You are on page 1of 24

BOLETIM INFORMATIVO _______________________________________

MADEIRA EMIGRANTE
__________________________________ DE 23 A 30 DE JUNHO DE 2012 ATUALIDADES

Conceio Estudante inicia visita comunidade madeirense na frica do Sul

A Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes inicia, hoje, dia 29 de Junho, uma visita oficial frica do Sul, onde ir representar o Governo Regional nas celebraes do Dia da Regio e das Comunidades Madeirenses, que se assinala no prximo domingo, dia 1 de Julho. Nesta deslocao, e semelhana do que aconteceu nas visitas anteriormente realizadas s comunidades, esto programados diversos contactos com a comunidade madeirense, assim como apresentaes promocionais do destino Madeira. De acordo com o programa, Conceio Estudante chega ao Aeroporto de Joanesburgo pelas 7:20 horas do dia 29, estando agendada para as 9 horas um encontro com o Conselheiro Joo Canha. Duas horas depois, sai para Durban, onde devero comparecer o Cnsul Honorrio de Portugal e o presidente da Comisso Organizadora do Dia da Regio. Ainda neste primeiro dia e na parte da tarde, esto previstos encontros informais com entidades representativas da comunidade madeirense naquele pas. No dia 1 de Julho, pelas 11:30 horas, vai estar presente na abertura oficial das celebraes alusivas ao Dia da Regio Autnoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses no Flea Market. Entre outros convidados, destacam-se, nesta cerimnia, as presenas do presidente da Cmara Municipal de eThekwini, James Nxumalo, o Cnsul Honorrio de Portugal em Durban, Elias de Sousa e o presidente da RPMKN, Joo Manuel Gouveia. s 13 horas realiza-se um almoo tradicional no recinto, sendo que s 18:30 horas realiza uma visita APKZN (Associao Portuguesa do Kwazulu Natal), onde ser promovido um encontro com os

presidentes das vrias Associaes Portuguesas da provncia. s 20 horas, nova reunio, desta feita com o Cnsul Honorrio de Portugal. Na segunda-feira, Conceio Estudante retoma os encontros de trabalho, a partir das 9:30 horas. Primeiro, com os Cnsules dos vrios pases em Durban, com as autoridades locais, com os agentes de turismo e demais representantes do sector. s 15:35 horas, sada para a Cidade do Cabo. No dia seguinte, j nesta cidade, ter um encontro de trabalho, pelas 11:30 horas, com o Cnsul Geral de Portugal. s 18:45 horas, encontro com a Conselheira Lgia Fernandes e s 19:30 horas estar presente num encontro e jantar com elementos representativos da comunidade madeirense. No dia 4 de Julho, sai pelas 11:55 horas para Joanesburgo, onde s 19:15 horas mantm um encontro e jantar com empresrios e demais individualidades pblicas e privadas. No dia 5, sai pelas 11:15 horas para Pretria, onde s 12 ter uma reunio de trabalho com o Embaixador de Portugal. J de regresso a Joanesburgo, participa pelas 18 horas numa ao promocional da Madeira. No dia 6 de Julho, a secretria parte pelas 8 horas para Rustenburg, onde ter um encontro e almoo com as comunidades portuguesas de Klerksdorp e de Rustenburg. No sbado, 7 de Julho, s 8:30 horas, presena na apresentao da Madeira no Frum Comunidades Pensar Global. Parte s 18 horas para Pretria, para um encontro com a comunidade madeirense nas Celebraes do Dia da Madeira, na Casa Social da Madeira de Pretria. A 8 de Julho, visita Benoni, onde assiste a uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Ftima local. s 13 horas vai Casa da Madeira de Joanesburgo, onde ter um encontro com a comunidade madeirense nas celebraes do Dia da Madeira. A 9 de Julho, pelas 10 horas, reunio de trabalho com empresrios, regressando Madeira s 11:20 horas.

Dia da Regio intemporal e no circunstancial

O secretrio regional de Educao e Recursos Humanos defendeu, na passada segunda-feira, que a comemorao do Dia da Regio e das Comunidades Madeirenses uma evocao intemporal, que no pode ser circunstancial. Da defender que as dificuldades financeiras que a Regio atravessa no nos libertam, nem nos do o direito de esquecermos de onde vimos, o que somos e para onde vamos. Jaime Freitas falava na apresentao do programa das comemoraes do Dia da Regio, realizada na Secretaria Regional da Educao. As comemoraes comeam no dia 29 de Junho, sexta-feira, pelas 21h30, com um concerto comemorativo no Parque de Santa Catarina, a cargo da Orquestra Clssica da Madeira. No dia 1 de Julho, pelas 8h00, ser dada uma salva de foguetes e girndolas na Avenida do Mar.

A Sesso Solene da Assembleia Legislativa da Madeira ser realizada s 10h00, no parque de estacionamento dos Juncos, em So Vicente. Pelas 15h00, na Avenida do Mar, haver salva de foguetes e girndola e a cerimnia de deposio de flores no monumento Autonomia, com a participao da Banda Municipal de Santa Cruz e do Coro Infantil da Direco de Servios Artsticos (antigo Gabinete Coordenador de Expresso Artstica). s 15h30, no palcio do Governo, ser realizada a cerimnia de imposio solene de insgnias honorficas madeirenses a personalidades que se destacaram na vida da Regio. Rui Manuel Teixeira Gonalves, Antnio Jorge Silva Andrade, Sebastian Grisalen Sanchez, Jos Avelino Aguiar Farinha, Jos Paulo Pinto, Raul Gomes Serro, Jaime Pontes Lira, Jos Cndido Garcs Duarte e Maria Prado de Almada Cardoso so as personalidades agraciadas. As comemoraes terminam com o Te Deum, que acontecer na S Catedral, pelas 17 horas, com a participao da Orquestra Clssica da Madeira.

