You are on page 1of 18

Regimento Interno

REGIMENTO INTERNO
BIBILIOTECAS ESCOLARES / CENTROS DE RECURSOS EDUCATIVOS

ANOS LETIVOS 2011/2012 2012/2013

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 0

Regimento Interno

CAPTULO I Princpios e disposies gerais

Art. 1- Objeto e mbito

O presente regimento estabelece as regras de procedimento relativamente aos servios, materiais e atividades das Bibliotecas Escolares / Centros de Recursos Educativos (BE/CREs) do Agrupamento de Escolas de Aristides de Sousa Mendes na Pvoa de Santa Iria e dirigido a todos os seus utilizadores.

Art. 2- Definio 1 - As BE/CREs deste agrupamento so estruturas educativas que oferecem servios tcnico pedaggicos, gerem recursos educativos, integrando espaos fsicos (dotados de equipamentos/instalaes adequadas), recursos humanos (docentes e no docentes) e documentos (livro e no livro).

2 - Promovem o trabalho de pesquisa e produo documental em diferentes suportes e linguagens, facilitando a aquisio de competncias de informao, estimulando o prazer da leitura, promovendo a literacia e desenvolvendo hbitos de trabalho que conduzam autonomia e ao gosto pelo conhecimento tornando os alunos cidados informados, participantes e conscientes.

3 - um espao privilegiado da vivncia da comunidade escolar, pretendendo, por um lado, prestar um servio de apoio atividade letiva, e, por outro, promover o desenvolvimento autnomo da aprendizagem, de competncias e ocupao de tempos livres e de lazer. 4 - As BE/CREs do agrupamento articulam-se com redes de informao locais e fazem parte da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Encontram-se ao servio do Projeto Educativo e do Plano Anual de Atividades do agrupamento, estando ao dispor de todos os membros da comunidade escolar.

Art. 3 - Misso da Biblioteca Escolar 1 - As BE/CREs disponibilizam servios de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores crticos e utilizadores efetivos da informao em todos os suportes e meios de comunicao. As Bibliotecas Escolares articulam-se com as redes de informao e de bibliotecas de acordo com os princpios do Manifesto da Biblioteca Pblica da UNESCO.

2 - A equipa da biblioteca apoia a utilizao de livros e outras fontes de informao, desde obras de fico a obras de referncia, impressas ou eletrnicas, presenciais ou remotas. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e os materiais e metodologias de ensino.

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 1

Regimento Interno

3 - Est comprovado que quando os bibliotecrios e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem nveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resoluo de problemas e competncias no domnio das tecnologias de informao e comunicao.

4 - As Bibliotecas Escolares devem disponibilizar os seus servios de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, independentemente da idade, raa, sexo, religio, nacionalidade, lngua e estatuto profissional ou social. Aos utilizadores que, por qualquer razo, no possam utilizar os servios e materiais comuns da biblioteca, devem ser disponibilizados servios e materiais especficos.

Art. 4 - Objetivos da Biblioteca Escolar

1- A Biblioteca Escolar parte integrante do processo educativo.

2 - Os objetivos seguintes so essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competncias de informao, do ensino-aprendizagem e da cultura e correspondem a servios bsicos da Biblioteca Escolar: Apoiar e promover os objetivos educativos definidos de acordo com as finalidades e currculo da escola; Criar e manter nas crianas o hbito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilizao das bibliotecas ao longo da vida; Proporcionar oportunidades de utilizao e produo de informao que possibilitem a aquisio de conhecimentos, a compreenso, o desenvolvimento da imaginao e o lazer; Apoiar os alunos na aprendizagem e na prtica de competncias de avaliao e utilizao da informao, independentemente da natureza e do suporte, tendo em conta as formas de comunicao no seio da comunidade; Providenciar acesso aos recursos locais, regionais, nacionais e globais e s oportunidades que confrontem os alunos com ideias, experincias e opinies diversificadas; Organizar atividades que favoream a conscincia e a sensibilizao para as questes de ordem cultural e social; Trabalhar com alunos, professores, rgos de gesto e pais/E.E., de modo a cumprir a misso da escola; Defender a ideia de que a liberdade intelectual e o acesso informao so essenciais construo de uma cidadania efetiva e responsvel e participao na democracia; Promover a leitura, os recursos e servios da Biblioteca Escolar junto da comunidade escolar e fora dela.

3. A Biblioteca Escolar cumpre estas funes desenvolvendo polticas e servios, selecionando e adquirindo recursos, proporcionando acesso material e intelectual a fontes de informao apropriadas, disponibilizando equipamentos e dispondo de pessoal qualificado.

