You are on page 1of 8

O estudo do produto cartesiano serviu de base para aprendermos sobre as relaes.

Estas agora so o alicerce para o estudo das funes, por isto, para que voc assimile melhor este conceito, importante que voc revise os tpicos sobre produto cartesiano e relaes. As funes nada mais so que um tipo particular de relao que possuem uma propriedade especfica.

Para

iniciarmos

estudo

das

funes

vamos

comear

analisando

relao

, cujo diagrama de flechas pode ser visto ao lado: Observe que todos os elementos do conjunto A possuem uma flecha em direo a um nico elemento do conjunto B. Em outras palavras, no h no conjunto A qualquer elemento que no esteja associado a um elemento do conjunto B e os elementos de A esto associados a apenas um elemento de B. Por possuir tal propriedade, dizemos que esta relao uma funo f de A em B representada por:

Domnio da Funo
Ao conjunto A damos o nome de domnio da funo. O domnio o conjunto de partida. Ele composto de todos os elementos do conjunto de partida. Neste nosso exemplo o domnio da funo f representado por D(f) = { -3, 0, 3 }, ou seja, o domnio desta funo contm todos os elementos do conjunto A. Como supracitado, para que tenhamos uma funo, todos os elementos do domnio devem estar associados a um e somente um dos elementos de B.

Contradomnio da Funo
Ao conjunto B damos o nome de contradomnio da funo. O contradomnio o conjunto de chegada. Ele composto de todos os elementos do conjunto de chegada.

Em nosso exemplo o contradomnio da funo f representado por CD(f) = { 0, 9, 18 }, isto , o contradomnio desta funo contm todos os elementos do conjunto B. Segundo o conceito de funo no necessrio que todos os elementos de B estejam relacionados aos elementos do domnio. Note que no conjunto B o elemento 18 no recebe nenhuma flecha, isto , no est relacionado a qualquer elemento de A. Uma outra coisa que deve ser observada que em uma funo os elementos do contradomnio podem receber mais de uma flechada, se associando, portanto, a mais de um elemento do domnio. Como exemplo temos o elemento 9 que est associado aos elementos do domnio -3 e 3.

Imagem da Funo
A imagem da funo dependendo do caso o prprio contradomnio, ou ento um subconjunto seu. Os elementos do conjunto imagem so todos os elementos do contradomnio que esto associados a algum elemento do domnio. No exemplo que estamos utilizando o conjunto imagem representado por Im(f) = { 0, 9 }, pois 0 e 9 so todos os elementos do CD(f) que esto associados a algum elemento do D(f). Em resumo para a funo de exemplo temos: Domnio da Funo: D(f) = { -3, 0, 3 } Contradomnio da Funo: CD(f) = { 0, 9, 18 } Conjunto Imagem da Funo: Im(f) = { 0, 9 } Nesta funo exemplo o conjunto imagem um subconjunto do contradomnio, pois o elemento 18 de B no est contido no conjunto imagem, por no estar associado a nenhum elemento do domnio.

Definio de uma Funo


Esta funo f de A em B, , definida como:

Ou ainda como:

Veja tambm que representamos f(x) ou y em funo de x. A varivel f(x) ou y chamada de varivel dependente, pois depende de x, j a varivel x chamada de varivel independente, pois independentemente de y, pode representar qualquer elemento do domnio. A definio da funo leva em conta tanto o domnio quanto do contradomnio, relacionando-os. O conjunto imagem Im(f), depende no s da regra de associao, no caso f(x) = x2, como tambm do D(f) e do CD(f).

Omisso do Domnio e do Contradomnio na Definio de uma Funo


provvel que em muitos livros e em outros sites voc tenha encontrado a definio de muitas funes, nas quais no foram feitas menes nem ao contradomnio, nem ao contradomnio das mesmas. que nestes casos se assume que o contradomnio seja o conjunto dos nmeros reais, . Mas qual ser o domnio? Isto depende da regra de associao em si, por isto vamos tomar como exemplo a seguinte funo:

O contradomnio :

O domnio o prprio conjunto dos nmeros reais, desconsiderando-se os elementos para os quais no seja um nmero real.

Como sabemos no existe um quociente real resultante da diviso por zero. Em outras palavras, se x = 0, isto , se o domnio considerar o elemento 0, no existir um elemento no contradomnio que possa ser associado a x, elemento este que deve pertencer a Im(f). Pela definio de funo todo elemento do domnio deve possuir uma imagem. Ento devemos desconsiderar o nmero 0 e mais nenhum outro, pois a diviso de 1 por qualquer outro nmero real produz um quociente real. O domnio desta funo pode ento ser definido por:

Ou ainda pelo conjunto dos nmeros reais desconsiderando-se o zero:

Logo a definio desta funo poderia ser:

No caso da funo e no caso da funo abaixo?

muito fcil de se identificar que x no pode ser igual a 0, mas

Bom, neste caso pelo mesmo motivo da funo anterior o denominador da frao no pode ser igual a zero, alm disto o radicando no denominador no pode ser negativo, pois no

existe raiz quadrada real de nmero negativo, ento conclumos que 5x - 5 deve ser maior que zero. Ento temos:

Isolando x no primeiro membro:

Portanto x deve ser maior que 1, pois se x for igual 1 teremos uma diviso por zero e se x for menor que 1 teremos um radical negativo. Podemos ento definir o domnio desta funo por:

Desta forma podemos ento definir assim esta funo:

No h como negar que uma forma bem mais simples de se definir esta funo, por isto que os livros costumam fazer assim.