Concerto Comemorativo do Dia da Regio e das Comunidades Madeirenses

O concerto do Dia da Regio, no dia 29 de junho, pelas 21h30, contar com a Orquestra Clssica da Madeira, a interpretar a obra Pssaro de Fogo de Igor Stravinsky, acompanhado por uma coreografia de vdeo manipulado em tempo real pelo VJ Hugo Olim. Ser ao sabor da msica que as imagens vo danar numa feliz juno que agora queremos trazer ao Parque de Santa Catarina, numa verso ao ar livre. A Orquestra convidou ainda para o concerto dois cantores Madeirenses de reas distintas. A soprano Carla Moniz que cantar duas rias com a Orquestra e o Filipe Abreu, participante da Operao Triunfo e aluno do Conservatrio, para uma participao especial no Tema do John Lennon Imagine. Juntamente com a OCM, estar, a Orquestra Acadmica do Conservatrio Escola de Artes. Sendo um projeto que vive desde 2002, queremos agora enfatiz-lo, decorrente de um trabalho que vem sendo uma importante fonte de motivao para os alunos de msica. A juno da Orquestra Acadmica Orquestra Clssica, promove o contacto dos alunos com os professores na melhor das pedagogias o exemplo Assim acreditamos estar a construir uma rede que tem que comear com as crianas. A abertura do concerto estar a cargo da Orquestrazinha, uma orquestra formada com as crianas que

comeam a estudar msica e que agora tem a oportunidade de a fazerem em conjunto. Em resumo, estaro em palco muitos sonhos, seja das crianas ou adolescentes que ainda estudam msica ou dos profissionais que aspiram excelncia. Fica a ideia de um percurso que comea cedo e quem sabe se torna num profissional na nossa Orquestra Clssica.

Regio passa a ter oito feriados obrigatrios, para alm dos municipais e regionais

Nos termos do artigo 234. do diploma que rev as leis laborais, ontem publicado no Dirio da Repblica, e segundo uma nota hoje emitida pelo Governo Regional, passam a ser feriados obrigatrios na Madeira e Porto Santo, para alm dos regionais e municipais, os seguintes dias: 1 de Janeiro, SextaFeira Santa, Domingo de Pscoa, 25 de Abril, 10 de Junho, 15 de Agosto, 8 de Dezembro e 25 de Dezembro.

Presidente do Governo insiste em que h solues para a presente crise

O presidente do Governo Regional reiterou, no passado dia 27 de junho, que h solues para a presente crise. H solues para isto, afirmou Alberto Joo Jardim por ocasio da inaugurao de diversos pavilhes no Parque Empresarial de Santana, onde considerou que os Estados soberanos no podem dar prioridade aos poderes financeiros, que foram os culpados pela crise. Neste contexto, o chefe do Executivo frisou a importncia de se manter, custe o que custar, o Estado social, embora reconhecendo que preciso acabar com o tipo de benesses que no so essenciais.

Durante a sua interveno, Jardim adiantou, por outro lado, que o Governo Regional vai continuar a inaugurar e a fazer, garantindo que para o ms que vem, h mais, ao mesmo tempo que frisava no partilhar dos que tm um sentido de tragdia. Desde 2008, a Vice-Presidncia do Governo, atravs da Madeira Parques Empresariais, tem vindo desenvolver um projecto denominado Construo de Pavilhes, num total de 54, dividido em duas fases: A 1 fase, que ficou concluda no final do ano 2009 e consistiu na construo de 22 pavilhes: 12 pavilhes no Parque Empresarial de Cmara de Lobos; cinco pavilhes no Parque Empresarial da Ribeira Brava e cinco pavilhes no Parque Empresarial da Calheta. A 2 fase contempla a construo de mais 32 pavilhes, entre os quais os quatro pavilhes no Parque Empresarial de Santana. Destes quatro pavilhes, trs encontram-se j atribudos. Estes pavilhes so destinados instalao de empresas de pequena dimenso, em regime de arrendamento, e foram alvo de uma candidatura aos fundos comunitrios, no mbito do Programa Operacional Intervir +, sendo a comparticipao FEDER de 85% do investimento elegvel. O investimento elegvel global deste projeto ascendeu a 8.679.071,00 euros; sendo a comparticipao FEDER de 7.377.210,36 euros.

Ireneu Barreto elogia Santana

O representante da Repblica para a Regio Autnoma da Madeira efetuou, no passado dia 28 de junho, uma visita ao Concelho de Santana, que assinala esta semana a passagem do primeiro aniversrio da nomeao pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Na sua deslocao a Santana, Ireneu Barreto comeou por visitar o posto aqucola do Ribeiro Frio e o Fortim do Faial. J na cidade de Santana, teve uma receo oficial nos Paos do Concelho, isto antes de visitar o monumento da Biosfera e o Centro da Biosfera na Rocha do Navio. Na receo nos Paos do Concelho, o presidente da Cmara Municipal de Santana comeou por salientar ser uma honra para o concelho receber o representante da Repblica e, assim, dar a conhecer as principais aes do Municpio. Deste modo, Rui Moiss realou que Santana tem uma responsabilidade mundial acrescida, referindose ao facto de nesta sexta-feira se assinalar a passagem do primeiro ano em que o concelho foi considerado Reserva Mundial da Biosfera. Assim, destacou tratar-se de um galardo que traz benefcios a Santana e Madeira. Por outro lado, destacou ser a interveno social prioritria nas freguesias do concelho, nomeadamente junto das pessoas de mais idade. Rui Moiss manifestou ainda a sua preocupao face eventual extino das freguesias da Ilha e do Arco de So Jorge, tal como pretende o Governo da Repblica, destacando tratar-se de uma situao que

desagrada ao municpio. Por seu lado, o representante da Repblica recordou ter saudado o Concelho de Santana pela conquista do galardo de Reserva Mundial da Biosfera, considerando que o concelho tem sabido responder s dificuldades, criando um clima que propicia o chamado turismo verde, que disse esperar ser uma aposta de sucesso. Ireneu Barreto sublinhou mesmo que neste captulo Santana tem sido pioneiro. Elogiou ainda a estrutura criada no concelho para atenuar as dificuldades das pessoas mais carenciadas, sublinhando ser necessrio acreditar que somos capazes de superar as dificuldades.

