You are on page 1of 14

METAS CURRICULARES TIC 7. e 8.

anos

Verso para discusso pblica


Junho 2012

Autores Maria Joo Horta Fernando Mendona Rui Nascimento


Consultores Maria Joo Gomes, Universidade do Minho Joo Correia de Freitas, Universidade Nova de Lisboa Jos Lus Ramos, Universidade de vora

Introduo
As metas curriculares estabelecem as aprendizagens essenciais a realizar pelos alunos na disciplina de Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC), no 7. e no 8. anos de escolaridade. So um referencial para professores e encarregados de educao, ajudando-os a encontrar os meios necessrios para que os alunos desenvolvam as habilidades e os conhecimentos indispensveis ao prosseguimento dos seus estudos e s necessidades da sociedade contempornea. A disciplina de TIC do 7. e 8. anos de escolaridade surge em regime semestral e assume-se como sendo de carter eminentemente prtico. Os domnios de conhecimento e de prtica desta disciplina centram-se na informao, na produo e na comunicao e colaborao. O domnio da segurana abordado de forma transversal nos outros domnios atrs referidos. Os alunos devem ser, desde o seu primeiro momento, nas aulas desta disciplina, utilizadores ativos dos computadores, das redes e da Internet. Os professores devem, a partir das metas curriculares para as TIC, que a seguir se apresentam, criar situaes de promoo da autonomia dos alunos, em que estes assumem o papel de exploradores, orientados pelo professor. Assim, as metas no devem ser entendidas como uma listagem de contedos a transmitir aos alunos de forma sequencial e nica; devem antes ser vistas como objetivos finais de aprendizagem, independentemente da sequncia que o professor, de forma autnoma, decida implementar. Faz-se, ainda assim, uma sugesto de diviso das metas pelos 7. e 8. anos de escolaridade mas desde j se afirma que a definio da planificao do professor dever ser desenvolvida de forma autnoma e em funo do trabalho de avaliao diagnstica a promover no incio do trabalho com os alunos. Com esta nova disciplina de TIC, pretende-se promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades na utilizao das tecnologias da informao e comunicao que permitam uma literacia digital generalizada, tendo em conta a igualdade de oportunidades para todos os alunos. H que fomentar nos alunos a anlise crtica da funo e do poder das tecnologias da informao e comunicao e desenvolver neles a capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informao atravs das tecnologias, paralelamente capacidade de pesquisa nos formatos tradicionais (livros, revistas, enciclopdias, jornais e outros suportes de informao). Tornou-se vital para as novas geraes adquirirem, de forma autnoma e sustentada, os novos saberes que lhes permitam construir o seu sucesso. Tero, por isso, de aprender a viver, conviver, cooperar, colaborar, liderar, criar, empreender e auto-organizar-se num mundo global onde as tecnologias esto cada vez mais presentes. (Dias de Figueiredo, 2010)1

Figueiredo, A. D. (2010) A Gerao 2.0 e os Novos Saberes, Seminrio Papel dos Media das Jornadas C Fora Tambm se Aprende, Conselho Nacional de Educao. Metas TIC 7 e 8 : pg. 1/13

