You are on page 1of 3

Barroco Conceito O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestaes artsticas dos anos 1600 e incio dos anos

1700. Alm da literatura, estende-se msica, pintura, escultura e arquitetura da poca. Mesmo considerando o Barroco o primeiro estilo de poca da literatura brasileira Gregrio de Matos o primeiro poeta efetivamente brasileiro, com sentimento nativista manifesto, na realidade ainda no se pode isolar a Colnia da Metrpole. Ou, como afirma Alfredo Bosi: "No Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os sculos XVII e XVIII: Gregrio de Matos, Botelho de Oliveira, Frei Itaparica e as primeiras academias repetiram motivos e formas do barroquismo ibrico e italiano". Alm disso, os dois principais autores - Pe. Antnio Vieira e Gregrio de Matos - tiveram suas vidas divididas entre Portugal e Brasil. Por essas razes, neste captulo no separaremos as manifestaes barrocas de Portugal e do Brasil. Barroco em Portugal Em Portugal, o Barroco ou Seiscentismo tem seu incio em 1580 com a unificao da Pennsula Ibrica, o que acarretar um forte domnio espanhol em todas as atividades, da o nome Escola Espanhola, tambm dado ao Barroco lusitano. O Seiscentismo se estender at 1756, com a fundao da Arcdia Lusitana, j em pleno governo do Marqus de Pombal, aberto aos novos ares da ideologia liberal burguesa iluminista, que caracterizar a segunda metade do sculo XVIII. Barroco no Brasil No Brasil, o Barroco tem seu marco inicial em 1601 com a publicao do poema pico Prosopopia, de Bento Teixeira, que introduz definitivamente o modelo da poesia camoniana em nossa literatura. Estendese por todo o sculo XVII e incio do sculo XVIII. O final do Barroco brasileiro s se concretizou em 1768, com a fundao da Arcdia Ultramarina e com a publicao do livro Obras, de Cludio Manuel da Costa. No entanto, j a partir de 1724, com a fundao da Academia Braslica dos Esquecidos, o movimento academicista ganhava corpo, assinalando a decadncia dos valores defendidos pelo Barroso e a ascenso do movimento rcade. Momento histrico Se o incio do sculo XVI, notadamente seus primeiros 25 anos, pode ser considerado o perodo ureo de Portugal, no menos verdade que os 25 ltimos anos desse mesmo sculo podem ser considerados o perodo mais negro de sua histria. O comrcio e a expanso do imprio ultramarino levaram Portugal a conhecer uma grandeza aparente. Ao mesmo tempo que Lisboa era considerada a capital mundial da pimenta, a agricultura lusa era abandonada. As colnias, principalmente o Brasil, no deram a Portugal riquezas imediatas; com a decadncia do comrcio das especiarias orientais observa-se o declnio da economia portuguesa. Paralelamente, Portugal vive uma crise dinstica: em 1578, levando adiante o sonho megalomanaco de transformar Portugal novamente num grande imprio, D. Sebastio desaparece em Alccer-Quibir, na frica; dois anos depois, Filipe II da Espanha consolida a unificao da Pennsula Ibrica - tal situao permaneceria at 1640, quando ocorre a Restaurao (Portugal recupera sua autonomia).

