You are on page 1of 19

METAS CURRICULARES

Educao Visual 2 Ciclo do Ensino Bsico

Metas Curriculares | 5 ano (existem 3)

Tcnica T5
OBJETIVO GERAL (1):

Experimentar e dominar os materiais riscadores, os materiais bsicos de desenho tcnico e respetivos suportes fsicos. 1.1: Distinguir caractersticas dos vrios materiais riscadores (lpis de grafite, lpis de cor, lpis de cera, marcadores, pastel de leo e seco, guache, aguarela e tinta-da-china). * 1.2: Reconhecer as caractersticas dos diversos suportes (papel cavalinho, papel vegetal, papel diverso). 1.3: Utilizar corretamente materiais bsicos do desenho tcnico (rgua, esquadros, transferidor, compasso).
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Representao R5
OBJETIVO GERAL (2):

Reconhecer a forma e a sua relao com a geometria, a estrutura e a textura. 2.1: Identificar e explorar no ambiente ou nas construes humanas, formas geomtricas simples (ponto, linha, plano, superfcie e volume). 2.2: Representar corretamente traados geomtricos simples (traados de linhas paralelas e perpendiculares), construir polgonos e dividir segmentos de reta e circunferncias em partes iguais. * 2.3: Reconhecer que a textura uma sensao visual e tctil (lisa, ponteada, rugosa, ondulada, macia e irregular) e saber observar as caractersticas da textura, classificando-as (naturais e artificiais). 2.4:Analisar texturas de espaos e reconhecer que o desenho um meio que permite criar e exprimir visualmente a textura. 2.5: Reconhecer vrios tipos de estruturas (natural, artificial, arquitectnica e modular), com o objetivo de saber que a estrutura est intimamente ligada forma/funo, quer nos objetos e materiais, quer nos seres vivos.
METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

2.6: Identificar o mdulo como elemento gerador da estrutura, criando e representando padres atravs da utilizando das leis de criao (repetio e ritmo, alternncia, translao, rotao e simetria).
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Discurso D5
OBJETIVO GERAL (3):

Identificar o papel do patrimnio e reconhecer a sua influncia na sociedade. 3.1: Identificar os tipos de patrimnio cultural (natural, material e imaterial). 3.2: Distinguir a importncia do patrimnio artstico, cultural e natural de cada regio, para a afirmao da identidade de cada uma. 3.3: Reconhecer que a experincia pessoal est relacionada com o modo como se interpretam as imagens e artefactos. *
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

Metas Curriculares | 6 ano (existem 4)

Tcnica T6
OBJETIVO GERAL (4):

Reconhecer e dominar as caractersticas e qualidades da cor. 4.1: Reconhecer a influncia da textura ou da dimenso na percepo da cor. 4.2: Identificar diferenas entre cor e pigmento (teoria aditiva e teoria subtrativa). 4.3: Conhecer noes de cores primrias e cores secundrias, e reconhecer as relaes de branco/preto, quente/fria, claro/escuro, cores complementares. * 4.4: Identificar valores simblicos da cor (sinais de trnsito, normas industriais, etc.), reconhecendo a sua importncia na construo do sentido das mensagens.
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Representao R6
OBJETIVO GERAL (5):

Conhecer e representar relaes de elementos fsicos no espao. 5.1: Reconhecer a posio relativa de objetos no espao (isolados, relativa ao observador, relativa a outros objetos) e as posio horizontal, vertical, oblqua, longe e perto, frente e a trs). 5.1 Reconhecer a posio de objetos no espao (objetos isolados: horizontal, vertical, oblqua; objetos no isolados: posio relativa a um observador ou a outros objetos: longe, perto, frente e atrs). 5.2: Reconhecer fatores que facilitam a leitura do espao (espao aberto e espao fechado). 5.3: Identifica relaes entre a parte interna e a superfcie de um objeto e utilizar na representao a dimenso, a transparncia/opacidade e a luz/cor. * 5.4:Comunicar graficamente e verbalmente as relaes entre um objeto e respetivas representaes o (escala de plantas, mapas e alados).
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

