You are on page 1of 6

UnB/CESPE SAEB

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Texto para as questes de 41 a 44 O alumnio o segundo metal mais consumido no mundo, atrs do ferro. obtido a partir da alumina, que, por sua vez, extrada da bauxita. As grandes jazidas do minrio localizam-se em regies tropicais e subtropicais. O Brasil o terceiro maior produtor mundial de bauxita, com reservas estimadas em 3,4 bilhes de toneladas e produo anual de 26 milhes de toneladas. Mais acostumados a divulgar vazamentos de petrleo que acidentes da indstria de alumnio, jornais de todo mundo espantaram seus leitores ao divulgarem, no comeo de outubro, imagens da pequena cidade hngara de Ajka (a 160 km de Budapeste), inundada altamente custico. Para produzir uma tonelada de alumnio so necessrias quatro toneladas de bauxita e, no processo de beneficiamento, so geradas duas toneladas de lama vermelha. Os principais componentes minerais da lama vermelha so xido de ferro (de onde vem sua cor) e xido de silcio (na forma de areia e quartzo), alm de uma pequena quantidade de xido de titnio. Do ponto de vista ambiental, o maior problema da lama vermelha sua caracterstica alcalina, que faz com que ela queime e corroa quase tudo que toca. O mtodo qumico usado na extrao de alumina a partir da bauxita usa como solvente o hidrxido de sdio, que permanece no resduo. Na escala de pH, a lama que vazou na Hungria atingia o valor 13. No estado de So Paulo, onde a legislao ambiental obriga que as empresas diminuam a alcalinidade do resduo, o pH da lama vermelha fica entre 9 e 10. Mesmo assim, algo agressivo o bastante para alterar o equilbrio biolgico de uma regio caso ela seja afetada por um vazamento, principalmente se o lquido atingir os cursos de gua, como ocorreu em Ajka.
Luciana Christante. Danbio vermelho. In: unespcincia, dez./2010, p. 29-31 (com adaptaes).

QUESTO 42

Ainda em relao s informaes contidas no texto, assinale a opo correta.

A A purificao da bauxita um processo hidrometalrgico. B O alumnio encontrado nas jazidas em forma de substncia elementar em ligas com pelo menos trs outros metais. C A bauxita fonte industrial de ferro e de silcio, alm de ser utilizada para a obteno de titnio. D A produo anual de alumina, no Brasil, de 6,5 milhes de toneladas.
QUESTO 43

por um lquido espesso, vermelho e

No que se refere lama associada ao acidente ambiental da cidade hngara de Ajka, correto afirmar que

A o componente responsvel pela cor identificada, ao ser dissolvido em gua, forma um hidrxido. B sua cor est associada a uma substncia formada pela reduo de ferro III. C os ctions presentes em pequena quantidade so de um metaloide. D um dos principais componentes um slido covalente, com estrutura estendida, com frmula mnima que apresenta tomos de dois elementos qumicos.
QUESTO 44

Ainda em relao ao problema ambiental apontado no texto, assinale a opo correta.

2 QUESTO 41 Em relao substncia a partir da qual se obtm o metal produzido na indstria em que ocorreu o acidente mencionado no texto, assinale a opo correta. A Essa substncia est presente em certos materiais cermicos. B A referida substncia tem densidade prxima da gua. C Trata-se de substncia cujo ction tem origem em uma base e o nion em um cido. D Trata-se de substncia simples cujo ponto de fuso considerado baixo.

A possvel extrair o ferro da lama gerada na produo de alumnio, graas ao seu carter anftero. B O respeito legislao paulista pressupe a adio, lama, de soluo cujo cologaritmo na base 10 de sua concentrao seja menor que 7. C A soluo utilizada na extrao concentrao. D A lama que vazou na Hungria apresentava concentrao de OH! igual a 110!13.
10

da alumina de baixa

UnB/CESPE SAEB
QUESTO 45 QUESTO 46

Como tema gerador, selecionou-se a corroso do alumnio, devido tanto ao seu crescente uso no cotidiano, quanto aplicao prtica da corroso na conceituao de taxa de reao qumica e anlise dos fatores que a afetam. A utilizao desse tema contextualizador proporcionou a fcil correlao de contedos da Qumica com o cotidiano dos alunos por meio da discusso de temas relacionados a questes sociais. Os materiais utilizados foram: papel-alumnio; anis de latas de refrigerantes; solues comerciais do tipo limpa-piso; tubos de ensaio; bqueres; provetas e garrafas PET. Experimento 1: Adicionar limpa-piso a pedaos de papelalumnio contidos em um bquer. Experimento 2: Analisar a evoluo da reao em dois tubos de ensaio distintos, contendo, cada um dos dois, um anel de alumnio de lata de refrigerante; 10 mL de limpa-piso no primeiro tubo e o mesmo volume de soluo diluda a 50%, no segundo tubo. Experimento 3: Realizar ensaios comparando-se a temperatura ambiente e uma temperatura inferior, alcanada com o auxlio de um banho de gelo, para o sistema formado por um anel de alumnio e 10 mL de limpa-piso em tubo de ensaio. Experimento 4: Adicionar, simultaneamente, dois pedaos de papel-alumnio de mesmo tamanho, sendo que um papel apresenta superfcie lisa e o outro amassada sob a forma de bola, em duas garrafas de PET contendo 50 mL de limpa-piso, previamente resfriadas em banho de gelo.
Thiago S. Costa et al. A corroso na abordagem da cintica qumica. In: Qumica Nova na Escola, n. 22, nov./2005, p. 32-4 (com adaptaes).

