You are on page 1of 2

Faculdades Integradas Simonsen Ps-Graduao Disciplina: Conhecimentos Pedaggicos Professora: Jussara Quaresma 1- Construa um quadro comparativo com as informaes

s relevantes sobre as abordagens comportamentalista e cognitivista. Abordagem Comportamentalista Autores de Destaque Watson; Pavlov; Guthrie; Skinner; Thorndike. Abordagem Cognitivista Bruner; Piaget; Vygotsky; Ausubel.

do EstudoEnfoque

Manifestaes que produzem mudanas comportamentais. Comportamentos manifestos e mensurveis, controlados por suas consequncias.

Estuda a cognio; como o indivduo processa a informao, compreende e d significados a elas.

gemAprendiza

Ocorre com estmulos consequentemente, respostas. (Teoria estmulo-resposta, Skinner).

e, A aprendizagem um processo de armazenamento de de informaes. A construo do conhecimento se d atravs da interao, da experincia sensorial e da razo.

Aluno

Ser que responde a estmulos oferecidos pelo ambiente externo. visto como objeto. O que ocorre dentro de sua mente no considerado durante o processo de aprendizagem.

No apenas ativo, mas interativo. O indivduo desenvolve-se interagindo com o meio (pessoas e objetos). As potencialidades do indivduo so levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem.

2- Faa um levantamento sobre as principais caractersticas dos tericos abaixo, identificando suas abordagens: Watson Abordagem comportamentalista. Pai do Behaviorismo metodolgico; acreditava que a Psicologia tinha como finalidade prever e controlar o comportamento dos indivduos. Defendia a importncia do meio na construo e desenvolvimento do indivduo. Seus estudos basearam-se no condicionamento clssico (conceito desenvolvido por Pavlov). Skinner Abordagem comportamentalista. Desenvolveu a teoria estmulo-resposta, base para o estudo de manipulaes do ambiente que produzem mudanas comportamentais. Contribuiu para a Psicologia com o conceito de comportamento operante (relao entre os organismos e o ambiente): - Comportamento respondente: Um estmulo gera determinada resposta. - Comportamento operante: Uma resposta gera uma consequncia que tem probabilidade de ocorrer novamente em um contexto semelhante. Piaget Abordagem cognitivista. Estabeleceu quatro etapas do desenvolvimento cognitivo: - Sensrio-motor (0 a 2 anos); - Pr-operacional (2 a 6/7 anos); - Operacional-concreto (6/7 a 11/12 anos); - Operacional-formal (da pr-adolescncia at a idade adulta). Ensinar desequilibrar a mente para que ela busque o reequilbrio e aprenda. O ensino deve ser acompanhado de aes e demonstraes (atividades prticas). Ausubel Abordagem cognitivista. Acredita na existncia de uma estrutura na qual a integrao e a organizao de novos conhecimentos se processa. A aprendizagem deve ser significativa (s ocorre se o contedo aprendido ligar-se a conceitos relevantes).

You might also like