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 2

Regimento Interno

Art. 5 - Estratgias e Atividades de Dinamizao/Animao

1 - As Bibliotecas Escolares desenvolvero as seguintes estratgias/atividades de dinamizao e animao, com vista prossecuo dos seus Objetivos/Misso: Cooperao com os rgos pedaggicos de gesto intermdia do agrupamento; Parceria com os docentes responsveis pelas reas curriculares disciplinares e no disciplinares Articulao com os docentes responsveis pelos Apoios Educativos; Ligao ao Plano Tecnolgico da Educao (PTE) e a outros programas e projetos curriculares de ao, inovao pedaggica e formao existentes no agrupamento; Integrao no Plano de Ocupao Plena dos Tempos Escolares (OPTE); Colaborao com os docentes na concretizao das atividades curriculares desenvolvidas no seu espao ou tendo por base os seus recursos; Organizao de atividades de formao de utilizadores; Promoo do ensino em contexto de competncias de informao; Promoo das TIC e da Internet como ferramentas de acesso, produo e comunicao de informao e como recurso de aprendizagem; Organizao de atividades de promoo da leitura; Trabalho articulado com departamentos e docentes e com o exterior, no mbito da leitura; Apoio aquisio e desenvolvimento de mtodos de trabalho e de estudo autnomos; Dinamizao de atividades livres, de carter ldico e cultural; Apoio utilizao autnoma e voluntria, constituindo-se como um espao de lazer e livre fruio dos recursos; Disponibilizao de espaos, tempos e recursos para a iniciativa e interveno livre dos alunos; Envolvimento em projetos do agrupamento ou desenvolvidos em parceria, a nvel local ou mais amplo; Desenvolvimento de trabalho e servios colaborativos com outras escolas, agrupamentos e BEs; Participao com outras Escolas/Agrupamentos e, eventualmente, com outras entidades, em reunies da BM/SABE ou outro Grupo de Trabalho a nvel concelhio ou interconcelhio; Estmulo participao e mobilizao dos Pais/EEs em torno da promoo da leitura e do desenvolvimento de competncias das crianas e jovens que frequentam a escola; Abertura Comunidade; Resposta s necessidades da escola e dos utilizadores; Planeamento da coleo de acordo com a inventariao das necessidades curriculares e dos utilizadores; Adequao dos livros e de outros recursos de informao (no local e online) s necessidades curriculares e de informao dos utilizadores; Alargamento da coleo aos recursos digitais online; Incentivo ao uso da coleo pelos utilizadores; Organizao da informao e Informatizao da mesma.

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 3

Regimento Interno

Artigo 6 - Localizao das BE/CREs do Agrupamento O Agrupamento constitudo por trs BE/CREs, estando uma instalada na EB1 n1 da Pvoa de Santa Iria , outra na EB1/JI Pvoa de Santa Iria e a terceira na EB2,3 Aristides de Sousa Mendes, sendo esta a escola sede do agrupamento.

Artigo 7 - reas Funcionais das BE/CREs do Agrupamento

1- Cada BE/CRE integra as seguintes reas funcionais:

1.1 Zona de Atendimento a zona onde se procede a: - Emprstimos; - Esclarecimentos e encaminhamento de utilizadores; - Tratamento documental; - Organizao e difuso de informao em todos os suportes; - Impresso; digitalizao de documentos e fotocpias.

1.2 - Zona de Leitura Informal a zona em que se privilegia a leitura/consulta de peridicos.

1.3 - Zona de Documentao Impressa Zona privilegiada de consulta de documentao impressa e de produo de informao em suporte papel.

1.4 - Zona audiovisual Local reservado utilizao / consulta de audiovisuais.

1.5 - Zona de Informtica rea dotada de material informtico (computadores), que permite o acesso internet.

1.6 - Zona de Produo de Trabalhos Zona destinada produo de trabalhos individuais e/ou de grupo em suporte de papel e que tambm utilizada para aulas de apoio curricular.

1.7 - Zona de exposies Zona destinada exposio de trabalhos.

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 4

Regimento Interno

1.8 - A BE/ CRE da escola sede possui ainda um gabinete de apoio que partilha com a sala de estudo.

Artigo 8 - Horrio de Funcionamento 1 - O horrio de funcionamento das BE/CREs afixado, anualmente, no seu exterior, na porta de entrada e ainda, nos placares informativos das BE/CREs.

2 - O seu horrio definido pela Diretora, de acordo com a disponibilidade horria dos Professores Bibliotecrios (PBs) e dos elementos da equipa nomeada para exerccio de funes, devendo ir ao encontro das necessidades dos utilizadores. Este horrio deve ser elaborado de acordo com as recomendaes da RBE. 3 - As alteraes ao horrio de funcionamento das BE/CREs, excetuando situaes imprevistas, sero sempre anunciadas com 48 horas de antecedncia, mediante aviso escrito, afixado nos mesmos locais referidos anteriormente. 4 - A utilizao das BE/CREs do 1 ciclo nos dias em que a PB no est presente rege-se por regras prprias descriminadas no presente regimento (ver artigo 23, ponto 18 ; artigo 27,ponto 6; artigo 28, ponto 7).