A teoria atmica de Dalton, um dos marcos da Qumica do sculo XIX, surgiu e foi publicada ao longo da primeira dcada daquele sculo. Ela deu uma forma operacional, capaz de ser usada em determinaes experimentais, a uma das mais antigas inquietaes humanas, que dizia respeito constituio da matria. Com a teoria proposta por Dalton, cessou toda a especulao puramente abstrata que cercava o tema desde a Antiguidade Clssica. Em seu lugar, surgiu uma teoria que uniu conceitos tericos possibilidade de sua aplicao prtica.

Carlos Alberto L. Filgueiras. Duzentos anos da teoria atmica de Dalton. In: Qumica Nova na Escola, n. 20, nov./2004, p. 38 (com adaptaes).

importante lembrar que a hiptese atmica de Dalton (1766-1844) no foi prontamente aceita pelos qumicos. Durante todo o sculo XIX, vrios qumicos e fsicos se recusaram a aceitla por falta de evidncias empricas para a existncia de tomos. Faraday (1791-1867), por exemplo, tinha srias reservas com relao hiptese atmica.

Eduardo Fleury Mortimer. Concepes atomistas dos estudantes. In: Qumica Nova na Escola, n. 1, maio/1995, p. 26 (com adaptaes).

Com relao ao assunto abordado nos textos, assinale a opo correta.

abordagem

descrita

no

texto

tentou,

explicitamente, A Dalton, ao demonstrar que gases diferentes no podiam ter partculas de mesmo tamanho, ratificou seu apoio hiptese de Avogadro. B Dalton defendeu que, se existisse mais de um composto formado por dois elementos diferentes, os nmeros dos tomos de cada elemento nos compostos guardariam entre si uma razo de nmeros inteiros. C A principal declarao de Aristteles de apoio teoria atmica de Leucipo e Demcrito era sua capacidade de explicar as transformaes qumicas. D Lavoisier, dispondo de dados concretos, ofereceu subsdios para que, poucos anos depois, fosse apresentado o modelo de Dalton.
11

contextualizar o ensino de Qumica. Assinale a opo que corresponde correta interpretao do que seja contextualizar, luz das bases legais das Orientaes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. A Para que haja contextualizao, imprescindvel que haja interdisciplinaridade. B Para garantir a correo conceitual associada abordagem utilizada, indicada a utilizao de artigos cientficos de Qumica originais. C A contextualizao evoca dimenses presentes na vida dos alunos e da sociedade e mobiliza competncias cognitivas j desenvolvidas por eles. D A vantagem de se explorarem temas em suas inter-relaes cincia-tecnologia-sociedade a de demonstrar aos alunos que, na prtica, a teoria qumica outra.

UnB/CESPE SAEB
QUESTO 47 QUESTO 50

presso

presso

No que se refere evoluo dos conceitos associados ideia do tomo, assinale a opo correta. A Os principais aspectos do Efeito Fotoeltrico foram explicados adequadamente pela teoria ondulatria clssica da radiao. B A adequao do modelo de Thomson foi demonstrada por Ernest Rutherford, a partir de dados experimentais. C O modelo proposto por Thomson era concordante, do ponto de vista quantitativo, com os espectros observados experimentalmente, poca. D O fundamento bsico da espectroscopia revelar o efeito da interao da radiao com a matria, qualquer que seja o seu estado fsico.
QUESTO 48

218 atm 1 atm 4,58 torr

D gua lquida B (lquido) gelo (slido)

73 atm

CO2(s)
5,11 atm Y

CO2(l)
X

A vapor de gua (gs)

1 atm

CO2(g)

100 374 0,0098 temperatura (C) I

31,1 temperatura (C) II

Brown, LeMay, Bursten. Qumica, a cincia central. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, p. 395.

