You are on page 1of 8

RECUPERAO DAS MARGENS DO CRREGO BOTAFOGO COM ESPCIES ARBREAS COMO COMPENSAO AMBIENTAL(1)

ANDRA RODRIGUES DA CUNHA NAVES(2); KARLA ALCIONE DA SILVA(3); PAULO HENRIQUE C. PRIMO(4); VINCIU FAGUNDES BRBARA(5); ANTUNES, E. C. (6) e PASQUALETTO, A.(7)

RESUMO: foram analisados os resultados preliminares da recuperao das margens do Crrego Botafogo com reflorestamento de espcies arbreas como Compensao Ambiental, obedecendo aos critrios de recuperao definidos no Processo de Sucesso Secundria. A adequada recomposio das margens do Crrego Botafogo como corredor biolgico uma alternativa vivel para sua recuperao, bem como para a manuteno da biodiversidade. Palavras-chave: recuperao; Sucesso Secundria; corredor biolgico.

ABSTRACT: Preliminary results have been annalised in the recovery of the banks of the Botafogo creek with the planting of native tree species for envirornmental compensation. An adequate recovery of the banks of the Botafogo creek as a biological corridor is viable for the maintenance of the biodevesity.

Keywords: recovery; Secondary Sucession; bioligicol straight or corridor.

Goinia. 2004/1

_________________________________________________________________________________
1- Artigo elaborado como requisito parcial obteno do grau de Engenheiro Ambiental no Curso de Graduao em Engenharia Ambiental da Universidade Catlica de Gois. 2- Graduanda de Engenharia Ambiental da Universidade Catlica de Gois UCG. E-mail: andreanaves2003@yahoo.com.br. 3- Graduanda de Engenharia Ambiental da Universidade Catlica de Gois UCG. E-mail: karlaeng@pop.com.br. 4- Graduando de Engenharia Ambiental da Universidade Catlica de Gois UCG. E-mail: phcprimo@bol.com.br. 5- Graduando de Engenharia Ambiental da Universidade Catlica de Gois UCG. E-mail: viniciu.fagundes@bol.com.br. 6- Engenheiro Florestal, Doutorando em Cincias Ambientais (UFG/CIAMB), orientador do projeto e professor da UCG. E-mail: erides@terra.com.br. 7 -Engenheiro Agrnomo, Dr., professor da Disciplina de Projeto Final de Curso. E-mail: pasqualetto@ucg.br.

1 INTRODUO As matas que ocupam os fundos de vale apresentam a funo de reter excedentes pluviais que eventualmente escorreriam pela superfcie do solo, bem como devolver parte deste volume para a atmosfera na forma de evapotranspirao. Essa vegetao, principalmente em zonas de recarga e margens de crregos em que chamada mata ciliar de fundamental importncia para controlar o fluxo hdrico em uma unidade de paisagem. Em funo dessa importncia, as matas ciliares so protegidas dentre as formas de vegetao de reas de preservao permanente por textos legais em mbito federal e estadual. Em muitas cidades esta proteo objeto tambm de leis municipais. De fato, a preservao da vegetao de fundos de vale necessria tambm nas cidades, dada sua funo de conservao dos corpos dgua, manuteno da permeabilidade do terreno, preveno de processos erosivos e como corredores de valorizao biolgica. Em Goinia, as reas de preservao permanente ao longo dos rios e crregos esto protegidas em legislao municipal que estabelece que ocupem em cada margem uma faixa de pelo menos 50 m1. Apesar de ser uma cidade relativamente jovem, Goinia j enfrenta graves problemas relacionados antropizao de seus fundos de vale. As reas de preservao permanente ao longo dos rios e crregos foram em sua maioria degradadas. No Crrego Botafogo a situao no diferente da de diversos crregos e rios da Regio Metropolitana de Goinia. Seus ambientes ciliares sofreram alteraes advindas da urbanizao ocupaes ilegais, impermeabilizao, compactao, eroso e poluio do solo, aporte de entulhos e outros tipos de resduos slidos, presena de animais domsticos e desmatamento que superaram seus limites de resilincia. Atualmente, suas faixas marginais so ocupadas por gramneas exticas agressivas, plantas ruderais e ornamentais2 (Figuras 1 e 2). A recuperao de reas degradadas em ambientes como esse, dominado por gramneas exticas agressivas e plantas ruderais, oportuniza a comparao de alteraes de desenvolvimento, pegamento e incremento das espcies arbreas em condies ambientais diversas de solo e de alteraes do relevo, dentre outros fatores ambientais.

