You are on page 1of 2

INTRODUO Com os novos rumos que a Reforma da Sade Mental ofereceu no cuidado de pessoas com transtornos mentais, em busca

de estratgias para sua incluso social, tornou-se mais evidente uma questo que deve ser enfrentada na nossa sociedade: o estigma que essas pessoas sofrem por terem um problema mental (Chiaverini, D.H., 2011). O estigma uma relao entre atributo e esteretipo, sendo o atributo profundamente depreciativo e fundamentado nas representaes sociais que as pessoas tm de determinados fenmenos (Goffman, 1988). O estigma e a discriminao se estendem aos familiares, amigos e profissionais de sade mental, atingindo tudo o que se relaciona com os transtornos mentais. (Chiaverini, D.H., 2011). Na sociedade ainda prevalece o medo, antipatia, considerando os portadores de transtornos mentais imprevisveis e perigosos, marcados pelo distanciamento social, tornando-os alvo de estigma e consequente discriminao social (Link, 1987; Lai et al., 2000; Link; Phelan, 2001; Ribeiro, 2005). Tanto o estigma quanto o autoestigma afetam a vida (social, ocupacional, relacional), tendo um impacto negativo em suas oportunidades de participao social), em sua recuperao e, consequentemente, em sua qualidade de vida (Sartorius, N. & Emsley, R.A., 2000; Thornicroft, G. & Maingay, S., 2002 OBJETIVO Identificar a presena de peconceito/estigma e percepo de causas do Transtorno Mental, em graduandos de diferentes semestres do curso de psicologia.

METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foi elaborado um questionrio, com trinta questes relacionadas a duas grandes categorias: peconceito/estigma e percepo de causas do Transtorno Mental. Priorizou-se o uso de perguntas fechadas, em forma de afirmaes de mltipla escolha com escala tipo Likert, utilizada como "forma de Levantamento". (Gil, 1991). Primeiramente foi realizado um estudo Piloto, aplicado em 35 estudantes. com o objetivo de uma anlise crtica para aperfeioar o instrumento de coleta de dados da pesquisa. O Pr-teste foi realizado com o questionrio numa verso quase definitiva e formatao em seu estado final (Marconi & Lakatos, 1996). Form aplicados o total de 144 questionrios vlidos, distribudos da seguinte forma: 20 no 1, 48 no 2 semestre, 17 no 3 semestre, 39 no 4 semestre e 20 no 5 semestre, sendo 119 do sexo feminino e, 25 do masculino. A aplicao foi realizada em sala de aula, com o tempo mdio de 10 minutos. Foram compararadas as amostras independentes de alunos que se encontram em diferentes semestres do curso.

CONCLUSO As diferenas encontradas em relao a percepo de causa... preconceito/estigma foram = os esteretipos acerca da doena mental diminuem do incio para o fim do curso Aes e intervenes para combater o estigma e lidar com suas consequncias se fazem necessrias. A incluso da viso do portador do transtorno mental no planejamento de tais intervenes pode torn-las mais efetivas (Thornicroft et al., 2007; Thornicroft et al., 2009). Deve-se romper com os mecanismos de segregao, j seculares, pelos quais os portadores de transtornos mentais so apartados, discriminados e excludos. Isso traz aos portadores uma desvalorizao e percepo negativa de si e de sua doena, podendo aumentar o isolamento e diminuir a autoestima, assim como a busca e a adeso ao tratamento. (Chiaverini, D.H., 2011).

REFERNCIAS 1. Barros. F. O.. Um Programa de Ateno ao Louco Infrator In: Revista do Conselho de Criminologia e Poltica Criminal. Belo Horizonte. V.5. Dez, 2002. 2. Gil, A. C.. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1999. 3. Marconi, M. D. A.; Lakatos, E. M. Tcnicas de pesquisa: planejamento e execuo de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisas, elaborao, anlise e interpretao de dados. So Paulo: Atlas, 1996. 4. Chiaverini, D.H. Guia prtico de matriciamento em sade mental. Braslia, DF: Ministrio da Sade: Centro de Estudo e Pesquisa em Sade Coletiva, 2011. 5. Sartorius, N. & Emsley, R.A. Psychiatry and technological advances: implications for developing countries. Lancet 356: 2090-2092, 2000. 6. Thornicroft, G. & Maingay, S. The global response to mental illness: An enormous health burden is increasingly being recognised. BMJ 325: 608-609, 2002.

You might also like