. Faoro (2001, p. 259) continua sua anlise quanto aos aspectos da colnia e metrpole evidenciando o sistema de apropriao de terras. Na segunda metade do sculo XVIII o pas assiste passagem de um sistema econmico colonial de produo do acar, no Nordeste, para um sistema de minerao do ouro e do diamante no Centro, e para um crescente enrijecimento do controle da administrao colonial sobre a pujante, mas efmera economia de minerao. Assim, a poltica inicial de colonizao no Brasil foi, de fato, a criao de feudos hereditrios (capitanias) concedidos explorao privada, porm este sistema no chegou a se desenvolver plenamente, sendo logo em seguida substitudo por um processo crescente de centralizao administrativa.

2.5 OS PRDOMOS DA INDEPENDNCIA Faoro (2001, p. 279) inicia o seu discurso abordando a transformao da sociedade no sculo XIX, onde o que mais se evidencia um processo de crescimento demogrfico acelerado que se faz acompanhar da intensificao dos processos migratrios do campo para as cidades. Neste processo, a economia rural mais tradicional e decadente, com sua combinao perversa de minifndio-latifndio, vai-se esvaziando aos poucos, sendo substituda pelas grandes lavouras mecanizadas de exportao, pelas grandes extenses de criao de gado, pela expanso de uma agricultura e pecuria de alta tecnologia e voltadas ao mercado interno, e assim por diante. Os antigos meeiros e posseiros vo perdendo suas razes, imigrando ou

transformando-se em bias-frias ou assalariados das grandes plantaes de cana-de-acar e outras agroindstrias. Segundo Faoro (2001, p. 284) um processo intenso e violento, acompanhado do deslocamento forado da populao e por conflitos pela posse da terra. O que se pode concluir que os problemas brasileiros dependem hoje muito menos do que ocorre no campo do que o que ocorre nos centros urbanos. O esvaziamento do campo permite sua modernizao cada vez mais acelerada, a extenso do sistema previdencirio e da sindicalizao do setor rural, e outras transformaes, fazem com que as diferenas entre campo e cidade no Brasil tendam a se reduzir. Aliado a essas revolues, o mau desempenho da indstria aucareira no incio do sculo XIX mergulha Pernambuco em um perodo de instabilidade. Distantes do centro do poder, a presena da corte no Brasil traduz-se apenas em aumento de impostos e faz crescer a insatisfao popular contra os portugueses. Em 1817 estoura uma revolta: de um lado, proprietrios rurais, clero e comerciantes brasileiros, de outro, militares e comerciantes portugueses vinculados ao grande comrcio de importao e exportao. Com isso, segundo Faoro (2001, p. 302) afloraram as tenses sociais. Contra os comerciantes portugueses protestavam os grandes senhores rurais e toda a massa de homens livres no proprietrios. Entretanto, essas duas ltimas camadas sociais opunham-se ao domino comercial portugus por motivos inteiramente diferentes: para os grandes senhores a questo era, sobretudo, poltica, pois aspiravam ao auto-governo e liberdade econmica, para os homens livres no proprietrios, era a sua prpria sobrevivncia que estava em jogo, pois o monoplio comercial portugus encarecia os gneros de primeira necessidade.

A unio entre a metrpole e a colnia j no era mais realidade, pois a supremacia de Portugal vigorante at 1808 sucedera a supremacia do Brasil tendo a quebra do estatuto colonial e dos instrumentos de suco fiscal, agora fixados no Rio de Janeiro. Seguindo o caminho da independncia, conforme Faoro (2001, p. 307-309) Dom Joo VI permaneceu no Brasil at 26 de fevereiro de 1821, quando regressou a Portugal com o objetivo de abrandar a revoluo e restabelecer a autoridade do trono, apesar de no acreditar muito em sua eficcia. Nesse dia Dom Pedro aceita ser o intermedirio entre a nao e o rei, em nome do seu pai. E em 24 de abril o rei aconselha o filho que se o Brasil tiver que se separar que o trono fique com ele (Dom Pedro) e no para algum aventureiro. Em 9 de janeiro de 1822 a nao recebe um rei com o famoso Fico, e em 13 de maio passa de regente a defensor perptuo do Brasil. 2.6 AS DIRETRIZES DA INDEPENDNCIA obvio que o patrimonialismo brasileiro tem fortes razes em Portugal. No se deve, entretanto, pensar no patrimonialismo brasileiro como uma mera transplantao do regime portugus. Se no fosse por outras razes, porque ele s se tornou dominante no Brasil quando o pas se tornou independente. Mas, da mesma forma que ocorreu em Portugal, ele emergiu da decadncia da classe proprietria de terras em Portugal da aristocracia proprietria de terras, no Brasil da burguesia mercantil e patriarcal com pretenses aristocrticas. Ela foi formada por polticos civis e por oficiais militares do Exrcito em formao, constituda principalmente por bacharis, mdicos e clrigos. Devido a uma forte divergncia entre os deputados brasileiros e o soberano, que exigia um poder pessoal superior ao do Legislativo e do Judicirio, a

