You are on page 1of 12

3.3.

5 Sistema de coordenadas topogrficas


A posio relativa dos pontos da superfcie terrestre caracterizada pelas coordenadas num sistema de referncia. Qualquer que seja o sistema envolvido, tais coordenadas so: a abscissa e a ordenada. Em topografia, as coordenadas so referidas ao plano horizontal de referncia - o plano topogrfico; o sistema de coordenadas topogrficas definido por um sistema plano-retangular XY, sendo que o eixo das ordenadas (Y) est orientado ( paralelo) segundo a direo norte-sul (magntica ou verdadeira) e o eixo positivo das abscissas (X) forma 900 na direo leste. Uma terceira grandeza, a altura (cota ou altitude) junta-se s coordenadas planas X e Y, definindo a posio tridimensional do ponto. As operaes de campo para a obteno das coordenadas topogrficas consistem na medio de uma distncia, um ngulo horizontal e uma distncia vertical ou ngulo vertical para cada ponto, alm da determinao da orientao em relao a uma direo fixa: direo norte-sul. No escritrio as coordenadas so calculadas em funo das medidas de campo: as medidas de distncias e ngulos horizontais permitem calcular as coordenadas planas X e Y, enquanto as medidas de distncias verticais ou ngulos verticais conduzem s cotas ou altitudes.

G G T: Rua Joo Pio Duarte Silva, s/n - Crrego Grande - CEP: 88040-970 - Cx. Postal 4
http://www.topografia.ufsc.br/cap3-3-5.html

Transformao de Coordenadas

http://www6.ufrgs.br/engcart/Teste/coord_exp.htmlClculos Os sistemas de referncia, so utilizados para descrever as posies de objetos. Quando necessrio identificar a posio de uma determinada informao na superfcie da Terra so utilizados os Sistemas de Referncia Terrestres ou Geodsicos. Estes por sua vez, esto associados a uma superfcie que mais se aproxima da forma da Terra, e sobre a qual so desenvolvidos todos os clculos das suas coordenadas. As coordenadas podem ser apresentadas em diversas formas: em uma superfcie esfrica recebem a denominao de coordenadas geodsicas e em uma superfcie plana recebem a denominao da projeo s quais esto associadas, como por exemplo , as coordenadas planas UTM (IBGE). As coordenadas referidas aos Sistemas de Referncia Geodsicos so normalmente apresentadas em trs formas: cartesianas, geodsicas(ou elipsoidais) e planas.

Sistema de Coordenadas Cartesianas Um sistema coordenado cartesiano no espao 3-D caracterizado por um conjunto de trs retas (x,y e z), denominados de eixos coordenados, mutuamente perpendiculares. Ele associado um Sistema de Referncia Geodsico, recebe a denominao de Sistema Cartesiano Geodsico(CG) de modo que:

O eixo X coincidente ao plano equatorial, positivo na direo de longitude 0; O eixo Y coincidente ao plano equatorial, positivo na direo de longitude 90; O eixo Z paralelo ao eixo de rotao da Terra e positivo na direo norte.

Origem : Se est localizada no centro de massas da Terra (geocntro), as coordenadas so denominadas de geocntricas, usualmente utilizadas no posicionamento satlites, como o caso do WGS84.

Sistema de Coordenadas Cartesianas

Sistema de Coordenadas Geodsicas

Independente do mtodo utilizado para se representar ou projetar uma determinada superfcie no plano, deve-se adotar uma superfcie que sirva de referncia, garantindo uma concordncia das coordenadas na superfcie esfrica da Terra. Com este propsito, deve-se escolher uma figura geomtrica regular, muito prxima da forma e dimenses da Terra, a qual permite, mediante a um sistema coordenado, posicionar espacialmente as diferentes entidades topogrficas. Esta figura recebe denominao de elipside e as coordenadas referidas a ele so denominadas de latitude e longitude geodsicas.

Sistema de Coordenadas Geodsicas

Sistema de Coordenadas Planas

As coordenadas referidas a um determinado Sistema de Referncia Geodsico, podem ser representadas no plano atravs nas componentes Norte e Leste e so o tipo de coordenadas regularmente encontrado em mapas. Para representar as feies de uma superfcie curva em plana so necessrias formulaes matemticas chamadas de Projees Cartogrficas. Diferentes projees podero ser utilizadas na confeco de mapas, no Brasil a projeo mais utilizada a UTM (Universal Transversa de Mercator).

