You are on page 1of 15

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos

TIPOS DE CONHECIMENTO

Se voc for visitar uma aldeia de ndios no meio da mata e perguntar para uma criana indgena de seis anos o que uma rvore, provavelmente essa criana vai lhe falar nomes de mais de trinta tipos de rvores diferentes, mostrando e diferenciando cada uma delas. Alm disso, vai especificar a utilidade que essas rvores possuem para a sua comunidade. Se essa mesma pergunta for feita a uma criana urbana, uma resposta possvel ser um desenho bsico com raiz, caule, folhas e frutos, especificando que se trata de um ser vivo pertencente ao reino dos vegetais. O que se percebe na situao descrita anteriormente que estamos diante de dois tipos diferentes de conhecimento: o primeiro, eminentemente prtico, diretamente relacionado sobrevivncia, passado de gerao em gerao pela tradio oral; o segundo, terico, sistematizado, com o objetivo de informar, passado por intermdio de livros, revistas, documentrios de televiso e at mesmo um professor, quando a criana consegue prestar ateno. A partir dessa situao, coloco um desafio ao leitor: qual dos dois tipos de conhecimento pode ser considerado melhor? A pergunta anterior muito interessante para um frum de discusso. Antes que o caro leitor sinta-se tentado a respond-la, devemos ter em mente que todo e qualquer conhecimento vlido. Um raizeiro (pessoa que vende razes de plantas) possui um conhecimento prtico de ervas que pode ser muito til. O ch de camomila como relaxante, o ch de boldo para problemas de fgado e o ch de erva-baleeira como antiinflamatrio so alguns exemplos que demonstram a utilidade prtica desse tipo de conhecimento informal. Invariavelmente, muitos dos princpios ativos pesquisados nessas plantas medicinais acabam virando frmacos (remdios) avalizados pela medicina (conhecimento formal). Ao longo da histria da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosfico e o conhecimento cientfico. Veremos tambm que no existe um conhecimento que seja melhor do que outro; eles so diferentes, com caractersticas prprias e bem especficas. Cada um deles, dentro de seu escopo, possui o mesmo objetivo: responder s nossas dvidas atuais e criar novas dvidas. Apesar do conhecimento cientfico ser o mais sistematizado, podemos afirmar com certeza que a cincia no o nico caminho que leva verdade.

www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos

CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM

um conhecimento que existe desde a poca dos homens das cavernas. um conhecimento passado de gerao em gerao, e que, de certa forma, deu origem a todos os outros tipos de conhecimento. A grande maioria dos fatos do nosso cotidiano atual tiveram origem no senso comum, e muitas vezes, por mero acaso. A descoberta do fogo, por exemplo, foi um dos maiores saltos tecnolgicos experimentados pelos homens daquela poca. O homem deve ter conhecido o fogo por acaso, mas a partir do momento que dominou a arte fazer o fogo, passou a ter, pela primeira vez, uma possibilidade de dominar a natureza. Chassot (2004) acredita que a coco de alimentos foi uma provvel conseqncia da descoberta do fogo. Cozinhar alimentos exigiu a utilizao de utenslios impermeveis e resistentes ao fogo (cermicas). A partir dessa necessidade, foram surgindo outras utilizaes, que levaram aos processos de fermentao de sucos vegetais, curtio de peles, tingimento e vitrificao. Existe a possibilidade de que at mesmo a metalurgia tenha surgido por puro acaso:
Por volta de 4000 a.C., o homem usava metais. Inicialmente usava o ouro e o cobre apenas no fabrico de objetos de adorno, por serem esses metais encontrados livres na natureza. A disponibilidade de cobre aumentou muito quando foi descoberto que se podia obt-lo, sem muita dificuldade, a partir do aquecimento de pedras azuladas. Foi talvez um acontecimento acidental que deu origem metalurgia, quando humanos surpreenderam-se ao ver bolas brilhantes de cobre, quando faziam fogo em um terreno onde havia malaquita ou azurita (minrios de cobre) (CHASSOT, 2004, p. 18).

A poca certa de se semear e colher determinados tipos de cereais tambm um exemplo de conhecimento muito antigo, que foi passado de gerao em gerao. Muitos camponeses de nossos dias, mesmo iletrados e desprovidos de outros conhecimentos, sabem o momento certo da semeadura, a poca da colheita, a necessidade da utilizao de adubos e os tipos de solos adequados para diferentes culturas (MARCONI e LAKATOS, 2008). O conhecimento matemtico, astronmico e mdico dos antigos egpcios era notvel, e naquela poca no havia ainda uma cincia formalizada. Tomo a liberdade de reproduzir nesse texto uma das prticas de prognstico de gravidez utilizadas por eles:
Modo de se saber se uma mulher dar a luz ou no: colocars cevada e trigo em dois sacos de pano, que todos os dias a mulher molhar com a sua urina; e tambm tmaras e areia nos dois sacos. Se a cevada e o trigo germinarem, ela dar a luz. Se a cevada germinar em primeiro lugar, ser um menina; se o trigo germinar em primeiro lugar, ser um menino. Se nem um nem outro germinar, ela no dar luz (TATON, 1959 apud CHASSOT, 2003, p. 24).

