You are on page 1of 4

Habilidades Fonolgicas Conscincia lexical (conscincia das palavras)

Descrio Rastrear as palavras nas frases. Manipulao de palavras dentro das frases. Nota: Esta habilidade no exatamente uma habilidade fonolgica e sim uma habilidade semntica de linguagem (significado de base).

Capacidade de resposta rima e Recitar palavras rimadas ou frases com aliterao de livros de histrias ou de aliterao, durante jogo de palavras poesias rimadas. Conscincia silbica Manipulao de rimas Contar, bater palmas, misturar slabas, ou segmentar uma palavra em slabas. A capacidade de produzir uma palavra rimada depende da compreenso de que as palavras rimadas tm a mesma rima. Reconhecer uma rima muito mais fcil do que produzir uma rima. Identificar e combinar os sons iniciais das palavras, em seguida os sons finais e os mediais. (ex.: Que figura comea com /s/?; Encontre outra figura que termine com /r/). Segmentar e produzir o som inicial, depois o sons finais e mediais (ex.: Com que som foca comea?; Diga o ltimo som de sapato; Diga o som da vogal emsol). Conscincia fonmica Combinar os sons em palavras (ex.: Escute: /p/ /a/ /i/. Diga a palavra que formam). Segmentar os fonemas de palavras de dois ou trs sons, passando para palavras de quatro e cinco sons (ex.: Separe os sons de sapo). Manipular os fonemas removendo, adicionando, ou substituindo sons (ex.: Diga vela sem o /v/). A Tabela 2 relaciona as idades especficas para a realizao de tarefas tpicas de conscincia fonolgica . Tabela 2. Idade em que a grande maioria das crianas atingiu uma habilidade fonolgica Idade Habilidade 4 Imitar e brincar com rimas e aliteraes Reconhecimento de rimas, qual palavra no combina Reconhecimento de mudanas fonmicas em palavras 5 Bater palmas, contar slabas Exemplos de atividades pato, mato, O rato roeu a roupa do rei de Roma. Quais as palavras escada, chapu, tomada? Atirei o pau no mato. Isto no est certo! cho (1 jantar (2 mel (1 sabonete (4 slabas) slaba) slabas) slaba) que gato rimam:

Perceber e lembrar fonemas em uma srie

Mostrar sequncias de fonemas com blocos coloridos: /s/ /s/ /f/; /z/ /ch/ /z/. Qual p-ato b-ola m-edo a palavra?

Sntese silbica Produzir uma rima Combinar sons iniciais; isolar um som inicial Supresso de palavras compostas Supresso silbica

Fale uma palavra que rime com carro. (barro) Diga o primeiro som de rede (/r/); meia (/m/); fita (/f/). Diga guarda-chuva. Fale novamente, mas no fale guarda. Diga sapato. Fale novamente, mas no fale sa. Junte esses sons: /p/ /l/ // /u/ /a/ (p) (lua)

Sntese fonmica Combinar de dois a trs fonemas

/m/ /e/ /w/ (meu) Diga a palavra enquanto movimenta uma ficha para cada som. Segmentao fonmica de palavras monosslabas de d-a dois ou trs fonemas m-e-u l-u-a Diga a palavra devagar enquanto bate palmas para cada som. Segmentao fonmica de palavras que tem at trs ou m-a-l-a quatro fonemas g-a-t-o r-o-d-a Manipulao fonmica para construir novas palavras Mude o som /v/ monosslabas Mude o som /e/ em meu para /a/. 7 8 9 Supresso fonmica (posies inicial e final) Diga belo. Diga novamente Diga bola. Diga novamente sem o /l/. em vai para sem o /p/. /b/.

Supresso fonmica (posio inicial, inclui slabas Diga frio. Diga novamente sem o /f/. complexas) Supresso fonmica (posio medial e final em posio Diga flor. Diga novamente sem o /l/. Diga mar. Diga de slaba complexa) novamente sem o /r/.

