You are on page 1of 14

Manual

de uso do Automvel

www.chargernet.com.br

Elaborado por:

Profissional Qualificado ASE - Certified - Automotive Service Excellence

Jos Augusto de Miranda

O que manuteno predetiva? a manuteno que prediz (diz antecipadamente), usando tcnicas apropriadas as possveis quebras ou defeitos de um equipamento quando examinados por profissional qualificado.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

O que manuteno corretiva? a manuteno de um equipamento quando este j apresenta algum defeito. Ou seja, parou, consertou!!! Podemos raciocinar comparando o nosso automvel a um avio. Calculem o transtorno que causaria ao piloto saber que acabaram os freios na hora da aterrissagem. No passado os carros tinham carburadores e platinados necessitando assim reparos a cada 5000 quilmetros, no mximo. Dessa maneira fica fcil entender por que estes carros tinham uma manuteno melhor. A cada visita ao mecnico para realizar uma regulagem do ponto ou para desentupir o carburador acabava-se realizando tambm uma pequena manuteno predetiva como pode ser exemplificado a seguir: - Doutor, regulei o ponto do seu carro, mas notei que a correia do alternador est desfiada e que a pastilha de freio est para acabar pois o nvel de leo de freio est baixo. Atualmente, os carros com injeo eletrnica, quando tratados de forma correta, poucas vezes aparecem na oficina. Carro com injeo eletrnica no perde marcha lenta, no fica sem fora e nem custa a pegar pela manh, sintomas estes comuns nos carros que possuem carburadores aps 5000 quilmetros rodados. Devido falta desses sintomas, que incomodam sobremaneira o dono do veculo, a manuteno dos carros com injeo tornou-se extremamente cara. Quando o carro com injeo eletrnica chega finalmente oficina porque j apresenta um pssimo estado de conservao e muitas vezes vrios defeitos.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

. Os carros com carburadores perdiam a marcha lenta ou comeavam a morrer nos sinais de trnsito, motivo suficiente para que o dono do veculo se dirigisse a uma oficina. . Os carros com injeo eletrnica por possurem um computador no seu sistema de controle do motor podem eventualmente substituir valores em caso de defeito e continuar a funcionar como se nada houvesse acontecido. No entanto, embora o computador corrija pequenos erros ele no repara o carro e nesse instante a lmpada de avaria do motor, geralmente de cor amarela, se acender indicando a necessidade de uma visita oficina. Porm, como dito anteriormente, o carro continua a andar como se nada houvesse acontecido. O seu dono, pessoa ocupada e sem tempo, continua a utilizar o veculo. Dependendo do veculo, marca e modelo e conseqentemente do sistema de injeo utilizado, a lmpada amarela, que j acendeu anteriormente, indicando que alguma coisa est errada, pode levar um tempo longo para acender novamente. Ou seja, a lmpada acendeu em um dia tarde, o proprietrio chegou a noite em casa, desligou o carro e a mesma lmpada voltou somente a acender no dia seguinte. Este fato pode ser considerado pelo feliz proprietrio, como um mau contato. No entanto, como j dissemos anteriormente, o computador que existe no interior do veculo, est trabalhando exaustivamente, fazendo com que dados existentes na sua memria que mantm o veculo funcionando, substituam os dados alternados. Tudo isto para evitar que o carro enguice na rua. Como exemplo para esta situao podemos citar o sensor da ventoinha de refrigerao do motor. O sensor da ventoinha de refrigerao do motor sente a temperatura da gua que refrigera o motor. Se a gua estiver acima da temperatura normal, este sensor liga o motor da hlice do ventilador que esfria a gua do radiador. Esta hlice pode permanecer ligada, em alguns carros, durante alguns instantes mesmo depois do motor desligado. Quando o sensor da ventoinha apresenta defeito, a hlice no liga, a gua do radiador no esfria e conseqentemente o carro superaquece. O superaquecimento de um veculo pode trazer danos de propores considerveis ao veculo e conseqentemente de reparo muito caro para o seu proprietrio. Nos carros com injeo eletrnica, exemplo a linha Kadett e Monza E.F.I. 1.8 ou 2.0, se o sensor da ventoinha estiver com defeito, a unidade de injeo, por desconhecer a temperatura na qual se encontra o motor do carro, ligar direto a ventoinha para proteger o motor de um superaquecimento. Ou seja, o computador, na dvida, liga a ventoinha porque melhor esfriar do que deixar aquecer demais. Ao mesmo tempo, a lmpada amarela do painel, aquela que indica avaria, se acender indicando a necessidade de se procurar uma oficina. Este veculo pode ter dificuldade de pegar quando quente ou frio, dependendo da avaria do sensor de temperatura, porm continua a andar como se nada houvesse acontecido.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