5 - A BE da escola sede aps encerramento do servio ao pblico est interdita a qualquer entrada sem a autorizao da Direo.

CAPTULO II GESTO DOS RECURSOS HUMANOS

Artigo 9- Constituio da Equipa 1 - As BE/CREs do agrupamento so constitudas por uma equipa da qual fazem parte dois PBs (colocados no agrupamento ao abrigo da Portaria n.756/2009, de 14 de Julho, e respeitando as normativas consignadas na Portaria n. 558/2010, de 22 de Julho), professores colaboradores dos vrios ciclos de ensino e assistentes operacionais.

2 - Os professores colaboradores referidos em 1 que integram a equipa devem ser docentes dos diferentes departamentos curriculares existentes na escola; esta equipa nomeada pela Diretora do agrupamento e o perfil, formao e experincia dos seus membros devem corresponder s necessidades do espao e respeitar a legislao em vigor.

3 - A equipa coordenada por um PB com formao e/ou experincia na rea, sendo este designado pela Diretora, de acordo com as orientaes da Rede de Bibliotecas Escolares e da legislao em vigor. O PB Coordenador tem assento em Conselho Pedaggico.
Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes Pgina 5

Regimento Interno

Artigo 10- Funes e Competncias dos Professores Bibliotecrios 1 - Compete aos PBs desenvolverem as seguintes funes/competncias: Assegurar servio de biblioteca para todos os alunos do agrupamento; Promover a articulao das atividades das bibliotecas com os objetivos do projecto educativo e dos projectos curriculares de turma; Assegurar a gesto dos recursos humanos afetos s bibliotecas; Garantir a organizao do espao e assegurar a gesto funcional e pedaggica dos recursos materiais afetos biblioteca; Definir e operacionalizar uma poltica de gesto dos recursos de informao, promovendo a sua integrao nas prticas de professores e alunos; Apoiar as atividades curriculares e favorecer o desenvolvimento dos hbitos e competncias de leitura, da literacia da informao e das competncias digitais, trabalhando colaborativamente com todas as estruturas do agrupamento; Apoiar atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular includas no plano de atividades ou projeto educativo do agrupamento; Estabelecer redes de trabalho cooperativo, desenvolvendo projetos de parceria com entidades locais; Implementar processos de avaliao dos servios e elaborar um relatrio anual de auto-avaliao a remeter ao GRBE; Promover a efetiva articulao entre as bibliotecas do agrupamento, mediante a realizao de reunies peridicas, tendo em conta o intercmbio de atividades; Participar no desenvolvimento da rede concelhia de bibliotecas;

Artigo 11 - Funes e Competncias do Professor Bibliotecrio Coordenador

1- Compete ao PB Coordenador, tendo em considerao a Portaria n 756/2009, de 14 de Julho, e o Despacho n. 700/2009, de 9 de Janeiro, sem prejuzo de outras tarefas definidas no Regulamento Interno do Agrupamento, desenvolver as seguintes funes, para alm das consagradas no artigo 9: a) Representar as BEs do agrupamento no Conselho Pedaggico; b) Integrar a Equipa do Plano Tecnolgico da Educao (PTE).

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 6

Regimento Interno

Artigo 12 - Horrio dos Professores Bibliotecrios 1. Os PBs cumpriro 35h semanais, divididas pelos vrios dias da semana, em horrio a estipular pela Director(a) incluindo as horas para a componente lectiva e preparao da mesma.

2. As horas supra referidas sero distribudas pelas atividades inerentes s funes que lhe esto atribudas no presente Regimento, sendo necessrio prever perodos para preparao de atividades e participao em reunies de vria ordem, internas e externas ao agrupamento.

Artigo 13- Funes e Competncias dos Outros Professores da Equipa/Professores Colaboradores

1. So competncias dos professores da equipa e dos professores colaboradores designados pela Diretora: - Promover o trabalho em equipa, tendo em vista o cumprimento do Plano Anual Actividades (PAA); - Articular/melhorar a comunicao entre as BEs e os diferentes Departamentos Curriculares, de forma a rentabilizar os recursos destes espaos para que sejam utilizados pelos docentes, no mbito das atividades letivas; - Participar na promoo do livro e da leitura; - Participar na dinamizao das BE/CREs; - Prestar apoio e orientao aos utilizadores; - Promover o cumprimento das normas consignadas no Guia de Utilizador; - Contribuir para o bom funcionamento da BE/CRE e para a preservao do seu patrimnio; - Colaborar no processo de tratamento documental; - Executar outras tarefas a designar pelos PBs, desde que enquadradas no mbito do projeto educativo do agrupamento; - Elaborar, no final do ano letivo, um relatrio sntese da actividade desenvolvida na Biblioteca Escolar.