A perda da autonomia e o desaparecimento de D. Sebastio originam em Portugal o mito do Sebastianismo (crena segundo a qual D. Sebastio voltaria e transformaria Portugal no Quinto Imprio). O mais ilustre sebastianista foi sem dvida o Pe. Antnio Vieira, que aproveitou a crena surgida nas "trovas" de um sapateiro chamado Gonalo Anes Bandarra. A unificao da Pennsula veio favorecer a luta conduzida pela Companhia de Jesus em nome da ContraReforma: o ensino passa a ser quase um monoplio dos jesutas e a censura eclesistica torna-se um obstculo a qualquer avano no campo cientfico-cultural. Enquanto a Europa conhecia um perodo de efervescncia no campo cientfico, com as pesquisas e descobertas de Francis Bacon, Galileu, Kepler e Newton, a Pennsula Ibrica era um reduto da cultura medieval. Com o Conclio de Trento (1545-1563), o Cristianismo se divide. De um lado os estados protestantes (seguidores de Lutero - introdutor da Reforma) que propagavam o "esprito cientfico", o racionalismo clssico, a liberdade de expresso e pensamento. De outro, os redutos catlicos (a Contra-Reforma) que seguiam uma mentalidade mais estreita, marcada pela Inquisio (na verdade uma espcie de censura) e pelo teocentrismo medieval. nesse clima que se desenvolve a esttica barroca, notadamente nos anos que se seguem ao domnio espanhol, j que a Espanha o principal foco irradiador do novo estilo. O quadro brasileiro se completa, no sculo XVII, com a presena cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformaes ocorridas no Nordeste em consequncia das invases holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadncia da cana-de-acar. Caractersticas O estilo barroco nasceu da crise de valores renascentistas ocasionada pelas lutas religiosas e pela crise econmica vivida em consequncia da falncia do comrcio com o Oriente. O homem do Seiscentismo vivia um estado de tenso e desequilbrio, do qual tentou evadir-se pelo culto exagerado da forma, sobrecarregando a poesia de figuras, como a metfora, a anttese, a hiprbole e a alegoria. Todo o rebuscamento que aflora na arte barroca reflexo do dilema, do conflito entre o terreno e o celestial, o homem e Deus (antropocentrismo e teocentrismo), o pecado e o perdo, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, o material e o espiritual, que tanto atormenta o homem do sculo XVII. A arte assume, assim, uma tendncia sensualista, caracterizada pela busca do detalhe num exagerado rebuscamento formal. Podemos notar dois estilos no barroco literrio: o Cultismo e o Conceptismo.

Cultismo: caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante (hiprboles), descritiva; pela valorizao do pormenor mediante jogos de palavras (ludismo verbal), com visvel influncia do poeta espanhol Lus de Gngora; da o estilo ser tambm conhecido por Gongorismo. No cultismo valoriza-se o "como dizer".

Conceptismo: marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocnio lgico, racionalista, que utiliza uma retrica aprimorada (arte de bem falar, ou escrever, com o propsito

de convencer; oratria). Um dos principais cultores do Conceptismo foi o espanhol Quevedo, de onde deriva o termo Quevedismo. Valoriza-se, neste estilo, "o que dizer". Na literatura, as caractersticas principais so:

Culto do contraste: o poeta barroco se sente dividido, confuso. A obra marcada pelo dualismo: carne X esprito, vida X morte, luz X sombra, racional X mstico. Por isso, o emprego de antteses.

Pessimismo: devido a tenso (dualidade), o poeta barroco no tinha nenhuma perspectiva diante da vida.

Literatura moralista: a literatura tornou-se um importante instrumento para educar e para "pregar" por parte dos religiosos (padres).

4. AUTORES DO BARROCO BRASILEIRO 1. Bento Teixeira 2. Gregrio de Matos 3. Padre Antonio Vieira 4. Manuel Botelho de Oliveira

Poema para Anlise de Gregrio de Matos

A CRISTO N. S. CRUCIFICADO, estando o poeta na ltima hora de sua vida 1 Meu Deus, que estais pendente de um madeiro, 2 Em cuja lei protesto de viver, 3 Em cuja santa lei hei de morrer, 4 Animoso, constante, firme e inteiro: 5 Neste lance, por ser o derradeiro, 6 Pois vejo a minha vida anoitecer; 7 , meu Jesus, a hora de se ver 8 A brandura de um Pai, manso Cordeiro. 9 Mui grande o vosso amor e o meu delito; 10 Porm pode ter fim todo o pecar, 11 E no o vosso amor que infinito. 12 Esta razo me obriga a confiar, 13 Que, por mais que pequei, neste conflito 14 Espero em vosso amor de me salvar.

You might also like