Lei Complementar 031 de 29/12/1994, dispe sobre o uso e ocupao do solo nas Zonas Urbanas e de Expanso Urbana do Municpio de Goinia e estabelece outras providncias urbansticas. 2 Ocorrem localmente as gramneas exticas (LORENZI, 2000) capim-braquiria (Brachiaria decumbens Stapf.), capim-colonio (Panicum maximum Jacq.), capim-elefante (Pennisetum purpureum, schum), capim-jaragu (Hyparrhenia rufa), capim p de galinha (Eleusine indica (L.) Gaertn) e capim-gordura (Melinis minutiflora). Ocorrem tambm as espcies ruderais (LORENZI, 2000) mamona (Ricinus communis L., tiririca (Cyperus iria L.) e corda de viola (Ipomoea grandifolia (Dammer) O`Donel). Esto presentes tambm plantas ornamentais (LORENZI, 2003) como goiabeira (Psidium guajava L.), guapuruvu (Schizolobium parahyba (Vell.) S. F. Blake), fcus (Ficus benjamina L), sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides Benth.), flamboyant (Delonix regia (Bojer ex Hook) R. de Wit), flamboyant de jardim (Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw.), sete copas (Terminalia catappa L.) e manguba (Pachira aquatica Aulb.).
1

Visando auxiliar na reverso da degradao ambiental das margens do Crrego Botafogo, o Ministrio Pblico do Estado de Gois destinou a verba proveniente de um Termo de Ajuste de Conduta TAC para a recuperao de parte de suas margens. Trata-se de um reflorestamento com 4.000 mudas de espcies arbreas, definidas segundo critrios de reproduo da sucesso secundria natural. interessante lembrar que a recuperao envolve parte do corredor de reas verdes previsto ainda no primeiro Plano Diretor de Goinia de 1935, proposto por Atlio Corra Lima.

Figura 1: Aporte de entulhos e resqucios de invases.

Figura 2: Ocupaes ilegais, eroses, resduos slidos urbanos e presena de animais domsticos na rea de preservao permanente do Crrego Botafogo.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a implantao de um projeto de reflorestamento de espcies arbreas pelo processo de sucesso secundria, referenciado acima, em duas reas em recuperao s margens do Crrego Botafogo, na regio leste de Goinia, no Estado de Gois. 2 REVISO DE LITERATURA Ainda no primeiro Plano Diretor de Goinia, definido por Atlio Corra Lima3 em 1935, as margens do crrego Botafogo foram consideradas um grande parque linear. No projeto, o crrego Botafogo seria utilizado para o abastecimento da cidade e receberia o nome de Park-Way. As primeiras ocupaes das margens do crrego foram de operrios envolvidos na construo de Goinia. poca com vazo de 16 l/s durante a estiagem, o crrego abastecia 4.608 habitantes. Por outro lado, a sazonalidade das chuvas e as intervenes relacionadas urbanizao ocasionaram cheias no crrego, pelo qu parte de seu leito foi canalizado (SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE GOINIA, com. pess.).