Manuel Antnio Correia diz que conservao da natureza no pode ficar de costas voltadas para a populao

O secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel Antnio Correia, deu esta semana os parabns pela constituio da Associao Amigos da Rocha do Navio. O governante, que se deslocou ao Centro da Reserva da Biosfera da Rocha do Navio, em Santana, para a cerimnia de escritura pblica da criao desta associao, salientou que a conservao da natureza no pode ficar de costas voltadas para a populao. Por outro lado, Manuel Antnio Correia elogiou a Cmara de Santana pelo primeiro aniversrio da Biosfera, recentemente celebrado, destacando que Santana souber fazer-se notar escala nacional e at internacional. Neste sentido, destacou a importncia da articulao da conservao da natureza entre a sociedade, as entidades governamentais e a prpria economia, uma vez que conservao da natureza tambm, hoje em dia, um pilar fundamental da economia.

Habitaes recuperadas em Cmara de Lobos

O presidente do Municpio de Cmara de Lobos, Arlindo Gomes, e o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) - Delegao da Madeira, Ramiro Morna Nascimento, inauguraram no passado dia 28

de junho, uma obra de recuperao de duas habitaes T2 e uma T1, no Caminho da Trincheira, cidade de Cmara de Lobos, que tinham sido afetadas pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010. O apoio da Cruz Vermelha foi de 112 mil euros e na cerimnia de entrega das chaves aos inquilinos aquelas duas entidades oficiais enalteceram a prtica da solidariedade e disponibilidade, a colaborao mtua, j evidenciada em anteriores projectos.

COMUNIDADES

Domingo, 24 de junho de 2012

Secretrio regional dos Assuntos Sociais efetua uma visita oficial Venezuela

O secretrio regional dos Assuntos Sociais inicia hoje, dia 24 de junho, uma visita oficial Venezuela por ocasio das comemoraes do Dia da Regio e das Comunidades Madeirenses. Durante esta deslocao, Francisco Jardim Ramos tem previstos vrios encontros com entidades polticas, empresariais, sociais e culturais da dispora madeirense. As comemoraes do dia da Regio Autnoma da Madeira iniciaram-se em Caracas no ano de 1984, atravs de um grupo que tinha sido convidado para representar a comunidade residente na Venezuela no 1. Congresso das Comunidades Madeirenses, que se realizou no Funchal. Estes compatriotas de regresso a Caracas ganharam nimo para organizar uma cerimnia que assinalasse com dignidade essa data histrica. Uma efemride que se assinala com fervor e respeito, por todos os nascidos no arquiplago, e tambm por todos os portugueses, que nascidos em diversas regies, respeitam e reconhecem a expresso digna do seu portuguesismo. Tudo comeou, ento, com um jantar que decorreu num hotel de Caracas, no qual esteve presente urna personalidade da vida cultural madeirense, convidada a proferir uma conferncia, seguida de um espetculo musical, com folclore e msica regional. O xito desse jantar de convvio foi to grande, que a partir desse ano a comisso tem vindo a comemorar em dois dias, no dia 30 de junho; ato cultural, onde tem apresentado sinfnicas de grande

prestgio, artistas plsticos, historiadores, canonetistas internacionais de alto gabarito, entre outros. No dia 1 de julho de manh, a deposio de flores na Plaza Bolivar ao pai da ptria venezuelana, seguida de uma missa de ao de graas e noite o jantar de convvio. Neste jantar, a personalidade convidada d uma conferncia, seguida da atuao de um artista portugus. Com esta organizao, a comisso tem como principal objetivo comemorar a efemride e, sobretudo, mostrar s novas geraes de luso-descendentes e de outras nacionalidades que habitam na Venezuela, a histria, princpios e grandes valores madeirenses, que diz ainda no serem, infelizmente, conhecidos naquele pas.

Domingo, 24 de junho de 2012

"Colocar a AICEP nos Negcios Estrangeiros j est a dar frutos", afirma Passos Coelho

O primeiro-ministro considerou hoje, no final de uma viagem de seis dias Amrica do Sul, que a deciso de colocar a AICEP na tutela do Ministrio dos Negcios Estrangeiros j est a dar frutos. "Ns apostmos muito na diplomacia econmica e creio que esta viagem mostrou que a aposta que fizemos em colocar a Agncia para o Investimento e Comrcio Externo de Portugal (AICEP) na coordenao dos Negcios Estrangeiros est j hoje a dar os seus frutos", declarou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, em Bogot. Segundo o primeiro-ministro, "isso reconhecido pelos prprios empresrios, que mostram uma grande satisfao pelo facto de terem agora apenas uma entidade a que se dirigir, que est integrada em toda a rede diplomtica e na mesma tutela". Nesta visita Amrica do Sul, que teve como principal objetivo reforar as relaes econmicas de Portugal com o Peru e a Colmbia, Passos Coelho esteve acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negcios Estrangeiros, Paulo Portas, e pelo presidente da AICEP, Pedro Reis. Em Lima, no Peru, em Bogot, na Colmbia, e tambm no Brasil, onde participou na conferncia das Naes Unidas sobre desenvolvimento sustentvel Rio+20, realizaram-se encontros com empresrios, em que estiveram representadas dezenas de empresas portuguesas. Questionado sobre a ausncia do ministro da Economia nesta viagem, o primeiro-ministro defendeu que lvaro Santos Pereira "est a fazer um trabalho muito importante para Portugal" e recusou que este esteja margem da diplomacia econmica.

"H um trabalho conjunto muito importante entre a AICEP, os Negcios Estrangeiros e o Ministrio da Economia. Portanto, no estamos de costas voltadas uns para os outros, estamos a trabalhar em conjunto", afirmou. Ao longo desta visita, Passos Coelho apelou entrada de capital estrangeiro em Portugal, que apresentou como um pas que pode abrir portas para o mundo lusfono. Por outro lado, apontou como fundamental o aumento das exportaes e do investimento das empresas portuguesas em mercados fora da Unio Europeia, sobretudo no atual contexto econmico nacional. "O Peru e a Colmbia so dois pases e dois mercados muito importantes para os investidores portugueses. Todos sabemos que, nesta fase, as exportaes e o investimento realizado por empresas portuguesas em mercados em franco crescimento e que oferecem segurana e confiana podem ser determinantes para esta fase de recuperao econmica do nosso pas", disse. Passos Coelho fez um balano positivo deste seu primeiro priplo pela Amrica Latina: "A verdade que encontrmos, no apenas governos comprometidos com a abertura aos capitais portugueses e aos produtos e bens portugueses, como tambm os empresrios portugueses manifestaram um interesse muito relevante em contactar com homlogos seus".

