You are on page 1of 20

Atlas de Hansenase

Diltor Vladimir A. Opromolla Somei Ura

Bauru - 2002

ISBN 85-89141-01-2
Endereos para contatos:

Instituto Lauro de Souza Lima Rodovia Comandante Joo Ribeiro de Barros, km. 225-226 CEP: 17001-970 - BAURU - SP Fone: (14) 221-5900 e-mail: pesquisa@ilsl.br
biblioteca@ilsl.br

Ficha Catalogrfica elaborada na Fonte


Opromolla, Diltor Vladimir Araujo Opromolla Atlas de hansenase; por Diltor Vladimir Araujo Opromolla e Somei Ura Bauru: Instituto Lauro de Souza Lima, 2002. 80p. 1. Hansenase - atlas. 2. Atlas - hansenase. I. Titulo. B. Ura, Somei. 111. Instituto Lauro de Souza Lima

ISBN: 85-89141-01-2
NLM: WC335.17

Introduo ....................................................................... Classificao da Hansenase .................................................... Hansenase Indeterminada ...................................................... Diagnstico Diferencial na Hansenase Indeterminada . . . . Hansenase Tuberculide ...................................................... Leses Neurais Especificas da Hansenase Tuberculide . . .. Diagnstico Diferencial na Hansenase Tuberculide ........... Hansenase Tuberculide Nodular da Infncia ........................ Diagnstico Diferencial da Hansenase Tuberculide Nodular da Infncia .................................................... Hansenase Dimorfa ................................................................ Diagnstico Diferencial na Hansenase Dimorfa .................. Hansenase Virchoviana .......................................................... Leses Venosas ................................................................... Leses Oculares .................................................................. Leses Mucosas e de Semimucosas ...................................... Hansenase no Couro Cabeludo .............................................. Diagnstico Diferencial na Hansenase Virchoviana a) Leses em Pavilhes Auriculares ................................ b) Leses Cutneas Out ras ............................... c) Leses Mucosas ..........................................................

Reaes ................................................................. Reaes Tipo I ........................................................ Reaes Tipo I Ulceradas ............................................. Diagnstico Diferencial de Reao Tipo I .................... Reaes Tipo II ............................................................... a) Erilema Nodoso Hansnico .................................... b) Fenmeno de Lcio ......................................... Leses Neurolgicas na Hanseniase ...................................... Bibliografia ............................................................................. ndice de Assuntos ...............................................................

