You are on page 1of 10

Seminrio do 16 COLE Congresso de Leitura do Brasil UNICAMP

Tema: Estimulando todos os sentidos de 0 a 6 anos Prof Adriana Ap. Noronha Schiavo Prof Cristiane M. Escamilhas Rib

Campinas/ 2007

Adriana Aparecida Noronha Schiavo CEMEI Maria Ap. Vilela Gomes Jlio. Cristiane Mario Escamilhas Rib CEMEI Lions Club

ESTIMULANDO TODOS OS SENTIDOS DE 0 a 6 ANOS Ensinar e educar configura atender todas as crianas, independentemente de suas necessidades educativas, culturais e sociais, estimular todos os seus sentidos, principalmente, de zero a seis anos, desenvolvendo atividades e avaliaes de acordo com sua histria de vida, seu ritmo e seu desenvolvimento. A criana um ser ativo, que merece respeito no seu tempo de crescimento e desenvolvimento, seu corpo sua referncia e ele evolui com a estimulao e a explorao dos espaos internos e externos presentes em seu cotidiano. As atividades dirias, as brincadeiras, as falas e as experincias vivenciadas tambm so momentos que proporcionam a construo espontnea do aprendizado. Desde seu nascimento, a criana observa a reao das pessoas que esto envolvidas em seu cotidiano e, quanto mais ela participa de experincias afetivas, fsicas, perceptivas e sociais maior ser o enriquecimento e tambm o desenvolvimento da sua inteligncia. por meio dos primeiros cuidados que a criana percebe seu prprio corpo como separado do outro, organiza suas emoes e amplia seus conhecimentos sobre o mundo. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAO INFANTIL, 1998, p.15). Os estmulos, nos primeiros anos do desenvolvimento infantil, so decisivos e fundamentais para a formao de sua personalidade, pois h na sua vida adulta e profissional uma grande influncia cultural, social, econmica e psicolgica. Tambm sabemos da importncia deste trabalho, para fortalecer e desenvolver as outras fases do crescimento, e at proporcionar uma vida adulta com qualidade, equilbrio e de forma produtiva. Para compreender o crescimento, o desenvolvimento e a importncia dos estmulos na infncia, primeiramente, vamos entender as funes cerebrais, as quais se dividem em dois hemisfrios: o esquerdo, que est voltado rea da lgica, do raciocnio, do cognitivo e da fala, e o direito, que atende a rea do ldico, da imaginao, da criatividade e das sensaes e emoes. O crebro infantil j traz os neurnios de toda vida, permanece aberto, pronto para se desenvolver e serem preenchidos com estmulos, mas existem a poca e o momento especficos, para assimilar determinadas informaes. Estas fases do aprendizado so conhecidas como janelas de oportunidades, que chamamos de janelas abertas, que so chances de desenvolvimento na vida e nas atividades da criana. Foi s na dcada passada que os neurocientistas
descobriram que a muito de extraordinrio no que se passa no crebro do beb quando ele recebe um estmulo to simples quanto um carinho da me. Como resposta ao gesto, em segundos, milhares de neurnios se conectam. Essas conexes, as sinapses, podem durar para sempre ou desaparecer. Se muitas forem criadas e

fortalecidas no incio da vida, a criana ter mais chance de ser um adulto saudvel, com bom desempenho na escola, no trabalho e na vida afetiva. (FOLHA [Sinapse] 27/01/04, p. 8).

O amadurecimento do crebro ocorre com o desenvolvimento de cada janela de oportunidade, devendo-se ter em mente que cada fase do crescimento da criana apresenta suas caractersticas. A quantidade de estmulos deve respeitar o crescimento, o desenvolvimento, a capacidade, o interesse e as possibilidades da criana, usando como indicador sua faixa etria. Hoje, diante dos movimentos sociais e com a criao do Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, a escola um local onde se pratica a cidadania e a criana adquire sua prpria identidade, passando a pensar, agir, dar opinio, a construir o conhecimento e transformar a sociedade, tornando-se um cidado consciente e respeitado, adquirindo direitos semelhantes aos de um adulto.
Cada idade tem, em si mesma, a identidade prpria, que exige uma educao prpria, uma realizao prpria, enquanto idade e no enquanto preparo para outra idade. Cada fase da idade tem sua identidade prpria, suas finalidades prprias, tem que ser vivida na totalidade dela mesma e no submetida a futuras vivncias que muitas vezes no chegam. (ARROYO, 1994, p. 17-21)