O Arquiteto e Urbanista Atlio Corra Lima foi o responsvel pela concepo de Goinia, incluindo a o Park-Way s margens do crrego Botafogo, em 1935. Estas informaes (inclusive da vazo de 16 l/s) foram obtidas juntamente Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Goinia atravs de pesquisas com antigos funcionrios e de consultas ao Projeto do Parque Linear Botafogo.
3

Aps a canalizao as alteraes persistiram, como a implantao de uma ciclovia, ocupaes irregulares e a Marginal Botafogo, que se tornou uma avenida de intenso fluxo de automveis. Assim, a cobertura vegetal original remanesce parcialmente preservada esto presentes apenas no Jardim Botnico e nos Parques Areio e Botafogo. Atravs do Projeto Pr-Moradia 97, a Prefeitura Municipal de Goinia vem buscando a relocao de ocupaes ilegais s margens do crrego, embora enfrente resistncia por parte de seus habitantes. As margens do crrego Botafogo eram formadas por ambientes ciliares (MUELLER, 2000) que se fazem presentes atualmente em fragmentos vegetacionais de regies como a do Jardim Botnico. Foram identificadas por Moreira (1995) como floresta estacional semidecidual e reclassificadas conforme Sano (1998) como mata seca semidecdua formaes vegetais ribeirinhas que ocupam as acumulaes fluviais quaternrias. Sua estrutura semelhante mata ciliar e sua florstica varia de acordo com a posio geogrfica e as condies edficas locais, tendo como caracterstica principal a deciduidade foliar de at 50% do conjunto fitofisionmico no auge do perodo seco. As florestas ao longo de cursos dgua e no entorno de nascentes tm caractersticas vegetacionais definidas por uma interao complexa de fatores geolgicos, geomorfolgicos, climticos, hidrolgicos e hidrogrficos, que definem a paisagem e as condies ecolgicas locais (RODRIGUES & LEITE FILHO, 2001). A supresso da cobertura vegetal pode ser considerada degradao ou perturbao ambiental, a depender da intensidade. Caso o ambiente no consiga se recuperar sozinho, diz-se que o mesmo est degradado e necessita da interveno humana. Segundo Corra (1998), o termo recuperao encontra base conceitual e tcnica para adoo de diversas medidas no tratamento de reas degradadas. A Academia Nacional de Cincias dos Estados Unidos definiu, em 1974, um conjunto de trs termos restaurao, reabilitao e recuperao como processos parecidos, diferenciando-se quanto ao produto a ser obtido. Neste contexto, restaurao a reposio das exatas condies ecolgicas da rea degradada, justificvel para ambientes raros. Reabilitao o retorno da funo produtiva da terra e no do ecossistema por meio da revegetao. Recuperao a recomposio da rea degradada para o estabelecimento de organismos originalmente presentes, sem estrito compromisso ecolgico, mas sobretudo tendo em vista sua funo ambiental. Na rea de estudo foi implantada a recuperao com restabelecimento da regenerao natural conforme os critrios definidos pela sucesso secundria de espcies arbreas. Segundo Corra (1998), medida em que a rea recolonizada h uma sucesso de espcies, acmulo de biomassa vegetal, aumento da biodiversidade e, ao final dessa seqncia natural, uma comunidade clmax e semelhante original. Em ambientes urbanos a recuperao dever tambm contemplar o aspecto paisagstico e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
4