A partir das informaes contidas nos diagramas I e II mostrados acima, cujas escalas no foram observadas, correto afirmar que A se tornam idealmente distintas as fases da gua e do dixido de carbono somente aps presses superiores s dos pontos D e Z, respectivamente. B os diagramas da gua e do dixido de carbono demonstram comportamento tpico apresentado pela maioria das substncias. C colocar alimento congelado em cmara frigorfica sob temperatura em torno de 0,01 oC e sob presso inferior a 4,58 torr implica a sublimao do gelo nele contido. D o dixido de carbono slido funde-se quando aquecido sob presso de 4,58 atm.
RASCUNHO

Com relao mais importante ferramenta utilizada pelos qumicos, assinale a opo correta. A Mendeleev e Meyer publicaram, no mesmo ano, esquemas de classificao peridica de elementos fundamentados na distribuio eletrnica dos respectivos tomos. B Data do sculo XIX a identificao dos primeiros elementos qumicos. C Todos os elementos presentes na tabela de Mendeleev haviam sido identificados pelos pesquisadores da poca. D Moseley demonstrou que tomos de cada tipo de elemento qumico produzem raios X de frequncia nica, geralmente proporcional massa atmica.
QUESTO 49

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos da Amrica, desenvolveram uma tcnica capaz de produzir grandes volumes de matrias-primas qumicas, hoje obtidas pelo processamento dos combustveis fsseis, a partir do biocombustvel lquido mais barato disponvel atualmente. possvel obter vrios compostos qumicos incluindo benzeno, tolueno, xileno e olefinas , a partir do bio-leo piroltico, um combustvel lquido obtido da biomassa que muito barato.
Internet: <www.inovacaotecnologica.com.br> (com adaptaes).

Acerca das informaes contidas no texto, assinale a opo correta. A Os componentes, no processamento dos combustveis fsseis citados no texto, so separados de acordo com a diferena das respectivas densidades. B Trs dos quatro compostos qumicos citados como includos entre os passveis de ser obtidos possuem o mesmo grupo funcional em suas frmulas. C As olefinas so hidrocarbonetos cujas molculas apresentam cadeias formadas por ligaes que possibilitam facilmente rotaes, por no se quebrarem. D Entre os combustveis fsseis citados, inclui-se o petrleo, substncia orgnica composta, cuja decomposio produz matrias-primas utilizadas na fabricao de gasolina.
12

UnB/CESPE SAEB

PROVA DISCURSIVA
Nas questes a seguir, faa o que se pede, usando os espaos para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para as respectivas folhas do CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Em cada questo, qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Ser tambm desconsiderado o texto que no for escrito na folha de texto definitivo correspondente. No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas na capa, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
QUESTO 1

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) estabelece regras comuns para o funcionamento da educao bsica, no nvel fundamental e no mdio. Uma dessas regras diz respeito verificao do rendimento escolar dos estudantes, devendo-se observar, entre outros, o seguinte critrio: avaliao contnua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais, conforme dispe a alnea a do inciso V do art. 24 da referida lei.

Considerando o critrio acima mencionado, redija um texto acerca do papel da avaliao da aprendizagem na organizao do trabalho pedaggico.

RASCUNHO QUESTO 1
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

13

UnB/CESPE SAEB
QUESTO 2

Uma das formas de interferncia humana nos ciclos biogeoqumicos ocorre por meio da fertilizao do solo para a produo agropecuria. A ampliao e a mecanizao das prticas agrcolas, que aumentam a explorao do solo, esgotam os mecanismos naturais que garantem os elementos necessrios para a manuteno da produtividade do solo. Dessa forma, os agricultores so impelidos a utilizar fertilizantes sintticos indicados para a garantia de uma boa produtividade, muitas vezes sem a devida preocupao com as consequncias que esse emprego pode causar ao meio ambiente.

Com base nessas informaes, responda, de forma justificada, aos seguintes questionamentos.

< <

Em que ciclo biogeoqumico ocorre a mencionada interferncia? Quais so as influncias do relmpago e das bactrias nesse ciclo?

RASCUNHO QUESTO 2
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

14

UnB/CESPE SAEB
QUESTO 3

O estudo da geometria molecular envolve no s teorias, mas tambm modelos. Conhecer a forma geomtrica de uma molcula pode definir a presena ou no de polaridade, a qual influi de maneira decisiva em algumas propriedades materiais, como pontos de fuso e de ebulio, solubilidade e dureza. Alm disso, conhecer a geometria de molculas ajuda a compreender mecanismos de reao, estudados em outras reas, como as da qumica orgnica.
Claudio E. Sebata. Aprendendo a imaginar molculas: uma proposta de ensino de geometria molecular. Dissertao (mestrado em ensino de cincias), Universidade de Braslia, Braslia, 2006 (com adaptaes).

Tendo como referncia o fragmento de texto acima, explique, na condio de professor de uma turma de alunos de nvel mdio, a diferena entre as estruturas do metano, da amnia e da gua, utilizando a teoria de repulso dos pares de eltrons da camada de valncia (TRPEV).

RASCUNHO QUESTO 3
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

15

You might also like