Discurso D6
OBJETIVO GERAL (6):

Reconhecer e distinguir as tipologias, os cdigos e os suportes utilizados pela comunicao. 6.1: Relacionar a utilizao dos cinco sentidos humanos na comunicao. 6.2: Reconhecer os agentes da comunicao (emissor, mensagem, receptor, cdigo, rudo e meio) e analisar os tipos de comunicao (direta e indireta). 6.3: Distinguir diferentes tipos de cdigos de comunicao (gravura paleoltica, hierglifos, sistemas numricos, caligrafia, bandeiras, sinais, cor (semforos), pictogramas, smbolos, etc.). 6.4: Reconhecer diversos suportes impressos (pergaminho, papel, tecido). 6.5: Identificar meios de comunicao e a sua evoluo em funo da evoluo tcnica e social (sonora telefone, rdio, podcast; escrita jornal, revista, cartaz. BD; audiovisual - televiso e cinema; multimdia, hipermdia CD, TV digital, internet). *
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Projeto P6
OBJETIVO GERAL (7):

Reconhecer e articular os princpios bsicos da criao de um discurso. 7.1: Reconhecer e articular elementos do discurso grfico (cor, contraste, fundo-figura, texto e imagem, etc.). 7.2: Reconhecer e articular elementos da Teoria da Gestalt no mbito da comunicao (continuidade, segregao, semelhana, unidade, proximidade, pregnncia e fechamento). 7.3: Articular elementos da Teoria da Gestalt e do discurso grfico, adequados ao emissor, mensagem e ao recetor. * 7.4: Ter sentido crtico no mbito da comunicao, atravs do reconhecimento dos elementos do discurso e do seu enquadramento na mensagem.
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

3 Ciclo do Ensino Bsico

Metas Curriculares | 7 ano (existem 4)

Tcnica T7
OBJETIVO GERAL (1):

Utilizar materiais bsicos de desenho tcnico para a representao e criao de formas. 1.1: Representar objetos simples presentes no espao envolvente, utilizando materiais bsicos de desenho tcnico (papel; lpis; lapiseiras, rguas, esquadros, transferidor, compasso; etc.). * 1.2: Registar e analisar as noes de escala nas produes artsticas (reduo; ampliao; tamanho real; etc.). 1.3: Representar formas artificiais escala da mo, do corpo e do espao vivencial imediato e conhecer a noo de sombra prpria e de sombra projetada. 1.4: Conceber formas rigorosas simples, utilizando alguns dos princpios dos sistemas de projeo (projeo ortogonal: retas projetantes perpendiculares; vistas: cima e frente; o sistema europeu: vistas de frente, superior, inferior, lateral direita e esquerda, posterior; plantas; alados; etc.). 1.5: Conceber objetos/espaos de baixa complexidade, integrando elementos de cotagem e de cortes no desenho (linha de cota; linha de chamada; espessuras de trao: grosso contnuo, grosso interrompido, fino contnuo, trao ponto fino; etc.). 1.6: Aplicar sistematizaes geomtricas das perspetivas axonomtricas (cavaleira, dimtrica, isomtrica de circunferncias, curvas e slidos; etc.)
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Representao R7
OBJETIVO GERAL (2):