3 METODOLOGIA A regio de estudo est localizada no municpio de Goinia, Estado de Gois. Segundo Prado (2003), ocorrem na rea Latossolo Vermelho-Amarelo distrfico nas pores mais afastadas do leito, e solos hidromrficos Gleissolos, Neossolos Flvicos e Organossolos nas faixas imediatamente marginais ao curso dgua e sujeitas sua ocupao sazonal ou excepcional. O experimento foi conduzido em duas reas amostrais, sendo uma dentro da rea I e a outra nos domnios da rea II: rea I com 2,66 hectares com presena de Latossolo Vermelho-Amarelo distrfico, situada margem esquerda do crrego Botafogo; iniciando-se no Jardim Botnico de Goinia, altura da nascente do crrego, estende-se at a Avenida Segunda Radial, na Vila Redeno. rea II com 1,37 hectares com presena de solos hidromrficos Gleissolos, Neossolos Flvicos e Organossolos situada margem direita do crrego Botafogo at a Avenida Jamel Ceclio, tambm na Vila Redeno. A escolha das duas reas amostrais baseou-se na facilidade de acesso, menor ndice de depredao das mudas pela populao local e garantia de variabilidade estatstica. Como primeira atividade, em outubro de 2003 foi realizado um levantamento florstico de espcies arbreas no Jardim Botnico de Goinia, visando estabelecer a relao de espcies arbreas nativas a serem utilizadas na recuperao ambiental das reas definidas para o reflorestamento, uma vez que o Jardim Botnico de Goinia a unidade de conservao mais prxima ao local da pesquisa e cuja vegetao mais se assemelha cobertura vegetal original da regio. O plantio foi realizado com as espcies apontadas no levantamento florstico de espcies arbreas. Aps o plantio das reas experimentais, foram tomadas 65 (sessenta e cinco) mudas de 23 (vinte e trs) espcies arbreas nativas na rea I. Na rea II foram tomadas 66 (sessenta e seis) mudas de 22 (vinte e duas) espcies arbreas nativas. Duas mensuraes foram realizadas nas mudas selecionadas (sendo uma a cada ms a partir de janeiro de 2004), obtendo-se dados da circunferncia altura do solo (CAS), incremento (I) definido aqui como a altura do solo at a ltima gema vegetativa e pegamento (P), definido como a quantidade de mudas que no sobreviveram na fase experimental. As reas I e II foram delimitadas e todas as mudas marcadas para medies futuras. Foram mensuradas pelo menos duas mudas de cada espcie das quais foi calculada a mdia aritmtica. 4 RESULTADOS E DISCUSSO No levantamento florstico foram constatadas 12 (doze) espcies no estrato de regenerao natural, 15 (quinze) espcies no sub-bosque e 9 (nove) espcies de estrato superior. As espcies mais comuns que foram levantadas no ambiente estudado foram: Amescla (Protium heptaptaphyllum), Ucuba (Virola sebifera) e Sete Capas (Campomanesia guazumaefolia).
5

Ainda que privilegiando critrios de reproduo da sucesso secundria, impuseram-se limitaes de acesso mudas e tcnicas silviculturais dentre as espcies levantadas. Assim, para a seleo de espcies para plantio foram escolhidas espcies ecologicamente adaptadas ao ambiente, como Esponjinha (Acacia farnesiana (L) Willd.), Jambolo (Syzygium jambos (L.) Alston), Pau de Jangada (Ochroma piramydales L.) e Guapuruvu (Schizolobium parahyba (Vell.) S. F. Blake). Devido ao pequeno intervalo de tempo entre as medies realizadas no foi possvel chegar-se a nenhuma concluso consistente em relao aos dados obtidos da Circunferncia Altura do Solo (CAS). Anlises futuras permitiro obter concluses mais precisas desta varivel. Os principais fatores limitantes ao pegamento foram a presena de animais domsticos de grande porte (ruminantes), ataque de formigas, depredao pela comunidade e prolongamento de quintais. Estes fatores determinaram a perda de aproximadamente 30 % (trinta por cento) das mudas plantadas. O aporte de entulhos na rea I ocasionou o soterramento de algumas mudas, representando perdas adicionais no esperadas aps a fase de pegamento. O incremento das mudas nas reas I e II representado graficamente na Figura a seguir. Ao analisar-se o grfico observa-se que a Embava e a Mutamba foram as espcies que mais se desenvolveram. Isto se deu porque estas rvores so espcies pioneiras, ou seja, de crescimento

rpido, e tambm porque as mesmas apresentam melhor adaptao a solos com maior presena de umidade. O Chich e o Louro pardo apresentaram maior ndice de incremento no latossolo Vermelho-Amarelo distrfico, uma vez que os mesmos so vegetais que se desenvolvem melhor em terrenos mais secos. Verificou-se ainda que algumas espcies no demonstraram grandes variaes de crescimento como a Gameleira, por exemplo. Isto se deu porque esta rvore primeiro estabelece seu sistema radicular para s depois, nos anos seguintes, se desenvolver.

