You are on page 1of 2

SEMNTICA

Semntica o estudo do sentido das palavras de uma lngua. Famlia de idias. A Semntica se ocupa do significado. Certamente a parte da Lingstica que suscita mais discusses pela interface ampla que mantm com a Filosofia. Tanto, que no sculo XX a Semntica tornou-se a prima pobre dos estudos lingsticos. Alguns lingistas chegaram ao radicalismo de propor teorias totalmente formais. Nossa viso de que significante e significado so indissociveis e quando se tenta tangenciar a questo semntica o resultado costuma ser desastroso. A semntica (do grego , derivado de sema, sinal) refere-se ao estudo do significado, em todos os sentidos do termo. A semntica ope-se com frequncia sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debrua sobre as estruturas ou padres formais do modo como esse algo expresso (por exemplo, escritos ou falados). Dependendo da concepo de significado que se tenha, tem-se diferentes semnticas. A semntica formal, a semntica da enunciao ou argumentativa e a semntica cognitiva, por exemplo, estudam o mesmo fenmeno, mas com conceitos e enfoques diferentes. So palavras que mantm relaes de sinonmia e que representam basicamente uma mesma idia.
Veja a relao a seguir:

casa, moradia, lar, abrigo residncia, sobrado, apartamento, cabana

Todas essas palavras representam a mesma idia: lugar onde se mora. Logo, trata-se de uma famlia de idias. Observe outros exemplos:

revista, jornal, biblioteca, livro casaco, palet, roupa, blusa, camisa, jaqueta serra, rio, montanha, lago, ilha, riacho, planalto telefonista, motorista, costureira, escriturrio, professor

Na lngua portuguesa, o significado das palavras leva em considerao: Sinonmia: a relao que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinnimos: Exemplos: Cmico - engraado / Dbil fraco, frgil / Distante - afastado, remoto. um processo muito utilizado por falantes de uma lngua. Sabe quando no queremos repetir o mesmo termo ou palavra a todo momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema com uso de sinnimos. Por exemplo, se digo: Passe um dia na minha casa. e quiser referir-me novamente ao termo sublinhado casa, posso lanar mo de um sinnimo para no o ter que repetir: Passe um dia na minha casa e ver como meu lar aconchegante. Para saber se o candidato domina mais esse subterfgio da Lngua Portuguesa, a banca pede a ele que substitua palavras ou termos retirados do texto e assinale em qual opo encontram-se aqueles que no alteram o sentido, ou os que alteram.

Para se resolver esse tipo de questo importante que o candidato tenha um certo domnio lexical, ou seja, que conhea muitas palavras, o que possvel conseguir por meio de muita, mas muita leitura. Pode-se ler de tudo. Jornais, revistas, livros, bulas de remdio, outdoors, placas de trnsito... o fundamental ser um leitor crtico, aquele que busca informao, que reflete a respeito. A deciso deve levar em conta fatores como objetivos do tesauro, caractersticas da clientela, volume da literatura. Antonmia: a relao que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrrios, isto , os antnimos: Exemplos: Economizar - gastar / Bem mal / Bom - ruim. Nada mais do que palavras que possuem significados contrrios, como largo e estreito, dentro e fora, grande e pequeno. O importante, aqui, saber que os significados so opostos, ou seja, excluem-se. Definio. Antonmia, no contexto do enciclopedismo conscienciolgico, a varivel para o conjunto de nomes ou expresses com sentido oposto ou antagnico ao verbete em estudo. Sinonmia: 1. Antpoda. 2. Contrrio. 3. Opostos. Antonmia: 1. Sinonmia. Homonmia: a relao entre duas ou mais palavras que, apesar de possurem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonolgica, ou seja, os homnimos: As homnimas podem ser: Homgrafas heterofnicas ou Homgrafas: palavras iguais na escrita e diferentes na pronncia. Exemplos: gosto (substantivo) - gosto / (1 pessoa singular presente indicativo do verbo gostar) / conserto (substantivo) - conserto (1 pessoa singular presente indicativo do verbo consertar); Homfonas heterogrficas ou Homfonas: palavras iguais na pronncia e diferentes na escrita. Exemplos: cela (substantivo) - sela (verbo) / cesso (substantivo) - sesso (substantivo) / cerrar (verbo) - serrar ( verbo); Homfonas homogrficas ou Perfeitas: palavras iguais na pronncia e na escrita. Exemplos: cura (verbo) - cura (substantivo) / vero (verbo) - vero (substantivo) / cedo (verbo) - cedo (advrbio); Paronmia: a relao que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, mas so muito parecidas na pronncia e na escrita, isto , os parnimos: Exemplos: cavaleiro - cavalheiro / absolver - absorver / comprimento - cumprimento. Polissemia: a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vrios significados. Exemplos: Ele ocupa um alto posto na empresa. / Abasteci meu carro no posto da esquina. / Os convites eram de graa. / Os fiis agradecem a graa recebida.

You might also like