o Brasil, h poucos atlas sobre a hanseniase. H o atlas Diagnstico Diferencial Dermatolgico em Leprologia, de Fausto G. Castelo Branco, J. Ramos e Silva e Osmar Matos publicado em 1965; e o Atlas de Leprologia, de Orestes Diniz, Jos Mariano e Francisco Eduardo Rabello, em 1960. Entre os no-nacionais esto o "Atlas de la Lpre" de D. C. Danielsen e C. W. Boeck (1847), um estudo clinico; o "Die BlindenverhAltnisse bei der Lepra, de Lyder Borthen (1902); o" Atlas of Leprosy" de Kensuke Mitsuda (1952); e os Atlas da "Leonard Wood Memorial Eversley Child's Sanitarium Laboratory for Leprosy Research" edio de 1981, a edio revista em 1983, de R.S.Guinto, R. M. Abalos, Roland V.Cellona e T. T. Fajardo e o "A New Atlas of Leprosy", de A. Colin Mc Dougall e Yo Yuasa (2000), todos esses patrocinados pela Sasakawa Memorial Health Foundation. Esses ltimos so muito bons, as fotos so timas e a apresentao magnifica, mas os pacientes documentados so todos da Africa e Asia, com pele negra ou muito pigmentada. Seria muito importante que houvesse um Atlas que fosse constitudo por fotos de pessoas com pele clara, para se observar as nuances de colorao que ocorrem nas leses da hansenase que, na pele escura, so difceis de serem percebidas. Nos pacientes virchovianos, por exemplo, os hansenomas, e mesmo a infiltrao difusa, apresentam uma tonalidade ferruginosa bastante caracterstica e, quando esses casos sofrem reaes tipo eritema nodoso, os locais, onde os ndulos agudos se superpuseram As leses especificas, acabam adquirindo uma tonalidade violdcea ou ardsia. 0 tom ferruginoso est relacionado d presena de bacilos e til para diagnosticar aqueles casos dimorfos prximos ao plo virchoviano. Talvez seja por isso, que, quando se rotula um caso tuberculide ou dimorfo, em pele clara, como reacional, agudo, por apresentar leses eritematosas que diferem de maneira marcante dos casos de evoluo crnica, de cor, muitas vezes, acastanhada, os especialistas acostumados a ver hansenase, na maior parte das vezes, em pele muito pigmentada, no concordem com essa afirmao. A classificao aqui utilizada no nem a de Madri e nem a de Ridley e Joplin& Ela tambm se baseia em critrios clnicos, baciloscpicos, histopatolgicos, imunolgicos e evolutivos, mas considera que todas as formas clinicas so estveis, as reaes, ditas do tipo 1, representam manifestaes de hipersensibilidade A liberao de antgenos de bacilos que so mortos depois de terem voltado a se multiplicar e que a matriz de todos os casos a forma clinica indeterminada que pode ter durao efmera ou no. A classificao dos casos dimorfos, adotada nesse trabalho, utiliza uma nomenclatura semelhante A de Ridley e Jopling para denominar os casos perituberculides de Rabelo e Latapi (1960), dimorfos propriamente ditos e os perilepromatosos de Rotberg (60). Esse Atlas destina-se aos mdicos que lidam com pacientes portadores de hansenase e aos dermatologistas em geral. Seu objetivo procurar manter vivo o estudo clinico da hansenase.

Essa forma caracteriza-se por mculas hipocrmicas ou reas circulares de pele aparentemente normal, com distrbios de sensibilidade. Em crianas, pode-se valer das provas da histamina e da pilocarpina, para melhor evidenciar as alteraes neurolgicas. Na hansenase indeterminada, no h comprometimento de troncos nervosos e, portanto, no h ocorrncia de incapacidades e deformidades. Bacilos no so vistos nos esfregagos de rotina e, por isso, esses casos no so contagiantes. A bipsia cutnea revela um infiltrado histopatolgico inespecifico; podem ser visualizados linfcitos delimitando o ramsculo nervoso e, rarissimos ou nenhum, bacilos no seu interior. Reao de Mitsuda em geral negativa. Constituem a matriz de todas as formas clinicas. Podem ter ou no durao efmera.

Mculas hipocrmicas com limites pouco precisos na face interna do cotovelo e que apresentam alteraes da sensibilidade trmica, dolorosa e ttil, e hipoi-drose.

Mcula hipocrmica, com limites imprecisos na face e com alteraes da sensibilidade e da sudorese.

Mcula hipocrmica, com limites mais ou menos precisos, com distrbios de sensibilidade e da secreo sudorpara na regido dorsal.

Vitiligo: mculas acrmicas circundadas por ligeira hipercomia No h distrbio da sensibilidade

Esclerose tuberosa: macula hipocrmica, em forma de folha de figo. No h distrbio da sensibilidade.

Nevo acrmico: Mcula hipocrmica, sem alteraes

sensitivas.

Na hansenase tuberculide, o grau de resistncia ao bacilo grande. Essa forma caracteriza-se por mculas ou placas em pequeno nmero, forma e tamanho variados, bem delimitadas e de tom castanho, podendo ser cheias ou apresentando um bordo mais ou menos elevado e o centro plano e hipocrmico. H alteraes acentuadas de sensibilidade nas leses e pode haver acometimento de troncos nervos superficiais ou profundos, mas, geralmente, em pequeno nmero. H comprometimentos neurolgicos que so especficos para essa forma clinica. A baciloscopia negativa e a histopatologia revela granulomas tuberculides que, s vezes, tocam a epiderme, destroem filetes nervosos e os bacilos no so visveis, a no ser em cortes seriados. Reao de Mitsuda sempre positiva forte (7mm ou mais). Grande parte dos casos autolimitada, curando-se espontaneamente. Para o tratamento em massa da hansenase, os casos tuberculides e indeterminados so considerados como paucibacilares.