Todos esses conhecimentos, quando devidamente comprovados, foram sistematizados e apropriados pela cincia. Entretanto, existem certas prticas derivadas do conhecimento popular que foram passadas de gerao em gerao, mas que no possuem respaldo cientfico. Por exemplo, as supersties: no comer mangas noite e nem mistura-las com leite; no deixar o noivo ver sua amada vestida de noiva antes do casamento; no passar debaixo de escadas; colocar uma vassoura 2

www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos virada atrs da porta para espantar uma visita chata etc. Os ditos populares, expresses do conhecimento popular, no ferem a credibilidade do senso comum, pois no imputado a esse tipo de conhecimento a obrigatoriedade de se verificar a sua validade de maneira sistematizada. Devemos lembrar que uma dona de casa, ao fazer compras, escolhe produtos analisando qualidade e preo, no intuito de atender s suas expectativas de custo-benefcio. Ela escolhe as frutas e verduras da estao, abundantes e portanto, mais baratas, em detrimento de frutas e verduras de fora da estao, escassas e, por conseguinte, mais caras. O cardpio semanal montado de maneira balanceada, utilizando uma ginstica mental de tal modo que ela possa cumprir com o seu objetivo de alimentar a famlia sem exceder o oramento. O conhecimento utilizado aqui, nesse caso, o senso comum. Muitas pessoas no saem de casa sem ler o horscopo. Acreditam piamente que os conselhos estampados em uma folha de jornal possuem algum poder de conduo de seu destino. Em suma, acreditam em um tipo de conhecimento no sistematizado e sem preocupao com a questo da verificabilidade, ou seja, tpico do conhecimento popular ou senso comum.

www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos

CONHECIMENTO RELIGIOSO

O conhecimento religioso talvez seja to antigo quanto o conhecimento popular. Faz parte da caracterstica humana buscar explicaes para suas dvidas. Por exemplo, ter a noo de que a fumaa indica a presena de fogo na mata admite uma explicao natural. Em outras palavras, se existe fumaa, com certeza h algo queimando. Entretanto, pode ter havido muitos casos em que o homem antigo deve ter se perguntado sobre o porqu de determinado fenmeno (por exemplo, o que , e porque ocorre um eclipse lunar) e no tenha conseguido uma explicao natural. Assim, surgia ento uma explicao sobrenatural, um mito, que teria a funo de tranqilizar o homem, porque esse mito forneceria a explicao necessria para a sua dvida. Eis aqui a explicao para o eclipse lunar segundo um mito da ndia, vrios sculos antes de Cristo:
A primeira coisa a surgir na superfcie do mar foi uma fumaa negra e venenosa, chamada Kalakuta, o Vrtice Negro, a saber, a mais alta concentrao do poder de morte. Bebam-me, disse Kalakuta; e a operao no pde prosseguir at que encontrasse algum capaz de sorv-la. Xiva, que se sentava alheio e distante, foi aproximado. De forma magnificente, relaxou de sua posio de profunda meditao interna e seguiu para o local onde era batido o Oceano Lcteo. Tomando a mistura de morte numa xcara, engoliu-a de um golpe e, graas ao seu poder de iogue, manteve-a na garganta. Sua garganta ficou azul, razo porque Xiva chamado de Pescoo Azul, ou Nilakantha. Tendo prosseguido o processo de bater o oceano csmico, comearam a surgir, das inesgotveis profundezas, formas preciosas de poder concentrado. Apareceram as Apsaras (ninfas); Lakshmi, a deusa da fortuna; o cavalo branco como leite conhecido por Uchchaihshravas (Relincho Alto); a prola de gemas, Kaustubha; e outros objetos, em nmero de treze. O ltimo a aparecer foi o habilidoso mdico dos deuses, Dhanvantari, trazendo nas mos a lua, a xcara do nctar da vida. Nesse momento, comeou uma grande batalha pela posse da valiosa beberagem. Um dos tits, Rahu, conseguiu roubar um pouco, mas foi decapitado antes de o licor passar pela sua garganta; seu corpo feneceu, mas a cabea permaneceu imortal. E hoje a sua cabea procura a lua, eternamente, por todo o cu, tentando alcan-la outra vez. Quando o consegue, a xcara passa facilmente por sua boca e volta a sair pela sua garganta; eis porque temos eclipses da lua (CAMPBELL, 1989, p.168).