Quarta-feira, 27 de junho de 2012

Paulo Portas desloca-se China com mais de 50 empresrios

Mais de 50 empresrios vo acompanhar o ministro dos Negcios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, na sua primeira viagem China, na maior misso do gnero enviada quele pas nos ltimos cinco anos, disse fonte diplomtica nesta segunda-feira. A maioria dos empresrios j tem negcios ou contactos com a China, mas para alguns ser uma estreia, indicou a fonte Lusa. Indstria agroalimentar, banca, energia, tecnologias da informao, logstica e materiais de construo so alguns dos sectores representados. A viagem de Paulo Portas, que decorre de 1 a 8 de Julho, ser tambm a primeira visita oficial China de um ministro do actual governo portugus e coincide com um acentuado crescimento das relaes econmicas bilaterais.

Frum em Xangai No dia 2 de Julho, em Xangai, os empresrios participam no frum Caminho das Exportaes, organizado pelo semanrio Expresso, com o apoio do Barclays Bank, da consultora britnica PWC e da AICEP (Agncia para a promoo do Investimento e Comrcio Externo de Portugal).

Considerada a capital econmica da China, Xangai tambm a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com cerca de 23 milhes de habitantes. No dia 4 de Julho, em Pequim, os mesmos empresrios participam num seminrio econmico luso-chins e, como em Xangai, o ministro dos Negcios Estrangeiros de Portugal intervir na abertura dos trabalhos. O antecessor de Paulo Portas, Lus Amado, esteve na China em Abril de 2010, mas numa visita de carcter essencialmente poltico e no final de uma viagem de cinco dias que incluiu a Coreia do Sul e a Monglia. Exportaes aumentaram A ltima grande misso empresarial enviada por Portugal China, com cerca de 70 executivos, ocorreu em Janeiro de 2007, durante a visita do ento primeiro-ministro, Jos Scrates. Entretanto, as exportaes portuguesas para aquele pas mais do que duplicaram. Pelas contas chinesas, em 2011, as exportaes portuguesas cresceram 54,11% em relao ao ano anterior, para 1.160 milhes de dlares. O investimento chins em Portugal tambm cresceu muito. A China Three Gorges pagou ao Estado portugus 2.700 milhes de euros por 21,35% do capital da EDP, tornando-se o maior acionista da eltrica portuguesa, e outra grande empresa estatal chinesa, a State Grid, comprou 25% da REN (Redes Energticas Nacionais) por 387,15 milhes de euros. A China a segunda maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos, e, apesar da crise global, o seu produto interno bruto cresceu 9,2% em 2011. O Banco Mundial prev que em 2012 o crescimento econmico da China abrande para 8,2%, valor superior meta de 7,5% preconizada pelo Governo chins, mas que representa um abrandamento de 1,7 pontos em relao mdia anual das ltimas trs dcadas.

Sexta-feira, 29 de Junho de 2012

MARIA TERESA PAIVA WEED a primeira mulher a presidir o Senado de Rhode Island

M. Teresa Paiva Weed (D distrito 13, Jamestown, Newport) foi eleita para o Senado de Rhode Island em 1992. Em Janeiro de 2009, a senadora Teresa Paiva Weed foi eleita para servir como Presidente do Senado pelos seus colegas. A senadora Teresa Paiva Weed a primeira mulher na histria de Rhode Island a servir nessa qualidade. Antes de se tornar presidente do Senado, a senador Teresa Paiva Weed serviu como lder maioritria do senado de Rhode Island, tambm a primeira mulher eleita em Rhode

Island para este cargo, uma posio que ocupou por cinco anos. Ela tinha anteriormente servido como Vice-presidente da Comisso de finanas do Senado de 2002 a Janeiro de 2004. De 2000 a 2002, atuou como vice-presidente da Subcomisso das Finanas para a segurana pblica e o ambiente. De 1997 at 2000, ela serviu como Presidente da Comisso do poder judicirio tambm a primeira mulher eleita para ocupar este cargo. Antes de sua eleio para o Senado, a senhora Teresa Paiva Weed foi Presidente da Comisso de habitao acessvel em Newport, e tambm serviu como um membro do Comit democrtico da cidade de Newport desde 1988. Durante o seu segundo mandato no Senado, a senadora Teresa Paiva Weed liderou o esforo legislativo de reforma do sistema de segurana social de Rhode Island. Durante o seu mandato como Presidente do Comit Judicirio, ela foi fundamental para a aprovao de legislao que mudou a maneira como os juzes so selecionados, mudando a nova seleo para um processo baseado em mrito. Como Vicepresidente da Comisso de finanas, ela estava envolvida nas sensveis negociaes do oramento de Estado. Alm disso, ela ganhou passagem de muita legislao, tais como o ato de independncia da famlia, e a legislao e reestruturao dos fundos de compensao da vtima. A Presidente Paiva Weed serviu na Comisso sobre a seleo Judicial do Senado, a Comisso de derrames de leo do Senado, a Comisso de Investimentos de Rhode Island, a Rhode Island Blue Ribbon Task Force, a Comisso Judicial de mandatos e disciplina de Rhode Island, a Comisso examinatoria que foi criada para examinar o Tribunal de julgamento administrativo, Comisso de justia juvenil do governador, Comisso selecionadora do Senado sobre agencias Quasi pblicas. A Presidente do Senado Paiva Weed foi reconhecido pelo Conselho do governador sobre deficincias, Conselho do governador sobre o turismo, a associao nacional de trabalhadores sociais, o centro para a poltica e advocacia latino-americanos, a Associao Nacional para o avano das pessoas de cor (NACCP) do Newport County, United Way, Conselho da Comunidade Mental e centros de sade de Rhode Island, o embaixador do turismo e hospitalidade de Rhode Island, o Club de mulheres profissionais e de negcios de Jamestown e Newport. Em Junho de 2011 a Senadora Teresa Paiva Weed foi condecorada pelo Presidente da Republica Portuguesa, Anbal Cavaco Silva com o Grau de Comendador da Ordem de Mrito. A Presidente do Senado Paiva Weed advogada em Newport.