Explorar o desenho expressivo e o domnio dos diversos instrumentos de registo. 2.1: Distinguir os diversos instrumentos de registo (papel: textura, capacidade de absoro, gramagem; lpis de grafite: graus de dureza; pincis; etc.). 2.2: Utilizar corretamente diferentes materiais e tcnicas de representao na criao de formas e na procura de solues (lpis de cor; marcadores; lpis de cera; pastel de leo e seco; tinta da china;
METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

guache; aguarela; colagem; origami; papel mach; monotipia; linogravura; etc.). 2.3: Identificar e aplicar processos convencionais do desenho expressivo na construo de objetos grficos (linhas de contorno: aparentes e de configurao; valores claro/escuro: sombra prpria e projetada; captar medidas e inclinaes; modos de desenhar; etc.). 2.4: Reconhecer e explorar diferentes modos de representao da figura humana, distinguindo a verosimilhana como critrio de qualidade (captar a proporo da figura e do rosto; etc.). 2.5: Explorar registos de observao documental atravs das tecnologias digitais (imagem digital; fotografia digital: composio ou enquadramento, formato, ponto de vista; planos: frontal, picado, contrapicado, iluminao; vdeo digital; planos de ao: de conjunto, intermdio, grande plano, movimentos de cmara: aproximao/afastamento, acompanhamento, panormica; etc.). *
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Discurso D7
OBJETIVO GERAL (3):

Construir, interpretar e planificar formas geomtricas no mbito dos elementos da representao. 3.1: Reconhecer e identificar a posio relativa de duas retas no espao (retas concorrentes ou paralelas; posio: vertical, horizontal, oblqua; etc.). 3.2: Empregar propriedades dos ngulos em representaes geomtricas (traado da bissetriz; diviso do ngulo em partes iguais; etc.). 3.3: Utilizar circunferncias tangentes na construo de representaes plsticas (tangentes externas e internas; reta tangente circunferncia; linhas concordantes; etc.). 3.4: Distinguir e representar diferentes elementos, tais como espirais, ovais, vulos e arcos (espiral: biomtrica, tricntrica, quadricntrica; eixo menor e eixo maior; arco volta inteira/romano; arco ogiva; arco abatido; etc.). * 3.5: Identificar e realizar a planificao de slidos (poliedros: poliedros regulares, prismas e pirmides; cones; cilindros; esferas; etc.).
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

Projeto P7
OBJETIVO GERAL (4):

Explorar e desenvolver princpios bsicos do Design e da sua metodologia. 4.1: Analisar e valorizar o contexto em que surge o design (evoluo histrica; artesanato; produo em srie indiscriminada; a primeira escola: bauhaus; objetos de design; etc.). 4.2: Reconhecer e descrever a metodologia do design (enunciao do problema; estudo de materiais e processos de fabrico; pesquisa formal; escolha; projeto; construo de prottipo; produo; etc.). 4.3: Identificar as disciplinas que integram o design (antropometria; ergonomia; etc.). * 4.4: Distinguir e analisar as diversas reas do design (design comunicao e grfico: webdesign; design produto; design ambientes; design joalharia; design txtil; design moda; design vesturio; etc.). 4.5: Desenvolver solues criativas no mbito do ecodesign, aplicando os princpios bsicos do design (redesign; ecoproduto; 3Rs: reciclar reduzir reutilizar; contentor: verde, azul, amarelo; separao de lixo; etc.).
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

Metas Curriculares | 8 ano (existem 4)

Tcnica T8
OBJETIVO GERAL (5):

Reconhecer e explorar as caractersticas e qualidades da luz-cor. 5.1: Analisar o fenmeno de decomposio da cor atravs do prisma de Newton. 5.2: Reconhecer a influncia dos elementos luz- cor na percepo visual dos espaos, formas e objetos (espectro eletromagntico visvel; reflexo; absoro; etc.). 5.3: Identificar e explorar as propriedades e qualidades da luz-cor, em diversos suportes e contextos (tom ou matiz; valor; saturao; modulao; etc.). 5.4: Distinguir e usar a mistura aditiva e mistura subtrativa para combinar cores (cores primrias e secundrias; sistema cor-luz /RGB; sistema cor-pigmento/CMYK; impresso; pigmentos; etc.). 5.5: Empregar contrastes de luz-cor no desenvolvimento de produes plsticas (claro/escuro; quente/frio; cores neutras; cores complementares; extenso; sucessivo; simultneo; etc.). 5.6: Reconhecer e distinguir a atividade de tericos da luz-cor (fsicos; artistas; etc.). *
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Representao R8
OBJETIVO GERAL (6):