Na fase de zero a seis anos de vida da criana, ela passa por diversas mudanas pontuais e importantes que estabelecem um direcionamento em sua personalidade, suas caractersticas estruturais, quanto s percepes do mundo e das pessoas do seu cotidiano, e seu desenvolvimento harmonioso. Assim sendo, importante um ambiente estimulador, onde a criana tenha oportunidades e possibilidades de ver, ouvir, sentir, explorar e desenvolver suas necessidades e habilidades, conhecer seus limites, e, desta maneira, formar sua personalidade. Ao nascer, a criana inicia sua interao com o ambiente familiar e com seu entorno, o que ter continuidade ao longo de sua vida. O desenvolvimento das interaes mediado sempre por um terceiro, em decorrncia da imaturidade da criana que se mantm dependente, por um longo perodo; pelo estmulo, pela referncia e pelo vnculo afetivo, onde todos os que participam sofrem mudanas e tm oportunidade para se desenvolverem. Todos os estmulos, NO so desenvolvidos separadamente; um trabalho integrado que necessita da interao: adulto/criana, criana/criana e criana/objeto, e com o seu meio ambiente, explorando, experimentando e ampliando os sentidos, as sensaes, os sentimentos e seu agir. Os estmulos provocam infinitas aes no crebro e no desenvolvimento infantil. De Fontaine diz: O homem no exclusivamente um ser motor ou vir a ser o homem no exclusivamente um ser psquico ou um querer fazer. O homem psicomotor, isto , sincronizao do ter, do ser, do querer, do poder, ser e fazer. (FONTAINE, 1980 apud BUENO, 1997, p. 84 e 85). Para compreender melhor cada estmulo, estes sero apresentados separadamente:

ESTMULOS AFETIVOS Esses estmulos esto relacionados com o emocional da criana, sua interao, seus sentimentos, desejos e ansiedades. Quando trabalhados, a criana tem maior facilidade na socializao com outras pessoas, ganhando maior segurana na hora de expressar seus sentimentos e medos. Alm disso, passa a compreender melhor os outros e o ambiente ao seu redor e, pouco a pouco, vai construindo sua bagagem de valores e tendo mais autonomia sobre seu corpo e atitudes. ESTMULOS FSICOS Esses estmulos envolvem a capacidade de movimentos, coordenao motora, lateralidade e o psicomotor, pois eles provocam aes como: o conhecimento do prprio corpo, seu desenvolvimento, seu ritmo, exercitando-o a fazer e facilitam sua relao no grupo. As atividades motoras vivenciadas pelas crianas, em suas brincadeiras, estimulam a criatividade, expresso da personalidade, devendo estar presentes no dia a dia e so representadas por toda e qualquer atividade corporal realizada em casa, na escola e nas brincadeiras. ESTMULOS COGNITIVOS Esses estmulos envolvem a aprendizagem, a ateno, a memria, a criatividade, a curiosidade, a linguagem, os pensamentos, a observao, a leitura, o raciocnio, entre outros fatores, os quais provocam aes como: o pensar, o exercitar a inteligncia, a reflexo, o senso crtico, o enriquecer as informaes, representar situaes vivenciadas, ter novas idias e recri-las. ESTMULOS SENSORIAIS Esses estmulos envolvem o auditivo, visual, olfativo, ttil e gustativo. Eles provocam aes que desenvolvem as sensaes, as sensibilidades internas e externas da criana. O trabalho integrado de todos esses estmulos e sua interao com o meio social tem como objetivo proporcionar os instrumentos necessrios criana para a formao da sua personalidade e a construo do conhecimento, que acabaro refletindo em sua adulta e profissional. Os primeiros anos da infncia so primordiais para que a criana esteja em um ambiente estimulador, prazeroso e ldico, com oportunidades para desenvolver seus sentidos e habilidades. Quanto mais ela participa das experincias fsicas, afetivas e sociais, maiores sero o enriquecimento e desenvolvimento de sua inteligncia. A criana quando estimulada se torna mais ativa, dinmica, criativa, emocionalmente equilibrada e saudvel, e passa a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar solues e a apresentar uma boa socializao.