Assemblia Constituinte dissolvida em novembro. A Constituio outorgada (imposta) pelo imperador em 1824. Foi a primeira constituio de nossa histria e a nica no perodo imperial. Diante do exposto possvel compreender que nossa primeira constituio ficou marcada pela arbitrariedade, j que de promulgada, acabou sendo outorgada, ou seja, imposta verticalmente para atender os interesses do partido portugus, que desde o incio do processo de independncia poltica, parecia destinado ao desaparecimento. Exatamente no momento em que o processo constitucional parecia favorecer a elite rural, surgiu o golpe imperial com a dissoluo da Constituinte e conseqente outorga da Constituio. Esse golpe impedia que o controle do Estado fosse feito pela aristocracia rural, que somente em 1831 restabeleceu-se na liderana da nao, levando D. Pedro I a abdicar. Conforme Faoro (2001, p. 333) a Constituio de 1824 manteve os princpios do liberalismo moderado e fortalece o poder pessoal do imperador, com a criao do Poder Moderador acima dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Ela estabelece que as provncias passem a ser governadas por presidentes nomeados pelo imperador e divide o Legislativo em Senado vitalcio, na prtica escolhido pelo imperador, e Cmara dos Deputados, eleita por voto indireto e censitrio. Os eleitores votam em suas provncias num colgio eleitoral que escolhe os deputados. Apenas os homens livres que cumprem algumas condies, inclusive de renda, participam das eleies. Esses requisitos so apurados nos censos. Nota-se que a marca mais caracterstica desta Constituio foi a instituio de um quarto poder, o Moderador, ao lado do Executivo, Legislativo e Judicirio. Este quarto poder era exclusivo do monarca e, por ele, o imperador controlava a organizao poltica do Imprio do Brasil.

Dessa forma, o imperador concentrava um poder sem paralelo, o que demonstrava o carter centralizador e autoritrio da organizao poltica do Imprio do Brasil. Tal situao no foi aceita por toda a sociedade imperial. Havia quem aprovasse, quem calasse por temor e quem contestasse. O protesto mais violento partiu da provncia de Pernambuco e se transformou no episdio conhecido como Confederao do Equador. Quanto ao movimento do dia 7 de abril de 1831, representou uma represso muito mais contra os processos polticos do Imperador do que contra sua pessoa. Ao abdicar, D. Pedro I deixara um pas em crise. Segundo Faoro (2001, p. 346-348) vrios fatores contriburam para esse desfecho (abdicao de D. Pedro), entre eles, o acirramento das paixes polticas; as divergncias de opinio dos estadistas brasileiros, cada qual, verdade, buscando a seu modo o bem da ptria; o sentimento federalista, dominante em diversas Provncias, em contraposio diretriz unitarista exigida pelo momento; a indisciplina nos quartis, conduzindo alguns segmentos do Exrcito a motins e a manifestaes partidrias; o temperamento impetuoso de D. Pedro I, que o levou, entre outras coisas, a dissolver a Assemblia Constituinte de 1823 e a outorgar no ano seguinte (arrogantemente, por decreto) uma Carta liberal, que Euclides da Cunha chamou de "bizarro contra-senso da liberdade doada; o ressentimento contra os portugueses; a perda da Provncia Cisplatina; e a priso e o desterro de homens eminentes, como os Andradas.

2.7 A REAO CENTRALIZADORA E MONRQUICA Os primeiros vinte anos do pas independente atravessam o penoso drama de muitas perplexidades: dificuldades financeiras e a lenta mudana do panorama da economia, em meio ao reajustamento do quadro poltico.