Placa ovalar bem delimitada, na qual o bordo constitudo de pdpulas agrupadas de tonalidade eritmato-acastanhada (pardacenta), com o centro plano, eritrnato-hipocrmico.

Placa figurada, bem delimitada, bordo papuloso pardacento e centro Hipocrmico com certo grau de atrofia. (Gentileza: Dr. Cssio Ghidella Rondonpolis/Iv1T)

Extensa placa eritmatoacastanhada, bem delimitada, no abdome, em que o bordo papuloso vai esmaecendo para o centro da leso que hipocrmico. H distrbio acentuado da sensibilidade.

Placa extensa, figurada, policclica, de bordos pouco elevados, constitudos de ppulas de tom pardacento-ardsia; centro plano e hipocrmico tomando parte do antebrao e brao; mais proximalmente, placa menor com as mesmas caractersticas. Distrbios de sensibilidade e de sudorese presentes.

Placas anulares eritematosas, bem delimitadas no pescoo, com o nervo grande auricular espessado, junto ao bordo de uma delas. Leso "em raquete".

Placa marrom-avermelhada, de forma circular, bem delimitada, junto ao cotovelo, da qual emerge uma leso linear e elevada, da cor da pele e que se estende ao longo da face posterior do brao, atingindo cerca de 10 cm de comprimento. Leso "em raquete".

Placa na face anterior do punho, contornos irregulares, bordos elevados, lisos de tonalidade eritmato-acastanhada, e centro mais plano, com aspecto atrfico cicatricial. A placa emite algumas projees na sua poro medial. Da poro mais distal da leso, emerge leso linear, da cor da pele, que se estende quase at a prega do cotovelo. 0 quadro o de uma leso tuberculide "em raquete", na qual um nervo espessado emerge de uma placa que sofreu uma ulcerao.

Grande ndulo junto epitrclea no trajeto do nervo ulnar - Necrose caseosa do nervo ("abscesso de nervo").

Extenso ndulo fusiforme ao longo do nervo ulnar. (intra-operatrio) Necrose caseosa do nervo ("abscesso de nervo").

Granuloma anular - Duas placas eritematosas, com acentuao do eritema na periferia e o centro mais claro; bordo ligeiramente mais saliente que a poro central; mais ou menos circulares; limites precisos, no dorso do p esquerdo. Sem alteraes da sensibilidade.

Sfilis terciria - Placa extensa, tomando o brao e antebrao esquerdo, contornos mais ou menos ovalares, limites precisos, eritematosa, corn bordos elevados de torn eritematoso mais acentuado e recoberto por escamas; centro mais claro, onde se notam algumas pdpulas eritrnatoescamosas esparsas. No h distrbios da sensibilidade.

Tinha do corpo - Placas bem delimitadas, circulares, eritematosas, com tonalidade mais acentuada na periferia que constituda por ppulas, vesculas e descarnao, e o centro plano e mais claro; sem alteraes sensitivas.

Na infncia, ocorrem as mesmas formas clinicas que no adulto, mas h uma forma que caracterstica das crianas na faixa etria de 2 a 4 anos que a hansenase tuberculide nodular da infncia . As leses so ppulas, pequenos tubrculos ou ndulos, nicos ou em pequeno nmero, de tonalidade marromavermelhada e sem leso aparente de nervo perifrico. No se encontram bacilos nos esfregaos de rotina e a histopatologia mostra um quadro histolgico tuberculide. A reao de Mitsuda positiva e os casos tm tendncia cura espontnea.

Leso ppulo-nodular, parda-cena na regido malar.

You might also like