You are on page 1of 4

Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Cincias Humanas e suas Tecnologias Campus XX Brumado Curso: Direito Semestre I Disciplina:

na: Introduo ao Estudo do Direito Docente: Luciano Tourinho Discente: Lorena Assis Rizrio

Direito cincia? Para tentar responder a essa questo, necessrio, antes, entender o conceito de cincia e avaliar a consistncia dos debates que circundam o tema. Alm disso, importa explicitar argumentos que embasem a afirmao ou a negao do Direito como tal e, ento, assumir uma posio de concordncia, ou no, frente s teses formuladas. Segundo o Dicionrio Aurlio, uma definio geral para cincia seria conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente

acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmisso, e estruturados com mtodos, teorias e linguagens prprias, que visam compreender e, poss., orientar a natureza e as atividades humanas. Seria, tambm, numa linha de pensamento positivista, a forma pela qual se obtm um conhecimento pautado em fatos e dados de observao e experimentao, que se utilize de um mtodo cientfico para chegar a um conhecimento vlido. Para tanto, em acordo Hans Kelsen e sua Teoria Pura do Direito, a cincia deve fazer distino entre sujeito e objeto em seu estudo e primar pela descrio dos fatos em vez da prescrio deles. Partindo dessa ideia de que a cincia explica como as coisas funcionam na realidade (ser), defensores do Direito como no cincia retomam o dualismo kantiano para afirma-lo como um conjunto de regras e preceitos os quais ditam a conduta social (dever ser). Dizem, ainda, da passividade do Direito a variadas

interpretaes concomitantes, diferentemente da cincia, que admite apenas uma verdade e que, propensa a incertezas, prefere aprimorar o mtodo a aceitar outras interpretaes. Destarte, sugerem-lhe carter subjetivo e incerteza nos resultados.

Ainda sobre a no cincia do Direito, h quem diga ser este um sistema, ramo de outras cincias, qui a compilao de alguns de seus focos de estudo. Explicando: por sua preocupao com as sociedades humanas e o desenvolvimento delas, o Direito inclina-se Sociologia; ao propor regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa, assemelha-se Arte; em tratar de princpios e causas, nivela-se Filosofia; ao reunir ideias e crenas prprias de uma sociedade, advindas de uma situao histrica, lembra a Ideologia. Enfim, um meio para se alcanar a justia. Por outro lado, h, tambm, quem se empenhe em argumentar a favor do carter cientfico do Direito. Isso porque o enxerga como cincia jurdica, estruturada em um sistema hierrquico de normas, a qual abarca sociologia, poltica, tica e justia. E mais; cincia que no elimina a possibilidade de interpretao das normas, mas que identifica e descreve seus possveis sentidos visando compreenso que melhor concorra para bem da justia. Sobre isso, vale a estrutura tridimensional proposta por Miguel Reale em sua Teoria Tridimensional do Direito. Por ela, o Direito no pode ser reduzido a um sistema normativo, nem a fatos ou valores sociais isolados. Todos os fenmenos jurdicos, bem como os sentidos da palavra Direito, apresentam trs aspectos essenciais: normativo, no que tange ao ordenamento e sua cincia; ftico, como fato em sua efetividade social, econmica e histrica; e axiolgico, como valor de Justia desse fato. Um legislador toma um fato social, faz incidir um valor e cria a norma de conduta; um jurisperito interpreta uma norma, para dar-lhe aplicao, segundo o fato a ser preservado e os valores vigentes. Quanto ao objeto de estudo do Direito, de fato, existe uma dificuldade em defini-lo. Assim o devido aos diferentes olhares sobre a relao entre o Direito e as normas. Seria aquele a cincia que determina o comportamento do homem na sociedade ou a que conhece e estuda as normas? H, ainda, a opo de o Direito visar o estudo do homem e sua conduta social, sendo as normas um meio para atingir esse escopo. Nada disso, entretanto, exclui a possiblidade de ele ser realmente uma cincia. Paulino Jacques (in Curso de Introduo ao Estudo do Direito) alega que o Direito no oferece princpios de validez universal que justifiquem sua classificao como cincia, mas pode-se dizer que a lei universal quando atinge seu objetivo em qualquer parte do mundo. Ademais, uma avaliao quantitativa e qualitativa dos resultados prticos produzidos pela aplicao do Direito nas diversas sociedades d provas estatsticas para a obteno do conhecimento cientfico jurdico.

Disse Maria Helena Diniz, em seu livro A Cincia Jurdica, pgina 6, que A cincia jurdica considerada ora como scientia, pelo seu aspecto terico, ora como ars pela sua funo prtica. Outros ainda do ao problema uma soluo ecltica. Concluo, ento, colocando-me na posio de ecltica, pois entendo o Direito como uma cincia terica voltada prtica da justia; talvez sem pretenses de alcanar ou estabelecer verdades absolutas, mas preocupada com a complexidade da vida e das relaes interpessoais.

Referncias Teoria do Direito. Revista Jus Navigandi. Disponvel em: <http://jus.com.br/forum/17759/o-direito-e-ou-nao-e-uma-ciencia/>; <http://jus.com.br/forum/21950/-direito-e-ciencia/>; <http://jus.com.br/forum/56788/direito-nao-e-uma-ciencia/>. Acesso em: 07 junho 2012. Germinal Cursos On line. O conceito de Direito e de justia segundo as variveis filosficas. Noes Gerais de Direito e Formao Humanstica, 10 out. 2009. Disponvel em: <http://germinalcursos.com.br/ew.player.id/909/downloads/Slides_Filosofia_do_Direit o_-_Modulo_02b.pdf>. Acesso em: 07 junho 2012. MEDRADO, Vitor. As influncias do positivismo filosfico no juspositivismo de Kelsen. Monitoria de Direito PUC Minas, 04 out. 2010. Disponvel em: <http://monitoriafmdcoreu.blogspot.com.br/search/label/Introdu%C3%A7%C3%A3o %20ao%20Estudo%20do%20Direito>. Acesso em: 07 junho 2012. MOURA, Anderson Santos. Busca de uma definio do Direito: Teoria Pura do Direito X Teoria Egolgica. DireitoNet, 26 abr. 2006. Disponvel em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2597/Busca-de-uma-definicao-do-DireitoTeoria-Pura-do-Direito-X-Teoria-Egologica>. Acesso em: 07 junho 2012. ZIMMERMANN, Fernando. Direito Cincia? Frum Jurdico: conectando profissionais do Direito de todo o Brasil, So Paulo, 07 ago. 2008. Disponvel em: <http://www.forumjuridico.org/topic/5907-direito-e-ciencia/>. Acesso em: 07 junho 2012. QUEIROZ, Gil. Direito Cincia? Frum Jurdico: conectando profissionais do Direito de todo o Brasil, Minas Gerais, 02 mar. 2011. Disponvel em: <http://www.forumjuridico.org/topic/5907-direito-e-ciencia/>. Acesso em: 07 junho 2012.

You might also like