You are on page 1of 14

TOPO

ITOPO

Ingls Instrumental I - 1 semestre de 2012 FAQ- Frequently Asked Questions


Devo postar meus textos (artigos cientficos, na Biblioteca Virtual/Glossrio), comentrios e reflexes seguindo as normas da ABNT? Qual o mnimo de pontos necessrios para aprovao na disciplina? BUSCA por TPICOS Quantas tentativas posso fazer para responder as questes das atividades de leitura? ABNT APROVAO - AVALIAO Por quanto tempo as atividades de leitura ficam BIBLIOTECA VIRTUAL - CALENDRIO disponveis no ambiente do curso para serem feitas? ACADMICO - CANCELAMENTO DE Posso realizar as atividades de leitura a qualquer MATRCULA CANTINA VIRTUAL momento do curso? COLEGIADO DA FACULDADE DE LETRAS Quais atividades do AVA (Ambiente Virtual de COMPROVANTE DE MATRCULA CD Aprendizagem) valem pontos? CRDITOS DECLARAO DE Como ser avaliada minha participao? COMPARECIMENTO PARA A PROVA Qual o sistema de avaliao da disciplina, de DICAS PARA APROVEITAMENTO DO CURSO DVIDAS E-MAILS A distribuio de pontos? TUTORES E PROFESSORES EXAME Os textos da Biblioteca Virtual devem ser em Ingls ou ESPECIAL FIM DE SEMANA em Portugus? GABARITOS GLOSSRIO GRANDE Posso comentar os textos que eu mesmo(a) REA GUIA ACADMICO INGREDE disponibilizei na Biblioteca Virtual? INGLS OU PORTUGUS? MENSAGENS Qual o calendrio acadmico adotado pela disciplina? DO FRUM MONTES CLAROS NOTAS Como posso fazer o cancelamento da matrcula na OBSERVADOR(A) DE SBADO PERFIL disciplina? POLOS EaD/UFMG PORTADOR DE Posso usar a Cantina virtual? NECESSIDADES ESPECIAIS PRAZO Quais os horrios de atendimento do Colegiado da PROVA DE SEGUNDA CHAMADA PROVA Letras (FALE)? ON-LINE PROVA PRESENCIAL Onde posso conseguir comprovante de matrcula na REFLEXES NO BLOG RELATRIO DE disciplina? ATIVIDADES TRANCAMENTO DE Onde adquirir o CD? MATRCULA Tenho de adquirir o CD? Como usar o CD? Como proceder com as atividades do CD? Quantos crditos vale esta disciplina? Como posso obter uma declarao que comprove meu comparecimento para a prova? Quais as dicas para um bom aproveitamento de um curso como este? Como fazer se eu tiver dvidas quanto ao curso? Como fao para saber se algum j apresentou equipe a dvida que tenho? Posso enviar e-mails a tutores e professores? Ser oferecido Exame Especial? Como funciona o Exame Especial? Que documento devo apresentar para fazer as provas presenciais e/ou o Exame Especial? Onde ser aplicado o Exame Especial? Como posso obter uma declarao que comprove meu comparecimento para a prova? H plantonistas em fim de semana, em feriado e em recesso escolar? Quando sero divulgados os gabaritos das Provas Presenciais? Os termos tcnicos do Glossrio devem ser em Ingls ou em Portugus? Quantos termos devo postar? Como ser avaliado o Glossrio? Como posso saber em qual das grandes reas meu curso est inserido? Onde encontro o Guia Acadmico da Faculdade de Letras - FALE?

O que quer dizer IngRede? Onde encontro a Equipe do IngRede, para um contato pessoal, se necessrio? A resoluo das atividades ser em Ingls ou em Portugus? Os termos do Glossrio devem ser em Ingls ou em Portugus? Os textos da Biblioteca Virtual devem ser em Ingls ou em Portugus? E para as reflexes, qual idioma utilizar? Como diminuir o nmero de mensagens recebidas por e-mail? Como monitorar as mensagens novas e velhas? Sou aluno(a) do ICA - Instituto de Cincias Agrrias (campus da UFMG em Montes Claros). Onde farei a prova? Como tenho acesso s notas da disciplina? Sou "observador(a) do sbado" (adventista do stimo dia ou outro(a) guardador(a) do sbado). Como farei as provas presenciais? Onde eu preencho meu perfil? Sou aluno(a) de um dos plos de EaD da UFMG. Onde farei a prova? Sou portador de necessidades especiais. Como proceder para fazer a prova presencial? Como proceder se eu no fizer as atividades de um mdulo no prazo previsto? Quando ser a prova presencial de segunda chamada? A que horas as provas de segunda chamada tero incio, no dia 13/06/2012? Posso me submeter a provas de segunda chamada para melhorar notas? Quem poder fazer a prova de segunda chamada? Que documentos servem para justificar ausncia para a prova presencial e requerer participao em prova de segunda chamada? Como fao a inscrio para a prova presencial de segunda chamada? Ser permitido o uso de dicionrios durante a prova presencial? O que se deve levar para fazer a prova de segunda chamada? Onde ser a prova de segunda chamada? Como posso obter uma declarao que comprove meu comparecimento para a prova? Quando sero realizadas as provas on-line e quanto valero? Quantas tentativas sero permitidas para as provas on-line? Quantas provas presenciais terei que fazer? Quando ser a prova presencial? O que fao se eu no puder comparecer para a prova presencial? Onde ser a prova presencial? O que se deve levar para fazer a prova presencial? Vou fazer as duas provas (Ingls I e II). Posso fazer as duas no mesmo dia e no mesmo horrio? A que horas as provas presenciais tero incio, no dia 02/06/2012? Qual o tempo de sigilo (permanncia mnima) no auditrio, no dia da prova? Ser permitido o uso de dicionrios durante a prova presencial? O que estudar para a prova presencial? Sou "observador do sbado" (adventista do stimo dia ou outro guardador do sbado). Como farei as provas presenciais? Que documentos servem para justificar ausncia para a prova presencial e requerer participao em prova de segunda chamada? Quando sero divulgados os gabaritos das Provas Presenciais? As reflexes do Blog devem ser escritas em Ingls? Que tipo de reflexo devo postar no blog? Como fao para postar reflexes no Blog? H algum modo de saber se as atividades que realizei on-line esto realmente registradas - constam como feitas? Como posso fazer o trancamento da disciplina?

