You are on page 1of 4

EXERCCIOS DE BIOLOGIA

Gentica - 2 lei
PROF. EUDES MOREIRA

1. (Uece) Do cruzamento entre dois indivduos portadores do gentipo CcDd, a probabilidade de ocorrncia na F1 de indivduos com o mesmo gentipo dos pais, : a) zero b) 1/2 c) 1/4 d) 1/8 2. (Mackenzie) Sabendo-se que a miopia e o uso da mo esquerda so condicionados por genes recessivos, analise a genealogia a seguir e responda.

A probabilidade do casal 4 x 5 ter uma criana dibrida : a) 1/8 b) 3/16 c) 1/16 d) 1/4 e) 1/2 3. (Puccamp) Qual a probabilidade de um casal de duplo heterozigotos para dois pares de genes autossmicos com segregao independente vir a ter um descendente com apenas uma caracterstica dominante? a) 15/16 b) 9/16 c) 6/16

d) 3/16 e) 1/16 TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Na(s) questo(es) a seguir, escreva no espao apropriado a soma dos itens corretos.

4. (Ufpr) Imagine uma espcie animal na qual um gene A determina a formao do olho e seu alelo recessivo determina a ausncia de olhos. Um outro gene B dominante determina a pigmentao clara do olho, enquanto seu alelo recessivo determina a cor escura. Sabe-se que o gene A est em um cromossomo e B em outro. Feito um cruzamento entre dois indivduos duplamente heterozigticos, correto afirmar que: 01) 9/16 dos descendentes desse cruzamento tero olhos normais e com pigmentao escura. 02) 3/16 dos descendentes desse cruzamento tero olhos normais e com pigmentao clara. 04) 4/16 dos descendentes nascero sem olhos. 08) Estes problemas envolvem a Segunda Lei de Mendel, ou seja, "Lei da Segregao Independente dos Caracteres". 14 5. (Fuvest-gv) Em ervilha, o gene que determina a forma lisa da vagem (C) dominante sobre o gene que determina vagens com constries (c). O gene que determina plantas de altura normal (H) dominante sobre o gene que determina plantas ans (h). Cruzando-se plantas CCHH com plantas CcHh, espera-se obter na descendncia: a) 50% de plantas ans com vagens lisas e 50% de plantas de altura normal com vagens com constries. b) 100% de plantas ans com vagens com constries. c) 100% de plantas de altura normal com vagens com constries. d) 100% de plantas ans com vagens lisas. e) 100% de plantas de altura normal com vagens lisas. 6. (Fuvest) Do casamento entre uma mulher albina com cabelos crespos e um homem normal com cabelos crespos, cuja me albina, nasceram duas crianas, uma com cabelos crespos e outra com cabelos lisos. A probabilidade de que uma terceira criana seja albina com cabelos crespos : a) 75% b) 50% c) 37,5% d) 25% e) 12,5% 7) (ACAFE-SC) De acordo com as leis de Mendel, indivduos com gentipo: a) AaBb produzem gametas A, B, a e b. b) AaBB produzem gametas AB e aB. c) Aa produzem gametas AA, Aa e aa.

d) AA produzem gametas AA. e) AABB produzem dois tipos de gametas. 8) (UFPA) Na Drosophila melanogaster, a cor do corpo bano produzida por um gene recessivo (e) e o corpo de cor cinza, pelo seu alelo (E). A asa vestigial produzida por um gene recessivo (v) e o tamanho normal da asa determinado pelo seu alelo (V). Se moscas dibridas so cruzadas entre si e produzem 256 indivduos, quantas moscas desta prognie apresentaro o mesmo gentipo dos pais? a) 144 b) 128 c) 64 d) 8 e) 16 9) (FEI-SP) Em Drosophila melanogaster, asa vestigial (curta) e corpo bano (preto) so caractersticas determinadas por dois pares de gens recessivos v e e, respectivamente. Asa longa e corpo cinzento so caractersticas determinadas pelos gens dominantes V e F. Do cruzamento entre parentais surgiu, em F1, 25% de indivduos de asa longa e corpo cinzento. O gentipo provvel dos pais ser: a) VvEe X VvEe b) VVEE X vvee c) vvee X vvee d) VvEe X vvee e) VvEe X VVEE

10) (FUVEST-SP) Em Drosophila melanogaster os alelos recessivos dumpy e ebony esto em cromossomos no homlogos. Do cruzamento entre indivduos duplamente heterozigotos, a proporo de indivduos que apresentam ao mesmo tempo os fentipos dumpy e ebony : a) 1/2. b) 1/4. c) 1/8. d) 1/16. e) 1/32.

You might also like