Exemplos de Relao que no Funo

Observe o diagrama de flechas ao lado: Ele no representa uma funo de A em B, pois o elemento 2 do conjunto A possui duas imagens, -8 e 8, o que contraria o conceito de funo. Se apenas 8 ou -8 recebessem um flechada de 2, a sim teramos uma funo.

Agora vejamos este outro diagrama de flechas a seguir:

Veja que no h nenhum elemento do domnio que fleche mais de um elemento do contradomnio, mas ainda assim no estamos diante de uma funo. Por qu? Simplesmente porque o elemento 5 do conjunto A no possui uma imagem em B.

Observe agora o seguinte grfico no plano cartesiano: Ele representa ou no uma funo? Como sabemos, em uma funo cada elemento x do domnio deve estar relacionado a um nico elemento y do contradomnio, ou seja, deve possuir uma nica imagem. Note porm que neste grfico os pontos (5, 1) e (5, 4), possuem a mesma abscissa, o que significa dizer que o elemento 5 do domnio possui duas imagens, ele flecha tanto o elemento 1, quanto o elemento 4 do contradomnio, portanto tal grfico no representa uma funo. Em resumo, levando-se em conta o domnio e o contradomnio da relao, se no grfico for possvel traar uma reta paralela ao eixo das ordenadas que passe por mais de um ponto do grfico, ou ainda que no passe por nenhum dos seus pontos, ento estaremos diante de um grfico que no representa uma funo.

Zeros ou Razes de uma Funo

Olhe o grfico da funo ao lado e perceba que alguns dos seus pontos esto localizados sobre o eixo das abscissas.

A abscissa de cada um destes pontos denominada zero da funo ou raiz da funo. Todo elemento do domnio da funo que tem como imagem o elemento 0, uma raiz da funo. Os elementos do domnio que anulam a funo so as suas razes, isto significa dizer que dependendo da funo, ela pode no possuir razes reais, pois pode no existir no seu domnio nenhum elemento que a anule e sendo assim o seu grfico nunca intercepta o eixo x, assim como tambm pode possuir infinitas razes reais, pois o seu grfico intercepta o eixo x infinitas vezes, j que podem existir infinitos elementos do seu domnio que tornem a funo nula.

Aqui no Matemtica Didtica j tratamos os temas potenciao ou exponenciao e radiciao, como estes so assuntos que tm relao com a funo exponencial, aconselhvel que voc faa uma breve reviso destes temas, caso no esteja bem familiarizado com eles. Funo exponencial toda funo . Neste tipo de funo como podemos observar em , a varivel independente x est no expoente, da a razo da sua denominao. importante tambm observar que a base a um valor real constante, isto , um nmero real. Note que temos algumas restries, visto que temos Se e . , definida por com e

teramos uma funo constante e no exponencial, pois 1 elevado a qualquer x equivaleria a que uma funo

real sempre resultaria em 1. Neste caso constante. E para , por que tal restrio?

Ao estudarmos a potenciao vimos que 00 indeterminado, ento indeterminado quando . No caso de

seria

no devemos nos esquecer de que no existe a raiz real de um e o

radicando negativo e ndice par, portanto se tivermos, por exemplo, valor de no ser um nmero real, pois teremos:

E como sabemos

Representao da Funo Exponencial no Plano Cartesiano


Para representarmos graficamente uma funo exponencial, podemos faz-lo da mesma forma que fizemos com a funo quadrtica, ou seja, arbitrarmos alguns valores para x,

montarmos uma tabela com os respectivos valores de f(x), localizarmos os pontos no plano cartesiano e traarmos a curva do grfico. Para a representao grfica da funo -6, -3, -1, 0, 1 e 2. Montando a tabela temos: arbitraremos os seguinte valores para x:

x -6 -3 -1 0 1 2

y = 1,8x y = 1,8-6 = 0.03 y = 1,8-3 = 0.17 y = 1,8-1 = 0.56 y = 1,80 = 1 y = 1,81 = 1.8 y = 1,82 = 3.24

Ao lado temos o grfico desta funo exponencial, onde localizamos cada um dos pontos obtidos da tabela e os interligamos atravs da curva da funo:

Funo Crescente e Decrescente


Assim como no caso das funes afim, as funes exponenciais tambm podem ser classificadas como funo crescente ou funo decrescente. Isto se dar em funo da base a ser maior ou menor que 1. Lembre-se que segundo a definio da funo exponencial . , definida por , temos que e

Funo Exponencial Crescente

Se

temos uma funo exponencial crescente, qualquer que seja o valor real de x.

No grfico da funo ao lado podemos observar que medida que x aumenta, tambm aumenta f(x) ou y. Graficamente vemos que a curva da funo crescente.

Funo Exponencial Decrescente

Se funo.

temos uma funo exponencial decrescente em todo o domnio da

Neste outro grfico podemos observar que medida que x aumenta, y diminui. Graficamente observamos que a curva da funo decrescente. Note tambm que independentemente de a funo ser crescente ou decrescente, o grfico da funo sempre cruza o eixo das ordenadas no ponto (0, 1), alm de nunca cruzar o eixo das abscissas.

You might also like