ABNT
Devo postar meus textos (artigos cientficos, na Biblioteca Virtual/Glossrio), comentrios e reflexes seguindo as normas da ABNT? Sim, solicitamos-lhe que siga as normas da ABNT, sempre que possvel, principalmente para as citaes e referncias. Essas normas encontram-se relativamente bem compiladas no livro referenciado abaixo, disponvel no Sistema de Bibliotecas da UFMG:

FRANA, Jnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de; BORGES, Stella Maris; MAGALHES, Maria Helena de Andrade. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8. ed. rev. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009. 258 p. (Aprender) Lembre-se: Aprendizado sobre referncias bibliogrficas, alm de implicar respeito a direitos autorais, ser til em toda a sua vida acadmica. Aproveite, portanto, essa oportunidade! Exemplos simples das normas da ABNT vide Referncias bibliogrficas.
TOPO

APROVAO
Qual o mnimo de pontos necessrios para aprovao na disciplina? 60 (sessenta) pontos, como qualquer disciplina presencial de graduao da UFMG. TOPO

ATIVIDADES DE LEITURA
Quantas tentativas posso fazer para responder as questes das atividades de leitura? Para cada Atividade de leitura, voc tem mais de uma tentativa. O nmero de tentativas indicado nas instrues de cada Atividade de leitura. TOPO Por quanto tempo as atividades de leitura ficam disponveis no ambiente do curso para serem feitas? As atividades de leitura ficam disponveis para serem feitas apenas durante os mdulos s quais se referem. Quem perder o prazo do mdulo no poder, posteriormente, fazer as atividades de leitura.
TOPO

Posso realizar as atividades de leitura a qualquer momento do curso? No. Voc s poder realizar as atividades de leitura nos perodos dos mdulos aos quais elas se referem. Sugerimos que voc as faa antes do final do mdulo, para evitar eventuais problemas com Internet, com indisponibilidade do minhaUFMG, sobrecarga e queda do sistema, etc. TOPO

AVALIAO
Quais atividades do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) valem pontos? Confira isso clicando no link Sistema de Avaliao, na pgina inicial da disciplina.
TOPO

Como ser avaliada minha participao? Os Formadores (professores e tutores) tm acesso a informaes sobre os acessos dos alunos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (nmero de acessos, quanto tempo acessou de cada vez, tempo total de acesso, ferramentas acessadas, atividades realizadas) e podero conferir tudo isto em qualquer momento do curso, um a um ou por amostragem. H instrues especficas, no AVA, para cada tipo de participao prevista e o que vale nota est na seo Sistema de Avaliao, na pgina inicial da disciplina. TOPO Qual o sistema de avaliao da disciplina, de distribuio de pontos? Confira a distribuio de pontos clicando no link Sistema de Avaliao, na pgina inicial da disciplina!
TOPO

BIBLIOTECA VIRTUAL
Os textos da Biblioteca Virtual devem ser em Ingls ou em Portugus? Os textos devem ser em Ingls, pois o objetivo a leitura em Ingls. Alm disso, podero ser usados para a escolha de palavras para o glossrio e outras atividades dos prximos mdulos. TOPO Posso comentar os textos que eu mesmo(a) disponibilizei na Biblioteca Virtual? Pode sim! Isso pode despertar o interesse dos colegas pelo texto e motiv-los a aprofundarem seus estudos na lngua.

Vide, tambm, o item ABNT.

TOPO

CALENDRIO ACADMICO
Qual o calendrio acadmico adotado pela disciplina? O calendrio acadmico da Faculdade de Letras http://www.letras.ufmg.br/site/ . TOPO (FALE) da UFMG, disponvel em:

CANCELAMENTO DE MATRCULA
Como posso fazer o cancelamento da matrcula na disciplina? Se voc optar, mesmo, pelo cancelamento de matrcula na disciplina, voc dever protocolar seu pedido de cancelamento enviando e-mail ao Colegiado de Graduao da FALE, informando seu interesse de cancelar a disciplina, seu nome completo, seu nmero de matrcula, o nome da disciplina que quer cancelar (Ingls Instrumental I ou Ingls Instrumental II) e seus nmeros de telefones para contato. O e-mail do Colegiado : colgra@letras.ufmg.br. Verifique a data-limite para cancelamento no Calendrio Acadmico da UFMG. TOPO