Observamos que h a necessidade do controle freqente das espcies ruderais e bioinvasoras, visando favorecer as possibilidades de desenvolvimento da sucesso secundria que se busca com o passar do tempo. parte desse critrio, espcies tolerantes umidade e com crescimento radicular agressivo devem ser privilegiadas nas reas prximas ao leito visando a futura estabilizao do terreno. A adequada recomposio das margens do crrego Botafogo como corredor biolgico uma alternativa vivel para sua recuperao, bem como para a manuteno da biodiversidade nas reas florestais remanescentes no Jardim Botnico de Goinia. O corredor biolgico que o reflorestamento estabelecer no futuro contribuir disperso de plen e sementes pela fauna. Ser tambm recuperado parte do projeto original da capital goiana, proporcionando melhoria da qualidade de vida da populao e mitigando parte dos impactos ambientais de sua urbanizao.

5 CONSIDERAES FINAIS O xito do projeto de reflorestamento s acontecer se forem dispensadas medidas de manuteno s mudas plantadas (coroamento, combate a formigas e plantas ruderais e reposio das mudas depredadas) por pelo menos trs anos at que atinjam a altura mnima de 2,50m, para que suas chances de sobrevivncia sejam maiores e mais garantidas. Este reflorestamento apenas o primeiro passo para a recuperao ambiental do corredor biolgico do crrego Botafogo, uma vez que ser necessria a participao efetiva da comunidade local no que diz respeito ao auxlio na conservao das mudas. Um programa de educao ambiental dever ser implantando para sensibilizar a populao da regio e diminuir ao mximo a depredao, despertando nas pessoas a importncia da recuperao deste corredor biolgico. A execuo do reflorestamento segundo o processo de sucesso secundria demonstrou at agora ser adequado recuperao do fundo de vale do crrego Botafogo, pois o mesmo possibilitar a regenerao natural do dossel vegetacional, garantindo assim a auto-recomposio da rea. O Termo de Ajuste de Conduta demonstrou ser um excelente instrumento jurdico que, atravs da Compensao Ambiental, garante a recuperao de reas urbanas degradadas. Este artigo uma prova real de que a justia pode se aliar aos erros humanos para produzir acertos ambientais.

6 REFERNCIAS ANTUNES, E. C. Projeto de Recuperao das Faixas Ciliares do Crrego Botafogo MPE. Goinia, 2002 CORRA, R. S. - Degradao e Recuperao de reas do Distrito Federal In CORRA, R. S. & MELO FILHO, B.: Ecologia e Recuperao de reas Degradadas no Cerrado. Braslia DF, Editora Paralelo 15, 1998. LORENZI, H. - Manual de identificao e de controle de plantas daninhas: plantio direto e convencional. 5 ed. So Paulo SP, Instituto Plantarum, 2000. LORENZI, H. - rvores Brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. 4 ed., vol 1. Nova Odessa SP, Instituto Plantarum, 2002. LORENZI, H. - rvores Brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. 2 ed., vol 2. Nova Odessa SP, Instituto Plantarum, 2002. LORENZI, H. - rvores exticas no Brasil. 1 ed. Nova Odessa SP, Instituto Plantarum, 2003. MOREIRA, H. L. - Zoneamento Geoambiental e Agroecolgico do Estado de Gois Regio Nordeste. Srie Estudos e Pesquisas em Geocincias. n. 3. Rio de Janeiro RJ. Editora IBGE, 1995. MUELLER, C. C. - Dinmica, condicionantes e impactos scio-ambientais da evoluo da fronteira agrcola In LOPES, V. L.; BARBOSA FILHO, G. S.; BILLER, D. & BALE, M. - Gesto Ambiental no Brasil experincia e sucesso. Rio de Janeiro - RJ, Editora Fundao Getlio Vargas, 2000. RODRIGUES, R. R. & LEITE FILHO, H. de F. - Matas Ciliares Conservao e Recuperao. 2 ed. So Paulo SP. Editora Fapesp, 2001. PRADO, H. - Solos do Brasil. Braslia DF. Editora EMBRAPA, 2003. SANO, M. S. & ALMEIDA, S. P. - Cerrado Ambiente e Flora. Planaltina DF. Editora EMBRAPA CPAC, 1998.

You might also like