Mundo Portugus Governo quer saber quem so os novos emigrantes

O governo portugus vai investir 30 mil euros em estudos sobre fluxos migratrios portugueses para perceber melhor os novos perfis de emigrao, tendo, para tal, assinado protocolos para investigao e

posterior divulgao com vrias instituies de ensino superior. Nesse sentido, o secretrio de Estado das Comunidades Portuguesas presidiu este ms assinatura de um protocolo entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Direo-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, para o arranque dos estudos sobre os novos perfis de emigrao. O custo total dos atuais protocolos andar na ordem dos 30 mil euros, 14 mil dos quais destinados aos estudos agora a serem desenvolvidos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, informou Jos Cesrio.

Em fevereiro, foi anunciado que as funes do Observatrio da Emigrao, criado em 2008 pelo Governo e pelo ISCTE, passariam para a direo-geral em parceria com vrias universidades. O governante disse que os custos com o Observatrio ultrapassaram os 300 mil euros em trs anos e que a partir de agora ser possvel reunir informao muito mais diversificada e envolver muito mais gente. Os novos protocolos tm como finalidade aumentar a produo de contedos sobre os fluxos migratrios portugueses, numa altura em que a sociedade portuguesa voltou a estar muito mais sensvel para este fenmeno. Houve um certo desinteresse da sociedade portuguesa pela emigrao dos seus, e esse desinteresse verificou-se no apenas no cidado comum, mas nas instituies que desejavelmente deveriam ter mantido esse mesmo interesse, porque nunca deixamos de ser um povo de emigrantes, sublinhou o secretrio de Estado. Jos Cesrio disse ser necessrio produzir contedos sobre o fenmeno de grande complexidade que a emigrao, para assim se conseguirem dar respostas polticas. Por exemplo, o percurso dos nossos jovens licenciados. Ns sabemos de uma forma relativamente emprica que eles se metem nos avies da Ryanair e vo algures para a Sua ou para a Alemanha, mas no sabemos exatamente como o percurso deles, dos engenheiros, dos professores, dos arquitetos, exemplificou.

Os resultados obtidos, e posteriormente publicados e divulgados, podero assim dar novas pistas sobre o tipo e apoio consular que necessrio, bem como o tipo de acompanhamento social ou jurdico ou polticas de lngua e cultura.

ECONOMIA e FINANAS

PSD aprova Conta da Regio 2010 - a mais fiscalizada de sempre

A Conta da Regio de 2010 foi aprovada, na passada quinta-feira, pelo Grupo Parlamentar do PSD-M. Os restantes deputados da oposio votaram contra. Este foi o nico ponto que constava da agenda da sesso plenria, presidida por Miguel Mendona, presidente do Parlamento madeirense. O plenrio contou com a presena do secretrio regional do Plano e Finanas, Ventura Garcs que, alm da interveno inicial, respondeu a um conjunto de questes levantadas pelos deputados, numa sesso que ficou marcada pelas fortes crticas da oposio. Ventura Garcs garantiu que "a Conta da Regio de 2010 foi, sem dvida, at hoje, a Conta mais fiscalizada e mais avaliada de sempre", a qual foi "escrutinada e auditada por todas as entidades, nomeadamente, pelo Ministrio das Finanas, pelo Tribunal de Contas, pelo Banco de Portugal e pelo Instituto Nacional de Estatstica, num reforo das aes de cooperao. Neste sentido, sublinhou que "o Governo Regional tem concedido todas as informaes de carcter oramental e financeiro, sempre que solicitadas pelas entidades competentes e de forma a aferirem os nveis de dfice e de endividamento regional". Ventura Garcs recordou que a execuo da Conta da Regio de 2010 decorreu num ciclo conturbado", nomeadamente, devido aos "efeitos econmicos e sociais da intemprie de 10 de Fevereiro de 2010", que obrigou a limpezas e obras e "prpria conjuntura internacional e nacional, caracterizada pelo desmoronamento da solidez do sistema financeiro". O governante apontou, ainda, "o nus da m governao socialista foi legado ao Governo PSD que se seguiu e que herdou a responsabilidade da execuo de um exigente Plano de Ajustamento Econmico e Financeiro". No que diz respeito dvida pblica da Regio encontra-se devidamente espelhada na Conta (de 2010), garantiu. Os trabalhos parlamentares prosseguem na prxima tera e quarta-feira. Para o dia 4, est agendado o debate da dvida da Madeira, a pedido do PS.

Governo quer reposio das ajudas para novas embarcaes

O secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais afirmou esta semana que o Governo Regional vai exigir que sejam repostas as ajudas financeiras para a construo de embarcaes de pesca na Madeira, interrompidas com a entrada em vigor do actual Quadro Comunitrio de Apoio. A revelao foi feita, na passada quinta-feira, na cerimnia de abertura das Festas de Vero e do Peixe Espada-Preto, em Cmara de Lobos. Manuel Antnio Correia deixou a promessa de que o Governo Regional tudo far para continuar a defender este sector que vale, s no peixe espada-preto, cerca de 6 milhes de euros na primeira venda, mas que se aproxima dos nove milhes de euros, aps a transformao industrial, e que ocupa quase 300 pessoas. Ao contrrio da pesca industrial (com recurso a arrasto) que alguns pases europeus praticam, na Madeira a pesca tradicional, sendo, por isso, respeitadora dos stocks. Neste sentido, Manuel Antnio Correia defendeu que a Unio Europeia deve tomar duas medidas. Por um lado, reduzir grandemente a pesca das frotas industriais feitas longe da Madeira mas que tm consequncias para a Regio. Por outro, repor as ajudas a fundo perdido para a construo de novas embarcaes, j no prximo quadro comunitrio de apoio. Arlindo Gomes, presidente da Cmara Municipal de Cmara de Lobos, convidou, por seu turno, as pessoas a visitarem as festas de vero, ao mesmo tempo em que recordou a importncia da pesca para a economia local. Acho que de todo merecido esta festa, porque uma maneira de homenagear aqueles que se dedicam a esta actividade, disse.