CANTINA VIRTUAL
Posso usar a Cantina virtual? Voc pode usar o chat Cantina Virtual quando quiser. Seu uso livre. No haver, porm, planto de monitores l e as postagens feitas no valem pontos. TOPO

COLEGIADO DA FACULDADE DE LETRAS


Quais os horrios de atendimento do Colegiado da Letras (FALE)? Os horrios de atendimento do Colegiado da FALE so estes: segunda a sexta-feira, de 9 s 12h e das 18h s 21h. TOPO

COMPROVANTE DE MATRCULA
Onde posso conseguir comprovante de matrcula na disciplina? Voc poder pegar seu comprovante de matrcula na disciplina na Faculdade de Letras - FALE (Seo de Ensino, 2 andar, na primeira janela de atendimento direita do elevador), no campus Pampulha da UFMG. TOPO

CD
Onde adquirir o CD? Na sala 3006 da Faculdade de Letras - FALE da UFMG, que fica no terceiro andar do prdio. Preo: R$ 5,00 (cinco reais) cada unidade. Para compr-lo, o(a) aluno(a) dever apresentar comprovante de matrcula e documento de identidade. TOPO Tenho de adquirir o CD? No necessariamente. Ele fica disponvel na pgina inicial da disciplina, para seu uso e acesso. Voc pode compr-lo se quiser, para us-lo sem estar conectado Internet, para guard-lo e us-lo aps o trmino da disciplina, etc. TOPO Como usar o CD? O CD auto-instrutivo. Acesse-o e logo voc perceber como dever proceder. TOPO Como proceder com as atividades do CD? Realize-as quantas vezes quiser, porque no valem notas, mas visam aprendizagem e fixao de aprendizagem. Voc pode faz-las com computador sem Internet, usando o CD, ou, com acesso Internet, no prprio Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, clicando em 'Contedo do curso'.

No se deve enviar nada por e-mail. interessante, no entanto, postar suas dvidas no Frum Tiradvidas. Estamos monitorando os comentrios de todos e auxiliando, sempre que necessrio. Dica: Como o curso visa ao trabalho autnomo com o CD; ns (professores, tutores e monitores) no controlaremos quais atividades do CD vocs fizeram. As estratgias e os contedos explorados, porm, sero avaliados na prova presencial e nas provas online e so importantes para o seu processo de aprendizagem e/ou fixao de aprendizagem de leitura em Ingls. TOPO

CRDITOS
Quantos crditos vale esta disciplina? Esta uma disciplina eletiva de 60 h - vale 4 (quatro) crditos de graduao. Por essa razo, lembramos-lhe que voc deveria dedicar no mnimo 4 horas semanais disciplina (como se fosse uma disciplina presencial), para o melhor aproveitamento das oportunidades de desenvolvimento de habilidades de leitura que lhe so oferecidas aqui. TOPO

DECLARAO DE COMPARECIMENTO PARA A PROVA


Como posso obter uma declarao que comprove meu comparecimento para a prova? Envie mensagem, por e-mail, com antecedncia mnima de 48 horas, para: ingrede1@gmail.com (para alunos do Ingls Instrumental I), solicitando o seu comprovante de comparecimento. TOPO

DICAS PARA APROVEITAMENTO DO CURSO


Quais as dicas para um bom aproveitamento de um curso como este? - Ler com ateno os procedimentos do curso. - Acessar o ambiente de aprendizagem semanalmente e fazer as atividades propostas do Contedo do curso e as atividades no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). - Ficar atento aos prazos e s datas importantes do curso. - Ler semanalmente as notcias no frum. - Consultar o FAQ antes de postar uma dvida no Frum Tira-dvidas. - Evitar deixar para realizar as atividades dos mdulos s vsperas da data-limite para realiz-las, para evitar eventuais problemas de sobrecarga e queda do sistema, indisponibilidade do minhaUFMG, falta de acesso Internet, falta de energia eltrica, etc.. - O gerenciamento de sua aprendizagem em um curso on-line essencial para uma experincia bemsucedida. Planeje seu horrio, para que possa participar das atividades com frequncia e tenha disciplina. TOPO

DVIDAS
Como fazer se eu tiver dvidas quanto ao curso? Primeiramente, leia atentamente as instrues do curso. Se necessrio, consulte o FAQ. Em ltimo caso, mande sua dvida para o Frum Tira-Dvidas e/ou para ingrede1@gmail.com (para alunos do Ingls Instrumental I) evitando enviar mensagens diretamente aos Formadores, porque os plantonistas se revezam no trabalho de monitoria/tutoria. A sua dvida pode ser a que um(a) colega j apresentou e que j foi respondida. Assim, leia sempre o frum Tira-Dvidas. TOPO Como fao para saber se algum j apresentou equipe a dvida que tenho? direita da tela, acesse "Buscar no Frum", digite uma palavra-chave da sua dvida e veja o que h, no Frum, sobre isso. TOPO

E-MAILS A TUTORES E PROFESSORES


Posso enviar e-mails a tutores e professores? As perguntas devem ser enviadas via Frum Tira-dvidas, no Moodle, ou para o e-mail ingrede1@gmail.com (para alunos do Ingls Instrumental I). H plantonistas, de segunda a sextafeira, para respond-las. TOPO