Exemplo de um fuso do Sistema UTM

Na transformao de coordenadas UTM para geodsicas e vice-versa podem ser utilizadas as frmulas apresentadas por Silveira,1990. Coordenadas UTM para Geodsicas Coordenadas Geodsicas para UTM Clculo do Coeficiente de Distoro Linear (k0)

TRANSFORMAO DE COORDENADAS NO BRASIL As frmulas oficiais para transformao de coordenadas no sistema geodsico para sistema cartesisano foram publicadas pelo IBGE na Resoluo N23 de 21 de fevereiro de 1989, visando a compatibilizao entre as coordenadas obtidas com o sistema GPS e o Sistema Geodsico Brasileiro SAD69.

Coordenadas Geodsicas para Cartesianas

Coordenadas Cartesianas para Geodsicas

Transformao de Coordenadas - Clculos

A comunidade da Wikipdia em lngua portuguesa lamenta a morte precoce do colega editor Pietro Fornitano Roveri.

Coordenadas geogrficas
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Geografia.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinio. Este artigo est para reviso desde fevereiro de 2012.

Mapa da Terra mostrando as linhas de latitude (horizontalmente) e longitude (verticalmente), Eckert VI projection; [1]

O sistema de mapeamento da Terra atravs de coordenadas geogrficas expressa qualquer posio horizontal no planeta atravs de duas das trs coordenadas existentes num sistema esfrico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotao da Terra. Herdeiro das teorias dos antigos babilnios, expandido pelo famoso pensador e gegrafo grego Ptolomeu, um crculo completo dividido em 360 graus (360).

ndice

1 Localizao absoluta 2 Sistemas de Coordenadas Geogrficas o 2.1 Graus, minutos, segundos o 2.2 Minutos decimais o 2.3 Graus Decimais o 2.4 Universal Transversa de Mercator 3 Referncias 4 Ver tambm

[editar] Localizao absoluta


Para localizar qualquer lugar na superfcie terrestre de forma exata necessrio usar duas indicaes, uma letra e um nmero. Temos que utilizar elementos de referncia que nos permitam localizar com exatido qualquer lugar da Terra. A rede cartogrfica ou geogrfica d-nos a indicao das coordenadas geogrficas. Os pontos cardeais do um rumo, isto , uma direo, mas no permitem localizar com exatido um ponto na superfcie terrestre porque um instrumento e mira gabaritado para trabalhar em pequenas distncias num plano de duas dimenses. O sistema de mapeamento da Terra atravs de coordenadas geogrficas expressa qualquer posio horizontal no planeta atravs de duas das trs coordenadas existentes num sistema esfrico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotao da Terra. Herdeiro das teorias dos antigos babilnios, expandido pelo famoso pensador e gegrafo grego Ptolomeu, um crculo completo dividido em trezentos e sessenta graus (360). Assim, quando dizemos que a rea X est a leste de Y, no estamos dando a localizao precisa dessa rea, mas apenas indicando uma direo. Para saber com exatido onde se localiza qualquer ponto da superfcie terrestre uma cidade, um porto, uma ilha, etc. usamos as coordenadas geogrficas. As coordenadas geogrficas baseiam-se em linhas imaginrias traadas sobre o globo terrestre:

os paralelos so linhas paralelas ao equador a prpria linha imaginria do equador um paralelo; os meridianos so linhas semicirculares, isto , linhas de 180 eles vo do Plo Norte ao Plo Sul e cruzam com os paralelos.

Cada meridiano possui o seu antimeridiano, isto , um meridiano oposto que, junto com ele, forma uma circunferncia. Todos os meridianos tm o mesmo tamanho.

Convencionou-se que o meridiano de Greenwich, que passa pelos arredores da cidade de Londres, na Inglaterra, o meridiano principal. A partir dos paralelos e meridianos, estabeleceram-se as coordenadas geogrficas, que so medidas em graus, para localizar qualquer ponto da superfcie terrestre.