Porto do Funchal cresce 7% na poca alta

O movimento de passageiros registado na ltima poca alta do Porto do Funchal, iniciada em setembro do ano passado e terminada no passado ms de maio, cresceu 7%, em relao ao perodo homlogo anterior, o que se traduziu num aumento de 37.948 turistas de cruzeiro.

Na anterior poca alta - setembro de 2010 a maio de 2011 - o Porto do Funchal havia registado um movimento de 500.331 passageiros, tendo agora recebido 538.279 passageiros. Tambm o nmero de escalas cresceu 5%, em comparao com o perodo anterior, passando assim de 284 escalas para 298 ou seja, um acrscimo de 14 escalas de navios de cruzeiro.

No perodo em anlise, ao nvel dos embarques houve uma quebra de 16% e nos desembarques a reduo foi de 4%. De acordo com as reservas feitas pelas companhias, na prxima poca alta a iniciar no prximo ms de setembro, dever haver 320 escalas, o que, a concretizar-se, confirma a tendncia de crescimento da indstria de cruzeiros no mundo, atualmente em busca de novas rotas e destinos.

Manuel Antnio na abertura das Festas de Vero e do Peixe Espada Preto

O secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais deslocou-se, na quinta-feira noite freguesia de Cmara de Lobos, onde visitou, no antigo quartel dos bombeiros, no centro da cidade, as exposies alusivas pesca do peixe-espada preto, uma iniciativa que assinalou tambm a abertura das Festas de Vero e do Peixe Espada Preto, que decorrem at ao dia 1 de julho. Aps a visita exposio, Manuel Antnio Correia participou ainda na cerimnia de atribuio do Prmio Produtividade e a Homenagem ao Pescador.

Reduo de 50 por cento nas taxas para estufas

A Cmara Municipal do Funchal aprovou, por unanimidade, na reunio do dia 28 de junho, uma reduo de 50 por cento na tabela de taxas para a construo de estufas. Segundo adiantou o vereador com o pelouro do Urbanismo, uma vez que est a haver um incremento a nvel de estufas, considerou-se que em termos de desenvolvimento econmico de todo o interesse

neste momento para o concelho do Funchal e para a prpria Regio, reduzir as taxas que esto previstas no nosso regulamento de tabela de taxas, seja em termos de taxa municipal de urbanizao, seja em termos de emisso de alvar de construo, em 50 por cento. De acordo com Joo Rodrigues, presentemente o valor da taxa por metro quadrado de sete euros, passando, assim, a custar trs euros e meio por metro quadrado. Isto funciona como um incentivo para quem pretenda desenvolver a parte agrcola, nomeadamente atravs de estufas, tendo uma reduo no valor da taxa de 50 por cento, o que significativo, sustentou. Esta reduo abrange ainda os tanques de apoio s prprias estufas, assim como pequenas construes de apoio s mesmas, at rea de 30 metros quadrados (a partir da j paga a taxa normal). Neste momento, Joo Rodrigues diz que h trs pedidos de licenciamento para estufas que esto a ser analisados e que se prev que sejam autorizados, dentro das condies que a Cmara considere que so as mais aconselhveis para o concelho.

EDUCAO E CULTURA

Monte Palace abre as portas aos residentes no dia 1 de Julho

Cumprindo a tradio, a Fundao Berardo informou esta semana, que semelhana dos anos anteriores, e no mbito das comemoraes do 1 de Julho, o Jardim Tropical Monte Palace (Monte), poder ser visitado, livremente, pelos residentes da Regio, ao longo de todo o dia. Recorde-se que este Jardim teve como base a criao de um espao universal, recuperando a histria do Palcio e jardins romnticos, assim como, a criao de recantos internacionais, de que so exemplo os Jardins de inspirao Oriental. A universalidade patente na sua gnese, acabaria por ditar o seu futuro, hoje, sendo o Jardim Tropical Monte Place reconhecido pelo Mundo e tido como uma das principais referncias da Ilha da Madeira. Localizado numa posio privilegiada, nos arredores do Funchal, oferece uma visita pluridisciplinar, onde a harmonia da natureza se cruza com arte e a cultura. Rico em vegetao, este Jardim ostenta prteas e cicas da frica do Sul, azleas da Blgica, urzes da Esccia, secias da Amrica, accias da Austrlia, oliveiras milenares da zona do Alqueva, entre muitas outras espcies. Na parte Este, conta com um espao dedicado flora endmica madeirense, a Laurissilva, floresta classificada pela UNESCO como Patrimnio Mundial Natural. Numa generosa rea de sete hectares, o visitante tem o privilgio de apreciar a maior coleo privada de azulejaria do pas; esculturas provenientes dos quatro cantos do Mundo; uma coleo de brases que embelezam as inmeras

alamedas; janelas manuelinas; um importante esplio de porcelanas; s quais se juntam as colees expostas no Museu Monte Palace, equipamento museolgico inserido no Jardim e aberto ao pblico desde 2004, e que apresenta no piso trreo uma coleo de minerais e gemas, e nos dois pisos superiores uma coleo de escultura contempornea do Zimbabu de reconhecido interesse histrico e artstico. Para usufruir da regalia, os residentes da Regio devero, obrigatoriamente, apresentar um comprovativo de residncia entrada do Jardim, para que a mesma possa ser gratuita. O horrio de funcionamento das 9:30 s 18 horas.

Obra do Museu de Histria Natural do Funchal ser fracionada

As obras do Museu de Histria Natural do Funchal vo ser feitas de forma fracionada. A garantia foi deixada, esta semana, pelo presidente da Cmara Municipal do Funchal, na abertura da exposio Natureza da Madeira atravs do pincel de Charles Frederick Raleigh Blandy, patente ao pblico at finais de Setembro.