EXAME ESPECIAL
Ser oferecido Exame Especial? Sim. Ser oferecido, conforme o Guia Acadmico da UFMG, queles que, durante o semestre letivo, obtiverem nota mnima de 40 (quarenta) pontos e quiserem complementar pontos para sua aprovao ou para melhorar sua nota (seu conceito), desde que tenham obtido essa nota mnima. Sero postadas informaes na pgina inicial da disciplina sobre data e horrios para requerer Exame Especial, no final do semestre letivo. TOPO Como funciona o Exame Especial? Esse Exame vale 100 (cem) pontos. Pode ser utilizado como uma oportunidade de aprovao em determinada(s) disciplina(s), exceto por aluno que obtiver o conceito F [nota de 0 a 40 pontos ao longo do semestre]. A nota final do aluno corresponde mdia aritmtica dos pontos obtidos ao trmino do perodo letivo e da pontuao obtida no Exame Especial. (cf. Guia Acadmico, 2008 da FALE/UFMG, disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/site/ ). TOPO Que documento devo apresentar para fazer as provas presenciais e/ou o Exame Especial? Documento de identidade com foto: carteira de identidade (RG) ou carteira de habilitao. Onde ser aplicado o Exame Especial? O Exame Especial ser aplicado em sala de aula da Faculdade de Letras da UFMG. Informaes especficas sero postadas na pgina inicial da disciplina, com a devida antecedncia. TOPO Como posso obter uma declarao que comprove meu comparecimento para a prova? Envie mensagem, por e-mail, com antecedncia mnima de 48 horas, para: ingrede1@gmail.com (para alunos do Ingls Instrumental I), solicitando o seu comprovante de comparecimento, que ser entregue no dia da prova aps sua realizao pelo aluno. TOPO

FIM DE SEMANA
H plantonistas em fim de semana, em feriado e em recesso escolar? No. Os(As) professores(as) e plantonistas trabalham de segunda a sexta-feira. No tm expediente aos sbados, domingos, feriados e recessos escolares. Voc pode enviar sua dvida, mas ela no ser respondida nesses dias. TOPO

GABARITOS
Quando sero divulgados os gabaritos das provas presenciais? Os gabaritos sero disponibilizados aps todas as unidades acadmicas terem realizado as provas.
TOPO

GLOSSRIO
Os termos tcnicos do Glossrio devem ser em Ingls ou em Portugus? Os termos tcnicos devero ser postados em Ingls, com definio em Ingls ou Portugus e a referncia bibliogrfica de sua consulta do termo e da definio. Assim, garantiremos a confiabilidade dos glossrios. TOPO Quantos termos devo postar? Voc dever postar 10 (dez) entradas no glossrio de termos tcnicos da sua rea.

TOPO

Como ser avaliado o Glossrio? Para a correo dessa atividade, ser levado em considerao o nmero de termos inseridos e a adequao proposta da atividade (definio, referncias e etc.). TOPO

GRANDE REA
Como posso saber em qual das grandes reas meu curso est inserido? Na pgina inicial do seu ambiente de aprendizagem (Moodle), no item Roteiro Descubra seu caminho, h um resumo das grandes reas do conhecimento como catalogadas pela UFMG. TOPO

GUIA ACADMICO
Onde encontro o Guia Acadmico da Faculdade de Letras - FALE? No site http://www.letras.ufmg.br/site/, clique em Graduao > Colegiado de Graduao > Seo de Ensino > Colegiado > Guia Acadmico. TOPO

INGREDE
O que quer dizer IngRede? IngRede a sigla de Ingls em Rede, nome de projeto de ensino de leitura instrumental em Ingls desenvolvido por um consrcio de 10 (dez) universidades federais (FUNREI, UFG, UFMG, UFMT, UFRJ, UFSM, UFU, UFJF, UFPA e UFPEL), sob a coordenao da Prof Dr Vera Lcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG). Desde 2008, o projeto IngRede vem oferecendo, na modalidade a distncia, na plataforma Moodle, duas disciplinas eletivas de Ingls Instrumental (Ingls Instrumental 1 e 2) para graduandos, ps-graduandos e colaboradores de diferentes reas da UFMG. TOPO Onde encontro a Equipe do IngRede, para um contato pessoal, se necessrio? Na Faculdade de Letras (FALE) da UFMG, no terceiro andar, sala 3006, com agendamento prvio via e-mail: ingrede1@gmail.com (para alunos do Ingls Instrumental I). TOPO

INGLS OU PORTUGUS?
A resoluo das atividades ser em Ingls ou em Portugus? O Ingls Instrumental 1 prope-se a se concentrar no desenvolvimento da habilidade de leitura da lngua inglesa em um curto espao de tempo. Para que isso seja possvel, ele trabalha fortemente a aprendizagem de estratgias de leitura que possam compensar o pouco conhecimento da lngua que grande parte dos alunos de Ingls Instrumental tem. Por isso, as respostas e a maior parte das instrues precisam vir em Portugus, para que ns, professores, possamos ter a certeza de que elas foram entendidas. Um curso todo em Ingls seria timo, mas levaria mais tempo do que aquele de que o pblico desse tipo de curso normalmente dispe. TOPO Os termos do Glossrio devem ser em Ingls ou em Portugus? Os termos tcnicos do Glossrio devero ser postados em Ingls, com definio em Portugus e a referncia bibliogrfica de sua consulta do termo e da definio. Assim, garantiremos a confiabilidade dos glossrios. TOPO Os textos da Biblioteca Virtual devem ser em Ingls? Os textos devem ser em Ingls, pois o objetivo ler em Ingls. Alm disso, podero ser usados para a escolha de palavras para o glossrio e outras atividades dos prximos mdulos. TOPO E para as reflexes, qual idioma utilizar? Para as reflexes, os alunos devero escolher o idioma de sua preferncia.