A nova disciplina de TIC dever, no entanto e sempre que possvel, ir para alm do desenvolvimento das literacias digitais bsicas e avanar para o domnio do desenvolvimento das capacidades analticas dos alunos, atravs da explorao de ambientes computacionais apropriados sua idade e ao seu estdio de desenvolvimento cognitivo. As aulas devero privilegiar a participao dos alunos em pequenos projetos, a resoluo de problemas e de exerccios prticos devidamente contextualizados na produo de um projeto/produto. Devem ser resolvidos ao computador, permitindo ao aluno encarar a utilizao das aplicaes informticas no como um fim, em si, mas como uma ferramenta poderosa para facilitar a comunicao, a colaborao, o tratamento de dados e a resoluo de problemas. Sugere-se tambm a realizao de pequenos projetos colaborativos com alunos de outras escolas portuguesas e com escolas de outros pases (por exemplo, no mbito de projetos Comenius ou eTwinning), otimizando as potencialidades de comunicao e colaborao que as TIC permitem. Assim, metodologias associadas ao Trabalho de Projeto, Resoluo de Problemas e Construo de Porteflios devero prevalecer no contexto de trabalho em sala de aula. As questes de segurana na utilizao dos computadores e da Internet devem estar sempre presentes. Deve dar-se especial nfase s questes relacionadas com a proteo de dados, com o respeito pelos direitos de autor e de propriedade intelectual, com a proteo da privacidade e com a segurana dos utilizadores e dos prprios equipamentos. Devem ser constantemente promovidos comportamentos seguros e observadas as normas de conduta na utilizao de ambientes digitais. fundamental uma avaliao dos conhecimentos e das habilidades dos alunos no incio de cada ano letivo, uma vez que muitos tm percursos diversos enquanto utilizadores das TIC nas diversas dimenses acima mencionadas (haver alunos que chegam ao 3 ciclo com conhecimentos reduzidos, enquanto outros dominam j muitas das ferramentas informticas e/ou a sua utilizao em contextos de aprendizagem). A avaliao dos alunos nesta disciplina tem de ser articulada de forma coerente com o seu carter prtico e experimental. A avaliao dever privilegiar o seu carter formativo e permitir a reorientao do processo de ensino e de aprendizagem. A avaliao dever ser contnua e centrarse nos processos, com nfase na avaliao dos conhecimentos e habilidades adquiridos quando os alunos desenvolvem experincias educativas diferenciadas, nomeadamente ao longo da realizao dos projetos de trabalho em que se devem envolver.

Metas TIC 7 e 8 : pg. 2/13

Nota importante: a numerao dos descritores destina-se exclusivamente a facilitar a sua identificao durante a discusso pblica, no indicando nem sugerindo uma sequencialidade obrigatria na abordagem dos contedos.

Metas curriculares 7 ano

Informao I7

A informao, o conhecimento e o mundo das tecnologias

1. Compreender a evoluo das tecnologias de informao e comunicao (TIC) e o seu papel no mundo atual: 1. Conhecer os grandes marcos da histria das TIC; 2. Compreender a importncia do papel das tecnologias na sociedade contempornea e as potencialidades da web social; 3. Identificar aplicaes da tecnologia a contextos de cidadania digital.

Gesto da Informao

1. Utilizar adequadamente o computador e outros dispositivos eletrnicos para manipular dados: 1. Explorar o funcionamento do computador, distinguindo hardware de software; 2. Identificar os componentes elementares de hardware de um computador, caracterizando-os para os computadores em uso na sala de aula; 3. Diferenciar e caracterizar, de forma genrica, para os computadores da sala, dispositivos de entrada, de sada, de entrada/sada e de armazenamento de dados; 4. Identificar as funes especiais das teclas de um teclado; 5. Compreender a necessidade de manter o computador e outros dispositivos eletrnicos atualizados relativamente s suas vrias componentes e verificar a sua atualidade nos equipamentos da sala; 6. Identificar e validar, nos equipamentos disponibilizados, medidas bsicas (antivrus, firewall) de proteo do computador e outros dispositivos eletrnicos contra vrus e/ou outros tipos de ataques; 7. Conhecer e adotar as regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores.
Metas TIC 7 e 8 : pg. 3/13

2. Explorar diferentes tipos de software, caracterizando-o: 1. Identificar as principais diferenas entre sistema operativo e software de aplicao; 2. Compreender os conceitos de propriedade intelectual e de direitos de autor aplicados ao software; 3. Diferenciar software livre, software proprietrio e software comercial; 4. Reconhecer os cuidados a ter quando se descarrega software da Internet; 5. Conhecer os procedimentos associados instalao de um programa; 6. Aceder ao software de aplicao pretendido; 7. Aceder ao software descarregado da Internet.

3. Usar uma interface grfica de computador: 1. Manipular janelas do ambiente grfico; 2. Realizar operaes bsicas de personalizao do ambiente de trabalho; 3. Distinguir entre atalhos, ficheiros e pastas; 4. Gerir ficheiros e pastas guardadas no computador e em dispositivos de armazenamento mveis; 5. Visualizar ficheiros e pastas de diferentes formas, de modo a obter diferentes informaes; 6. Identificar o espao ocupado pelo armazenamento de diferentes ficheiros; 7. Recorrer a software de compresso de dados para agregar ficheiros e/ou pastas; 8. Aceder aos contedos guardados em pastas criadas com software de compresso de dados.

