You are on page 1of 2

Instrumentalizao do pedido de registro e o uso do sistema CandEx pelos partidos e coligaes

Para requerer o registro de seus candidatos junto Justia Eleitoral, os partidos e coligaes esto obrigados a utilizar o sistema CANDex - Mdulo Externo do Sistema de Candidaturas (Resoluo TSE n 23.373, art. 22). Assim, antes de formalmente apresentar o pedido de registro de candidatura ao Juiz Eleitoral, o partido ou coligao obrigatoriamente dever gerar no sistema CANDex um arquivo e grav-lo em uma mdia (CD, DVD etc); em seguida, devero ser impressos, no sistema CANDex, os formulrios DRAP Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidrios e RRC Requerimento de Registro de Candidatura. Os formulrios DRAP e RRC devem ser impressos assim que forem transportadas para o sistema CANDex as informaes referidas nos artigos 24 e 26 da Resoluo TSE n 23.373. RESOLUO TSE N 23.373
Art. 24. O formulrio Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidrios (DRAP) deve ser preenchido com as seguintes informaes: I nome e sigla do partido poltico; II na hiptese de coligao, seu nome e as siglas dos partidos polticos que a compem; III data da(s) conveno(es); IV cargos pleiteados; V na hiptese de coligao, nome de seu representante e de seus delegados; VI endereo completo e telefones, inclusive de fac-smile; VII lista dos nomes, nmeros e cargos pleiteados pelos candidatos; VIII valores mximos de gastos que o partido poltico far por cargo eletivo em cada eleio a que concorrer, observando-se que: a) no caso de coligao, cada partido poltico que a integra fixar o seu valor mximo de gastos (Lei n 9.504/97, art. 18, caput e 1); b) nas candidaturas de vices os valores mximos de gastos sero includos naqueles pertinentes s candidaturas dos titulares e sero informados pelo partido poltico a que estes forem filiados. Art. 26. O formulrio Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) conter as seguintes informaes: I autorizao do candidato (Cdigo Eleitoral, art. 94, 1, II; Lei n 9.504/97, art. 11, 1, II); II nmero de fac-smile no qual o candidato receber intimaes, notificaes e comunicados da Justia Eleitoral (Lei n 9.504/97, art. 96-A); III dados pessoais: ttulo de eleitor, nome completo, data de nascimento, unidade da Federao e Municpio de nascimento, nacionalidade, sexo, estado civil, ocupao, nmero da carteira de identidade com rgo expedidor e unidade da Federao, nmero de registro no Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) endereo completo e nmeros de telefone; IV dados do candidato: partido poltico, cargo pleiteado, nmero do candidato, nome para constar da urna eletrnica, se candidato reeleio, qual cargo eletivo ocupa e a quais eleies j concorreu.

Em suma, para requerer o registro de candidatura de seus candidatos, o partido ou coligao dever apresentar: 1) O formulrio DRAP Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidrios, devidamente assinado pelos legitimados a requerer o respectivo registro de candidatura, juntamente com a(s) cpia(s) da(s) ata(s) da(s) conveno(es) partidria(s) (Resoluo TSE n 23.373, arts. 24 e 25). 2) Os formulrios RRCs Requerimentos de Registro de Candidaturas dos candidatos indicados, devidamente assinados por estes e acompanhados da documentao necessria ao registro (Resoluo TSE n 23.373, arts. 26 e 27).

3) A mdia eletrnica (CD, DVD etc) com os dados gerados pelo CANDex

A Justia Eleitoral importar os dados gravados na mdia que foi entregue pelo partido ou coligao para o Sistema CAND Sistema de Candidatura Mdulo Interno. Para garantir que os dados consignados nos formulrios impressos coincidam perfeitamente com aqueles que esto gravados na mdia eletrnica entregue na Justia Eleitoral, o CANDex gera um cdigo de segurana nico para os respectivos formulrios. Se for feita alguma alterao dentro do CANDex aps a impresso dos formulrios, o referido sistema gerar novos formulrios com novo cdigo de segurana.

Alteraes no CANDex aps a impresso e assinatura dos formulrios devem ser evitadas, pois o referido sistema imprimir novos formulrios e gerar outro arquivo com um novo cdigo de segurana, surgindo a necessidade de recolher novas assinaturas dos pr-candidatos. Sugerimos que as alteraes de pequeno relevo (Ex: endereo do candidato, correo da grafia do nome etc.) sejam solicitadas, atravs de simples petio, prpria Justia Eleitoral, porquanto tal medida evitar que sejam impressos novos formulrios e que haja a necessidade de se colher novas assinaturas.
Conforme j destacado anteriormente, na hiptese de o partido poltico ou a coligao no requerer o registro de candidatura no prazo legal, o candidato escolhido em conveno poder faz-lo perante o Juiz Eleitoral, at as 48 horas seguintes publicao do edital contendo a lista de candidatos. Em tal hiptese, tambm ser obrigatrio o uso do CANDex e o pedido deve ser feito por meio do formulrio Requerimento de Registro de Candidatura Individual RRCI, com as informaes elencadas nos artigos 26 e a documentao prevista no artigo 27 da Resoluo TSE n 23.373. Na hiptese de requerimento individual de candidato (RRCI), se o partido poltico ou a coligao no tiver apresentado o formulrio Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidrios (DRAP), este(a) ser intimado(a) a faz-lo no prazo de 72 horas; apresentado o DRAP, formarse- o processo principal do respectivo partido/coligao (Resoluo TSE n 23.221, art. 22, pargrafo nico). O art. 23, 6, da Resoluo TSE n 23.373 estabelece que, com o requerimento de registro, o partido poltico ou a coligao fornecer, obrigatoriamente, o nmero de fac-smile no qual receber intimaes e comunicados e, no caso de coligao, dever indicar, ainda, o nome da pessoa designada para represent-la perante a Justia Eleitoral.

You might also like