You are on page 1of 5

Angiologia

Alexandre Bussinger Lopes 2011.2 Medicina UNIRIO E.M.C. Vasos: estruturas tubulares, cilndricas, ocas que contm em seu interior secrees denominadas humores. A angiologia a parte da anatomia que estuda os aspectos gerais sobre os vasos encontrados no corpo humano. Tipos de Humores Linfa (acelular - 15% do peso corpreo) Possui todos os componentes do Plasma

Vasos Linfticos: so classificados quanto ao calibre em capilares, vasos, troncos e ductos linfticos. Alguns poucos rgos no possuem sistema linftico: encfalo, medula espinal e placenta.

Territrio de drenagem dos ductos: Ducto Linftico Direito: quadrante superior direito do corpo (lado direito da cabea, pescoo, trax e membro superior direito); Ducto Torcico: todo o restante do corpo exceo da rea acima descrita.

Principais funes dos vasos linfticos: - Drenagem do lquido tecidual; - Absoro e transporte de gordura; - Formao de mecanismo de defesa para o corpo. Elementos Figurados: Hemcias, Leuccitos e Plaquetas (produzidos na Medula ssea Rubra do esterno, costelas, vrtebras, ilaco..) Sangue Parte Lquida: Plasma

Vasos sanguneos Vasos pblicos: vasos que desempenham num rgo funo que beneficia o restante do corpo (vasos pulmonares e veia porta). Vasos privados: sua funo est relacionada ao rgo para o qual se dirige. Estrutura da Parede (Tnicas interna, mdia e externa)

Tnica interna ou ntima - endotlio; tnica mdia - fibras elsticas e musculares e tnica externa ou adventista - tecido colgeno.
Aneurisma: herniao das tnicas interna e mdia por orifcio (m-formao congnita) na tnica externa dos vasos.

Artrias Vasos que possuem fluxo centrfugo classificam-se quanto ao calibre em artrias de grande, mdio e pequeno calibre. As artrias de grande calibre (tambm denominadas de artrias elsticas) caracterizam-se por apresentarem predomnio de fibras elsticas na tnica mdia e por estarem acompanhadas por uma veia (que tambm ser considerada como de grande calibre). As artrias de mdio calibre (tambm denominadas de artrias musculares) caracterizam-se por apresentarem predomnio de fibras musculares na tnica mdia e por estarem acompanhadas por duas ou trs veias (que sero consideradas como de mdio calibre). As artrias de pequeno calibre (arterolas) apresentam tnica mdia pouco desenvolvida, so vasos microscpicos que antecedem as redes capilares.

Ramos: Colaterais: so assim considerados ramos que formam um ngulo agudo (<90) com a artria que as originou; Recorrentes: so assim considerados ramos que formam um ngulo obtuso (> 90) com a artria que as originou; Terminais: so assim considerados os ramos que se originam de uma artria que aps a sua emisso deixa de existir.

Obs.: No confundir ramos terminais com artria terminal que vem a ser a nica artria responsvel pela irrigao de uma regio do corpo. Ex: a artria central da retina a nica artria a irrigar a retina, ou seja, a sua artria terminal. Capilares So os vasos aonde ocorrem as trocas teciduais. Classificam-se como contnuos, fenestrados, sinusides e preferenciais. Tem dimetro extremamente pequeno e interpem-se entre a parte arterial e venosa do sistema circulatrio. Alguns rgos e/ou estruturas corporais no os possuem (crnea, epiderme e cartilagens hialinas). Por serem delgados e muito ramificados, o fluxo sanguneo nos capilares mais lento do que nos outros vasos de maior calibre, afinal, oferecem maior resistncia. A diminuio da velocidade permite que as trocas entre o sangue e os tecidos acontea quase exclusivamente nos capilares, que tambm possuem uma altssima superfcie de contato. Lago capilar: A soma das seces transversais de todos os capilares do corpo cerca de 600 a 800 vezes maior que o dimetro da maior artria do corpo a artria aorta (que possui dimetro de 25 a 30 mm). Veias Vasos que possuem fluxo centrpeto classificam-se quanto ao calibre em veias de grande, mdio e pequeno calibre. As veias de grande calibre acompanham as artrias de grande calibre (sempre na relao 1 veia para 1 artria); as veias de mdio calibre na relao de 2 para 1 artria acompanham as artrias de mdio calibre e so por isso denominadas de veias satlites. As veias de pequeno calibre (tambm denominadas de vnulas) a exemplo das arterolas so vasos microscpicos que sucedem na maior parte dos rgos as redes capilares. Ao compararmos as tnicas mdias de artrias e veias de mesmo calibre verificamos que a tnica mdia das veias sempre mais delgada que a das artrias (tal fenmeno pode ser explicado pela presso sangnea maior nas artrias do que nas veias). Ramos?????? Veias afluentes: so assim classificadas as veias que ao se unirem formam uma veia que no existia anteriormente. Veias tributrias: so assim classificadas as veias que desembocam numa veia pr-existente.

Anastomoses arteriovenulares Conexes diretas entre arterolas e vnulas presentes em estruturas perifricas, essenciais para a proteo contra o frio, evitando perda de calor pela acelerao do fluxo.

Tipos de circulao

01. Circulao sistmica: circulao que se inicia no ventrculo esquerdo e termina no trio direito aps o sangue ter fluido pelas redes capilares de todo o nosso organismo. denominada tambm de Grande Circulao. 02. Circulao pulmonar: circulao que se inicia no ventrculo direito e termina no trio esquerdo aps o sangue ter sofrido o fenmeno da hematose nos pulmes. denominada tambm de Pequena Circulao. 03. Circulao admiral: circulao caracterizada quando as redes capilares ficam interpostas entre arterolas. S existe nos rins.

04. Circulao porta: circulao caracterizada quando as redes capilares ficam interpostas entre vnulas. Existe no fgado e na hipfise.

05. Circulao colateral: circulao que permite quando da obstruo de vasos calibrosos que o sangue flua atravs de comunicaes presentes entre artrias e veias (por onde em princpio o sangue no transita) impedindo desta forma a morte celular por falta de vascularizao adequada. A circulao colateral surge, principalmente, na maturidade, estando ausente em indivduos jovens. Por este motivo os infartos so mais graves e perigosos em pessoas de menos idade. Isquemia: falta de oxigenao tecidual momentnea Infarte + necrose: desoxigenao permanente acompanhada de morte celular.

You might also like