Desde a mais remota antiguidade, o homem percebia que a natureza era regulada por ciclos: o ciclo do dia e da noite, o ciclo das mars (alta e baixa), os ciclos da lua (cheia, minguante, nova e crescente) e o ciclo das estaes. Entretanto, o homem no sabia o porqu desses ciclos. E, muito pior, quando acontecia algo anormal dentro de um ciclo esperado, ou um evento da natureza que ele no tinha como prever (uma inundao, um terremoto, uma erupo de vulco etc), as explicaes para esses acontecimentos inexplicveis era tambm inexplicvel. Nesse contexto, surgem os deuses, senhores dos acontecimentos, como responsveis por esses fenmenos naturais. Para haver controle da situao, preciso angariar a simpatia ou aplacar a ira de um desses deuses com sacrifcios, muitas vezes humanos. Peguemos como exemplo o ciclo das estaes. Como dizem as lendas de antigos gregos, milhares de anos antes de Cristo, existia uma deusa de nome Demter (para os gregos) ou Ceres (nome dado mais tarde pelos romanos) que a responsvel pela alimentao do homem. a deusa da agricultura, filha de Cronos (ou Saturno para os romanos), o deus do tempo, e irm de Zeus (Jpiter para os romanos), o rei dos deuses, o chefe do Olimpo, a morada dos imortais.
www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos No mundo daquele tempo era primavera todo o tempo. O homem tinha fartura de alimentos durante todo o ano graas bondosa deusa Demter. Acontece que Demter tinha uma filha lindssima chamada Persfone (Prosrpina para os romanos), que despertou a paixo de seu tio, o deus Hades (ou Pluto), o senhor dos infernos (ou profundezas do subterrneo, tambm conhecidas como trtaro ou simplesmente submundo). Hades, encantado com a beleza de Persfone, usa de um estratagema para faze-la sua rainha: convida-a para um passeio em seu reino, e oferece a ela um fruto (uma rom). O que Persfone no sabe que todo aquele que come um fruto do trtaro obrigado a viver no trtaro, sob pena de seu corpo fenecer. Assim, ela teve que aceitar a corte de seu tio, e se tornou esposa de Hades. Demter ficou inconformada com aquilo que ela considerava como um rapto de sua filha por parte de seu irmo. Diante de sua tristeza, abandonou os homens prpria sorte e o mundo se converteu em um inverno constante (provavelmente, a era glacial). Zeus, preocupado com o destino dos seres humanos, procura o seu irmo Hades e faz um acordo: Persfone passaria metade de cada ano ao lado da sua me (Demter) e a outra metade ao lado do marido (Hades). Assim, quando Persfone subia das profundezas para se encontrar com a me, a alegria de Demter transparecia sob a forma da estao primavera e vero; quando Persfone retornava s profundezas, a tristeza de Demter dava incio ao outono, seguido do inverno. Eis aqui o motivo do ciclo das estaes (CAMPBELL, 1990; CAMPBELL, 1993). importante ressaltar que mito e religio no so a mesma coisa, embora todas as religies tenham os mitos como origem. De modo geral, todas as religies esto baseadas em homens extraordinrios, que, de alguma forma, possuem ligaes com o inexplicvel, com o sobrenatural, realizando feitos notveis em nome de Deus ou como um Deus (por exemplo, Buda, Moiss, Davi, Cristo e Maom). Pode-se dizer que as religies so uma evoluo dos mitos, que passam pelo crivo da luz do pensamento racional. Na viso de Cassirer (1925a apud FERNANDES, 2004), o mito uma religio rudimentar, [...] a forma mais primitiva de conformao espiritual do mundo. As religies diferenciam-se dos mitos por vrios fatores. Dois desses fatores so listados aqui: o homem no tem um papel passivo diante do sobrenatural, e as manifestaes do inexplicvel (mitos) so apenas representaes simblicas, ou metforas. Assim importante perceber que o mito, em si, no uma mentira; antes uma metfora que tenta explicar a nossa realidade (CAMPBELL, 2003). Acontece que muitas pessoas no sabem ao certo o que uma metfora. Se algum fala que outra pessoa bondosa como um anjo, isso uma comparao, e no uma metfora; metfora seria dizer: Tal pessoa um anjo!. Quando se toma essa metfora (que uma representao simblica) como fato (verdadeiro e real), comeam os
1

importante ressaltar que inferno na cultura grega no tem o mesmo significado de inferno na viso crist. Para os gregos, os infernos (so vrios) simplesmente o local para onde vo todos os mortais, e no est associado somente a castigo. Os Campos Elseos, por exemplo, est localizado no trtaro, e o local para onde vo as boas almas, que podem retornar vida ao atravessar o Leth, o rio do esquecimento.