Todas as vezes que ligar as chaves do carro e antes de dar a partida observar: 1) Lmpada do alternador (bateria) 2) Luz do leo do motor 3) Luz de anomalia da injeo eletrnica 4) Luz do A.B.S. (sistema de freio eletronicamente controlado) 5) Luz do Air Bag (sistema de proteo em caso de acidentes) As lmpadas de nmero 3, 4 e 5 se existirem no seu veculo devero acender quando a chave for ligada apagando quando o motor entrar em funcionamento. Se o veculo estiver andando e a luz do leo acender, pare imediatamente em local seguro e chame um reboque. Ou seja, no mantenha o seu veculo em funcionamento quando a luz do leo estiver acesa. As conseqncias sero catastrficas, principalmente para o seu bolso. Se a luz do alternador se acender quando o veculo estiver em funcionamento, verifique se a correia do motor arrebentou. Se isso tiver acontecido, providencie a troca. Se a correia no tiver arrebentado, desligue todos os consumidores de energia tais como ar condicionado e faris e assim voc ainda ter algumas horas de funcionamento do motor antes que a bateria descarregue totalmente. No abuse. Se durante o funcionamento do veculo as luzes do Air Bag ou do freio A.B.S. se acenderem dirija-se a uma oficina o mais rpido possvel, pois os sistemas acima, que foram projetados para a sua segurana, no esto funcionando.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

Para diminuir a necessidade de manuteno usar somente gasolina aditivada. Nos carros antigos que possuam carburador o mesmo era desmontado para ser limpo. Nos carros com injeo eletrnica o combustvel injetado por meio de bicos injetores que no podem ser desmontados. Entupiu, trocou. O uso de gasolina comum em carros com injeo eletrnica responsvel por sintomas como o entupimento dos bicos injetores, motor com perda de compresso ou o emperramento de vlvulas. A maioria das montadoras FIAT, VW, Ford e GM determinam o uso da gasolina aditivada. Alguns veculos trazem na tampa do reservatrio de gasolina uma etiqueta com os seguintes dizeres: USAR SOMENTE GASOLINA ADITIVADA. Porm no fico triste se vocs usarem a gasolina comum, pois esses carros iro necessitar de mais manuteno.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

O nvel de leo do motor s deve ser verificado, de preferncia, com o carro desligado e frio e pelo menos 5 minutos aps o mesmo ter sido desligado. Se voc no esperar pelo menos este tempo, o leo que ainda est circulando por dentro do motor do seu veculo no ter tempo de se depositar no recipiente onde fica a vareta e o nvel sempre vai estar abaixo do recomendado. Na vareta de leo existem duas marcas que indicam o nvel mximo e o mnimo para o leo. O nvel de leo correto est entre estas duas marcas. ATENO: Sempre que voc parar em um posto de gasolina o frentista vai pedir para ver o nvel do leo e da gua. Ele vai dizer, sempre, que tanto o nvel do leo como da gua esto baixos. claro que ele no espera os 5 minutos regulamentares para ver o nvel do leo. Isto proposital. O que ele quer vender leo (comissionado o frentista). Nvel acima do mximo - excesso de leo - suja as velas, o corpo de borboleta, etc... Nvel abaixo do mnimo - pouco leo - dificulta a lubrificao do motor. Tenho visto muitos defeitos causados por excesso de leo nos carros com injeo eletrnica.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

Nas cidades com grandes engarrafamentos ou percursos curtos (que no deixam o motor aquecer totalmente) a troca de leo dever ser feita a cada 5.000 quilmetros ou a cada 4 meses independentemente do tipo de leo usado (sinttico ou mineral). Normalmente essas so as condies em que os veculos so mais utilizados. Quando os veculos so somente utilizados em estradas asfaltadas, isto , quando as velocidades so maiores ou o tempo que o veculo roda propicia um aquecimento total do motor, o leo poder se substitudo a cada 10.000 quilmetros. Cuidado - Alguns frentistas e vendedores de leo anunciam que o leo sinttico capaz de rodar at 20.000 quilmetros. Quem determina o perodo de troca do leo o fabricante do veculo e no o fabricante do leo e muito menos o vendedor de leo. Obs: A falta de troca do leo causa dentro do motor a deposio de um precipitado denso, semelhante borra de p de caf, que entope as galerias de lubrificao e levam a destruio do motor.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