J temos o projecto, vamos fazer uma obra medida dos tempos, vamos fazer uma obra fracionada porque, neste momento, no temos condies para avanar com o projecto na totalidade, explicou Miguel Albuquerque. Esta situao, continuou dizendo, vai permitir que o prprio Museu de Histria Natural continue aberto ao pblico. Trata-se de uma obra importante que vai permitir, sobretudo, expor um esplio magnfico que este museu tem, algumas peas so nicas, frisou. Na oportunidade, o autarca enalteceu o conjunto de aguarelas de Charles Frederick Raleigh Blandy, considerando tratar-se de uma exposio muito bonita, que a ilustrao do que o naturalismo ingls. Encontram-se expostas 24 das 35 aguarelas cedidas ao museu. Foram pintadas no incio do sculo XX e retratam algumas das zonas mais bonitas da Madeira.

Manuela Aranha, a comissria da exposio foi responsvel pela recuperao das aguarelas, sobretudo, das molduras que sofreram alguns estragos ao longo do tempo. Sempre achei estas aguarelas fantsticas porque so verdadeiros documentos da nossa flora madeirense, exclamou.

Qualidade dos artistas o maior atrativo do Funchal Jazz Festival

A qualidade do Funchal Jazz Festival o grande atrativo deste evento, que j se destaca pelos nomes que consegue trazer, mais do que pela questo do cachet. Isso mesmo defendeu, no passado dia 28 de junho, o presidente da Cmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, na apresentao da 13. edio deste evento, que se realiza novamente no Parque de Santa Catarina, nos dias 5, 6 e 7 de Julho. Referindo s ser possvel, nas atuais circunstncias, realizar este festival com o elenco de artistas internacionais que temos, porque ns apostmos, desde o primeiro festival, em trazer Madeira os melhores executantes de jazz do mundo, o autarca frisou no ser possvel diminuir o oramento do Funchal Jazz Festival, que este ano ronda os 200 mil euros, quando em edies anteriores chegou aos 280 mil (em 2010) e 250 mil euros (2011). Miguel Albuquerque destacou ainda os artistas e grupos convidados, para os trs dias, como Michel Camilo Mano a Mano Trio, Colina Miralta Sambeat CMS Trio com Chicuelo, Jean Luc Ponty, Manuel Beleza Jazz Terceto e Kenny Garrett Quartet, realando, no primeiro dia, a homenagem ao madeirense Srgio Borges. Por seu turno, Andr Sarbib, diretor artstico do evento, apontou haver poucos festivais de jazz, a nvel mundial, que consigam trazer uma mdia de 2.500 a 3.000 pessoas, por dia, como o Funchal Jazz Festival consegue. J Avelino Tavares, produtor do festival, enumerou algumas novidades do Funchal Jazz para este ano, como a emisso de rdio que ir funcionar durante os trs dias do festival, na frequncia 95.00 FM, e que ir transmitir somente msica jazz, com destaque para os artistas que j passaram por este espetculo.

"Laos Intergeracionais na Famlia em contexto contemporneo"

"Laos Intergeracionais na Famlia em contexto contemporneo", assim se intitula uma ao do Centro Cultural e Desportivo Lus de Cames/Centro de Convvio So Pedro (Idosos) a realizar amanh. A iniciativa enquadra-se no mbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as

Geraes 2012. Face tendncia de envelhecimento da populao da Europa, o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Geraes 2012 procura sensibilizar a sociedade para o contributo socioeconmico prestado pelas pessoas mais velhas, bem como promover medidas que criem mais e melhores oportunidades para que os cidados idosos se mantenham ativos. Neste contexto, a iniciativa do Centro Cultural e Desportivo Lus de Cames/Centro de Convvio So Pedro (Idosos), na qual participaro 30 idosos e seus familiares, visa a fortificao dos laos familiares intergeracionais, bem como a promoo do exerccio de uma cidadania plena, ativa e participativa desta faixa etria. Contando com o apoio da Cmara Municipal do Funchal, atravs da respetiva Diviso de Educao, a ao decorrer entre as 14:30 e as 16:00, no Centro Lus de Cames/Centro de Convvio (idosos) n. 12A (esquina da Av. Lus de Cames e a Rua dos Ilhus), consistindo a mesma numa sesso de sensibilizao sobre o Envelhecimento Ativo e a importncia da famlia neste processo, seguindo-se uma atividade prtica (construo de um painel alusivo a esta temtica).

RELIGIO

Festejos de So Pedro na Ribeira Brava

A festa de So Pedro na Ribeira Brava conhecida, desde tempos imemoriais, como um dos maiores arraiais da religiosidade popular madeirense. Apesar de no ser o padroeiro, So Pedro continua a ser "rei e senhor" na parquia e freguesia da Ribeira Brava. Neste fim-de-semana, todos os caminhos vo dar a esta vila, com centenas de pessoas a participar na festa religiosa que ser presidida pelo Bispo do Funchal, D. Antnio Carrilho, amanh tarde, s 16h00, e na respetiva procisso; para alm dos festejos tradicionais.

Festa de So Pedro na parquia e freguesia de So Jorge

Realiza-se neste fim-de-semana a tradicional festa em honra de So Jorge na freguesia de S. Jorge (Madeira).Hoje, sexta-feira, ter lugar a novena preparatria da festa s 20h30; no sbado a Missa solene da festividade ser s 17h00, aps a celebrao eucarstica sair s ruas da freguesia a tradicional procisso de So Pedro. No domingo, dia 1 de Julho, ltimo dia das celebraes, ser celebrada uma Missa s 15h00. Todas as celebraes tero lugar na antiqussima capela de S. Pedro (fundada pelo ano de 1475). Durante os trs dias da festa o adro e as redondezas da capela sero animados por barracas de comes e bebes e por diversos grupos musicais e culturais, com destaque para as marchas populares que desfilaro no sbado noite. A celebrao da festa de S. Pedro preparada anualmente por um grupo de festeiros a convite da parquia, um sistema que foi adotado nas ltimas dcadas do sculo XX quando a comunidade piscatria, at ento a principal promotora das festividades, se tornou demasiado reduzida. At meados do sculo passado, a festa era celebrada desde o mar at capela, que fica no topo da antiga estrada real junto igreja matriz de So Jorge, prolongando-se, portanto, o espao festivo por ngremes e pitorescas veredas onde antes passavam os pescadores que vinham da sua jornada no mar. uma das mais antigas romarias Petrinas da Madeira e tem como principal apoio sua realizao os donativos dos paroquianos, donativos estes que, por vontade de sucessivos grupos de festeiros ao longo dos anos, tambm revertem para a conservao e reparao da antiga ermida que, tendo em conta a sua considervel idade, exige uma ateno contnua. Uma curiosidade: o sino da capela de So Pedro, benzido pelo Pe. Abrao Marcos aquando da ltima celebrao, foi dedicado ao Beato Joo Paulo II.