www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos problemas de interpretao que j levaram a inmeras desavenas religiosas ao longo da histria da humanidade. Joseph Campbell, considerado uma das maiores autoridades em mitologia comparada do sculo XX, demonstrou que existem vrios conceitos mitolgicos que so comuns s religies. Entre os diversos que foram estudados, destaco os mitos de origem do mundo, dos nascimentos virginais, da vinda de um salvador, da existncia de um paraso, da quebra de um contrato entre os homens e os deuses e aqueles que mostram que possvel sobrepujar a morte. Todos esses conceitos listados aparecem em inmeras religies, algumas delas muito mais antigas que o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Acerca desses conceitos mitolgicos comuns, ele declara que [...] h, sem dvida, diferenas entre as inmeras religies e mitologias da humanidade, mas este livro trata das semelhanas; uma vez compreendidas as semelhanas, descobriremos que as diferenas so muito menos amplas do que se supe popularmente (CAMPBELL, 1989, p.12). Entretanto, Campbell (2003) faz uma distino entre as religies ocidentais (o grupo de religies que surgiram a oeste do Ir, incluindo o Oriente Prximo e a Europa) e as religies ocidentais (que surgiram a leste do Ir, incluindo a ndia e o extremo Oriente). Essa distino se faz necessria porque os objetivos desses dois grandes grupos de religies so diferentes. As quatro grandes religies ocidentais so, em ordem cronolgica, da mais antiga para a mais contempornea, o zoroastrismo, o judasmo, o cristianismo e o islamismo. O trao comum das grandes religies ocidentais , alm do monotesmo, o fato de que Deus fez o mundo, e que Deus e o mundo no so a mesma coisa. A meta das religies ocidentais , em suma, criar um relacionamento entre os seres humanos e Deus. Os homens e Deus so diferentes, ou seja, os homens foram criados por Deus. Nas religies orientais, em uma viso bem concisa, Deus, o mundo e o homem so a mesma coisa. Em outras palavras, o mundo e os homens no foram criados por Deus; so apenas diferentes manifestaes do mesmo Deus. Nas religies orientais muito comum o politesmo. A meta das religies orientais entrar em contato com o transcendental, reconhecendo Deus em voc e reconhecendo o Deus presente no outro (ser humano, animais etc). A funo do conhecimento religioso , como em qualquer tipo de conhecimento, o de fornecer respostas para nossas perguntas. Neste caso, no so perguntas cientficas, mas perguntas relacionadas s nossas dvidas existenciais, aos nossos anseios, destinos e laos que nos remetem a uma entidade superior.

www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos

CONHECIMENTO FILOSFICO

Na viso de Matallo Jnior (1989), os gregos foram os primeiros a criar condies para uma sistematizao do conhecimento. Essa sistematizao s foi possvel devido separao de classes (homens livres cabea trabalho intelectual e; escravos mos trabalho braal).

O comrcio (que colocou a Grcia em contato com outros povos alm mar) e a moeda (um smbolo aceito como padro para substituir o escambo) foram alguns dos fatores que alargaram os horizontes dos gregos, permitindo ampliar tambm os horizontes do pensamento. Os primeiros pensadores gregos, ao tomar contato com estrangeiros, verificavam que eram homens como eles. Ao perguntarem sobre monstros martimos e/ou lendrios, comearam a perceber que esses no existiam, ou se existiam, no podiam ser comprovados, ganhando assim, o status de lenda. Essa busca da verdade levou ao questionamento dos mitos. A indagao em busca da verdade levou ao nascimento da filosofia (CHAU, 2005). Ao se estudar a histria do nascimento da filosofia, que influenciou todo o pensamento ocidental, comum dividirmos essa histria em duas: antes de Scrates (os pensadores pr-socrticos) e depois de Scrates (representados pelo trs grandes filsofos: Scrates, Plato e Aristteles). De acordo com Russel (2002), vrios so os pensadores pr-socrticos: Tales, Anaximandro, Anaxmenes, representantes da escola milsia (da cidade de Mileto); Pitgoras, Xenfanes (da cidade de Samos); Herclito (da cidade de feso); Parmnides (da cidade de Elia, ao sul da Itlia); Empdocles (da cidade de Agrigento); Anaxgoras (natural da cidade de Clazomenas) que vivia em Atenas; Zeno (tambm da cidade de Elia); Melisso (tambm da cidade de Samos); Demcrito (da cidade de Abdera); Protgoras, um dos primeiros sofistas, e outros. No faz parte dos objetivos deste texto listar todas as conquistas que os pr-socrticos fizeram, mas o primeiro filsofo pr-socrtico conhecido, Tales de Mileto, nos fornece uma importante lio sobre a importncia prtica da busca da verdade. Muitas histrias so atribudas a Tales. Em uma dessas histrias, Tales desafiado sobre a utilidade prtica de se pensar. Diante desse desafio,
[...] demonstrou o seu gnio prtico monopolizando o mercado de azeite de oliva. Seu conhecimento de meteorologia antecipou-lhe que a colheita seria abundante. Portanto, alugou todos os lagares que conseguiu e, chegada a hora, alugou-os, estipulando o preo. Assim, obteve uma grande quantia e demonstrou aos seus algozes que os filsofos podem ganhar dinheiro quando se dispem (RUSSELL, 2002, p. 21).