Artigo 14 - Funes e Competncias dos Assistentes Operacionais

1 - Apenas a BE/CRE da escola sede tem 2 assistentes operacionais.

2 - So competncias das Assistentes Operacionais designados pela Diretora: - Atender os utilizadores; - Controlar a leitura presencial, o emprstimo domicilirio e o emprstimo para sala de aula; - Colaborar no tratamento documental; - Manter a ordem e a disciplina cumprindo e fazendo cumprir o Regimento da BE/CRE e as normas constantes do Guia de Utilizador; - Identificar e descrever quaisquer situaes e anomalias que possam prejudicar o bom funcionamento da BE/CRE; - Proceder correta arrumao do acervo documental; - Executar, sob orientao do PB, as tarefas/atividades constantes do PAA das BE/CREs;

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 7

Regimento Interno

- Tratar da limpeza e arrumao do espao/equipamento (as BE/CREs no podem, em situao alguma, permanecer sem limpeza do seu espao num perodo superior a 8 dias); - Abrir o Livro de Ponto das BEs e proceder, quando for o caso, marcao de faltas ao pessoal docente afeto s BEs.

Artigo 15 - Reunies, Convocatrias e Atas 1 - A equipa educativa das BE/CREs rene-se, ordinariamente, no mnimo, uma vez por perodo letivo e, extraordinariamente, por deciso da Diretora ou quando tal for solicitado por dois teros dos elementos que a constituem.

2 - As convocatrias das reunies referidas no ponto anterior so emitidas pelo PB ou pela Diretora do Agrupamento/Coordenador de Estabelecimento, com uma antecedncia mnima de 48 horas.

3 - A convocatria e respetiva ordem de trabalhos afixada no local prprio de publicao, na sala de professores de cada unidade orgnica.

4 - Da convocatria deve constar, obrigatoriamente, as seguintes informaes: a data, hora, local, tipo de reunio, entidade que rene, ordem de trabalhos, destinatrios e visto da Diretora/Coordenador de Estabelecimento.

5 - De todas as reunies realizadas deve ser elaborada uma acta, em formulrio prprio, a qual deve estar em conformidade com a legislao em vigor.

6 - O secretrio destas reunies rotativo e deve redigir a ata num prazo mximo de cinco dias teis.

7 - As convocatrias das reunies e respectivas atas so entregues na Direo/Coordenao de Estabelecimento, devendo, tambm, o PB arquivar uma cpia desses documentos no dossi prprio. 8 - Os PBs do agrupamento renem-se informalmente uma vez por semana, numa das BE/CREs do agrupamento.

9 - Das reunies referidas no ponto anterior so elaborados(as) memorandos/minutas de atas, os(as) quais ficaro arquivados(as) em dossi prprio, que se encontra na BE/CRE da escola sede.

Artigo 16- Faltas a Reunies

1. A ausncia do docente da equipa educativa s reunies referidas no ponto 1 do art. 15, convocadas nos termos da lei, considerada falta a dois tempos letivos.

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 8

Regimento Interno

Artigo 17 - Livro de Ponto

1. Os professores colaboradores na BE/CRE devem registar a sua presena num livro de ponto, solicitado para esse efeito, e que se encontra na Zona de Acolhimento da BE/CRE.

2. Neste livro de ponto, devem ainda os docentes referidos no ponto anterior redigir um sumrio, assinalando o tipo de tarefa desenvolvida (com ou sem alunos).

CAPTULO III GESTO DOS UTILIZADORES E ACESSO INFORMAO Artigo 18 - Acesso aos documentos 1. Tm acesso s BE/CREs, a ttulo ordinrio, os membros do corpo docente, alunos, assistentes administrativos, assistentes operacionais, pais/encarregados de educao e outros elementos que colaboram com as atividades do agrupamento e da RBE. acesso s BE/CREs pessoas devidamente

2.

Podem

ainda

ter

autorizadas

pela

Direo

Agrupamento/Coordenao de Estabelecimento, com conhecimento dos PBs, designadamente ex-alunos e ex-professores. 3. Os alunos que frequentam as BE/CREs devem ser portadores do carto de aluno e apresent-lo, sempre que entram neste espao, quando solicitado pelo elemento da equipa educativa da Biblioteca Escolar.