Reconhecer a forma e a sua relao com a composio, a profundidade, a estrutura e a expresso do movimento. 6.1: Identificar e explorar a textura, identificando-a em espaos ou produtos (rugosa, lisa, brilhante, baa, spera, macia, tcteis, artificiais, visuais; etc.). 6.2: Distinguir e utilizar a noo de composio em diferentes produes plsticas (proporo; configurao; composio formal; campo retangular: medianas e diagonais; peso visual das formas: situao, dimenso, cor, textura, movimento; etc.). 6.3: Reconhecer e representar princpios formais de profundidade e de simetria (espao envolvente; sobreposio; cor; claro/escuro; nitidez; simetria: central, axial, plana; etc.).

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

6.4: Explorar e desenvolver tipologias de estruturas (macias; moduladas; em concha; naturais; construdas pelo homem; malhas; mdulo; padro; etc.). * 6.5: Distinguir e caracterizar a expresso do movimento (movimento implcito; repetio de formas: translao, rotao, rebatimento; expresso esttica; expresso dinmica; etc.). 6.6: Decompor um objeto simples, identificando os seus constituintes formais (forma; geometria; estrutura; materiais; etc.).
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Discurso D8
OBJETIVO GERAL (7):

Distinguir e interpretar os signos visuais, o poder das imagens, a imagem publicitria e o design de comunicao. 7.1: Identificar e analisar os signos da comunicao visual quotidiana (; significante; significado; emissor; mensagem; meio de comunicao; receptor; rudo; resultado da comunicao; cdigo; cone; sinal; sinaltica: pictogramas; smbolo; logtipo; mapa; diagramas; esquemas, etc.). 7.2: Distinguir e reconhecer o poder das imagens que induzem raciocnios (imagens: visuais, olfativas, auditivas; denotao; conotao; informao; emoes intensas; impacto visual; lgica visual; metfora visual; etc.). 7.3: Analisar e interpretar a importncia da imagem publicitria no quotidiano (a publicidade condiciona as escolhas, convence usando princpios ticos; etc.). 7.4: Explorar e dominar o design de comunicao (design grfico; corporativo ou de identidade; design de embalagem; design editorial; publicidade; sinaltica; etc.). 7.5: Dominar conceitos de paginao, segundo as noes implcitas no design de comunicao (mensagem: informao, imagem, palavras, emissor, pblico destino; arranjo grfico: tema, slogan, margens; etc.).* 7.6: Saber decompor uma curta-metragem ou um anncio televisivo portugus (elementos; espaos; story-board; etc.).
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

Projeto P8
OBJETIVO GERAL (8):

Explorar e desenvolver princpios bsicos da Arquitetura e da sua metodologia. 8.1: Identificar e valorizar o contexto de onde vem a arquitetura (evoluo histrica; primeiro tratado de arquitetura: "De Architectura" - Marco Vitrvio Polio; mito da cabana primitiva; etc.). 8.2: Reconhecer e descrever a metodologia da arquitetura (enunciao do problema; anlise do lugar: histrica, enquadramento e levantamento geogrfico; programa: tipologia de projeto; conceito e aplicao do conceito ao projeto; etc.). 8.3: Identificar disciplinas que integram a arquitetura (estruturas; construes; etc.). 8.4: Distinguir e analisar as diversas reas da arquitetura (arquitetura. Paisagista; de interiores; Reabilitao; Urbanismo; etc.). 8.5: Conceber solues criativas para um espao vivencial, no mbito da ecologia urbana, aplicando princpios bsicos da arquitetura (ecobairro: casas sustentveis; sustentabilidade ambiental; eficincia energtica; ecomateriais; energias renovveis; etc.). *
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