Scrates o primeiro grande filsofo grego, sendo a ele atribudo a criao da Dialtica (debate no campo das idias, que faz surgir as contradies), da Maiutica (a arte de partejar espritos) e a ironia (a arte de interrogar). Scrates no deixou nada escrito, mas muitas das suas histrias chegaram at ns por meio das obras de discpulos como Plato e Xenofonte (CHASSOT, 2004). Plato, o segundo grande filsofo grego, defende a tese do inatismo da razo, ou seja, que o homem j nasce com conhecimento. Plato fundou uma escola, a Academia, onde se desenvolveu a Dialtica
www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos e o seu mundo das formas (ou idias). Era um escritor de grande talento, que utilizava em seus escritos, um procedimento literrio que o auxiliava a expor suas teorias mais difceis. Tal procedimento a alegoria ou o mito. Suas obras mais famosas so Mnon e Repblica (MARCONI; LAKATOS, 2008), alm de O poltico e As leis (CHASSOT, 2004). Aristteles (o terceiro grande filsofo grego), que foi discpulo de Plato, discordou da doutrina platnica, depois de mais de vinte anos de Academia. Ele promoveu uma aproximao entre os fenmenos e as formas, o que levou criao do mtodo indutivo. Essa discordncia gerou uma grande divergncia com o seu mestre, Plato, a quem atribuda a frase: Aristteles me despreza como o potro que escoiceia a me que o deu luz. Aristteles respondeu: Amigo de Plato, mas mais amigo da verdade (CHASSOT, 2004, p. 51). Aristteles deixou Atenas e foi para a Macednia, onde se tornou tutor do futuro rei Alexandre
2

durante trs anos. Quando retornou a Atenas, fundou a sua prpria escola, chamada de Liceu (que recebeu inestimvel auxlio financeiro de seu ex-aluno, Alexandre), onde trabalhou por treze anos seguidos (CHASSOT, 2004). Suas obras mais famosas so Fsica (em quatorze volumes) e Poltica (MATALLO JNIOR, 1989). Filosofia e Cincia so irms: nasceram no mesmo local (Grcia), mesma poca (aproximadamente seis sculos antes de Cristo) e com o mesmo objetivo: a busca da verdade. Ambas buscam uma sistematizao do conhecimento. As duas caminharam praticamente juntas desde o nascimento at o final do sculo XIX, quando houve uma ciso mais definitiva entre as duas devido ao Positivismo. As perguntas que a Filosofia tenta responder so diferentes daquelas que a Cincia consegue responder. Enquanto a Cincia fortemente baseada em fatos, tentando estabelecer leis e padres, a Filosofia especulativa, baseada principalmente na argumentao. Perguntas como Porque um corpo cai? ou Porque algum morre? ou ainda Como prolongar a vida? so objetos de estudo da Cincia. Perguntas como Existe alma? ou Se as almas existem, como se ligam ao corpo ou ainda At que ponto a eutansia um procedimento tico so objetos de estudo da Filosofia.

Alexandre, O Grande. Foi o maior conquistador da antiguidade, e tambm um grande mecenas. A ele atribudo a criao da famosa Biblioteca de Alexandria.