4. A Biblioteca Escolar um lugar de visita, destinado pesquisa, leitura e consulta de documentos variados, pelo que no dever ser utilizada para outros fins que no estejam de acordo com os seus objetivos/misso e com o seu PAA. Artigo 19 Direitos do Utilizador

So direitos do utilizador da BE/CRE: 1 - Circular livremente em todo o espao pblico da biblioteca; 2 - Utilizar todos os servios de livre acesso colocados sua disposio; 3 - Retirar das estantes os documentos que pretendam consultar, ler, ouvir, visionar ou requisitar para emprstimo domicilirio; 4 - Ter prioridade, com o objetivo de estudo/realizao de trabalhos de pesquisa, no acesso aos meios informticos disponveis neste espao;

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 9

Regimento Interno

5 - Requisitar, para consulta domiciliria, todo o fundo documental destinado para o efeito e que esteja disponvel para esse fim, de acordo com o presente Regimento;

6 - Solicitar orientao na resoluo de trabalhos de pesquisa;

7- Requisitar, para consulta domiciliria, todo o fundo documental destinado para o efeito;

8 - Apresentar crticas, sugestes e propostas, relativamente ao funcionamento da Biblioteca/Centro de Recursos, atravs da caixa de sugestes colocada na zona de acolhimento e do email

biblioteca.asm@gmail.com

Artigo 20 - Deveres do Utilizador

So deveres do utilizador da Biblioteca/Centro de Recursos: 1 - Cumprir as normas estabelecidas para a utilizao da Biblioteca/Centro de Recursos; 2 - Manter em bom estado de conservao os documentos que lhe so facultados; 3 - Cumprir o prazo estipulado para a devoluo dos documentos requisitados para consulta/leitura domiciliria; 4 - Indemnizar a Biblioteca/Centro de Recursos pelos danos ou perdas que foram, comprovadamente, da sua responsabilidade; 5 - Contribuir para a manuteno de um bom ambiente nas vrias reas da Biblioteca/Centro de Recursos, no perturbando o bom funcionamento dos servios; 6 - Respeitar todas as pessoas e acatar as indicaes que forem transmitidas por qualquer elemento da equipa educativa, por outro Professor presente ou pelo Assistente Operacional; 7 - Guardar consigo pequenos valores, carteiras, dinheiro, telemvel, etc., visto que as BE/CREs no se responsabilizam pelo seu desaparecimento; 8 - No retirar etiquetas ou outras sinalticas colocadas nos documentos e/ou estantes disponveis no espao; 9 - Cumprir as normas estabelecidas neste Regimento; 10 - O incumprimento das normas estipuladas poder originar participao disciplinar e solicitao de abandono das instalaes, devendo o elemento da equipa educativa dar de imediato conhecimento da ocorrncia Direo / Coordenadao do Estabelecimento.

Artigo 21 - REGRAS DE CONDUTA NO CRE

1. A permanncia nas instalaes da BE/CRE, enquanto espao de trabalho e de pesquisa, obriga adoo de atitudes de civismo, de correo e de limpeza necessariamente conducentes ao respeito pelos utilizadores que a se encontram e pelos materiais existentes.

2. A Biblioteca Escolar, apesar de constituir um espao ldico e cultural de ocupao de tempos livres, no tem a funo de uma sala de convvio e/ou de jogos de fortuna e azar.
Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes Pgina 10

Regimento Interno

3. Qualquer atitude de desvio aos princpios enunciados nas duas alneas anteriores ser analisada em conformidade com as regras de atuao que constam do presente Regimento, podendo o utilizador ser convidado a abandonar as instalaes, em caso de se verificar comportamento perturbador.

4. Na BE/CRE proibido(a): 4.1. Fumar, comer, beber, falar em tom alto ou tomar quaisquer atitudes que ponham em causa o ambiente de silncio e disciplina exigido neste espao. Assim, todas as conversas devero ocorrer em tom de voz baixo, para no perturbar o silncio necessrio a quem estuda; a entrada no recinto deve tambm ser feita ordeiramente, sem correrias ou atropelos; 4.2. A utilizao de telemveis, pelo que estes tero de estar desligados durante o perodo de permanncia neste local ou no modo silencioso; 4.3. Deslocar mesas ou cadeiras para lugares diferentes daqueles onde estejam colocadas, sem autorizao de um dos elementos da equipa educativa de servio; 4.4. Abrir portas, janelas, armrios ou gavetas, sem a autorizao de um dos elementos da equipa educativa de servio; 4.5. Desrespeitar as normas de utilizao dos aparelhos de informtica e Internet constantes deste Regimento; 4.6. A circulao de animais ou de objetos molhados (guarda chuvas); 4.7. Permanecer na BE/CRE para fins que no se enquadrem no presente Regimento.

5. Os elementos da equipa educativa podem, a todo o momento, interpelar e proceder a aes de verificao, caso observem comportamentos que indiciem danos no material existente na biblioteca.

6. reservado o direito de impedir o acesso BE/CRE a qualquer utilizador cujo comportamento se tenha anteriormente revelado inadequado no local.