TOPO

MENSAGENS DO FRUM
Como diminuir o nmero de mensagens recebidas por e-mail? Como este curso on-line, nossa inscrio no Frum de Notcias obrigatria e no conseguimos mudar isso no Moodle. Voc pode, porm, configurar a forma como quer receber essas mensagens, procedendo da seguinte maneira: 1. Clique em 'Modificar Perfil', na caixa de Administrao; 2. No stimo item da lista, 'Tipo de digest das mensagens', escolha a 3 opo: ' Assuntos '.

Assim, voc dever receber menos mensagens. O nmero de mensagens deve diminuir, medida que todos forem se adaptando s ferramentas do ambiente. Outra maneira de diminuir o nmero de e-mails usarmos a ferramenta de busca na caixa Buscar, nos Fruns, no canto superior direito da pgina inicial do Moodle do curso, procedendo assim: 1. Digite a palavra-chave de sua dvida no campo apresentado; e 2. Clique no boto > e leia. Se uma pergunta como a sua j tiver sido feita e respondida nos fruns, todas as vezes que a palavrachave j apareceu sero mostradas na tela. Assim, todos colaboram para a diminuio do nmero de e-mails nas caixas de e-mails. TOPO Como monitorar as mensagens novas e velhas? Voc pode configurar o Moodle para destacar, na sua tela principal, as mensagens que voc no leu ainda. Na caixa 'Administrao', acesse o link 'Modificar Perfil'. O nono item de configurao 'Monitoragem do Frum'. Nele, marque: 'Sim, ponha em evidncia as novas mensagens'. Clique, ento, em Salvar modificaes. TOPO

MONTES CLAROS - ICA


Sou aluno(a) do ICA - Instituto de Cincias Agrrias (campus da UFMG em Montes Claros). Onde farei a prova? Voc poder fazer a prova no Instituto de Cincias Agrrias - ICA, em Montes Claros. Bastar nos enviar mensagem para o e-mail ingrede1@gmail.com , informar que aluno(a) do ICA e que quer fazer a prova l. As provas sero aplicadas, em Montes Claros, nos mesmos dias e horrios em que sero aplicadas em Belo Horizonte, e enviaremos informaes especficas a voc com a devida antecedncia, desde que faa o devido contato conosco, pelos e-mails Informados acima. TOPO

NOTAS
Como tenho acesso s notas da disciplina? As notas podero ser visualizadas no dirio de classe, atravs do portal MinhaUFMG. TOPO

OBSERVADOR(A) DE SBADO
Sou "observador(a) do sbado" (adventista do stimo dia ou outro(a) guardador(a) do sbado). Como farei as provas presenciais? Voc dever enviar mensagem para o e-mail ingrede1@gmail.com , informando sobre sua condio/situao. Coloque, no assunto da mensagem, "Observador(a) do sbado" e aguarde por um retorno da equipe IngRede. TOPO

PERFIL
Onde eu preencho meu perfil? Para preencher o seu perfil, v at o quadro Navegao, localizado esquerda da tela inicial do curso. Escolha a opo Meu Perfil. Logo em seguida, abrir uma janela com os seus dados e com uma lista das disciplinas nas quais voc est matriculado. Clique na aba Modificar Perfil e faa as modificaes que quiser. TOPO

PERGUNTAS E RESPOSTAS
A Equipe IngRede se reserva o direito de ter prazo de 24 horas para enviar respostas a perguntas feitas pelos(as) alunos(as). Aos sbados, domingos e feriados, a Equipe IngRede no atua com mediao/tutoria, ressalvadas algumas situaes muito especiais. TOPO

POLOS EaD/UFMG

Sou aluno(a) de um dos plos de EaD da UFMG. Onde farei a prova? Se voc aluno de um dos plos da UFMG, dever nos enviar mensagem com no mnimo uma semana de antecedncia para o e-mail ingrede1@gmail.com, informando o plo ao qual pertence. A equipe entrar em contato com seu plo e verificar a possibilidade das provas serem aplicadas neste local, nos mesmos dias e horrios em que sero aplicadas em Belo Horizonte. Enviaremos uma resposta e informaes especficas a voc com a devida antecedncia, desde que faa o devido contato conosco, pelo e-mail informado acima. TOPO

PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE


Sou portador de necessidades especiais. Como proceder para fazer a prova presencial? Informe Equipe IngRede sua necessidade especial especfica, por e-mail [ingrede1@gmail.com, para que possamos atend-lo(a). A UFMG tem o CADV C Centro de Apoio ao Deficiente Visual, por exemplo, que funciona no andar trreo da Biblioteca da FAFICH, e atua em parceria conosco para atendimento a PNEVs. Aqui, o link para acesso ao site do CADV: http://www.fafich.ufmg.br/bib/index.php? option=com_content&view=article&id=55&Itemid=20 . Outros casos sero devidamente analisados e atendidos pela Equipe IngRede, que, inserida na UFMG, tem preocupao efetiva com aes de incluso social. TOPO