O filtro de leo deve ser trocado a cada 10.000 quilmetros, ou seja, a cada duas trocas de leo do motor se estas forem efetuadas a cada 5.000 quilmetros. Caso o leo seja trocado a cada 10.000 quilmetros trocar sempre tambm o filtro de leo.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

O filtro de ar geralmente trocado durante a manuteno do veculo. Tenho visto muitas caixas de filtro de ar destrudas porque o frentista do posto no possui as ferramentas necessrias para abri-las e simplesmente fora at quebrar. EX: Corsa, Vectra, e outros.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

O leo de freio fica dentro de um sistema fechado entre as rodas e um pequeno recipiente localizado no lado esquerdo do motor do veculo. Quando o pedal de freio acionado, o leo de freio que transmite a fora para empurrar as pastilhas de freio e conseqentemente diminuir a velocidade do veculo. Como pastilha de freio uma pea que gasta com o tempo, ou seja, fica mais fina, o nvel do leo de freio no interior do recipiente vai abaixando. NUNCA COMPLETE O NVEL DE LEO DE FREIO. Quando a pastilha de freio estiver realmente no final, uma lmpada indicativa do trmino da pastilha, dever acender no painel. Se a lmpada do leo de freio acender ou o frentista do posto informar que o leo de freio est baixo, procure uma oficina, pois a pastilha acabou ou, pior, existe algum vazamento de leo no sistema hidrulico do veculo e que pode deix-lo a qualquer momento sem freio. Se o usurio do veculo completar o leo isto ir dificultar o diagnstico do defeito ou mascarar a causa que levou lmpada do painel a acender. Somente complete o nvel do leo de freio quando estiver em uma estrada e o mais rpido possvel procure uma oficina capacitada a reparar esta avaria.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

Verifique o nvel da gua do radiador visualmente, ou seja, abra o cap do motor e olhe o nvel dentro do vasilhame sem abrir a tampa do mesmo. Procedendo desta maneira, dificilmente a gua ficar turva ou ir abaixar de nvel. Quando a tampa do vasilhame aberta o oxignio existente no ar entra no reservatrio oxida a gua e o interior do bloco do motor. por isso que na maioria dos veculos, porque o dono ou o frentista abrem o vasilhame, esta gua vai se tornando cada vez mais marrom, com cor de ferrugem mesmo. Se voc nunca abrir o vasilhame, o lquido permanecer branco ou de outra cor, como quando o carro foi comprado. Um outro dado interessante que o que existe dentro do vasilhame no gua pura. uma substncia especial que evita que a gua ferva dentro do sistema. Esta substncia popularmente conhecida com lquido para radiador. Como qualquer substncia diluda em gua ela tem uma concentrao ideal para funcionamento. Cada vez que o vasilhame aberto e se coloca um pouco de gua dentro dele a substncia, lquido para radiador, vai sendo diluda e passa a no funcionar como deveria. normal um veculo rodar 50.000 quilmetros sem que seja necessrio completar o nvel deste recipiente a no ser que haja algum vazamento ou perda de presso pela tampa da cmara de expanso.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

A cada 10.000 quilmetros ou 10 meses em mdia ou quando notar algum rudo diferente no veculo em uso. Alguns tipos de rudo podem parecer banais e trazer srios danos ao veculo. O tempo e quilometragem citados acima so valores mdios, pois devem ser respeitadas caractersticas especficas de cada tipo de veculo. Exemplo: Cherokee que um Jeep de luxo, tem pontos de lubrificao que tm que ser lubrificados a cada 5.000 quilmetros, embora outras partes possam ser revisadas a cada 10.000 quilmetros. Todo fabricante de veculos faz um plano de manuteno de modo que o quilmetro rodado saia o mais barato possvel. Porm o carro um bem de consumo, mesmo. Ele consome gasolina, leo, freio, gua, seguro, emplacamento, manuteno preventiva e alguma manuteno corretiva. Dessa maneira vamos utilizar esse invento lindo e maravilhoso que nos possibilita tantas alegrias, da melhor maneira possvel e mais barata. Se algum encontrar um carro que no d defeito, por favor, me avise, pois preciso de dois, no mnimo. Tudo no automvel tem vida til como, por exemplo: pneus, correias, leo, lmpadas, amortecedores, pastilhas de freio, etc. Estudos tm mostrado que para podermos diminuir as perdas do investimento na aquisio de um carro novo, que no primeiro ano podem chegar a at 30 % do valor inicial do veculo, devemos utilizar este mesmo veculo por no mnimo 4 anos, com o menor custo por quilmetro rodado. S mesmo fazendo uma boa manuteno predetiva ou preventiva conseguiremos alcanar esta meta. Nunca comprem veculos nos quais tenham sido instalados ar condicionado, direo hidrulica, vidros eltricos, trava eltrica, alarme, etc; mesmo que voc tenha sido informado de que a instalao foi feita na concessionria da marca do veculo em questo.

Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

. Procurem saber se nesta oficina existe algum reparador com diploma A.S.E. (Automotive Service Excellence). J um bom comeo. . Procure saber em que rea esse reparador est certificado pela A.S.E. para atuar. Tenho visto gente usando o selo A.S.E. de certificado em freio trabalhando em motor ou mesmo em parte eltrica. DESCONFIE. . Procure olhar as instalaes da oficina, pois voc est deixando um bem que lhe custou caro. Uma reparao mal feita pode se tornar uma arma. Lembre-se, em seu carro andam em mdia trs pessoas e em um nibus vo at 40 pessoas sentadas. . O diploma da A.S.E. deve ser colocado em um local bem vista de todos os usurios da oficina. . Observe as instalaes, a limpeza, a ferramentaria, o pessoal tcnico, etc. . Lembre-se, um bom analisador de gases custa em mdia 5.000 dlares, um scanner automotivo custa outros 4.000 dlares, uma estao de gs para reparo de ar condicionado custa em mdia 4.000 dlares, um programa automotivo para manuteno do seu GOLF custa, hoje, em torno de 3.800 dlares e est em ingls. Os manuais da VW foram trazidos do Mxico e sequer foram traduzidos para o portugus. Nos dias de hoje um reparador automotivo tem um investimento muito maior do que na poca dos carburadores e necessita de muito mais conhecimento tcnico. Os investimentos, rapidamente mostrados acima, geram um maior valor de manuteno para os usurios de veculos automotivos. . A experincia em oficina tem mostrado que defeitos simples se tornam extremamente complicados quando o incio da manuteno feita por pessoas que no apresentam qualificao tcnica ou que no possuam os manuais de manuteno dos referidos veculos. . Uma simples instalao de rdio nos carros com injeo eletrnica pode acarretar srios prejuzos ou defeitos de difcil diagnstico, pois dependendo do local onde foram feitas as ligaes o sistema de injeo pode vir a funcionar indevidamente. J foi diagnosticado o caso de um txi que quando ligava o limpador de pra-brisas o motor parava de funcionar. . Alarmes que no vm instalados de fbrica so fontes constantes de problemas. Alguns tipos de alarme interferem at mesmo com os equipamentos de anlise de motores gerando erros de comunicao entre os sistemas. Nenhum alarme que vem de fbrica, corta o funcionamento do motor. Ele s atua com o carro desligado. Este procedimento feito por um motivo muito simples: imaginem vocs em uma ultrapassagem mais "apertada" (arriscada) e a o sistema de alarme entra em pane. . Cuidado com as chaves dos carros com sistema de CODE (codificao eletrnica anti-roubo), pois as mesmas, em caso de quebra, podem vir a no funcionar. Nesse caso necessrio codificar a nova chave. Se o carro foi comprado de um outro proprietrio lembre-se de pedir o carto com a senha ou a chave mestra. Somente para ilustrar o texto: a perda da senha nos carros da marca FIAT representa um custo de aproximadamente 1.500 dlares. A Certificao ASE foi criada em 1972 nos USA, a pedido do governo norte-americano, que percebeu a intranqilidade do consumidor quando levava seu veculo para o conserto e encontrava dificuldade para a concluso dos servios prestados. Com o tempo veio o reconhecimento dos consumidores, que passaram a confiar naquelas oficinas onde o profissional ostentava a certificao ASE, significando capacidade tcnica, qualidade e segurana.
Manual de uso do Automvel - www.chargernet.com.br

You might also like