Pesquisa de informao na Internet

1. Explorar diferentes formas de informao disponvel na Internet, caracterizando-as: 1. Descrever de forma breve a evoluo da Internet e da World Wide Web, a partir de um pequeno trabalho de pesquisa feito pelos alunos; 2. Identificar os principais servios da Internet; 3. Utilizar as funcionalidades de um browser para navegar na Internet; 4. Compreender, de forma genrica, o significado dos endereos da Internet; 5. Organizar uma lista de favoritos.

Metas TIC 7 e 8 : pg. 4/13

2. Navegar de forma segura na Internet: 1. Identificar medidas a tomar para proteger a privacidade quando se acede a informao na Internet; 2. Configurar as funcionalidades de um browser para navegar em segurana na Internet. 3. Pesquisar informao na Internet: 1. Pesquisar informao na Internet (motores de pesquisa, enciclopdias digitais, repositrios, etc.), de forma sistemtica e consistente, de acordo com objetivos especficos; 2. Conhecer as funcionalidades bsicas de um motor de pesquisa e implementar estratgias de redefinio dos critrios de pesquisa para filtrar os resultados obtidos; 3. Explorar informao de diferentes fontes e formatos (texto, imagem, som e vdeo).

Anlise da informao na Internet

1. Analisar a informao disponvel de forma crtica: 1. Selecionar, de forma sistemtica e consistente, os resultados da pesquisa feita face aos objetivos pretendidos; 2. Analisar a qualidade e a pertinncia da informao no contexto em que est a trabalhar; 3. Conhecer critrios de credibilidade das fontes de informao; 4. Avaliar a qualidade da informao recolhida, verificando diferentes fontes, autorias e atualidade; 2. Respeitar os direitos de autor e da propriedade intelectual: 1. Adotar um comportamento consciente de no realizao de plgio; 2. Identificar atos de violao de direitos de autor e de propriedade intelectual; 3. Conhecer as regras de licenciamento proprietrio/aberto, gratuito/comercial e Creative Commons ou similar. 3. Executar um trabalho de pesquisa e de anlise de informao obtida na Internet sobre um dado tema: 1. Definir um tema de interesse e trabalh-lo em grupo;
Metas TIC 7 e 8 : pg. 5/13

2. Planificar, em grupos, as vrias tarefas e etapas do trabalho a realizar; 3. Realizar pesquisa na Internet sobre o tema estipulado; 4. Coligir informao de diferentes fontes; 5. Analisar a informao recolhida; 6. Sistematizar a informao recolhida; 7. Identificar as fontes consultadas na realizao do trabalho;

Produo P7

Produo e edio de documentos

1. Criar e publicar um documento com texto e objetos grficos, resultante de trabalho de pesquisa e de anlise de informao obtida na Internet sobre um tema especfico do currculo, utilizando, de forma adequada, as funcionalidades elementares de uma ferramenta de edio e produo de documentos: 1. Criar um novo documento ou usar um modelo de documento j existente, com o formato e apresentao adequados ao fim proposto; 2. Empregar, de forma adequada, a informao proveniente de outras fontes (digitais ou analgicas), tendo em conta os cuidados a ter na sua transferncia para um documento; 3. Verificar o respeito pelos direitos de autor e pela propriedade intelectual da informao; 4. Localizar e substituir informao dentro do documento de trabalho; 5. Usar adequadamente as ferramentas de formatao do contedo do documento (formatao de caracteres, alinhamento e espaamento de pargrafos, avanos, limites e sombreados); 6. Aplicar marcas e listas numeradas a pargrafos, de acordo com as necessidades e finalidades do documento em causa; 7. Inserir e manusear adequadamente objetos no documento; 8. Alterar margens e inserir cabealhos, rodaps e nmeros de pgina e, se necessrio, fazer uso de quebras de pgina e de seco no documento; 9. Aplicar estilos e criar ndices automaticamente; 10. Guardar o documento em diferentes localizaes e com diferentes formatos; 11. Apresentar, oralmente ou por escrito, o trabalho realizado.