www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos

CONHECIMENTO CIENTFICO

De acordo com Matallo Jnior (1989), o conhecimento cientfico comea a partir do momento em que as explicaes saem do campo da opinio (eu acho que) e entram no mundo do mtodo da cincia (eu sei que). O senso comum um conjunto de informaes no sistematizadas, fragmentadas. A partir do momento em que essas informaes comeam a ser justificadas por meio de argumentos aceitveis, o senso comum comea a evoluir em direo cincia. Em outras palavras, o senso comum trabalha com o juzo de valor, com o subjetivo. Assim, no h como determinar se uma opinio boa ou m, verdadeira ou falsa. O desenvolvimento cientfico leva esses comportamentos informais a um formalismo, um padro aceitvel pela maioria como verdade. Assim, a cincia pode ser definida como um conjunto de proposies coerentes, objetivas e desprovidas (at certo ponto) de valoraes (MATALLO JNIOR, 1989). O mesmo autor nos ensina que o conhecimento cientfico tem incio em problemas que visam solucionar questes prticas ou explicar irregularidades em padres da natureza. Esses problemas criam teorias que devem ser validadas por um programa investigativo de pesquisa. Tais programas visam determinar leis que explicam e permitem fazer previses (nem sempre infalveis). A cincia extremamente rigorosa em suas proposies, que, por sua vez, so fortemente baseada em fatos verdadeiros. Surge aqui uma dvida: o que a verdade? aquilo que podemos ver, ou aquilo que podemos comprovar? E como podemos comprovar e saber que algo verdade? Vamos juntos tentar achar respostas para essa pergunta. Alexandria era o maior centro cultural e econmico da Antiguidade. Seu maior tesouro era a Biblioteca de Alexandria, fundada no sculo III a.C. por Ptolomeu I Ster, e desenvolvida principalmente por seu filho, Ptolomeu II Philadelphus. Acredita-se que a biblioteca tenha reunido mais de 700 mil rolos de papiros, selecionados por filsofos, matemticos e pesquisadores de diversas reas (CHASSOT, 2004). Qualquer navio que ancorasse em seu porto, era revistado em busca de pergaminhos, papiros ou mapas. Se fossem encontrados, eram confiscados temporariamente, para serem copiados (por artistas chamados copistas), e depois devolvidos. Essas cpias passavam a fazer parte do acervo da biblioteca (SAGAN, 1982). O nome biblioteca pouco apropriado para exprimir a grandiosidade dessa instituio. Alm de um local para preservar os papiros e pergaminhos, a biblioteca comportava um grande museu e uma academia onde os sbios debatiam suas teses. Haviam ainda salas onde mdicos faziam dissecaes de pessoas e animais, locais com aparelhos para observaes astronmicas e jardins, onde se colecionavam plantas e animais exticos. Todos os profissionais pesquisadores da biblioteca eram profissionais assalariados da corte ptolomaica (CHASSOT, 2004). 9

www.oficinadapesquisa.com.br

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos A histria que relato a seguir, sobre a Biblioteca de Alexandria, baseada em um relato de SAGAN (1982) e em um documentrio produzido para a televiso. De acordo com essas fontes, havia um grego chamado Eratstenes, diretor da Biblioteca de Alexandria, que foi, dentre diversos ofcios, astrnomo, historiador, gegrafo, filsofo, poeta, crtico de teatro e matemtico. Um dia, na biblioteca, leu um papiro que assegurava que, na fronteira avanada do sul de Siena, prximo primeira catarata do rio Nilo, ao meio dia do solstcio de vero (dia mais longo do ano no hemisfrio norte, e que corresponde hoje a 21 de junho), varetas retas e verticais no produziam sombras. A observao anterior talvez passasse despercebida para a maioria das pessoas, mas Eratstenes, com certeza, no era uma pessoa comum. Como filsofo, deve ter se perguntado: Ser que isso verdade?. E como cientista, segundo relatos, deve ter pensado: Vamos experimentar!. Ele esperou a aproximao do prximo solstcio de vero e repetiu a experincia em algum jardim da biblioteca. O que descobriu que em Alexandria, varetas retas e verticais lanavam sombra durante o solstcio de vero. Com certeza, surgiu uma dvida: Porque em Alexandria as varetas possuem sombras e em Siena no?. Se a Terra fosse plana, como percebemos com a nossa viso e como todos acreditavam naquela poca, as varetas no teriam sombra nos dois locais. Ento, o que acontecia para que, no mesmo momento, no houvesse sombra em Siena e sim em Alexandria? Partindo do princpio de que a experincia executada em Siena foi relatada fidedignamente, a nica resposta que poderia explicar tal disparate era se a Terra fosse curva. Ele alugou um homem para ir a Siena, contando a distncia em passos, e ficou sabendo que a distncia aproximada entre as duas cidades era de aproximadamente de 800 quilmetros. Assim, refez seu raciocnio original (mostrado na figura a seguir no Caso 1) e o redesenhou (mostrado na figura a seguir no Caso 2).
3

As sete maravilhas do mundo, produzido para o canal pago Discovery Channel.