7. Por razes de segurana e funcionalidade dever ser observado o estipulado pela RBE, no que diz respeito lotao mxima das BE/CREs. Artigo 22 Regras de Leitura na Biblioteca

1 - Todos os utilizadores/leitores tm livre acesso s estantes.

2 - Podem ser lidos ou consultados todos os materiais/documentos a existentes.

3 - Para manter os fundos organizados, os utilizadores no devem colocar nas estantes os livros aps a consulta, devem deposit-los no local prprio. 4 - No permitido escrever, sublinhar, dobrar, rasgar ou utilizar qualquer outra forma de marcar folhas nas obras consultadas.
Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes Pgina 11

Regimento Interno

5 - Na BE/CRE permanecer sempre, de acordo com o seu horrio de funcionamento, um funcionrio de servio, ou docente, que procurar auxiliar, esclarecer e encaminhar o utilizador.

6 - Os interessados em fotocpias de documentos devem fazer o pedido na zona de Acolhimento, onde se processa o pagamento, de acordo com a tabela afixada no local. Contudo, caso se trate de um nmero considervel de fotocpias, o interessado deve dirigir-se reprografia da escola. ( s na escola sede)

Artigo 23 - Emprstimo Domicilirio

1 - Todos os utilizadores da BE/CRE tm acesso requisio de livros para leitura domiciliria, sendo que aos alunos exigido a apresentao do carto de estudante, sem o qual este servio no se poder efetuar.

2 - Todas as obras da BE/CRE podero ser requisitadas para leitura domiciliria, excetuando: Obras gerais, tais como, enciclopdias, dicionrios; Todos os documentos que no tenham sido catalogados; Obras raras ou consideradas de luxo; Obras nicas de elevada procura; Obras em mau estado de conservao; Obras que no momento integrem exposies bibliogrficas.

As obras discriminadas no ponto anterior esto devidamente assinaladas na rea superior da sua lombada com um crculo vermelho.

3 - As publicaes peridicas podem requisitar-se para consulta domiciliria, desde que no se trate do nmero mais recente. Caso haja uma necessidade extrema de consulta do ltimo nmero de uma publicao peridica, deve essa situao ser apresentada ao coordenador do CRE.

4 - A requisio de livros para leitura domiciliria faz-se mediante o preenchimento de impresso prprio, podendo o leitor requisitar apenas um livro por um perodo quinze dias, findo o qual a requisio poder ser renovada uma nica vez por um igual perodo de tempo, no caso de a obra no ter sido entretanto solicitada por outro leitor.

5 - Durante as interrupes letivas o emprstimo domicilirio efetua-se na mesma.

6 - O leitor responsvel pela reposio ou pagamento de novo exemplar dos livros no restitudos ou deteriorados devido a uso anormal, tal como: escrever nas margens das pginas e/ou folhas em branco, sublinhar frases, rasgar folhas, etc. No sero concedidos novos emprstimos ao leitor responsvel pelas situaes descritas, enquanto o CRE no for indemnizado dos prejuzos resultantes da no restituio ou da deteriorao dos livros emprestados.

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 12

Regimento Interno

7 - Em caso de extravio, ou dano irreparvel, o utilizador poder ser obrigado a repor um novo exemplar. Caso no seja possvel fica o utilizador obrigado a adquirir, para a BE/CRE, uma outra obra de interesse ou valor idntico, por indicao do coordenador da BE/CRE.

8 - A BE/CRE reserva-se o direito de recusar novo emprstimo domicilirio a utilizadores responsveis por posse prolongada e abusiva de publicaes, casos em que s podero ser requisitadas novas obras aps a devoluo das anteriormente requisitadas.

9 - O utilizador que sistematicamente entregue obras fora de prazo, ou revele uma evidente falta de cuidado no manuseamento das mesmas, pode ser penalizado com a suspenso temporria do direito de requisitar obras para leitura domiciliria.

10 - Se uma semana aps o fim do prazo concedido para a devoluo do livro, o utilizador se mantiver em falta, o coordenador da BE/CRE informar o docente da turma ou o responsvel hierrquico do utilizador, o qual envidar todos os esforos para resolver rapidamente a situao.

11 - Todas as obras requisitadas para leitura domiciliria devero ser entregues at ao dia quinze de Junho de cada ano letivo, data a partir da qual no permitido fazer requisies que impliquem a sada de livros da escola.

12 - Todo o material (equipamentos e documentos) da seco de audiovisuais s poder ser requisitado por elementos da comunidade educativa adultos.

13 - A requisio de documentos audiovisuais para leitura domiciliria faz-se mediante preenchimento de impresso prprio.

14 - No deve a equipa das bibliotecas ceder qualquer material sem que este esteja devidamente requisitado com a assinatura do requisitante, sob pena de serem corresponsabilizados por qualquer dano da resultante.

