You are on page 1of 4

Universidade Federal de Alagoas Centro de Tecnologia Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil Mtodos Matemticos para Engenharia

Lista 01 Marclio Fabiano Goivinho da Silva

Prof. Dr. Eduardo Nobre Lages

Macei, Junho de 2010

LISTA 1 5) Os mtodos iterativos de resoluo de sistemas de equaes lineares partem de uma estimativa inicial da soluo e, atravs de uma equao de recorrncia especfica, geram seqncias de vetores que, sob condies normais, tendem soluo do sistema. Pede-se: a) Implementar, em MATLAB, os algoritmos iterativos de Gauss-Jacobi, GaussSeidel, unidirecional e Steepest Decent, de tal forma que os parmetros de sada das funes correspondam a matrizes que armazenam em cada linha os vetores das respectivas seqncias de aproximao da soluo do sistema; function function function function x=sel_gj(a,b,x0,tol,nitemax) x=sel_gs(a,b,x0,tol,nitemax) x=sel_ud(a,b,x0,tol,nitemax) x=sel_sd(a,b,x0,tol,nitemax)

b) Faa um estudo comparativo da eficincia dos mtodos implementados. LISTA 2 2) Montar o sistema de equaes lineares resultante do Mtodo dos Deslocamentos para a trelia plana abaixo, cujas barras apresentam a mesma rigidez axial EA, a partir da composio de vrias transformaes lineares, considerando-se os sistemas de coordenadas representados abaixo, admitindo-se que a transformao dos deslocamentos em foras s conhecida no sistema local.

LISTA 3 4) Para o sistema discreto representado na figura ao lado pede-se determinar as freqncias e os modos naturais de vibrao. Admita que as barras menores esquerda tm massa m e a barra maior direita tem massa 2m.

LISTA 4 1) Definir numericamente tensores tridimensionais de tenso associados a cada tipo de forma quadrtica (positiva definida, positiva semi-definida, negativa definida, negativa semi-definida e indefinida). Adapte o problema do item c da 3 questo da lista 3 para visualizar o Crculo de Mohr associado a cada tensor escolhido. LISTA 5 1) Considere a funo mostrada na figura abaixo, definida por trechos ao longo do intervalo [0;12].

Pede-se calcular os coeficientes das sries de Fourier para as duas periodicidades admitidas para essa funo, representadas nas figuras abaixo, mostrando graficamente suas convergncias dentro do intervalo [0;8]. Comentar os resultados. LISTA 6 1) Em uma anlise numrica pelo Mtodo dos Elementos Finitos com elementos uni, bi e tridimensionais, tem-se os dados e resultados apresentados na tabela abaixo, assim como as coordenadas de parametrizao dos correspondentes ns dos elementos. Para cada tipo de elemento finito, calcule a temperatura mdia no elemento. Sabe-se que a temperatura mdia no elemento dada pela razo entre a soma da temperatura em cada ponto do elemento ponderada pelo indicador espacial do domnio correspondente (comprimento, rea e volume infinitesimal) e o indicador espacial total do domnio do elemento (comprimento, rea e volume).

LISTA 7 2) Avalie a integral de linha

onde C o cardiide r=a(1+asen), com no intervalo [0;2p], para os seguintes campos:

You might also like