www.oficinadapesquisa.com.br

10

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos Ele sabia que os raios de sol, por serem de uma fonte distante, eram paralelos quando chegavam Terra. Sabia tambm que os prolongamentos das duas varetas (uma em Siena e outra em Alexandria) se encontrariam no centro da Terra. Sabia que o ngulo A, de 7 , formado pela vareta em Alexandria com a sua respectiva sombra, era igual ao ngulo B, formado pelos prolongamentos das varetas no centro da Terra (quando temos duas retas paralelas cortadas por uma reta transversal, os ngulos formados por essa ltima com as retas paralelas, denominados opostos pelo vrtice, possuem igual medida). Com a medida de que ele dispunha entre as duas cidades, conseguiu calcular o raio da terra com notvel preciso (menos de 3% de erro em relao ao valor real, calculado com a tecnologia atual). Os nicos instrumentos de que Eratstenes dispunha eram os olhos, os ps, as varetas, o crebro e alguns conhecimentos matemticos (geometria). Tudo isso trs sculos antes de Cristo. Se formos verificar, ele duvidou do bvio: a Terra plana. o que nossos olhos nos mostram, quando olhamos para o mundo. Temos a percepo de que a Terra plana. Do mesmo modo, temos a percepo de que o sol gira em torno da Terra. Assim, o real no somente aquilo que nossos olhos conseguem ver. A cincia duvida do bvio e freqentemente, descobre a realidade. A busca da verdade o objetivo primordial da cincia, mas, conforme citado anteriormente, no o nico caminho que leva verdade. Todos os tipos de conhecimento buscam isso tambm. De acordo com Chassot (2004), muitas descobertas foram feitas pelos sbios de Alexandria. Hierfilo de Cs, mdico convidado por Ptolomeu II Philadelphus, conquistou grande reputao no s como mdico, mas tambm como professor. Em Alexandria, a dissecao de corpos (provavelmente de soldados inimigos mortos em combate) no encontrava as restries que existiam em outros centros, o que favoreceu muito a pesquisa mdica. Assim, houve muitos progressos no estudo da anatomia, do sistema nervoso, do sistema circulatrio, dos rgos genitais e do olho. Outro mdico, Erasstrato, deixou inmeras contribuies em relao ao funcionamento do corao e da respirao, alm de ser um dos primeiros a planejar regimes alimentares. O famoso mdico grego Galeno, que visitou Alexandria no sculo II a.C., deixou-nos preciosos registros dos trabalhos que desenvolveu na biblioteca. Na astronomia, as descobertas tambm foram notveis. Aristarco de Samos, no sculo II a.C. foi o primeiro homem a propor uma teoria heliocntrica, colocando o sol no centro do universo. Os escritos de Hiparco de Nicia, que tambm datam do incio do sculo II a.C., mostram medidas aproximadas das distncias do Sol e da Lua, aproveitando um eclipse total do Sol que ocorreu em 190 a.C. Chassot (2004) relata que a parte principal da Biblioteca de Alexandria, que ficava no bairro de Brquio, foi totalmente incendiada em 47 a.C., nas batalhas dos romanos pela posse do Egito. Segundo o mesmo relato, quando Csar retirou-se do Egito, deu de presente a Clepatra, como compensao, 200 mil rolos de papiro da Biblioteca de Prgamo. A biblioteca foi incendiada mais uma vez em 269 d.C., e totalmente dilapidada em 415 d.C. por instigao de monges cristos, que a consideravam como um centro hertico. A diretora do Museu de Alexandria nessa data, Hipcia, matemtica e filsofa neoplatnica (reconhecida como a primeira mulher cientista da poca), foi
www.oficinadapesquisa.com.br
o

11

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos cruelmente torturada e assassinada. Finalmente, cerca de 640 d.C., com a invaso islmica, as poucas obras que sobraram foram rematadas ou queimadas. Existe um certo consenso de que a destruio desse patrimnio inestimvel pode ter atrasado o desenvolvimento cientfico da humanidade entre 200 e 500 anos. No h como sabermos ao certo se isso pode ser confirmado, mas decerto, temos muito que lamentar. Apesar disso, a cincia fez avanos notveis, como nos demonstra Sagan (1996, p. 24):
A cincia permite que a Terra alimente um nmero de seres humanos cem vezes maior, e sob condies muito menos penosas, do que era possvel h alguns milhares de anos. Podemos rezar pela vtima do clera, ou podemos lhe dar quinhentos miligramas de tetraciclina a cada doze horas. [...] Podemos tentar a quase intil terapia psicanaltica pela fala com o paciente esquizofrnico, ou podemos lhe dar de trezentos a quinhentos miligramas de clazepina. Renunciar cincia significa abandonar muito mais que o ar condicionado, o toca disco CD, os secadores de cabelo e os carros velozes. Nos tempos dos caadores-coletores, a expectativa de vida humana era cerca de vinte - trinta anos. Essa era tambm a expectativa de vida na Europa ocidental no final do Imprio Romano e na Idade Mdia. Ela s aumentou para quarenta por volta de 1870. Chegou a cinqenta em 1915, a sessenta em 1930, a setenta em 1955, e est se aproximando de oitenta hoje em dia. [...] A longevidade talvez seja a melhor medida da qualidade fsica da vida. (Se voc est morto, pouco pode fazer para ser feliz). Essa uma ddiva preciosa da cincia para a humanidade nada menos que o dom da vida.