15 - Todo o material requisitado dever ser entregue logo aps o fim do tempo necessrio sua utilizao, o qual dever ser especificado na requisio.

16 - O requisitante responsvel pela conservao do material requisitado, at entrega do mesmo, a qual ser atestada por rubrica do elemento da equipa das bibliotecas a quem a entrega seja feita, na requisio previamente preenchida.

17 - Toda e qualquer anomalia ou desaparecimento detetados devero ser comunicados, o mais brevemente possvel, ao coordenador das bibliotecas e centros de recursos, o qual deve procurar envidar todos os esforos para uma rpida substituio ou reparao do material danificado ou desaparecido.

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 13

Regimento Interno

18 Nas Bes do 1 ciclo as requisies efetuadas na ausncia do PB devero obrigatoriamente ficarem registadas, em documento prprio, pelas assistentes operacionais incumbidas dessa funo.

Art. 24 - Emprstimo Interbibliotecas

1 - Est previsto o emprstimo temporrio do fundo documental entre as Bes e outras instituies.

2 - O emprstimo interbibliotecas obedece aos princpios do emprstimo para leitura domiciliria, exceto no que diz respeito ao prazo de devoluo, o qual pode ir at 30 dias, a contar da data de envio do documento para a biblioteca requisitante.

3 - Para efeitos de emprstimo interbibliotecas, a biblioteca requisitante responsvel pelos documentos recebidos.

4 - Qualquer envio ou devoluo via correio devem ser pagos pela biblioteca requisitante.

Artigo 25 Regras de Utilizao da Zona de Audiovisuais

1 - A seleo dos documentos audiovisuais feita pelos utilizadores atravs do acesso direto s capas ou por consulta no catlogo.

2 - Na Zona de Acolhimento, mediante a apresentao do carto da escola recebem uns auscultadores e a indicao para que posto de devem dirigir.

3 - Terminada a audio ou visionamento entregam na receo os auscultadores e recebem o Carto da Escola.

4 - Pode requisitar-se apenas um documento de cada vez. Depois de entregue poder ser requisitado outro.

5 - Sempre que houver utilizadores com necessidade de fazer trabalhos com recurso a equipamentos desta seco, estes tero prioridade.

6 - Caso se verifique perturbao do bom ambiente de trabalho e lazer do CRE por parte dos utilizadores desta seco, sero os mesmos inibidos de a utilizar.

Artigo 26 Regras de Utilizao da Zona de Informtica

1 - Os utilizadores podero requisitar, mediante marcao prvia, os equipamentos e documentos que existem nesta seco para utilizao no espao do CRE desde que tenham Carta de Navegador - que atesta as competncias mnimas para utilizar autonomamente os computadores e navegar na Internet. ( escola sede )
Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes Pgina 14

Regimento Interno

2 - S permitida a presena de um aluno por computador.

3 - Se pretender utilizar CDROM deve selecionar a caixa no expositor, dirigir-se receo para o receber.

4 - permitido utilizar os computadores ou navegar durante 45 minutos, excepto em casos especialmente autorizados e desde que no haja outras marcaes.

5 - Respeitar os procedimentos correctos para ligar/desligar o computador e em caso de qualquer dvida pedir ajuda a um dos responsveis presentes.

6 - No permitida a realizao de jogos sem carter pedaggico e/ou educativo.

7 - Os jogos referidos no ponto 6 s podem ser realizados nos dois computadores devidamente identificados e apenas durante 45m por semana.

8 - proibido aceder a sites com violncia ou pornografia.

9 - expressamente interdito os seguintes atos: - alterao das configuraes do software ou do computador; - introduo de passwords; - realizao de downloads. 10 - A utilizao dos canais de conversao Chatrooms - no permitida. -. Acesso Internet: O acesso Internet livre e gratuito; A utilizao da Internet levar em conta a pertinncia dos objetivos de cada utilizador, podendo ser utilizada para fins didticos e ldicos; As pesquisas para atividades escolares ou de natureza didtica tero prioridade em relao s de natureza ldica; No caso de vrios utilizadores pretenderem aceder Internet ao mesmo tempo, o responsvel presente ordenar os utilizadores por ordem de chegada e definir os tempos de utilizao dos computadores, para que todos possam efetuar as suas tarefas.