10

Metas Curriculares | 9 ano (existem 4)

Tcnica T9
OBJETIVO GERAL (9):

Explorar e dominar tcnicas de representao da perspectiva. 9.1: Conhecer elementos da evoluo histrica da representao em perspetiva. 9.2: Reconhecer e caracterizar sistemas de representao axonomtricos e cnicos. 9.3: Reconhecer e distinguir princpios bsicos da perspetiva cnica (ponto de vista, pontos de fuga, linhas de fuga, linha horizonte, plano horizontal e do quadro, raios visuais; etc.). 9.4: Dominar a linguagem da perspetiva cnica, no mbito da representao manual e da rigorosa. *
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Representao R9
OBJETIVO GERAL (10):

Reconhecer e identificar os processos de construo da imagem no mbito da percepo visual como expresso sensorial. 10.1: Reconhecer e compreender o mecanismo da viso e da construo das imagens (globo ocular; retina; nervo tico; cones e bastonetes; etc.). 10.2: Identificar e registar a relao existente entre figura e fundo, utilizando os diversos meios de expresso plstica existentes (figura em oposio; fundo envolvente; etc.). 10.3: Explorar as figuras reversveis, atravs do desenho livre ou do registo de observao digital (alternncia de visualizao; etc.). 10.4: Desenvolver e representar iluses ticas em composies plsticas, bi e/ou tridimensionais (figuras impossveis; imagens ambguas; etc.). *
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

11

Discurso D9
OBJETIVO GERAL (11):

Reconhecer e refletir sobre a importncia da arte no mbito das suas manifestaes culturais. 11.1: Reconhecer e analisar arte contempornea (tom provocativo e crtico; experincias fsicas e emocionais fortes; ausncia de regras pr-estabelecidas; etc.). * 11.2: Aplicar os conceitos de obra de arte abstrata e figurativa, em criaes plsticas bi e/ou tridimensionais (pintura; escultura; arte pblica; instalao e site-specific; l arte da terra (land art); performance/arte do corpo: ao, movimento e presena fsica; etc.). 11.3: Distinguir a diversidade de manifestaes culturais existente, em diferentes pocas e lugares (cultura popular; artesanato; valores; crenas; tradies; etc.). 11.4: Identificar o patrimnio e identidade nacional, entendendo-os numa perspetiva global e multicultural (tipos de patrimnio: cultural, natural, mvel, imvel, material, imaterial; l; etc.). 11.5: Selecionar e distinguir as diferentes tipologias de museus e de colees (espao; forma; funcionalidade; etc.). 11.6: Utilizar procedimentos geomtricos para identificar e analisar obras de arte portuguesa de diversas pocas (pintura; escultura; arquitetura; Primitivos Portugueses; Maneirismo; Barroco; Neoclssico; Romantismo; Impressionismo; Naturalismo; Modernismo; etc.).
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

Projeto P9
OBJETIVO GERAL (12):

Desenvolver princpios bsicos da Engenharia e da sua metodologia. 12.1: Identificar e valorizar o contexto de onde vem a engenharia (evoluo histrica; a primeira escola: cole Nationale des Ponts et Chausss; engenharia militar: fortificaes, pontes e estradas, etc.). 12.2: Reconhecer e descrever a metodologia da engenharia (enunciao do problema; anlise do lugar: variveis e requisitos; programa: objetivos e tipologia de projeto; conceito; aplicao do conceito ao projeto; previso de recursos; etc.). 12.3: Analisar e identificar as disciplinas que integram a rea da engenharia (fsica; matemtica; etc.). 12.4: Distinguir e analisar diversas reas da engenharia: civil; geolgica; eletrotcnica; qumica; mecnica; aeronutica; multimdia; etc.).
METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

