You are on page 1of 3

I - Dependncia Qumica

1)O que so drogas?


So substncias psicoativas, ou seja, qualquer droga que altere o comportamento e que possa causar dependncia (lcool, maconha, cocana, crack, medicamentos para emagrecer base de anfetaminas, calmantes indutores de dependncia ou "faixa preta" etc.). Drogas lcitas e Ilcitas: Lcitas = Legais (Legislao). Drogas que so permitidas a comercializao e uso por pessoas acima de 18 anos ou sobre prescrio medica. Ilcitas = Ilegais. Drogas que so proibidas legalmente a qualquer pessoa independente de faixa etria ou prescrio.

2)Dependncia qumica :
a) A DEPENDNCIA de qualquer dessas substncias psicoativas. A dependncia se caracteriza por o indivduo sentir que a droga to necessria (ou mais!) em sua vida quanto alimento, gua, repouso, segurana... quando na verdade no ! b) "QUMICA" se refere ao fato de que o que provoca a dependncia uma substncia qumica. O lcool, embora a maioria das pessoas o separem das drogas ilegais, uma droga to ou mais poderosa em causar dependncia em pessoas predispostas quanto qualquer outra droga, ilegal ou no. A dependncia qumica considerada hoje como uma epidemia social, pois abrange toda gama da sociedade, desde a classe social mais alta a mais baixa. No obstante a legislao brasileira proba a venda e consumo de substncias qumicas como o lcool e tabaco por menores de 18 anos, infelizmente esta venda se torna freqente, pois os adolescentes no tm problema algum para consegui-las. c) UMA DOENA: A Organizao Mundial de Sade reconhece as dependncias qumicas como doenas. Uma doena uma alterao da estrutura e funcionamento normal da pessoa, que lhe seja prejudicial. Por definio, como o diabete ou a presso alta, a doena da dependncia no culpa do dependente; o paciente somente pode ser responsabilizado por no querer o tratamento, se for o caso. Exatamente da mesma maneira que poderamos cobrar o diabtico ou o cardaco de no querer tomar os medicamentos prescritos ou seguir a dieta necessria. Dependncia qumica no simplesmente "falta de vergonha na cara" ou um problema moral.

3)Porque h a Dependncia?
As drogas acionam o sistema de recompensa do crebro (Dopamina), uma rea encarregada de receber estmulos de prazer e transmitir essa sensao para o corpo todo. Isso vale para todos os tipos de prazer temperatura agradvel, emoo gratificante, alimentao. Por uma espcie de curto circuito, elas provocam uma iluso qumica de prazer que induz a pessoa a repetir seu uso compulsivamente. Com a repetio do consumo, perdem o significado todas as fontes naturais de prazer e s interessa aquele imediato propiciado pela droga, mesmo que isso comprometa e ameace a vida do usurio.
O LSD, por exemplo, embora tenha uma ao perturbadora no sistema nervoso central e altere a forma como a pessoa v, ouve e sente, no d prazer e, portanto, no cria dependncia.

4)Porque algumas pessoas viciam mais que as outras?


"Algumas pessoas veem um cartaz de uma sorveteria e para elas apenas isso: um simples sinal de que h uma sorveteria por perto. Mas outras tm uma reao forte ao sinal, uma associao to intensa com os sorvetes que os leva a at mesmo sentir o gosto e, frequentemente, a entrar e consumir o produto"

II - Uso de Drogas na Adolescncia


Incio da Dependncia geralmente devido o uso do lcool. A presso do grupo de amigos, o sentimento de onipotncia prprio da juventude, o custo baixo da bebida, a falta de controle na oferta e consumo dos produtos que contm lcool, a ausncia de limites sociais colaboram para que o primeiro contato com a bebida ocorra cada vez mais cedo. Atualmente 70 a 80% dos adolescentes j fizeram uso de algum tipo de bebida alcolica. Os usurios de lcool tm de 10 a 11 vezes mais risco de ser consumidor de solventes ou maconha do que os adolescentes que no usaram lcool. Alm disso, os usurios de tabaco tm dez vezes mais risco de serem consumista de maconha, e tanto o uso de lcool como o de tabaco aumentaram o risco de consumir cocana em oito vezes. Devido a essas fortes associaes, podese concluir que os adolescentes em risco social, aumentam-se evidncias da associao do uso de drogas lcitas e de cocana.

Quanto mais precoce o consumo de uma droga de abuso, mais o indivduo se torna vulnervel dependncia. O abuso de bebidas alcolicas na adolescncia pode ter efeitos danosos no processo de tomada de deciso na vida adulta. A afirmao de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos Adolescentes, especialmente do sexo feminino, que bebem grandes quantidades de lcool de uma s vez podem danificar a parte do crebro que controla a memria e a percepo espacial, de acordo com um estudo americano. Os crebros de mulheres jovens so mais vulnerveis aos danos causados pelo lcool porque se desenvolvem mais cedo que os dos homens. Como visto, a dependncia qumica se d pelo organismo se acostumar com aquela substncia e a mesma j no fazer o mesmo efeito de satisfao como antes, sendo necessria aplicao de doses maiores, em tempos menores ou at mesmo a adoo de substancias mais fortes. O que leva um adolescente a usar drogas se muitos sabem dos riscos? 1. Curiosidade leiga. (Acham que um simples copo no levar a um vicio); 2. Autoconfiana (Sou mais forte que isso e posso experimentar e parar se eu quiser); 3. Falta de informao verdadeira (Poucas informaes so eficazes para um adolescente); 4. Confiana na pessoa que oferece. (Nem sempre a droga v de um traficante, mas sim de um amigo).

Riscos do uso de drogas 1. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora por causa do tabagismo; 2. O aumento no risco de desenvolver doenas coronarianas por causa do vcio de fumar 25% maior para mulheres do que para homens; 3. lcool est presente em 75% das mortes no trnsito; 4. O uso da maconha pode afetar negativamente o desempenho sexual masculino; 5. Fumar pode aumentar o risco de desenvolver a doena de Alzheimer em at 157%; 6. Dobra a procura de adolescentes para tratar vcio em cocana e Crack (Aumento de 107 % em 2 anos)

III O que a Bblia fala sobre este assunto?


Em primeiro lugar, vamos esclarecer que todo vicio ou uso de substncias que alteram nossa condio fisiolgica pecado. Algumas pessoas, pelo fato da bblia no expor de forma clara e nominal este assunto, alegam que esta prtica no pecado. Vamos ver, conforme textos bblicos se isso verdade ou no.

1 Corntios 6:12,13 Tenho acesso a tudo, mas resta saber se aquilo permitido; 1 Corntios 6:19,20 Templo do Esprito Santo; Efsios 5:18 Bebida leva desgraa; Apocalipse 21:8 - palavra feitiaria foram traduzidas do grego como pharmakeia, manuseio de substncias qumicas; Isaas 28:7 Advertncia a bebidas fortes; Provrbios 23:29-35 Efeitos as bebida (Basilisco rptil fantstico de 8 pernas com um olho s na frente, capaz de matar pelo bafo ou apenas pela vista.)

You might also like