You are on page 1of 1

A corroso do conhecimento docente Sobre este tema, vrios tem sido os autores que pontuam o debate a respeito do con

hecimento docente na contemporaneidade, dentre estes, Andy Hargreaves ilustra d e forma bastante concreta (e de certo modo brilhante) o processo de corroso do co nhecimento docente, a partir de modificaes em suas condies de trabalho. Dentre esta s modificaoes, a que mais chama a ateno a modificao na utilizao/apropriao do temp te dos docentes. A respeito do tempo para as atividades realizadas pelos docent es e suas novas formas, Hargreaves afirma que o tempo se divide em quatro moment os de emprego da racionalidade: O tempo de grupo para a planificao em colaborao realizada depois das aulas (); o tempo aos pedaos para consultas rpidas a outros professores durante o dia de aulas; o t empo pessoal passado fora da escola, para leituras e para a planificao individual e para a freqncia de cursos; e o outro tempo de contato (o tempo de preparao program ada) (p. 108). A esse respeito, afirma ainda o autor que o uso do tempo estaria vinculado a uma dimenso de valorizao simblica dos usos diferenciados deste tempo, o que implica em afirmar que: Grande parte da luta pela garantia de maiores pores de tempo para a tividades fora de sala de aula () tem a ver com questes fundamentais relativas pa ridade e ao status no interior da profisso docente(p. 110). O estudo de Hargreave s acaba por induzir-nos a refletir sobre o modo como o tempo tem sido um fator d ecisivo nas modificaes do trabalho docente operadas na atualidade. A especializao d esmesurada do conhecimento acabaria por se exprimir em uma lgica de fracionamento do tempo, dividido em atividades administrativas muitas vezes desencontradas em relao atividade-fim da docncia. Mais um dos elementos de corroso do trabalho docente seria a intensificao de seu pr ocesso de trabalho. Sobre esta questo Hargreaves afirma que:

o seu trabalho se intensificou cada vez mais, esperando se que respondam a maiore s presses e se conformem com inovaes mltiplas em condies que so, na melhor das hiptes estveis, e na pior delas, deterioradas (P.132).

Esta intensificao afetaria substantivamente o trabalho docente, na medida em que m enos tempo se destinaria ao investimento consciente no estudo e reflexo acerca do s problemas decorrentes da situao de ensino-aprendizagem e das questes filosficas qu e subjazem prtica pedaggica. Outros so os efeitos da crescente e desordenada especializao do conhecimento (de um a forma geral) sobre o trabalho (e sobre o conhecimento) docente, dentre tais ef eitos, pode ser destacado o que Maurice Tardiff aponta como uma perda de status do conhecimento professoral, perda esta ocasionada pelo fato do trabalho docent e acabar por ser concebido como mais uma das mltiplas tarefas tcnicas desempenhada por profissionais diversos nas escolas e universidades. Como resultados deste processo, pode-se dizer que o conhecimento docente se erode, ou seja, questionado por um lado pela nova lgica da organizao burocrtico-administra tiva das escolas (cumprimento dos horrios rgidos e prazos escolares cada vez mais exguos) e universidades (mltiplas situaes de avaliao institucional externa e interna e tempos cada vez menores para o cumprimento de tarefas relativas produo acadmico-ci entfica), e, por outro lado, pela prpria imagem de desprestgio segundo a qual os do centes se representam (HARGREAVES, 1999) . Tal imagem depreciativa acabaria por fazer com que em muitos casos os professores acabassem por realizar um trabalho de aprofundamento conceitual em relao didtica e s tcnicas de ensino correlato autoepresentao negativa de seu conhecimento e de sua profisso. Acreditamos, portanto que por estas duas vias o conhecimento docente acaba por s er corrodo, e que tal corroso acaba por levar-nos concluso de que se faz necessria a retomada urgente do papel instrutivo das filosofias pedaggicas com nfase no desen volvimento da maestria do professor (como por exemplo a filosofia de Herbart), o que viria a servir como suporte para uma nova recomposio da forma, do valor e do contedo slido dos conhecimentos professorais, o que, insistimos, a base de toda a atividade docente.

You might also like