12

12.5: Desenvolver solues criativas no mbito das casas portteis, aplicando princpios bsicos da engenharia (habitaes nmadas; sistemas construtivos flexveis e mutveis; eficincia energtica; tecnologia; etc.) *
* Consultar exemplo de exerccio em documento anexo.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

13

ANEXO 1

Exemplos de Exerccios
Metas Curriculares | 5 ano (existem 3)

Tcnica T5
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 1.1 Distinguir as caractersticas dos vrios materiais riscadores sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno experimenta os vrios materiais, diferenciando as suas caractersticas atravs da realizao de linhas retas ou curvas. Procurase privilegiar um raciocnio orientado para a aquisio de conhecimento prtico e a ampliao de habilidades, competncias e aptides especficas.

Representao R5
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 2.2 Dominar a representao de traados geomtricos simples sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno produz desenhos de caracterstica tcnica rigorosa, desenhando linhas paralelas e perpendiculares, dividindo segmentos de reta em 2, 4 e 5 partes iguais e dividindo circunferncias em 3, 4, 5, 6, 7 e 8 partes, no traado de polgonos inscritos e circunscritos. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para formas de registo e de comunicao de informao que envolve uma tcnica e linguagem especfica, decifrada atravs de elementos bidimensionais.

Discurso D5
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 3.3 Entender que a experincia pessoal est relacionada com o modo como interpreta as imagens e artefactos sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno identifica e regista manifestaes visuais existentes na arquitetura de um determinado percurso pr-definido, compilando-os graficamente de forma a demonstrar as interpretaes individuais. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para o encadear sequencial de aes, importantes para a estruturao de uma histria.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

14

Metas Curriculares | 6 ano (existem 4)

Tcnica T6
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 4.3 Dominar noes de cores primrias e cores secundrias, e reconhecer as relaes de branco/preto, quente/fria, claro/escuro, cores complementares sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno cria quadrados de cores primrias e secundrias em guache organizando-as atravs das suas caractersticas, num template fornecido previamente pelo professor. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para a aquisio de conhecimento prtico, adquirido atravs da decomposio e a enumerao de elementos individuais.

Representao R6
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 5.3 Distinguir a relao entre volume e espao e utilizar na representao a dimenso, a transparncia/opacidade e a luz/cor sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno representa um objeto de forma geomtrica simples inserido no espao, privilegiando a representao da dimenso, das transparncias e da luz/cor. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para formas de registo e de comunicao de informao, atravs da organizao e hierarquizao de informao.

Discurso D6
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 3.5 Identificar meios de comunicao e a sua evoluo em funo da evoluo tcnica e social sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno representa sobre a forma de um linha temporal a evoluo dos meios de comunicao, relacionados com a evoluo poltico-social humana. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para o encadeamento de factos e acontecimentos, que aludem temtica de anlise, onde se procura reconhecer e identificar uma conduta de desempenho que ajuda a orientar novas aes criativas.

Projeto P6
Exemplo de exerccio:

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

15

No mbito do descritor 7.3 Articular elementos da Teoria da Gestalt e do discurso grfico, adequados ao emissor, a mensagem e ao recetor sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno desenvolve uma proposta de cartaz para uma exposio, organizada pela comunidade escolar. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para um conjunto de atividades coordenadas e interligadas com o intuito de cumprir um determinado objetivo especfico, atravs de aes que fomentam uma identificao dos elementos e das fases do problema em anlise.

Metas Curriculares | 7 ano (existem 4)

Tcnica T7
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 1.1 Representar objetos presentes no espao envolvente, utilizando materiais bsicos do desenho tcnico sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno desenha um objeto de baixa complexidade, recorrendo a instrumentos como lapiseira, rgua, esquadros, transferidor e compasso. Procura-se privilegiar um raciocnio que evidencia um grupo singular de aptides, mtodos, recursos e tcnicas.