Metas TIC 7 e 8 : pg. 6/13

Produo e edio de apresentaes eletrnicas

1. Realizar uma apresentao com uma temtica especfica ou decorrente do trabalho produzido no subdomnio anterior, utilizando, de forma adequada, as funcionalidades elementares de uma ferramenta de edio e de produo de apresentaes eletrnicas: 1. Criar ou usar um modelo de apresentao eletrnica com formato e contedo adequados ao fim proposto, de acordo com a temtica pr-estabelecida; 2. Conhecer e aplicar as boas regras de organizao de informao em apresentaes eletrnicas; 3. Empregar, de forma adequada, a informao proveniente de outras fontes (digitais ou analgicas), tendo em conta os cuidados a ter na sua transferncia para um diapositivo; 4. Verificar o respeito pelos direitos de autor e pela propriedade intelectual da informao; 5. Introduzir, editar e formatar texto em diapositivos em branco ou com um esquema predefinido; 6. Inserir objetos multimdia na apresentao; 7. Aplicar adequadamente esquemas de cores, transies e efeitos de animao na apresentao; 8. Guardar a apresentao em diferentes localizaes e com diferentes formatos; 9. Apresentar o resultado do trabalho turma (ou noutro contexto pblico semelhante).

Metas TIC 7 e 8 : pg. 7/13

Metas curriculares 8 ano

Comunicao e Colaborao CC8

Conhecimento e utilizao adequada e segura de diferentes tipos de ferramentas de comunicao, de acordo com as situaes de comunicao e as regras de conduta e de funcionamento de cada ambiente digital 1. Identificar diferentes ferramentas de comunicao, sabendo selecionar a(s) adequada(s) ao tipo de comunicao pretendida: 1. Explorar sumariamente diferentes ferramentas e ambientes de comunicao na Internet (procurando aprofundar as que os alunos j conhecerem); 2. Distinguir ferramentas de comunicao sncrona de ferramentas de comunicao assncrona; 3. Adequar a ferramenta de comunicao ao seu contexto de utilizao. 2. Conhecer e utilizar o correio eletrnico em situaes reais de realizao de trabalhos prticos: 1. Criar uma conta de correio eletrnico respeitando as boas prticas da proteo de dados pessoais; 2. Aceder, gerir e encerrar em segurana a sua conta de correio eletrnico, reconhecendo os cuidados a ter quando o faz e adotando comportamentos seguros; 3. Adotar comportamentos seguros na gesto das mensagens de correio eletrnico no solicitadas e estar alerta para a prtica do phishing; 4. Enviar mensagens de correio eletrnico de forma adequada e responsvel; 5. Utilizar, de forma adequada, no envio de mensagens, os campos Para, Cc e Cco; 6. Anexar documentos a uma mensagem de correio eletrnico; 7. Abrir em segurana ficheiros recebidos em anexo e guardar, noutro meio de armazenamento, o(s) anexo(s) de uma mensagem de correio eletrnico; 8. Criar e organizar uma lista de contactos, com a criao de pelo menos um grupo de destinatrios. 3. Utilizar fruns na Internet de forma segura e adequada, em situaes reais de realizao de trabalhos prticos:
Metas TIC 7 e 8 : pg. 8/13

1. Registar-se num frum, respeitando as boas prticas de proteo de dados pessoais; 2. Identificar as regras de participao num frum; 3. Interagir e participar, de forma adequada, num frum; 4. Conhecer e adotar medidas de participao segura num frum. 4. Conhecer e utilizar mensageiros instantneos e salas de conversao em direto (chats) de forma segura e adequada, em situaes reais de realizao de trabalhos prticos: 1. Utilizar um mensageiro instantneo para comunicar com uma ou mais pessoas da sua rede de contactos em simultneo e, sempre que se justifique, utilizar sistemas de videoconferncia; 2. Criar e gerir a sua rede de contactos de forma segura e responsvel; 3. Conhecer e aplicar as boas prticas na utilizao dos mensageiros instantneos e adotar comportamentos seguros de utilizao; 4. Aceder a salas de conversao em direto, nomeadamente as disponibilizadas na plataforma da escola de apoio aprendizagem; 5. Participar em salas de conversao em direto de forma segura e responsvel; 6. Aplicar os seus conhecimentos numa situao prtica de debate entre alunos ou entre alunos e um professor e/ou especialista, sobre uma temtica especfica, no mbito de um trabalho concreto na disciplina de TIC ou noutra.