Marconi e Lakatos (2008) nos ensinam que o conhecimento cientfico basicamente factual (baseado em fatos), mas tambm pode ser racional e formalizado (caso da Lgica e da Matemtica). A cincia factual distingue dois tipos de fatos: os fatos naturais (que deram origem s cincias exatas, biolgicas, da terra e da sade) e os fatos sociais (que deram origem s cincias humanas, tais como a Sociologia, a Antropologia, o Direito, a Economia, a Psicologia, a Educao, a Poltica etc).

www.oficinadapesquisa.com.br

12

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos

CONSIDERAES FINAIS

Para finalizar, apresento um quadro comparativo entre os quatro tipos de conhecimento, de acordo com Trujillo (1974 apud MARCONI e LAKATOS, 2008, p, 77-78):

CONHECIMENTO POPULAR Valorativo Reflexivo Assistemtico Verificvel Falvel Inexato CONHECIMENTO FILOSFICO Valorativo Racional Sistemtico No verificvel Infalvel Exato

CONHECIMENTO RELIGIOSO Valorativo Inspiracional Sistemtico No verificvel Infalvel Exato CONHECIMENTO CIENTFICO Real (factual) Contingente Sistemtico Verificvel Falvel Aproximadamente exato

Conhecimento Popular: valorativo porque influenciado pelos estados de nimo e emoes do observador, que impedem uma iseno de opinio sobre o objeto estudado. reflexivo, porque a familiaridade com o objeto estudado no instiga formulao de padres, no permitindo uma formulao geral. assistemtico porque baseia-se em uma organizao particular (subjetiva), que depende do sujeito. verificvel, porm apenas em relao ao que pode ser observado, no dia-a-dia, dentro do mbito do observador, ou seja, a verificabilidade subjetiva. falvel porque se conforma apenas com o que se v ou se ouviu falar, no se preocupando em buscar a verdade. inexato, porque a falibilidade no permite a formulao de hipteses verificveis sob o ponto de vista filosfico ou cientfico.

Conhecimento Religioso: valorativo porque baseia-se em doutrinas que possuem proposies sagradas (dogmas), que emitem um juzo de valor. inspiracional, porque revelada pelo
www.oficinadapesquisa.com.br

13

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos sobrenatural. sistemtico porque os dogmas revelam um conhecimento organizado do mundo (de onde viemos, para qual finalidade e para que destino). no verificvel, porque no precisa, por depender da f em um criador divino. infalvel e exato, porque os dogmas (revelaes divinas) no podem ser discutidos.

Conhecimento Filosfico: valorativo porque parte de hipteses que no podem ser submetidas observao, ou seja, baseia-se na experincia, na argumentao, mas no na experimentao. racional por consistir de um conjunto de enunciados logicamente relacionados. sistemtico pelo fato das hipteses e enunciados buscarem uma representao coerente e geral da realidade estudada. no verificvel porque as hipteses filosficas, ao contrrio das cientficas, no podem ser confirmadas nem refutadas. infalvel e exato porque as hipteses filosficas no exigem confirmao experimental e no delimitam o campo de observao, exigindo apenas coerncia e lgica, que prescindem da experimentao.

Conhecimento Cientfico: factual porque lida com ocorrncias e fatos. contingente porque as hipteses podem ser validadas ou descartadas por base na experimentao, e no apenas pela razo. sistemtico porque busca a formulao de idias correlacionadas que abrangem o todo do objeto delimitado para estudo. verificvel a tal ponto que as hipteses que no forem comprovadas deixam de pertencer ao mbito da cincia. falvel porque nenhuma verdade definitiva e absoluta. aproximadamente exato, porque novas proposies e novas tecnologias podem reformular o conhecimento cientfico existente.

www.oficinadapesquisa.com.br

14

Disciplina: Metodologia Cientfica Autor: Carlos Jos Giudice dos Santos

REFERNCIAS

CAMPBELL, Joseph. O heri de mil faces. So Paulo: Pensamento, 1989. ________________. O poder do mito. So Paulo: Palas Atena, 1990. ________________. As transformaes dos mitos atravs do tempo. So Paulo: Cultrix, 1993. ________________. Tu s isso: transformando a metfora religiosa. So Paulo: Madras, 2003. CHASSOT, Attico. A cincia atravs dos tempos. 2. ed. So Paulo: Moderna, 2004. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 13. ed. So Paulo: tica, 2005. FERNANDES, Vladimir. Mito e religio na filosofia de Cassirer e a moral religiosa. Notandum. So Paulo, Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (FEUSP), ano VII, n. 11, 2004. Disponvel em: < http://www.hottopos.com/notand11/ vladimir.htm >. Acesso em: 25 mar. 2009. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2008. MATALLO JNIOR, Heitor. A problemtica do conhecimento. In: CARVALHO, Maria Ceclia Maringoni de (Org.). Construindo o saber metodologia cientfica: fundamentos e tcnicas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1989. cap. I. p. 13-28. RUSSELL, Bertrand. Histria do pensamento ocidental: a aventura das idias dos prsocrticos a Wittgenstein. 6. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. SAGAN, Carl. Cosmos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. __________. O mundo assombrado pelos demnios: a cincia vista como uma vela no escuro. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.

www.oficinadapesquisa.com.br

15

You might also like