DESPORTO

Brasil2016 na rota do atirador

O atirador madeirense teve um percurso imaculado no Campeonato Nacional, j que deixou pelo caminho Gael Santos (n. 1 do ranking nacional), vencendo-o por 15/11 nos quartos-de-final. Depois, lvaro Noite

defrontou nas meias-finais lvaro Monteiro, que tem no seu percurso o ttulo de campeo em todos os escales, com um triunfo por 15/10. Chegado final de Florete, o madeirense derrotou Pedro Macedo por 15/6. A poca no foi muito fcil para o atirador do Santanense, pois os apoios no foram os ideais e o facto de o atleta estar a terminar o Mestrado em Gesto Desportiva tambm forou-o a ter que dividir o seu tempo. No entanto, lvaro Noite prova que, sem dvida, o melhor atirador nacional na arma de Florete e tem por objectivo trabalhar para estar presente nos Jogos Olmpicos de 2016, no Brasil. Na prova masculina esteve, tambm, Cludio Faria (atleta jnior do CDR Santanense) que teve a 1. oportunidade de participar no Campeonato de Seniores, ficando no 25. lugar. Na prova Florete feminino, Ndia Jardim passou a 1. eliminatria, mas acabou por ser derrotada pela Giulia Moreira, ficando na classificao final em 15. lugar. J Ana Fernandes (CDR Santanense) ficou na 17. posio da geral. Terminou, assim, a poca madeirense de Esgrima 2011/12. No entanto, a Associao de Esgrima da Madeira j est a preparar um Estgio Regional para o incio da prxima poca, previsivelmente na 1. semana do ms de Setembro.

Seleo recebeu medalha pela sua prestao no Euro2012

A Seleo portuguesa de Futebol recebeu da UEFA uma medalha pela sua prestao no Euro2012. O prmio foi exibido durante a viagem de regresso, em pleno avio que transportou a comitiva portuguesa, na quinta-feira, desde a Polnia. A seleo portuguesa, recorde-se, perdeu (4.-2) nas meias-finais com a Espanha, no desempate atravs de grandes penalidades, depois de 120 minutos de jogo que resultaram num zero a zero .

Receo em festa

A seleo portuguesa de futebol foi recebida, nesta quinta-feira, por algumas centenas de pessoas no Aeroporto Internacional de Lisboa, na Portela, um dia depois de ter sido eliminada do Euro2012, nas meias-finais, frente Espanha (4-2 nas grandes penalidades). O avio aterrou cerca das 18h15 e a

comitiva portuguesa foi recebida, no interior do Aeroporto, pelo ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. O responsvel que tutela o Desporto, saudou a seleo portuguesa de futebol pela brilhante participao no Euro2012 que prestigiou o desporto de Portugal. Para Relvas, o Euro2012 vai ficar na memria de todos os portugueses como um dos momentos mais altos do desporto nacional, o que, acrescentou, confirma o excelente trabalho da equipa portuguesa no torneio. Depois de espera de mais de uma hora, as vrias centenas de adeptos l vislumbraram os seus heris na porta de desembarque do aeroporto. Os cnticos, que h muito preenchiam aquele espao, subiram de tom. Os jogadores corresponderam, deram autgrafos, posaram para fotografias e foram soltando algumas palavras. uma alegria imensa e estamos orgulhosos pelo que fizemos. Toda esta delegao foi fantstica, disse o vice-presidente da Federao Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho. Muito obrigado por tudo, atirou Miguel Lopes. Sentimos grande orgulho e satisfao por esta receo, disse Paulo Bento, pouco antes de entrar no autocarro.

Regime que regula a actividade de treinador de desporto com parecer favorvel

A Comisso de Educao, Desporto e Cultura deu, esta semana, parecer favorvel a uma proposta de lei n. 63/XII que Estabelece o regime de acesso e exerccio da actividade de treinador de desporto, solicitado pelo Gabinete do Presidente da Assembleia da Repblica. uma adaptao lei de um conjunto de normas comunitrias que definem as regras para o acesso ao exerccio desta profisso, explicou Emanuel Gomes. A Madeira rege-se, a este nvel, pela lei nacional.

Mais cinco para as contas de Pedro Martins

O madeirense Rben Ferreira realizou nesta quinta-feira, os primeiros treinos da poca, juntando-se assim ao grupo de trabalho do Martimo em perodo de pr-poca desde segunda-feira. Juntamente com o defesa que fez exames mdicos na vspera, tambm os nigerianos Hassan e Ibrahim,

assim como os brasileiros Rodrigo Antnio e Igor Rossi apresentaram-se ao trabalho, depois de terem falhado os primeiros trs dias, todos com justificao. Rodrigo Antnio esteve emprestado ao Belenenses na poca passada, mas o trabalho positivo realizado no Restelo fez com que o tcnico Pedro Martins solicitasse o seu regresso e incluso no plantel da equipa que vai participar esta poca na Liga Europa. Por chegar esto ainda Heldon, Igor Rossi e Adilson, podendo este ltimo deixar o clube, uma vez que no faz parte dos planos do treinador. Igor Pita que esteve emprestado ao Belenenses apresenta-se na segunda-feira, na equipa B, no dia em que a formao orientada por Jos Barros inicia os trabalhos, tendo em vista a participao na Liga de Honra. O plantel realizou ontem mais dois treinos, registando-se uma vez mais a ausncia do avanado Christian Pouga, a contas com uma mialgia de esforo. Por sua vez, o defesa Briguel, j treina sem limitaes. O avanado Ibrahim abandonou mais cedo o preparo, com queixas fsicas. O grupo volta a reunir-se hoje para cumprir mais duas sesses de trabalho, s 09h30 e 17h30, ambas no complexo, em Santo Antnio.

You might also like