Uso da lngua e adequao lingustica aos contextos de comunicao atravs da Internet

1. Conhecer diferentes usos da lngua associados aos contextos de comunicao: 1. Distinguir registo formal de registo informal, em funo do contexto comunicativo (situao, tema, estatuto do interlocutor, grau de proximidade/distncia entre os participantes); 2. Conhecer estratgias lingusticas diversificadas em funo da inteno comunicativa (pedido de informao, resposta a pedido de informao, agradecimento, apresentao de desculpas, entre outras); 3. Realizar atividades de carter prtico, com uma ou mais ferramentas de comunicao, que envolvam situaes de pedido de informao, resposta a pedido de informao, agradecimento, apresentao de desculpas, entre outras. 2. Adequar o uso da lngua aos contextos de comunicao: 1. Adequar as produes lingusticas ao grau de formalidade da situao de comunicao atravs da Internet;
Metas TIC 7 e 8 : pg. 9/13

2. Utilizar estratgias lingusticas prprias do modo escrito e recorrer, com ponderao e em funo do contexto, a estratgias prprias do modo oral (abreviaturas, vocabulrio informal); 3. Adequar as escolhas lingusticas inteno comunicativa. 3. Utilizar de forma responsvel os canais de comunicao existentes na Internet: 1. Ter um comportamento adequado quando participa em salas de conversao em direto (chats); 2. Ter um comportamento adequado quando participa em plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem ou em fruns de discusso.

Comunicao e colaborao em rede

1. Participar em ambientes colaborativos na rede como estratgia de aprendizagem individual e como contributo para a aprendizagem dos outros, atravs da partilha de informao e conhecimento, usando plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem (por exemplo: Moodle): 1. Conhecer e utilizar plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem para interagir com colegas, professores e especialistas, ou outros, e para apoiar aprendizagens individuais ou de grupo; 2. Efetuar o registo e aceder a uma plataforma de apoio ao ensino e aprendizagem; 3. Distinguir diferentes tipos de utilizao de uma plataforma de apoio ao ensino e aprendizagem; 4. Participar em atividades disponveis numa plataforma (entendem-se, como atividades possveis, por exemplo, as desenvolvidas no mbito da disciplina de TIC, na plataforma da escola do aluno); 5. Colaborar em equipas de trabalho ou em projetos onde se produzem trabalhos originais sobre uma temtica especfica, a definir no mbito dos trabalhos prticos a realizar na disciplina de TIC. 2. Utilizar as redes sociais de forma segura e responsvel para comunicar, partilhar e interagir: 1. Conhecer e respeitar os participantes e as regras bsicas de funcionamento de uma rede social estabelecida na Internet; 2. Reconhecer os riscos de utilizao das redes sociais e adotar prticas de segurana na sua utilizao, nomeadamente no que diz respeito privacidade dos dados; 3. Gerir o seu perfil de forma adequada, mantendo-o disponvel apenas para os membros da famlia e amigos prximos;
Metas TIC 7 e 8 : pg. 10/13

4. Disponibilizar e gerir informaes pessoais de forma segura e responsvel; 5. Gerir, de forma segura e responsvel, a lista de utilizadores da sua rede de amizades, de contatos e de seguidores; 6. Respeitar os direitos de autor quando disponibiliza ou partilha textos, imagens, sons e/ou vdeos; 7. Conhecer o potencial das redes sociais no que respeita s capacidades de partilha de informao, de colaborao, de acesso ao conhecimento e de divulgao de ideias; 8. Construir, de modo colaborativo, uma pgina sobre uma temtica de interesse para a disciplina de TIC, numa rede social; 9. Criar e participar ativamente num grupo de interesse, dentro de uma rede social, sobre uma temtica relevante para a disciplina de TIC.