Em 1822, a circulao monetria, calada, na transmigrao de 1808, em dois teros de ouro e um de prata, reduz-se s notas do Banco do Brasil e ao cobre. Para o sistema financeiro da poca, isso significava uma imensa dvida que se agravaria, esgotada a base de metal nobre que a garantiria: dvida externa, em 1827 constituda do emprstimo de 1824 e da indenizao paga pela independncia, dvida interna formada de aplices e de compromissos com o nico estabelecimento de crdito (FAORO, 2001, p.372). A problemtica brasileira excedia o quadro configurado pela oposio de que o problema principal estaria na manuteno, aps a independncia, de interesses ligados antiga metrpole ou da possibilidade de retorno s prticas absolutistas. Articulava-se ao prolongamento da crise econmica determinada pela queda dos preos dos produtos primrios de exportao, atingindo, em conseqncia, os grupos sociais que constituam o apoio fundamental ao regime monrquico. Para Faoro (2001, p. 372-375) a crise econmica articulava-se

desorganizao financeira produzida pelo dficit crescente na balana comercial, forando, alm do recurso aos emprstimos externos, o aumento de impostos, expediente que provocava protestos e que conferiu fundamento a reaes mais violentas, como a revoluo Farroupilha. A vigncia do livrecambismo tornava mais onerosa a dependncia da economia brasileira, ao favorecer a sada de capitais atravs de importaes no compensadas por uma atividade exportadora relevante. Para Faoro, o combate ingls ao trfico negreiro, alm de ameaar os fundamentos do sistema produtivo brasileiro, determinava o aumento das compras de escravos na frica, diminuindo os recursos financeiros disponveis. Essa situao s se modificou na medida em que o caf passou a ser gnero de exportao quase exclusivamente produzido no Brasil, e assim, no estava

to sujeito s crises determinadas pelas presses internacionais. Em funo disso, a balana comercial brasileira comeou, ao fim do perodo regencial, a apresentar saldos compensadores, sobretudo devido intensificao das vendas de caf aos EUA. Segundo Faoro (2001, p. 379) com base na economia vivida no Brasil, o retorno centralizao ser a obra do tempo, conduzida pelo partido conservador. O desaparecimento de Dom Pedro, em 1834, remove o obstculo poltico ao retorno monrquico, reao dinstica. A renncia de Feij regncia e a subida de Arajo Lima marcam o momento da corrida para o trono e da debandada aos ideais do 07 de abril.

2.8 O SISTEMA POLTICO DO SEGUNDO REINADO O segundo Reinado, visto na distncia de um sculo, oferece uma viso harmnica elegante, enganadoramente monumental no quadro estilizado. Segundo Faoro (2001, p. 389), a histria poltica se resume, a partir de 1836, na luta dos dois grandes partidos, o liberal e o conservador, separados e identificveis por um iderio prprio. A Cmara dos Deputados, que ganhara, na Regncia, a dignidade de uma conveno permanente, estaria no centro do quadro, movida pelo sistema parlamentar em busca de plenitude e expresso. Pode-se dizer, segundo a viso a Faoro (2001, p. 390) que o Segundo Reinado foi o perodo mais importante do Brasil no sculo 19. At ento, no se pode dizer que houvesse um sistema poltico bem definido. No tempo de Dom Pedro I houve o partido brasileiro e o partido portugus, que no eram bem partidos, mas sim correntes de opinio. Nos primeiros anos do Segundo Reinado foram restaurados o poder moderador e o Conselho de Estado e se formaram os dois primeiros grandes partidos brasileiros, o Partido Conservador e o Partido Liberal.

Porm, apesar dos conflitos iniciais entre conservadores e liberais, a tendncia poltica no Segundo reinado era a conciliao entre os dois partidos. Afinal de contas, a maior diferena ideolgica entre eles no perodo regencial era quanto a maior ou menor centralizao poltica, sendo esse o principal causador dos conflitos. O Segundo Reinado pe fim discusso sobre o grau de centralizao, pois agora o poder est nas mos do imperador, e isso indiscutvel. Restavam agora os jogos de interesses dos diversos setores representados no Parlamento, no mais por grandes divergncias ideolgicas, mas pelo acesso ao uso da mquina do Estado. O Parlamentarismo brasileiro e o Poder Executivo permaneceram nas mos do Imperador, que o exercia com seus Ministros, levando centralizao polticoadministrativa do Imprio e ao fortalecimento da autoridade do Governo do Estado. Os Partidos, liberal e conservador, passaram a disputar o Ministrio, alternando-se no Governo. O rodzio no poder entre liberais e conservadores revelava a identidade que havia entre eles. Seus interesses no eram diferentes entre si nem com relao aos de D. Pedro II. Eram membros da mesma camada social - a dos grandes proprietrios de escravos e de terras -, o que explica a identificao de ambos com os projetos centralizadores do Imperador. Segundo a viso de Faoro, na outorga da coroa a Dom Joo I, Dom Joo IV e a Dom Pedro I nada se parece eleio moderna: uma vez exaurida a expresso da vontade popular, esta perde a liberdade de revogar a deciso ou de limitar os termos da concesso da soberania. O regime representativo o rei est no lugar da nao e em seu nome exercer o poder mas o governo, como atividade e manifestao jurdica, nada tem de representativo. Para o autor, depois de ter sido durante quase dois sculos, carne viva para a varejeira lusitana, o Brasil acabou incluindo na sua vida o prprio Estado que, de l emigrara na plenitude da ignomnia lusitana. O imperador no ser a