- No caso de ocorrer alguma anomalia, os utilizadores no devem tentar resolv-la, mas sim informar o funcionrio ou o docente. - Caso seja detetado algum problema no equipamento, resultante da m utilizao, ser chamado responsabilidade o utilizador que, comprovadamente, o causou. - O nmero de impresses efetuadas dever ser registado em impresso prprio. - A impresso de documentos a partir dos postos de informtica deve ser pedida na receo onde sero pagos de acordo com a tabela de preos afixada nesse local.
Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes Pgina 15

Regimento Interno

- O uso de computadores est vedado a alunos que tenham sido expulsos da sala de aula. 11 - O no cumprimento das regras acima definidas implica a suspenso da Carta de Navegador durante o perodo de tempo a determinar pelo PB / Direo Artigo 27 Utilizao de Documentos na Sala de Aula

1 - Os professores e os alunos podem proceder requisio de qualquer documento (livro ou no livro) ou de outro equipamento (ex. auscultadores, colunas) para utilizao em sala de aula, dirigindo-se Zona de Acolhimento.

2 - Os alunos devero deixar o carto da escola que lhes ser devolvido aps a devoluo dos documentos.

3 - Os documentos requisitados devero ser devolvidos pelo prprio no devendo exceder os 90 minutos. 4 - Podem ser pedidos Cestos Pedaggicos , conjunto de materiais disponveis sobre determinado assunto. Este servio deve ser solicitado com, pelo menos, 24h de antecedncia.

5 - Se a BE/CRE se encontrar encerrada no momento da devoluo do material requisitado, deve o docente/ aluno proceder sua entrega no dia til imediatamente a seguir, de preferncia no primeiro tempo da manh.

6 - Nas Bes do 1 ciclo as requisies de materiais/documentos efetuadas, na ausncia do PB, devero obrigatoriamente ficarem registadas, em documento prprio, pelas assistentes operacionais destacadas para essa funo.

Artigo 28- Utilizao do Espao / Atividades

1 - A utilizao do espao e respetivos materiais e equipamentos da BE/CRE livre por parte dos utilizadores mediante o preenchimento de requisio pelo docente.

2 - O impresso prprio para este tipo de requisio encontra-se na zona de atendimento da BE/CRE.

3 - O responsvel dever preencher a respetiva folha de registo de utilizao do espao/atividades, com dois dias de antecedncia para garantir a sua disponibilidade.

4 - Os docentes que pretendam requisitar parcialmente zonas da BE/CRE (ex. Zona Multimdia/Internet) para realizao de trabalhos de pesquisa com os seus alunos (estando ou no a acompanh-los neste espao) devem faz-lo, igualmente, com a antecedncia mnima de 48 horas e registar tal requisio em impresso prprio, conforme indicado no ponto anterior; devem ainda avisar os seus alunos para o fato de estes se fazerem acompanhar do material necessrio pesquisa (folhas, bloco de apontamentos, esferogrficas), pois a equipada BE/CRE no tem qualquer tipo de responsabilidade nesse domnio.
Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes Pgina 16

Regimento Interno

5 - Os possveis projetos de animao do espao da BE/CRE no devero nunca ocupar a totalidade dos tempos letivos.

6 - Sempre que ocorram atividades especficas com/para turmas, o professor titular de turma ter que acompanhar a mesma, salvo situaes em que as atividades impliquem a diviso da turma em grupos, num total mximo de 8 alunos. Nesta situao em que devero ser explicitadas as tarefas que os alunos iro desenvolver, atravs do preenchimento de um impresso prprio.

7 - Nas Bes do 1 ciclo a requisio do espao da BE efetuada na ausncia do PB dever obrigatoriamente ficar registada, em documento prprio, pelas assistentes operacionais destacadas para essa funo.

Disposies finais

Artigo 29 - Incumprimento do Regimento

1 - Os utilizadores que no cumpram com o estipulado neste Regimento, e tendo em considerao a gravidade da falta/ato, sero alvo das seguintes medidas educativas disciplinares: Advertncia oral; Convite a abandonar o local e participao da ocorrncia ao PB e ao respetivo Professor Titular de Turma/Diretor de Turma; Interdio de frequentar a BE/CRE durante um determinado perodo de tempo; Proibio permanente de entrar na BE/CRE.

Art. 30 - Omisses

1 - Sempre que se verifique incumprimento do presente Regimento ou ocorram situaes omissas, as mesmas sero analisadas e solucionadas pelos rgos competentes (equipa da BE/CRE, Direo do Agrupamento/Coordenao de Estabelecimento e Conselho Pedaggico)

Art. 31 - Aprovao e Reviso

1 - O presente Regimento entra em vigor no dia imediato ao da sua aprovao pelo Conselho Geral, ouvido o Conselho Pedaggico. 3 - O presente Regimento ser alvo de uma avaliao anual em funo da realidade e da utilizao dos espaos, materiais e equipamentos que pretende reger e poder ser revisto e alterado anualmente, sempre que assim se justifique, respeitando a legislao em vigor nesta matria.

Apresentado em Conselho Pedaggico de 26 de Outubro de 2011

Agrupamento de Escolas Aristides de Sousa Mendes

Pgina 17

You might also like