Informao I8

Pesquisa de informao

1. Pesquisar informao na Internet, de acordo com uma temtica pr-estabelecida: 1. Agregar, de forma autnoma, a informao de acordo com os objetivos propostos; 2. Pesquisar a informao, de forma sistemtica e consistente, de acordo com objetivos concretos; 3. Aplicar as funes avanadas de um motor de pesquisa; 4. Implementar estratgias de redefinio dos critrios de pesquisa para filtrar os resultados obtidos; 5. Explorar, de forma autnoma, informao em diferentes fontes e com diferentes formatos (texto, imagem, som e vdeo).

Anlise da informao 1. Analisar a informao disponvel, recolhida no mbito de um trabalho especfico, de forma crtica e autnoma: 1.Analisar, de forma sistemtica, consistente e autnoma, os resultados da pesquisa efetuada com base nos objetivos definidos; 2. Avaliar a pertinncia da informao para o contexto em que est a trabalhar;

Metas TIC 7 e 8 : pg. 11/13

3. Conhecer os critrios usados na seleo da informao, tendo em conta a credibilidade das fontes selecionadas; 4. Reconhecer a qualidade da informao selecionada, verificando diferentes fontes, autoria e atualidade. 2. Respeitar os direitos de autor: 1. Adotar um comportamento consciente de no realizao de plgio; 2. Identificar atos de violao de direitos de autor e de propriedade intelectual; 3. Conhecer as regras de licenciamento proprietrio/aberto, gratuito/comercial e Creative Commons ou similar; 4. Saber integrar, num documento de temtica escolar, contedos licenciados para uso gratuito, recorrendo Internet.

Gesto da informao

1. Gerir, de forma eficiente, dados guardados na Internet: 1. Explorar servios de armazenamento de dados na Internet; 2. Abrir uma conta de utilizador num servio de armazenamento; 3. Guardar dados localmente e na Internet, estabelecendo a respetiva diferena; 4. Gerir e partilhar documentos na Internet, nomeadamente trabalhos produzidos no mbito da disciplina de TIC ou outras.

2. Garantir a segurana dos dados: 1. Conhecer os critrios de criao de palavras-passe seguras; 2. Administrar, de forma adequada, as suas palavras-passe; 3. Compreender, de forma genrica, o tipo de atuao e propagao de diferentes tipos de vrus; 4. Aplicar procedimentos de proteo dos dados da infeo por vrus informticos; 5. Efetuar cpias de segurana e saber da sua importncia; 6. Compreender, de forma genrica, os cuidados a ter para se proteger de um ataque de phishing; 7. Identificar procedimentos seguros a adotar no uso de servios de comrcio eletrnico.

Metas TIC 7 e 8 : pg. 12/13

Produo P8

Produo e edio de folhas de clculo

1. Utilizar, de forma simples, as funcionalidades de uma folha de clculo, produzindo documentos com funcionalidades bsicas, com base num projeto negociado e estabelecido no seio da turma ou decorrente do trabalho de pesquisa produzido anteriormente: 1. Introduzir e manipular dados numa folha de clculo; 2. Editar e formatar adequadamente as clulas e os dados de uma tabela com estatsticas relativas ao quotidiano; 3. Utilizar frmulas com clculos aritmticos simples e funes para processamento de dados (por exemplo: soma e mdia de dados relativos aos alunos da turma, ou outros); 4. Criar grficos simples a partir dos dados inseridos nas clulas; 5. Integrar tabelas e grficos obtidos no projeto em curso.

Projeto multimdia

1. Desenvolver um projeto com recurso a meios digitais diversos e ferramentas instaladas localmente ou disponveis na Internet, numa temtica especfica ou decorrente do trabalho de pesquisa produzido anteriormente: 1. Utilizar uma das seguintes ferramentas, instaladas localmente ou disponveis na Internet: (i) de edio e produo multimdia (por exemplo: edio de texto, imagem, som e vdeo); (ii) de criao de hiperdocumentos (por exemplo: edio de stios na Internet, blogues ou wikis); (iii) de explorao de ambientes de programao (por exemplo: Scratch ou Squeak Etoys); 2. Efetuar a integrao de contedos provenientes de diferentes tipos de suportes digitais, com base nos objetivos estabelecidos no projeto; 3. Adequar o produto ao fim proposto; 4. Respeitar os direitos de autor e a propriedade intelectual da informao; 5. Partilhar o produto produzido na Internet.

Metas TIC 7 e 8 : pg. 13/13

You might also like