Desta forma, nossa proposta pedaggica tambm est voltada para a criana conhecer seu eu, o outro e ela na prpria classe e escola, e assim, fortalecer o vnculo emocional, afetivo e a interao entre elas e os adultos que esto em seu entorno, estimulando-as em todos os sentidos atravs da rotina e das diversas atividades. Nossa prtica pedaggica no tem preocupao somente com o ler e o escrever amanh, mas com o ensinar e educar todos os nossos sentidos, o que nos proporciona condies de compartilhar algumas sugestes que achamos essenciais criana e realizamos, diariamente; em sala de aula. Celstin Freinet nos ensina que:
Cultivaremos antes de tudo esse desejo inato da criana de se comunicar com outras crianas, de fazer conhecer ao redor de si seus pensamentos, seus sentimentos, seus sonhos e suas esperanas. Assim, aprender a ler, a escrever, a se familiarizar com o essencial daquilo que chamamos de cultura ser para ela funo to natural quanto a de aprender a andar. (SANTOS, 2005)

As sugestes e/ou idias para a criana devem seguir uma rotina, atender as necessidades, serem interessantes e adequadas e/ou readaptadas a sua faixa etria. Assim sendo, citamos algumas atividades: O acolhimento na chegada sala de aula, imprescindvel, para trazer segurana criana. No obstante, interessante fazer uma mesma atividade todos os dias, neste momento, criando um hbito e um clima de ambiente que lhe permitam tomar conscincia de que existem, a partir de suas prprias sensaes, percepes e experincias cotidianas, a construo do conhecimento de si mesma e das aprendizagens. A rotina pode orientar as aes das crianas, assim como dos professores, possibilitando a antecipao das situaes que iro acontecer. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAO INFANTIL, 1998, p.73); O ldico uma forma de aprender, que se encontra relacionada a brinquedos, jogos ou brincadeiras, em que a criana mostra o seu jeito de ser, aprende regras, desenvolve seu social, sua inteligncia, sua coordenao, sua autoconfiana, seu emocional e o prazer e satisfao da realizao. Os objetos podem ser diversificados e em quantidade suficiente para chamar e manter a ateno, estimulando habilidades e dificuldades. Estes objetos podem ser: fantasias, bolas, bichinhos, corda, bacias com e sem gua, motoquinhas, chocalhos comprados ou feitos com garrafas descartveis, com objetos diferentes dentro, fantoches, revistas jornais livros, brinquedos de encaixe, com peas grandes, pega-pega, cobrinha com corda no cho, quebra-cabea, jogos de memria, esconde-esconde de objetos, pessoas ou de cobrir a cabea com fralda, maquiagem, piquenique, carrinhos bonecas panelinhas, imitaes, caretas no espelho e outras. De zero a seis anos, o brincar essencial, pois a fase em que a criana se entrega ao prazer de manipular e experimentar. Brincar significa aprender, se desenvolver, uma forma de relacionarmos com o mundo (DELIBERADOR apud PETIT e LOPES, 2003, p.74);

Objetos para olhar, tocar/sentir, escutar, cheirar e provar (sensao gustativa): (...) no se passa do mundo concreto para a representao mental seno por intermdio da ao corporal. A criana transforma em smbolos aquilo que pode explorar corporalmente: o que ela v, cheira, pega, chuta aquilo de que corre e assim por diante. (FREIRE, 1978); Passeios, parquinho e areia, para explorar, experimentar, visualizar e sentir o momento diferente entre casa e sala de aula; Brincar com a voz: imitar rudos, sons de animais, sons de carro, sons com a boca e lngua, entre outros; Ler e/ou contar histrias, cantar uma msica utilizando diversos recursos: sons, ritmo, dramatizao, gestos, objetos...; Solicitao criana para ajudar a guardar ou arrumar objetos junto com adulto, fazendo deste momento algo constante e natural, pois, a partir do momento em que adquirir este hbito, ela aprende que o cuidar e o conservar favorecem a autonomia, as regras e transforma o ato em algo prazeroso, como o de brincar; O dilogo deve ser proporcionado em qualquer idade, pois isto influncia no saber escutar, falar, reconhecer afetivamente todos do grupo e facilita, tambm, o desenvolvimento da criana e seu relacionamento com outras pessoas. Uma atividade na escola que favorece esta situao a Hora da Roda, visto que esta permite que todos tomem conscincia do grupo e do seu meio ambiente; esta pode ser realizada desde o berrio, com as crianas sentadas e os bebs no colo ou com apoio. Este um momento em que a criana observa, imita, reage, fala e se manifesta de diferentes formas e, de acordo com seu desenvolvimento. Alm disso, nesta hora que podemos dar bom dia/boa tarde, um abrao, um aperto de mo, cantar, contar histria, conversar sobre a rotina, elaborar juntas as regras etc.; Oferecer diversos materiais para incentivar, conhecer e explorar o novo e diferente, ampliar a forma de expresso e conhecimentos, isto , desenvolver o interesse, a curiosidade e a percepo de que pode agir provocar mudanas e produzir algo para ser visto: papis, pincis, tintas, lpis, giz de cera, massinha, cola, argila etc., tornando sua vivncia mais rica. Querer participar do desenvolvimento da criana refletir o espao que ela ocupa para adquirir o conhecimento e observar constantemente a produo dessa criana. (KISHIMOTO, 2001 apud SILVA, 2004, p.7); Reforar as conquistas, e elogiar, para que a criana continue fazendo e cada vez melhor, e compartilhar os limites e regras, para saber respeitar a si mesmo, ao outro e ao seu meio ambiente. A criana aprende, descobre e inventa, atravs da ao. Cabe ao adulto desafiar, encorajar, solicitar, provocar conflitos cognitivos para que ela busque suas hipteses e experincias. Ademais, deve-se proporcionar a socializao para que a criana construa seu pensamento, passando do referencial e dos interesses individuais para o social. Pensando dessa forma, observamos constantemente as produes das crianas, suas evolues e nos atemos com posturas que so importantes e que provocam aes educativas:

a) Respeitar as diferenas, pois so elas que permitem enriquecer nosso trabalho pedaggico com diferentes formas e momentos de aprendizagem; que facultam criana aprender a respeitar-se, o que nos mostra a necessidade de respeitar o outro como ele e que todos tm suas habilidades e qualidades; valorizar o que bom em cada um e tratar as dificuldades como superveis; b) Aceitar os erros como momentos para se aprender algo, como instrumentos para construo de novos conhecimentos, para saber trabalhar a criatividade, adaptao e a soluo das dificuldades ou problemas; c) Valorizar situaes de questionamento e de reflexo para termos novos caminhos de aprendizagem; d) Olhar a criana como um todo, nas diferentes situaes; observar sempre o que ela aprendeu, como, o que precisa aprender para melhorar; ter um olhar diferente para cada um; e) Valorizar os conhecimentos, as idias e as novas informaes que cada criana tem, respeitando sua histria de vida, sua cultura, seu meio social, favorecendo a ateno, a concentrao e o interesse dela; f) Ns somos como espelhos. Refletimos as vivncias, as emoes, as percepes e as representaes das crianas. Segundo a concepo de Clestin Freinet: A criana da mesma natureza do adulto. Ela como uma rvore que ainda no terminou o crescimento, mas que se alimenta, cresce, e se defende como uma rvore adulta. (FREINET apud SANTOS, 2005), pois ela um ser afetivo, inteligente e social como adulto; g) Educamos pelo que somos e pelo que fazemos. (Site: Portal da famlia) Conhecer as teorias e tcnicas necessrio, mas no suficiente, pois somos mediadores do conhecimento e lidamos com seres humanos. As teorias e tcnicas so as possibilidades e oportunidades que ns educadores temos para compartilhar e trabalhar coletivamente os conhecimentos e pensamentos, e transformar de forma recproca; h) Os melhores jogos de estimulao so as nossas aes, atitudes e idias; i) Estar sempre atento que estimular no s valorizar o LER e o ESCREVER. passar pela motricidade, pelas diferentes linguagens, pelas percepes, pelo social e pelo afetivo, os quais desenvolvem a fantasia, a criatividade, as formas de se expressar e, naturalmente, a escrita e a leitura, para formar uma criana com iniciativa, com criticidade e que saiba argumentar, e no meramente uma criana que s sabe reproduzir. No precisamos mudar a prtica pedaggica, mas ressignificar os nossos sentidos, pois educador e educando sempre esto ensinando e aprendendo. A aprendizagem um processo sem fim, em que se enriquecem os conhecimentos e as informaes, que levam as diferentes e diversas modificaes de comportamento, que envolvem a inteligncia, o corpo, a criatividade, o desejo e o emocional do ser humano. A Educao Infantil no pode apenas priorizar os cuidados bsicos da sade, alimentao, higiene e sono, nem ser um substituto da famlia, mas ampliar todos