PRAZO
Como proceder se eu no fizer as atividades de um mdulo no prazo previsto? Nada poder ser feito. Voc perder os pontos relativos s atividades no realizadas. Pedimos que no deixem para realizar as atividades de um mdulo na ltima hora, para evitar o congestionamento do sistema. Destacamos que esta situao pode ocorrer em outras plataformas como as utilizadas pela Receita Federal, bancos e sites de compra. TOPO Qual o prazo para reclamaes sobre notas e atividades realizadas durante o curso? Voc poder, mediante justificativa devidamente embasada, solicitar reviso de notas e das atividades realizadas at dez (10) dias aps o fechamento do dirio de classe.

PROVA DE SEGUNDA CHAMADA


Quando ser a prova presencial de segunda chamada? A prova presencial de segunda chamada ser no dia 13 de junho de 2012 (quarta-feira).
TOPO

A que horas as provas de segunda chamada tero incio, no dia 13/06/2012? As provas de segunda chamada de Ingls Instrumental I e de Ingls Instrumental II tero incio s 18h30min, e durao mxima de 1h40min cada uma. Ambas tero incio no mesmo horrio. Quem cursa as duas disciplinas deve fazer uma prova seguida da outra. TOPO Posso me submeter a provas de segunda chamada para melhorar notas? No! S poder se submeter a uma prova de segunda chamada quem perder uma prova presencial, protocolar requerimento nos prazos estipulados e obtiver deferimento. Segundo o Guia Acadmico da UFMG, o recurso previsto para um aluno melhorar sua nota o Exame Especial. TOPO Quem poder fazer a prova de segunda chamada? Podero fazer a prova de segunda chamada os(as) alunos(as) que comprovarem impossibilidade de comparecer para a prova presencial, apresentarem requerimento pertinente e obterem deferimento.
TOPO

Que documentos servem para justificar ausncia para a prova presencial e requerer participao em prova de segunda chamada? Certido de seu casamento, certido de bito de familiar, atestado mdico, declarao do empregador (se estiver trabalhando no dia), declarao de que observador do sbado (da autoridade religiosa pertinente ou documento de batismo de religio que preconize essa observncia), declarao de que

estava em trabalho de campo relativo ao seu curso, ou que estava apresentando trabalho em evento acadmico, etc.. Em caso de dvida, envie mensagem para ingrede1@gmail.com. TOPO Como fao a inscrio para a prova presencial de segunda chamada? As inscries para a prova de segunda chamada sero recebidas, pela Equipe IngRede, presencialmente, na sala 3006 da FALE/UFMG, em datas a serem marcadas e informadas na pgina inicial da disciplina. Os(As) interessados(as) devero apresentar, presencialmente, documentos comprobatrios de seu impedimento de comparecer prova presencial, nos termos do Guia Acadmico da FALE/UFMG e do Regulamento da UFMG, e preencher requerimento pertinente, recebendo comprovante desse requerimento. TOPO Ser permitido o uso de dicionrios durante a prova presencial? Sim, mas ser vetado o seu emprstimo a colegas no local de provas. TOPO O que se deve levar para fazer a prova de segunda chamada? Documento de identidade (com foto), caneta, lpis e/ou lapiseira, apontador, borracha, dicionrios impressos, gua e chocolate ou barra de cereais. No so permitidos: celular (se levar, desligue-o l), notebook e outros equipamentos eletrnicos. Voc poder levar a prova consigo, aps entregar a folha de respostas. TOPO Onde ser a prova de segunda chamada? A prova de segunda chamada ser realizada em uma quarta-feira, noite, em auditrios do campus Pampulha da UFMG e Polos EaD (quando for o caso), a serem informados, com a devida antecedncia, na pgina inicial da disciplina. Informaes especficas sero postadas na pgina inicial da disciplina, com a devida antecedncia. TOPO Como posso obter uma declarao que comprove meu comparecimento para a prova presencial? Envie mensagem, por e-mail, com antecedncia mnima de 48 horas, para: ingrede1@gmail.com, solicitando o seu comprovante de comparecimento. TOPO

PROVA ON-LINE
Quando sero realizadas as provas on-line e quanto valero? Confira, por gentileza, na seo Sistema de Avaliaes e fique atento aos prazos. Elas sero realizadas no prprio ambiente de aprendizagem do Moodle, na nossa pgina inicial. TOPO Quantas tentativas sero permitidas para as provas on-line? Como se trata de uma avaliao, diferentemente das atividades de leitura, ser permitida apenas uma tentativa para cada prova on-line com o limite de 2 horas para sua realizao. Ateno: Aps clicar no link para a prova on-line, a pgina de instrues aparecer e o tempo de durao ser iniciado no havendo, portanto, como interromper este processo; Recomenda-se, para garantir direito a uma segunda chance, realizar a prova em um dos muitos laboratrios de informtica da UFMG, pois havendo queda de Internet ou energia nestes locais o aluno poder solicitar ao responsvel pelo setor uma declarao do ocorrido. TOPO

