You are on page 1of 5

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAARI CURSO BACHARELADO EM DIREITO

A ESSENCIA DA CONSTITUIO FERDINAND LASSALE

Andr Luis Neri de Souza

Camaari 2012

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAARI CURSO BACHARELADO EM DIREITO

A ESSENCIA DA CONSTITUIO FERDINAND LASSALE

Andr Luis Neri de Souza


Fichamento Constituio do de livro A Essencia da

Ferdinand

Lassalle,

apresentado ao professor Marcelo Pinto, como requisito de avaliao do 1TED Trabalho Efetivo Discente da disciplina Direito Constitucional 2, 3 semestre.

Camaari 2012

A ESSNCIA DA CONSTITUIO

A primeira questo colocada por Ferdinand Lassalle : "O que uma Constituio?" Ela no deixa de ser uma lei, porm mais firme e imvel que uma lei ordinria, dando as diretrizes para o funcionamento desta. Em outras palavras, a lei fundamental de uma nao. Tal lei, entretanto, vigora por determinados motivos. Ela respeitada devido ao fato de haver uma coao geradora da noo de obrigatoriedade. Esta impulsionada pela ao dos fatores reais de poder.
Estas afirmaes do-nos critrios, notas explicativas para conhecer juridicamente uma Constituio; porm no esclarecem onde est o conceito de toda Constituio, isto , a essncia constitucional. No servem, pois, para orientar-nos se uma determinada Constituio , e por que, boa ou m, factvel ou irrealizvel, duradoura ou insustentvel, pois para isso seria necessrio que explicassem o conceito da Constituio. Primeiramente torna-se necessrio

sabermos qual a verdadeira essncia de uma Constituio, e, depois, poderemos saber se a Carta Constitucional determinada e concreta que estamos examinando se acomoda ou no s exigncias substantivas.

Nas palavras de Lassalle: "Os fatores reais do poder que atuam no seio de cada sociedade so essa fora ativa e eficaz que informa todas as leis e instituies jurdicas vigentes, determinando que no possam ser em substncia, a no ser tal como elas so". Isso quer dizer que os grupos sociais detentores de certo grau de poder no s determinam que seja implementada uma Constituio, como tambm fazem com que ela tenha ou no eficcia social. Deve ela estar, portanto, de acordo com as condies sociais e histricas presentes na poca de sua elaborao, sob pena de nem se quer transpor o plano terico. Inserido no contexto do sculo XIX, Lassalle destacou aqueles que seriam os fatores reais do poder.
Uma Constituio, para reger, necessita de aprovao legislativa, isto , tem que ser tambm lei. Todavia, no uma lei como as outras, uma simples lei: mais do que isso. Entre

os dois conceitos no existem somente afinidades; h tambm dessemelhanas. Estas fazem com que a Constituio seja mais do que simples lei e eu poderia demonstr-las com centenas de exemplos.

So eles a monarquia, detentora do comando do Exrcito e, por conseguinte, de uma fora capaz de impor regras; a aristocracia, parcela pequena da populao, mas proprietria de terras que, por ter influncia junto ao rei e Corte, pode garantir seus interesses; a grande burguesia, cuja influncia econmica e ideolgica poderia acarretar uma guerra civil, caso seus interesses fossem frontalmente contrariados; os banqueiros, dos quais o governo necessita para pedir emprstimos a fim de realizar obras e equilibrar recitas e despesas e perante os quais so assumidos compromissos; a pequena burguesia e a classe operria, que, embora tenham menor influncia, podem atuar em casos extremos impedindo a concretizao de leis extremamente danosas a si. Diante dos fatos, a concluso a que se chega a seguinte: "Juntam-se esses fatores reais do poder, os escrevemos em uma folha de papel e eles adquirem expresso escrita. A partir desse momento, incorporados a um papel, no so simples fatores reais do poder, mas sim verdadeiro direito instituies jurdicas. Quem atentar contra eles, atenta contra a lei e por conseguinte punido".(p.17-18) Obviamente, os interesses de cada grupo no aparecem de forma explcita na Constituio. Ela redigida de um modo que leva a crer que ela beneficiar igualmente a todos, mas rgos como o Senado e o Exrcito podero simplesmente ser usados para favorecer determinadas classes. Cabe destacar que "todos os pases possuem ou possuram sempre e em todos os momentos da sua histria uma Constituio real e verdadeira" (p. 27)
Os Fatores Reais do Poder Esta incgnita que estamos investigando apia-se, simplesmente, nos fatores reais do poder que regem uma determinada sociedade.Os fatores reais do poder que atuam no seio de cada sociedade so essa fora ativa e eficaz que informa todas as leis e instituies jurdicas vigentes, determinando que no possam ser, em substncia, a no ser tal como elas so.

Segundo esse pensamento, mesmo antes de haver uma codificao das leis, marca caracterstica da Idade Contempornea, as sociedades eram regidas por uma Constituio real e efetiva, que, em vrios aspectos, se equipara ao Direito consuetudinrio, baseado em precedentes. Essa situao poderia ter continuidade eterna, mas, em certo ponto, emanou dos fatores reais de poder a necessidade de estabelecer as instituies e princpios vigentes atravs de um documento. O principal motivo que levou ao surgimento dessa necessidade foi a ocorrncia de uma transformao. O meio pelo qual se deu essa transformao objeto de estudo de Lassalle. Ele fez uma anlise das Constituies ao longo da Histria. Na Idade Mdia, a nobreza ocupava lugar de destaque, detendo poder poltico e econmico. Desse modo, o prncipe ocupava o primeiro posto entre iguais, precisando da autorizao daquela para fazer qualquer alterao na ordem vigente. Com o passar do tempo, mudanas na populao urbana, independente da nobreza, fizeram-na perder prestgio, favorecendo o prncipe, que passou a concentrar em suas mos a fora efetiva (Absolutismo). Nesse contexto, a indstria e o comrcio tiveram um grande desenvolvimento, com um fortalecimento cada vez maior da burguesia. Chegou um momento em que esta passou a reivindicar poder poltico, processo que ocasionou uma nova transformao, modificando mais uma vez a ordem jurdica, o que leva formulao da seguinte idia: "Quando num pas irrompe e triunfa a revoluo, o direito privado continua valendo, mas as leis do direito pblico desmoronam e se torna preciso fazer outras novas". Lassalle, ento, cita como exemplo a Constituio de seu prprio pas, a Prssia. Em 1848, o povo realizou protestos, porm no obteve o xito esperado, porque, embora a nao tenha uma grande fora potencial, ela desorganizada, em contraponto ao Exrcito, o qual apresenta uma fora organizada. Apesar de ter sido redigida uma Constituio no ano citado, o que representou um sucesso momentneo, as condies reais no demoraram a subjugar e revogar o documento escrito. Sendo assim, caso a Constituio no se adapte situao real ou no for criada com base na mesma, ela estar, inevitavelmente, fadada ao fracasso.
LASSALLE. Ferdinand. A Essncia da Constituio. 9 Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juiris. 2010.

You might also like