Transtornos da Linguagem Oral A linguagem um sistema simblico atravs do qual organizamos o mundo, expressamos nossos pensamentos e participamos da vida em sociedade. O desenvolvimento da linguagem e da fala depende de diversos fatores: orgnicos, cognitivos, emocionais e ambientais. Os transtornos no desenvolvimento da linguagem e da fala so atrasos ou desvios do padro usual de aquisio e representam uma das alteraes mais comuns observadas em crianas (estima-se que afetem de 5 a 10% desta populao). O atraso na aquisio da linguagem pode interferir de maneira significativa na vida da criana, limitando seu desenvolvimento social e escolar. A identificao precoce e a interveno adequada so o caminho mais efetivo para desenvolver a linguagem e minimizar o impacto das alteraes apresentadas. Retardo de Linguagem: No Retardo de Linguagem a capacidade de a criana utilizar a linguagem oral para se comunicar est prejudicada e se encontra em um nvel inferior ao esperado para a sua idade. Algumas caractersticas observadas: Apario tardia das primeiras palavras (aps os 18 meses); Emprego de 2 palavras juntas (aps os 2 anos); Uso de frases muito simples; Vocabulrio reduzido; Uso de gestos e de expresso facial para compensar as dificuldades de se expressar verbalmente; Dificuldade na produo dos sons da fala (fonemas); Compreenso verbal melhor que a expresso verbal.

O Retardo de Linguagem pode ser leve, moderado ou severo, dependendo do grau de comprometimento da linguagem oral. Nveis da Linguagem Oral que podem estar alterados: Exemplo: omite ou substitui sons. Exemplo: estrutura as frases de maneira muito simples, problemas em flexo e concordncia verbal e nominal. Exemplo: vocabulrio pobre e restrito. contexto. Exemplo: pouca iniciativa e escassas formas sociais de iniciar uma conversao. Diagnstico e Terapia: O diagnstico precoce muito importante para haja uma interveno teraputica sem demora. O fonoaudilogo ir acompanhar a criana e sua famlia, intervindo de maneira eficaz para ampliar a linguagem oral da criana e oferecendo modelos adequados de interao comunicativa entre a criana e a sua famlia. Prognstico: Quando recebem pronto acompanhamento fonoaudiolgico e apoio familiar e escolar, as crianas com Retardo de Linguagem costumam ter um bom prognstico e apresentam uma evoluo significativa de seu quadro.

Distrbios na linguagem falada transferido para a escrita: Vale ressaltar que estudos recentes mostram que as habilidades verbais influenciam no desenvolvimento da alfabetizao. Segundo M. Snowling (2004), a linguagem escrita claramente dependente das habilidades da linguagem falada Crianas com dificuldades de fala e de linguagem tm um embasamento defeituoso para basear o desenvolvimento da sua alfabetizao. As dificuldades na linguagem escrita so parte do contnuo das desordens da linguagem, o que mostra o carter evolutivo das dificuldades de linguagem. Neste sentido, as dificuldades na linguagem escrita podem ser uma extenso do dficit na linguagem falada.

H um complexo caminho entre os movimentos articulatrios para a produo dos sons da fala at os processos cerebrais que os controlam.Fatores presentes na aquisio e no desenvolvimento da fala e da linguagem: Capacidades orgnicas e corticais: rgos fonadores, da audio e o processamento da linguagem no crtex cerebral ntegros. Capacidades cognitivas: capacidade de simbolizar sobre sua relao com o meio ambiente. Aspectos psicolgicos: a boa sade emocional favorece o desenvolvimento da linguagem. Aspectos scio-culturais: ambiente estimulante e bons exemplos de fala. A interao desses fatores permite que a criana desenvolva a fala e a linguagem. Ao ouvir e imitar as pessoas que a cercam, a criana comea a empregar modelos de fala e a perceber as regras implcitas de seu cdigo lingstico. Quais so os aspectos lingusticos presentes na Linguagem Oral? No desenvolvimento da linguagem existem indicadores que nos permitem observar e avaliar os desempenhos lingusticos e no lingusticos que esto presentes nos processos de compreenso (capacidade receptiva) e de produo (capacidade expressiva) da linguagem oral. Segue abaixo a relao destes indicadores: Aspectos supra-segmentais: entonao, ritmo e acentuao; Pragmtico: adequao do discurso ao interlocutor e ao contexto, estabelecimento de contato visual, identificao de pistas para tomar a vez no dilogo; Fonolgico: Receptivo (discriminao dos sons da fala e suas combinaes) e Expressivo (emisso dos sons da fala); Semntico: Receptivo (compreenso de instrues verbais, identificao de palavras, compreenso de narrativas, dilogos e explicaes) e Expressivo (relatar fatos, contar e recontar histrias, descrever figuras e situaes); Morfossinttico: Receptivo (identificao das regras morfossintticas da lngua) e Expressivo (utilizao de diferentes tipos de frases estruturalmente corretas).