PROVA PRESENCIAL
Quantas provas presenciais terei que fazer? Uma prova presencial valendo 40 (quarenta) pontos. Vide informaes na seo Sistema de Avaliao, na pgina inicial da disciplina, por gentileza! TOPO Quando ser a prova presencial? A prova presencial ser no dia 02 de junho de 2012 (sbado). TOPO O que fao se eu no puder comparecer para a prova presencial? Voc poder requerer participao em prova de segunda chamada. Busque aqui no FAQ, o item Prova de segunda chamada e informe-se! TOPO

Onde ser a prova presencial? A prova presencial ser realizada em auditrios de unidades acadmicas situadas no campus da UFMG e Polos EaD (quando for o caso). Uma semana antes da prova, postaremos listas dos alunos, nmero de inscrio (a inscrio para a prova presencial automtica; voc s precisar conferir em que local far a prova) e sua distribuio pelos auditrios que sero usados no campus. TOPO O que se deve levar para fazer a prova presencial? Documento de identidade (com foto), caneta e seu nmero de ordem de inscrio para a prova. Permite-se tambm lpis e/ou lapiseira, apontador, borracha, dicionrios impressos, gua e chocolate ou barra de cereais. No so permitidos: celular (se levar, desligue-o l), notebook e outros equipamentos eletrnicos. Voc poder levar a prova consigo, aps entregar a folha de respostas. TOPO Vou fazer as duas provas (Ingls I e II). Posso fazer as duas no mesmo dia e no mesmo horrio? No mesmo dia, mas em horrios diferentes! A prova do Ingls Instrumental I comea em um horrio e a prova do Ingls Instrumental II em outro horrio, nessa ordem (primeiro, Ingls Instrumental I; depois, Ingls Instrumental II). Nossas turmas so muito grandes e, por isso, no temos como flexibilizar a aplicao dessas provas. TOPO A que horas as provas presenciais tero incio, no dia 02/06/2012? A prova de Ingls Instrumental I ter incio s 14h, e durao mxima de 1h40min.

TOPO

Qual o tempo de sigilo (permanncia mnima) no auditrio, no dia da prova? O tempo de sigilo de 45 (quarenta e cinco) minutos (permanncia mnima do aluno na sala de provas, a partir do incio dela). TOPO Poderei usar dicionrios durante a prova presencial? Sim, mas ser vetado o seu emprstimo a colegas no local de provas. TOPO O que estudar para a prova presencial? A prova avaliar todo contedo estudado no Contedo do curso, atravs do uso de estratgias de leitura e de aspectos lingusticos abordados no Contedo do curso e nos conjuntos de atividades de leitura. TOPO Sou "observador do sbado" (adventista do stimo dia ou outro guardador do sbado). Como farei as provas presenciais? Voc dever enviar mensagem para o e-mail ingrede1@gmail.com , comunicando sua situao. Coloque, no assunto da mensagem, "Observador(a) do sbado" e aguarde por um retorno da equipe IngRede. TOPO Que documentos sero aceitos para justificar ausncia para a prova presencial e requerer participao em prova de segunda chamada? Certido de seu casamento, certido de bito de familiar, atestado mdico, declarao do empregador (se estiver trabalhando no dia), declarao de que observador do sbado (da autoridade religiosa pertinente ou documento de batismo de religio que preconize essa observncia), declarao de que estava em trabalho de campo relativo ao seu curso, ou que estava apresentando trabalho em evento acadmico, etc. Em caso de dvida, envie mensagem para ingrede1@gmail.com. TOPO Como obtenho uma declarao que comprove meu comparecimento para a prova? Envie mensagem, por e-mail, com antecedncia mnima de 48 horas, para: ingrede1@gmail.com, solicitando o seu comprovante de comparecimento. TOPO Quando sero divulgados os gabaritos das Provas Presenciais? Os gabaritos sero disponibilizados aps todas as unidades acadmicas terem realizado as provas.
TOPO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Informaes e exemplos extrados de: FRANA, Jnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de; BORGES, Stella Maris; MAGALHES, Maria Helena de Andrade. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8. ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. 258 p. (Aprender) Livros e folhetos Formato convencional AUTOR. Ttulo: subttulo. Edio. Local (cidade) de publicao: Editora, data. Nmero de pginas ou volumes (Nome e nmero da srie). Exemplo CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica: para uso dos estudantes universitrios. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. 144 p. Formato eletrnico AUTOR. Ttulo: subttulo. Edio. Local (cidade) de publicao. Descrio fsica do meio eletrnico (disquete, CD-ROM etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano (para documentos online). Exemplo CARROLL, Lewis. Alices Adventures in Wonderland. Texinfo ed. 2.1. Dortmund, Germany: WindSpiel, Nov. 1994. Disponvel em: <http://www.germany.eu.net/books/carroll/alic.htmil>. Acesso em: 10 Feb. 1995. ISBN 0681006447. Monografias, dissertaes e teses AUTOR, Ttulo: subttulo. Ano de apresentao. Nmero de folhas ou volumes. (Categoria e rea de concentrao) C Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa. Exemplos VASCONCELOS, Ldia Jane de. D. Jos I: recuperao de valores estticos/histricos. 1992. 75 f. Monografia (Especializao em Conservao, Restaurao de Bens Culturais Mveis) C Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1992. SENNE JNIOR, Murilo. Instrumentao ssmica para centrais nucleares. 1983. 116 f. Dissertao (Mestrado em Cincias e Tecnologias Nucleares) C Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1983. DINIZ, Arthur Jos Almeida. Direito internacional pblico e o estado moderno. Orientador: Orlando de Carvalho. 1975. 196 f. Tese (Doutorado em Direito) C Faculdade de Direito, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1975. Trabalhos apresentados em congresso ou outro evento Formato convencional AUTOR DO TRABALHO. Ttulo: subttulo. In: NOME DO EVENTO, nmero, ano, local de realizao. Ttulo da publicao... subttulo. Local de publicao (cidade): Editora, data. Pginas inicial-final do trabalho. CANADO, Agenor Lopes. Toxicomanias da substituio. In: CONGRESSO FARMACUTICO E BIOQUMICO PAN-AMERICANO, 3., 1954, So Paulo. Anais... So Paulo: Federao das Associaes de Farmacuticos do Brasil, 1958. p. 259-300. Artigos [cientficos]