[editar] Sistemas de Coordenadas Geogrficas


Existem pelo menos quatro modos de designar uma localizao exata para qualquer ponto na superfcie do globo terrestre. Nos trs primeiros sistemas, o globo dividido em latitudes, que vo de 0 a 90 graus (Norte ou Sul) e longitudes, que vo de 0 a 180 graus (Leste ou Oeste). Para efeitos prticos, usam-se as siglas internacionais para os pontos cardeais: N=Norte, S=Sul, E=Leste/Este, W=Oeste.[2][3] Para as longitudes, o valor de cada unidade bem definido, pois a metade do grande crculo tem 20.003,93km, dividindo este ltimo por 180, conclui-se que um grau () equivale a 111,133km. Dividindo um grau por 60, toma-se que um minuto (') equivale a 1.852,22m (valor praticamente idntico ao da milha nutica). Dividindo um minuto por 60, tem-se que um segundo (") equivale a 30,87m, Para as latitudes, h um valor especfico para cada posio, que aumenta de 0 na Linha do Equador at aos Plos , onde est o seu valor mximo (90 de amplitude do ngulo).

[editar] Graus, minutos, segundos


Neste sistema, cada grau dividido em 60 minutos, que por sua vez se subdividem, cada um, em 60 segundos. A partir da, os segundos podem ser divididos decimalmente em fraes cada vez menores.

[editar] Minutos decimais


Neste sistema, cada grau dividido em 60 minutos, que por sua vez so divididos decimalmente.

[editar] Graus Decimais


Neste sistema, cada grau dividido em fraes decimais. A forma de nomeao difere um pouco dos dois primeiros sistemas: a latitude recebe a abreviatura lat e a longitude, long. H valores positivos e negativos. Os valores positivos so para o Norte (latitude) e o Leste (longitude) e no recebem um smbolo especfico. Os valores negativos so para o Sul (latitude) e o Oeste (longitude), sendo acrescidos do smbolo -.

[editar] Universal Transversa de Mercator


Ver artigo principal: Universal Transversa de Mercator

Para efeitos de comparao, este sistema usa trs dados em vez de dois. O primeiro o setor do globo terrestre, o segundo a distncia relativa ao centro do meridiano sempre 500000.00m - e o terceiro a distncia do Plo Sul (para lugares no Hemisfrio Sul) ou da Linha do Equador (para lugares no Hemisfrio Norte).

Referncias
1. Verso Maior. 2. Coordenadas geogrficas (Maio de 2009). Pgina visitada em 28 de dezembro de 2010. 3. coordenadas geogrficas. Pgina visitada em 28 de dezembro de 2010.

[editar] Ver tambm


Meridiano Crculo Polar Antrtico Crculo polar rtico Equador Latitude Linhas geogrficas imaginrias Longitude Meridiano de Greenwich Observatrio de Greenwich Trpico de Cncer Trpico de Capricrnio Trpico

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Coordenadas_geogr%C3%A1ficas&oldid=2894817 4" Categorias:

Linhas geogrficas imaginrias Engenharia cartogrfica Geomtica

Categorias ocultas:

!Artigos a revisar sobre Geografia !Artigos a revisar desde fevereiro de 2012

Ferramentas pessoais

Entrar / criar conta

Espaos nominais

Artigo Discusso

Variantes Vistas

Ler Editar Ver histrico

Aes Busca
Especial:Pesquisa

Navegao

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao

Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato Donativos

Imprimir/exportar

Criar um livro Descarregar como PDF Verso para impresso

Ferramentas

Pginas afluentes Alteraes relacionadas Carregar ficheiro Pginas especiais Ligao permanente Citar esta pgina

Noutras lnguas

Afrikaans Alemannisch Aragons Asturianu Azrbaycanca Boarisch () Bosanski Catal Cebuano esky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Espaol Eesti Euskara Suomi Franais Frysk Gaeilge Gidhlig Galego

Gaelg Hrvatski Magyar Interlingua Bahasa Indonesia Ilokano slenska Italiano Basa Jawa Latina Ligure Lumbaart Latvieu Basa Banyumasan

Bahasa Melayu Nhuatl Nnapulitano Plattdtsch Nedersaksisch Nederlands Norsk (bokml) Plzisch Polski Piemontis Runa Simi Romn Srpskohrvatski / Simple English Slovenina Slovenina chiShona

Shqip / Srpski Basa Sunda Svenska Kiswahili lnski Trkmene Tagalog Trke O'zbek Vneto Ting Vit West-Vlams Volapk Yorb Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 20h49min de 17 de fevereiro de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes. Poltica de privacidade Sobre a Wikipdia Avisos gerais Verso mvel

You might also like