nica realidade cercada de sombras e fantasmas, mas ele representa a comunidade de poder, por ele meramente presidido, turvando-lhe o olhar e murando-lhes os ouvidos. E ainda diz que: a camada dirigente, aristocrtica na sua funo e nas suas origens histricas, fecha-se na perpetuidade hereditria, ao eleger os filhos e genros, com o mnimo de concesses ao sangue novo.

3 CONCLUSO
O objetivo desse artigo concentrou-se em identificar os donos do poder ao longo da nossa histria, atravs de uma abordagem histrico-crtica da formao do Estado Brasileiro baseado no volume 1 da obra de Faoro que retrata como o Brasil foi governado, desde a colnia, por uma comunidade burocrtica que acabou por frustrar o desenvolvimento de uma nao independente. Diante dos fundamentos histricos levantados no artigo, possvel tecer algumas consideraes finais. Inicialmente interessante abordar a importncia da obra de Faoro analisada neste artigo como leitura fundamental para o entendimento da formao sciopoltica brasileira, pois apesar de ter uma ampla abrangncia histrica, no exclui em nenhum momento a profundidade crtica. Com base no artigo ficam ntidos que as elites brasileiras contemporneas e seu patronato poltico consolidam-se como atores sociais portadores de um individualismo acentuado, formatado pela tradio histrica, que continuam a agir de uma forma impertinente, arrogante e autoconfiante. Buscam assim, atravs de estratgias culturais, esconder suas angstias, humildades e pobrezas, medos e esperanas que so a base de capital

material e simblico em que se assenta a explorao que d origem s exterioridades comportamentais e estticas de nossos governantes, no passado e na atualidade. Numa anlise crtica da nossa histria o artigo procurou enfatizar em todo texto o conceito-chave de estamento burocrtico. Essa caracterstica tem atravessado toda a histria poltica brasileira, que, no caso da ausncia do quadro administrativo, a chefia dispersa e assume carter patriarcal, identificvel no mando da pessoa do fazendeiro, do senhor de engenho e dos coronis. Identificou-se ainda, que o estamento burocrtico com aparelhamento prprio invade e dirige a esfera econmica, poltica e financeira, comandando o ramo civil e militar da administrao. No mbito poltico, interno estrutura, o quadro de comando se centraliza, pretendendo ao menos a homogeneidade de conscincia, identificando-se s foras de sustentao do sistema. O artigo tambm chamou ateno para uma abordagem do sistema poltico brasileiro nele mesmo e no como manifestao do interesse de classe defendido pelos escritos marxistas convencionais. Foi possvel perceber que no era verdade a viso de que o Brasil tinha tido um passado feudal, com o predomnio do campo sobre a cidade; ao contrrio, o que sempre predominou foi a fora do poder central. E ainda, o poder poltico no era exercido para atender os interesses das classes agrrias ou burguesas, mas em causa prpria, por um grupo social cuja finalidade era dominar a mquina poltica e administrativa auferindo prestgio e riqueza inerentes ao seu controle. Nessa situao, evidente dizer que a soberania popular no existe, seno como farsa, pois pde ser visto que a autocracia pode operar sem que o povo perceba seu carter ditatorial, salvo em momentos de conflitos e de tenses,

quando os rgos estatais e a carta constitucional cedem ao real, verdadeiro e atuante centro do poder poltico. Por fim, apesar no conseguir esgotar a interpretao crtica que um historiador ou cientista poltico pode tecer, foi possvel entender que o Brasil convive com duas partes desacreditadas e opostas: a sociedade e o estamento. Os processos de modernizao, em todos os nveis, desde a transmigrao da famlia real tm ocorrido de cima para baixo" sob o pressuposto da incultura, seno da incapacidade do povo. Assim, ao povo resta oscilar entre o parasitismo, a mobilizao de passeatas sem participao poltica e a nacionalizao do poder, ficando mais preocupado com os novos senhores, com o bom prncipe, dispensrios de justia e proteo.

4 REFERNCIAS
1. FAORO, Raymundo Faoro. Os donos do poder: formao do patronato poltico brasileiro. 3. ed. rev. So Paulo: Globo, 2001. 2. ______. Os donos do poder: formao do patronato poltico brasileiro. vol. 1, So Paulo: Globo, 2001.

You might also like