Formato convencional AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, Local de publicao (cidade), nmero do volume, nmero do fascculo, pginas inicial-final, ms e ano. Exemplo ELIAS, H.; HENNING, A., SCHWARTZ, D. E. Stereology: applications to biomedical research. Physiol. Rev., Bethesda, v. 51, n. 1, p. 158-200, jan. 1971. Formato eletrnico AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, Local, volume, fascculo, pginas, data. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano (para documentos online). Artigo de jornal Formato convencional AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, Local, dia, ms, ano. Nmero ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, pginas inicial-final. Exemplo AZEVEDO, Dermi. Sarney convida igrejas crists para dilogo sobre o pacto. Folha de S. Paulo, So Paulo, 22 out. 1985. Caderno Economia, p. 13. -quando no houver seo, caderno ou parte, a paginao do artigo precede a data. Exemplo MOREIRA, Raul. Um monumento brasileiro na paisagem histrica de Roma. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 14, 11 mar. 2011. Formato eletrnico AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, Local, data. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano (para documentos online). JOHNSON, Tim. Indigenous People Are Now More Combative, Organized. Miami Herald. 5 Dec. 1994. Disponvel em gopher: <//summit.fiu.edu//Miami-Herald-Summit-RelatedArticles/>. Acesso em: 5 Dec. 1994. Traduo do original Exemplo LANGER, Susanne K. Ensaios filosficos. Traduo de Jamir Martins. So Paulo: Cultrix, 1971. 235 p. Ttulo original: Philosophical sketches. TOPO

REFLEXES NO BLOG
As reflexes do Blog devem ser escritas em Ingls? No. O blog deve ser escrito em Portugus. Caso voc se sinta confortvel, porm, voc poder escrev-lo em Ingls. TOPO Que tipo de reflexo devo postar no blog? Descreva, com mais detalhes, as suas experincias com a lngua inglesa. Como elas foram para voc? Quais foram suas impresses? Que sentimentos voc desenvolveu em relao ao idioma, devido ao curso, s suas experincias prvias, etc.? Confira o que dever escrever em Roteiro Descubra seu caminho, por gentileza! TOPO Como fao para postar reflexes no Blog? As reflexes devero ser feitas no blog do Moodle. Leia, abaixo, as instrues sobre como usar o blog 1. Na pgina inicial do Moodle da disciplina, v aba Navegao, esquerda do monitor do seu PC;

2. Clique, ento, em Meu Perfil; 2. Aps isso, clique em Blogs; 3. Em seguida, clique em Acrescentar novo texto; 4. Em Ttulo do texto, d um ttulo sua reflexo. Exemplo: 1 reflexo - Ingls Instrumental I; 5. Em Corpo do texto, escreva a sua reflexo, conforme orientaes dadas; 6. Em Publicar em, escolha a opo Todos os usurios deste site. Se voc no fizer essa configurao, os professores e tutores no tero acesso ao seu blog!; e 7. L embaixo, clique em 'Salvar mudanas'. Pronto! Repita esse procedimento para postar a segunda e a terceira reflexes, nos mdulos 2 e 3 do curso. Para a segunda reflexo, d ttulo como 2 reflexo - Ingls Instrumental I; para a 3 reflexo, d ttulo como 3 reflexo - Ingls Instrumental I. TOPO

RELATRIO DE ATIVIDADES
H algum modo de saber se as atividades que realizei on-line esto realmente registradas - constam como feitas? Durante o perodo de realizao de cada mdulo do curso, voc pode ter acesso ao seu relatrio de atividades. Para isso: 1) acesse o menu Navegao, esquerda da tela do seu PC; 2) abaixo do link com o nome da disciplina (..._META_TURMA_UNI001_OL_OL1), clique em > na frente de Participantes" e uma srie de opes ir se abrir. 3) clique no cone > na frente do seu nome; 4) clique em "Relatrio de atividades"; e 5) escolha o relatrio que voc deseja visualizar. TOPO

TRANCAMENTO DE MATRCULA
Como posso fazer o trancamento da disciplina? Se voc optar, mesmo, pelo trancamento parcial de matrcula, voc dever protocolar seu pedido de trancamento parcial de matrcula no colegiado de graduao do seu curso, at a data-limite do calendrio acadmico. O Colegiado do seu curso tomar, ento, providncias junto ao colegiado da FALE. Verifique o Calendrio Acadmico, se necessrio: http://www.ufmg.br/conheca/calendario.shtml . TOPO

You might also like