Representao R7
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 2.5 Explorar registos de observao documental atravs das tecnologias digitais sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno registe, atravs de fotografia ou vdeo digital, uma atividade realizada no contexto escolar. Procura-se privilegiar um raciocnio que evidencia diferentes estilos de representao e de abordagens dicotmicas (esquemticas/orgnicas; literrio/enumerativo; rtmico/estrutural).

Discurso D7
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 3.4 Distinguir e representar diferentes elementos, tais como espirais, oval, vulo e arco sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno identifica na arquitetura elementos como os arcos, registando a sua construo geomtrica. Procura-se privilegiar um raciocnio que evidencia reflexes esclarecidas no mbito retrospetivo, reconhecendo e identificando a sua trajetria histrica.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

16

Projeto P7
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 4.3 Identificar as disciplinas que integram o design sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno utiliza o desenho para obter noes de ergonomia e de antropometria, utilizando como modelos os colegas. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para atividades coordenadas e interligadas com o intuito de cumprir um objetivo especfico.

Metas Curriculares | 8 ano (existem 4)

Tcnica T8
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 5.6 Reconhecer e analisar tericos da cor/luz sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno realiza um trabalho sobre a cor.

Representao R8
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 6.4 Observar e desenvolver tipologias de estruturas sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno desenvolve a maqueta de uma cobertura, considerando elementos como malha, mdulo e padro. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para formas de registo e de comunicao de informao, que evidenciam as propriedades bsicas do mundo visual, decifradas no mbito tridimensional.

Discurso D8
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 7.5 Dominar conceitos de paginao, segundo as noes implcitas no design de comunicao sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno desenvolve uma proposta de cartaz, considerando contedos de imagem e texto. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para o encadeamento de factos, atravs de grupos de elementos anlogos que se coligam e formam conjuntos.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

17

Projeto P8
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 8.5 Inventar solues criativas para um espao vivencial, no mbito da ecologia urbana, aplicando princpios bsicos da arquitetura sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno identifica os elementos estruturais de uma casa sustentvel e os disponha numa soluo de habitao. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para um conjunto de atividades coordenadas e interligadas com o intuito de cumprir um determinado objetivo especfico, atravs da identificao das componentes e das fases do problema em anlise.

Metas Curriculares | 9 ano (existem 4)

Tcnica T9
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 9.4 Dominar a linguagem da perspetiva cnica, no mbito da representao manual e da rigorosa. sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno a partir da recolha de imagens fotogrficas identifica e representa os elementos da linguagem da perspetiva cnicas. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para a aquisio de conhecimento prtico, adquirido atravs da decomposio e a enumerao de elementos individuais.

Representao R9
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 9.4 Desenvolver e representar iluses ticas em composies plsticas, bi e/ou tridimensionais sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno cria uma composio plstica, explorando figuras impossveis e imagens ambguas. Procurase privilegiar um raciocnio orientado para formas de registo e de comunicao que evidenciam uma aquisio de informao de forma intuitiva.

Discurso D9
Exemplo de exerccio:

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

18

No mbito do descritor 10.1 Reconhecer e analisar a arte contempornea sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno investiga artistas de relevo, identificando os seus cdigos de comunicao. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para o que se quer significar, distinguindo as obras que evidenciam uma prinformao, que retomam informao que ainda est presente na memria, e as obras que antecipam informao que ir ser referida e discriminada mais tarde.

Projeto P9
Exemplo de exerccio:

No mbito do descritor 11.5 Desenvolver solues criativas no mbito das casas portteis, aplicando princpios bsicos da engenharia sugerida a elaborao de exerccios em que o aluno idealize e execute uma maqueta de uma habitao nmada, valorizando os materiais sustentveis. Procura-se privilegiar um raciocnio orientado para um conjunto de atividades coordenadas e interligadas que ampliam a observao de modo a fortalecer as ideias.

METAS CURRICULARES | EDUCAO VISUAL - 2 e 3 CICLO

19

You might also like