DESSENVOLVIMENTO DA FALA At 1 ano: Nos primeiros 6 meses o beb emite vocalizaes e sons guturais. Dos 6 aos 8 meses o beb apresenta balbucio repetitivo e a imitao da entonao. Em torno dos 12 meses iniciam-se as primeiras verbalizaes com significado. Com 1 ano: A criana conhece seu nome; Diz 2 a 3 palavras alm de mama e papa; Imita palavras familiares; Compreende ordens simples; Reconhece as palavras como smbolos para objetos. Entre 1 e 2 anos: Aos 18 meses a criana pode apresentar um vocabulrio com 50 palavras. Entre 18 e 24 meses seu vocabulrio se amplia e se aproxima de 200 palavras. Compreende a palavra no; Combina duas palavras; Reproduz o som de animais conhecidos; Aponta figuras de um livro quando nomeadas; Segue comandos simples. Entre 2 e 3 anos: Usa sentenas curtas, de 3 a 4 vocbulos; nomeia figuras e objetos comuns; Identifica partes do corpo; Apresenta um vocabulrio de 450 palavras; Combina nomes e verbos; Conversa com outras crianas assim como com adultos; Aprecia ouvir a mesma histria vrias vezes. Entre 3 e 4 anos: Nessa fase a criana possui um vocabulrio de aproximadamente 1.000 palavras; j compreende ordens mais longas, conversas, histrias e msicas; sua fala mais fcil de ser compreendida por pessoas de fora de sua convivncia; se comunica por sentenas simples de 4 a 5 palavras; relata experincias pessoais, ainda sem muitos detalhes. Entre 4 e 5 anos: Seu vocabulrio aumenta para 1.500 palavras; compreende questes mais complexas; consegue usar o tempo verbal no passado; capaz de definir algumas palavras; sabe listar tens que pertenam a mesma categoria, tais como animais, carros etc; explica como realizar algumas atividades, tais como pintar. Entre 5 e 6 anos: A criana nessa idade apresenta as habilidades de linguagem bem desenvolvidas; aprende palavras mais especializadas de seu centro de interesse; expande sua habilidade em compreender fenmenos explicados verbalmente; pronuncia todos os sons da

lngua com clareza; elabora sentenas mais complexas e gramaticalmente corretas; apresenta um bom vocabulrio que est em contnuo crescimento; capaz de iniciar conversao e sabe esperar sua vez de falar quando em grupo. Obs.: Apesar de serem esperados determinados nveis de linguagem para cada faixa etria, deve-se considerar algumas variaes individuais.

Leitura Estratgias e habilidades de compreenso podem ser ensinadas Previso ativao de conhecimento prvio,predizer e estabelecer um propsito; Auto-questionamento gerar perguntar para guiar a leitura; Fazer conexes relacionar a leitura sua prpria experincia e a outros textos lidos; Visualizar criar imagens mentais durante a leitura; Saber como as palavras funcionam -compreenso de palavras atravs do desenvolvimento de vocabulrio estratgico (incluindo o uso de pistas fonolgicas, sintticas e semnticas para descobrir o significado de palavras desconhecidas); Monitoramento atravs de perguntas:Ser que isto faz sentido? e esclarecimento atravs da adaptao de processos estratgicos para acomodar a resposta;Resumir sintetizar as idias importantes; Avaliar fazer julgamentos. Fazer perguntas: uma habilidade que ajuda as estratgias de compreenso Previso: Exemplo em textos narrativos Do que se trata esta histria? O que pode acontecer na histria? Exemplo em textos expositivos O que eu j sei sobre este assunto? Auto-questionamento: Exemplo em textos narrativos Por que o personagem est se comportando desta maneira? Exemplo em textos expositivos Por que estes eventos aconteceram desta maneira? Fazer conexes: Exemplo em textos narrativos Ser que esta histria trata de um assunto parecido com um livro que li recentemente? Exemplo em textos expositivos De que maneira este texto se relaciona com o filme que assisti sobre este assunto? Visualizar: Exemplo em textos narrativos A imagem que estou criando em minha mente sobre o personagem principal boa? Exemplo em textos expositivos Como se parece o lugar onde os eventos acontecem? Saber como as palavras funcionam: Exemplo em textos narrativos Esta palavra faz sentido nesta orao? Exemplo em textos expositivos Que pistas o texto oferece para eu compreender melhor o significado desta palavra? Monitoramento atravs de perguntas: Exemplo em textos narrativos Aquilo que estou lendo faz sentido ou preciso de mais esclarecimentos? Exemplo em textos expositivos Como posso descobrir mais informaes sobre este assunto? Resumir: Exemplo em textos narrativos O que aconteceu at agora? Exemplo em textos expositivos Qual a informao mais importante do texto? Avaliar: Exemplo em textos narrativos Esta histria correspondeu s minhas expectativas? Exemplo em textos expositivos O texto me ajudou a compreender melhor este assunto?

You might also like