estes itens, porque a criana rica em conhecimento, cultura, criatividade e est em constante desenvolvimento. Para ns educadores, ensinar sempre um desafio no qual nos comprometemos com uma prtica pedaggica centrada nos estmulos e no vnculo afetivo com a criana, tornando os momentos das atividades prazerosos e significativos. A princpio, damos nfase importncia do estmulo criana de zero a seis anos, o que no nos permite desprezar sua histria de vida, suas individualidades, suas dificuldades, nenhum estmulo, nenhuma fase que a criana tenha passado e passar, devendo ser respeitada e valorizada quanto ao seu crescimento e desenvolvimento que envolve o gentico, o hereditrio, o fsico e os processos de aprendizagem vivenciados. A oportunidade de a criana ser estimulada tem uma fase especfica ou momento no seu desenvolvimento e ela essencial de zero a seis anos, enquanto seu crebro ainda est cheio de janelas abertas, prontas para os conhecimentos e informaes. A falta dos estmulos ou estmulos inadequados, nesta fase, pode trazer prejuzos e perda de experincias e oportunidades. O trabalho integrado dos estmulos afetivos, fsicos, cognitivos e sensoriais, e a interao de todos com o meio social o que d os instrumentos necessrios criana para a formao da sua personalidade e para a construo do conhecimento; quando estimulada, a criana mais ativa; dinmica; realiza melhor as atividades propostas; mais segura; tem uma boa socializao; autnoma e tem personalidade. No podemos esquecer de que a essncia est na forma pela qual o estmulo oferecido. Este deve vir sempre acompanhado com o brincar, com o carinho, afeto e a cumplicidade. No precisamos de recursos sofisticados para desenvolver a criana como um todo, mas devemos investir no desenvolvimento da inteligncia, que a tornar, amanh, uma pessoa confiante, segura e feliz.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. MEC/SEF. Referencial curricular nacional para a educao infantil (RCNEI). Braslia, 1998. 1 v. ______ Referencial curricular nacional para a educao infantil (RCNEI). Braslia, 1998. 2 v. BRASIL. Mec/sef. Referencial curricular nacional para a educao infantil (RCNEI). Braslia, 1998. 1 v. FOLHA DE SO PAULO [Sinapse] 27/01/04, p. 8. KUHLMANN, Moyss. Infncia e Educao Infantil - uma abordagem histrica. Porto Alegre: Mediao, 1998. SNCHEZ, Pilar Arnaiz; MARTNEZ, Marta Rabadn; PEALVER, Iolanda Vives. A psicomotricidade na educao infantil: uma prtica preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003. SPENCE, J. C.; LEE, R. E.. Toward a comprehensive model of physical activity. Psychology Of Sport And Exercise, v. 4, p.7-24, 2003. WALLON, Henri. As origens do carter na criana. So Paulo: Difel, 1971. WEISS, Luise. Brinquedos & engenhocas: atividades ldicas com sucatas. So Paulo: Scipione, 1997. BUENO, J. M.. Psicomotricidade: teoria e prtica. So Paulo: Lovise, 1998. SILVA, Daniel Vieira da. Educao psicomotora. Curitiba:IESDE, 2004. KORCZAAK, Junusz. Como amar uma criana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. KISHIMOTO, Tizuko M.. O jogo e a educao infantil. So Paulo: Pioneira, 1991. FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeio: Paz e Terra, 1978. LEUX, I.. O brincar e a atividade criadora. So Paulo: Martins Fontes, 1980. ARROYO, Miguel F.. O significado da infncia. Criana, Braslia, n. 28, p.17-21, 1995. SOUZA, Mrcia Helena de; MARTINS, Maria Aurora M. (Org.). Psicologia do desenvolvimento. Curitiba: IESDE, 2003.

MIGUEL, Ana Silva B.. Cuidar e Educar: um novo olhar para a educao infantil. Bebedouro: FAFIBE, 2005. UM REGRAS CAMPOS LEO, Izabel. MOMENTO de ouro de para de uma estimular boa Disponvel Disponvel em: em: em: em: <www.portaldafamlia.org/artigos/artigo161a.shtml>. Acesso em: 5 nov. 2006. estimulao <www.potaldafamlia.org/artigos/artigo161a.shtml>. Acesso em: 5 nov. 2006. desenvolvimento Disponvel Disponvel <www.potaldafamlia.org/artigos/artigo161a.shtml>. Acesso em: 5 nov. 2006. Escola para brincar. <www.usp.br/espaoaberto/arquivo/2001/espao05fev/editoriais/capa.htm>. Acesso em: 11 dez. 2006. JANELAS de Oportunidades de Aprendizado Disponvel em: <www.educatica.net/curiosidades/curiosidades02.php>. Acesso em: 6 nov. 2006. SANTOS, Maria Lcia Dos. A vida na sala de aula Freinetiana. Disponvel em: <www.abdeppfreinet.com.br>. Acesso em: 11 dez. 2006.

10

You might also like