You are on page 1of 4

Trabalho prtico N 3 - Automao de uma Linha de

Enchimento Descrio:

Pretende-se automatizar uma linha de enchimento de latas de leo. O leo, proveniente do processo de refinao, chega atravs do conduto A ao reservatrio R de pr-enchimento a uma temperatura de cerca de 100C. A abertura ou fechamento do conduto A controlado atravs da eletrovlvula V1. O enchimento das latas deve ser efetuado com o leo a uma temperatura de 20 a 30C. Para esfriar o leo, circula pela serpentina B um lquido a uma temperatura de 10C. A abertura ou fechamento deste circuito controlado pela eletrovlvula V2. A temperatura do leo medida pelo sensor de temperatura T. Este sensor apresenta uma sada linear de 4 a 20 mA correspondendo gama de temperaturas de 0 a 160C. O nvel do leo no reservatrio deve ser mantido entre os nveis l1 (40%) e l2 (80%). O sensor L fornece uma sada de tenso proporcional ao nvel de lquido no reservatrio em que 0 V corresponde ao reservatrio vazio e 10 V corresponde ao reservatrio cheio. As latas deslocam-se sobre uma esteira rolante cujo movimento controlado pelo motor M. A presena de uma lata sob o conduto de escoamento C assinalada pelo sensor de presena (com sada do tipo normalmente aberto) D. Uma vlvula F de abertura varivel controla a vazo a um valor constante, tal que cada lata demora 10 segundos para encher. A fig. 2, mostra a abertura da vlvula em funo do nvel do reservatrio, para que a vazo seja constante. A abertura e fechamento do conduto C controlada pela eletrovlvula V3. O motor M est ligado a um Inversor de Freqncia. A movimentao de uma lata aps estar cheia deve ser feito de forma gradual de modo que s ao fim de 5 segundos se atinja a velocidade mxima. A linha de enchimento dispe de um boto para ligar e desligar MA (biestvel) e de outro para parada de emergncia STOP (presso). Se uma lata estiver no processo de enchimento quando o sistema for desligado (MA = OFF) o sistema s deve parar quando a lata acabar de encher e sair da tela.

Conduto A Conduto B 80% 40% Sensores de Temperatur a e Nvel Valv de Fech. Vlv de Contr. Conduto C Lata de leo

Fig. 1- Representao da linha de enchimento das latas. Nvel

80%

40%

40% Abertura da

100% Vlvula Reg.

Vazo Fig. 2 Abertura da Vvula Reguladora de Vazo em funo do Nvel

Lista de material disponvel:


a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) 1 PLC modelo 90-30, GE Fanuc. 1 Carto Analgica/Digital. 1 Sensor indutivo discreto (d). 1 Sensor de nvel analgico 4-20 mA (ser usado um potencimetro para simular este sensor). 1 Sensor de temperatura com sada 4-20 mA (ser usado um potencimetro para simular este sensor). 1 Sensor de vazo com sada 0,+10 V 1 Motor Eltrico Trifasico 3 Eletrovlvulas. 1 Inversor de Freqncia, mod AF 300. 1 Interruptor bi-estvel (MA). 1 Boto de presso (Stop).

Em Casa: Faa um estudo sobre a instalao e modo de funcionamento do material a ser utilizado. 2. Estude o princpio de funcionamento dos diversos sensores e atuadores a ser utilizado no trabalho. 3. Leia o manual do Inversor de Freqncia AF 300, de modo a entender os parmetros que controlam o seu funcionamento. 4. Estude o manual do CLP mod. 90-30, GE Fanuc. 5. Escreva as tabelas de correspondncia entre as variveis do processo e as entradas e sadas do CLP. 7. Desenhe um esquema completo com as ligaes do sistema a implementar. Na Aula: 1. Efetue a sua montagem utilizando o material disponvel. 3. Transfira o programa para o CLP e teste o seu funcionamento. Relatrio: Escreva um relatrio sobre o trabalho efetuado. No se esquea de contemplar os seguintes aspectos: 1. Diagramas Ladder; 2. Uma tabela com as variveis: entradas, sadas e Registros do CLP 3. Aspectos da implementao e principais concluses. 4. Entrega dias 08 e 11 de Dezembro/2003 conf a Turma
1.

Preparao do trabalho:

You might also like