You are on page 1of 3

PROBABILIDADE PROBLEMAS

1. Joga-se ao acaso um dado de seis faces numeradas de 1 a 6 e l-se o nmero da face voltada para cima. Calcular: a) a probabilidade de obter o nmero 2; b) a probabilidade de obter um nmero maior do que 4. 2. Numa urna existem 4 bolas enumeradas de 1 a 4. Retiram-se duas bolas ao acaso. Qual a probabilidade de se obterem bolas com nmeros que tm soma par? 3. (FATEC) Considere todos os nmeros de cinco algarismos distintos obtidos pela permutao dos algarismos 4, 5, 6, 7 e 8. Escolhendo-se um desses nmeros ao acaso a probabilidade de ele ser um nmero mpar : a) 1 a) b) b) c) c) d) d) e) e) 4. O nmero da chapa de um carro par. A probabilidade de o nmero das unidades ser zero : 5. A probabilidade de uma bola branca aparecer ao retirar-se uma nica bola de uma urna contendo 4 bolas brancas, 3 vermelhas e 5 azuis : a) b) c) d) e) 6. (MACK) Escolhe-se ao acaso um nmero de trs algarismos distintos tomados do conjunto {1, 2, 3, 4, 5}. A probabilidade de nesse nmero aparecer o algarismo 2 e no aparecer o algarismo 4 : a) b) c) d) e) 7. (UEL) Considere todos os anagramas da palavra LONDRINA que comeam e terminam pela letra N. A probabilidade de escolher-se ao acaso um desses anagramas e ele ter as vogais juntas : a) b) c) d) e) 8. (MACK) 4 homens e 4 mulheres devem ocupar os 8 lugares de um banco. A probabilidade de que nunca fiquem lado a lado duas pessoas do mesmo sexo : a) b) 1 c) 9. (UEL) Uma urna tem 100 cartes numerados de 101 a 200. A probabilidade de sortear-se um carto dessa urna e o nmero nele marcado ter os trs algarismos distintos entre si de: a) e) 10. (VUNESP) A final da olimpada de Matemtica de uma certa escola vai ser disputada por apenas trs alunos A, B e C. Admite-se que duas vezes mais provvel que A vena do que B e duas vezes mais provvel que B vena do que C. Nesse caso a probabilidade de que A vena a olimpada : a) ) c) d) 11. (VUNESP) Dentre as possveis combinaes simples de 10 elementos distintos tomados 3 a 3 escolhe-se uma combinao ao acaso. Qual a probabilidade de que nessa combinao aparea um elemento previamente identificado? 12. Jogam-se dois dados de seis faces numeradas de 1 a 6 e l-se o nmero de cada uma das duas faces voltadas para cima. Calcular a probabilidade de se obter: a) dois nmeros pares; b) dois nmeros primos; c) dois nmeros mpares; d) dois nmeros iguais; e) dois nmeros diferentes; f) dois nmeros cuja soma 2; g) dois nmeros cuja soma 8; h) dois nmeros cuja soma maior que 9.

13. (FEI) Uma urna contm 3 bolas numeradas de 1 a 3 e outra urna contm 5 bolas numeradas de 1 a 5. Ao retirar-se aleatoriamente uma bola de cada urna, a probabilidade de a soma dos pontos ser maior do que 4 : a) 14. Uma urna contm apenas 10 bolas sendo 7 azuis e 3 verdes. Retirando-se duas bolas ao acaso e sem reposio da primeira antes de retirar a segunda, qual a probabilidade de a) as duas bolas serem verdes?; b) as duas bolas serem de cores diferentes? 15. Jogando-se um dado de seis faces e sabendo-se que ocorreu um nmero maior do que 2, qual a probabilidade de ser um nmero par? 16. (PUCC) Lana-se um par de dados no viciados. Se a soma nos dois dados 8, ento a probabilidade de ocorrer a face 5 em um deles : a) 17. Numa caixa existem 5 balas de hortel e trs balas de mel. Retirando-se sucessivamente e sem reposio duas dessas balas a probabilidade de que as duas sejam de hortel : a) 18. (MACK) A probabilidade de um casal ter um filho do sexo masculino 0,25. Ento a probabilidade de o casal ter dois filhos de sexo diferente : b) 19. (FATEC) De um grupo de 8 homens e 12 mulheres escolhemos ao acaso duas pessoas, uma aps a outra. Se p1 a probabilidade de a primeira ser mulher e a segunda homem, e p2 a probabilidade de as duas serem homens, ento verdade que : a) p1 = p2 b) p1 = p2 c) p1 = p2 d)p1+p2 > 0,40 e) p1 p2 < 0,10 20. (FUVEST) Uma urna contm 3 bolas: uma verde, uma azul e uma branca. Tira-se uma bola ao acaso, registra-se sua cor e coloca-se a bola de volta na urna. Repete-se essa experincia mais duas vezes. Qual a probabilidade de serem registradas trs cores distintas? 21. (UNI-RIO) - As probabilidades de trs jogadores marcarem um gol cobrando um pnalti so, respectivamente, e . Se cada um bater um nico pnalti, a probabilidade de todos errarem igual a: a) 3% b) 5% c) 17% d) 20% e) 25% 22. Sabendo-se que a probabilidade de que um animal adquira certa enfermidade no decurso de cada ms igual 30%, a probabilidade de que um animal sadio venha a contrair a doena s no terceiro ms igual a: a) 21% b) 49% c) 6,3% d) 14,7% e) 26% 23. (UEL) Em um viveiro h 12 canrios machos e 15 fmeas. A probabilidade de retirar-se aleatoriamente dois canrios desse viveiro e ambos serem do mesmo sexo :

24. (MACK) Numa caixa A temos um dado preto e outro branco e, numa caixa B dois dados brancos e um preto. Escolhida ao acaso uma caixa, se retirarmos dela, tambm ao acaso, um dado, ento a probabilidade de termos um dado branco com o nmero 2 :

25. Jogando-se um dado quatro vezes seguidas qual a probabilidade de obter-se o nmero 1: a) s nas duas primeiras? b) s na primeira e terceira jogadas? c) s duas vezes? 26. No lanamento de 4 moedas honestas a probabilidade de ocorrerem duas caras e duas coroas e:

27. (VUNESP) Sabe-se que de cada 5 pessoas de uma determinada comunidade uma portadora de um certo tipo de anemia. Se selecionarmos ao acaso 3 pessoas dessa comunidade, qual a probabilidade de que pelo menos uma delas seja portadora daquele tipo de anemia?

RESPOSTAS DOS EXERCCIOS


1. a) 12. a) 15. 24. D 26. D 27. C b) 16. B 25. c) 2. d) 17. C 3. C e) 4. E f) 18. B 5. A g) 6. C h) 19. C 7. A 13. A 20. 8. E 9. C 14. a) 21. B 22. D 23. A 10. B 11. E

( ) ( ) ( )

You might also like