You are on page 1of 8

Gesto e Controlo da Qualidade

Ferramentas Avanadas da Qualidade Trabalho de pesquisa


Ricardo Seco #11675

Engenharia e Gesto Industrial

2 Ano | 2 Semestre

Nota introdutria
Ferramentas da Qualidade As ferramentas da qualidade correspondem a instrumentos de aplicao para um contnuo aperfeioamento das prticas de gesto e operaes das empresas. So divididas em ferramentas bsicas e avanadas da qualidade, conforme apresentado na figura abaixo, e agrupadas em categorias de aplicao, com o intuito de direcionar o uso das ferramentas mais adequadas para cada necessidade.

2 Documento redigido de acordo com o novo acordo ortogrfico Portugus

Engenharia e Gesto Industrial

2 Ano | 2 Semestre

As sete Ferramentas Avanadas da Qualidade Diagrama de Afinidades Diagrama de Relaes Diagrama em Arvore Diagrama em Matriz Analise dos dados da matriz Analise PDCP Diagrama em Setas

Diagrama de Afinidades O mtodo utiliza a afinidade entre dados verbais, parciais e fragmentados (retalhos de dados) para, de uma forma sistemtica, ajudar a entender a estrutura de um problema. O diagrama de afinidade utiliza um processo de brainstorm, ou seja, de livre debate em que os participantes do sugestes para auxiliar o grupo a agregar e organizar grandes quantidades de ideias, fatos e opinies em relao ao problema que esta em estudo. Os diagramas de afinidade ajudam as pessoas a pensar com maior eficincia sobre os problemas, de trs maneiras: Definem a natureza de um problema e trazem discusses problemas escondidos; Ajudam a organizar e ordenar um emaranhado de ideias; Mostram a direo correta a seguir na soluo de problemas. Exemplo de Diagrama de Afinidades:

3 Documento redigido de acordo com o novo acordo ortogrfico Portugus

Engenharia e Gesto Industrial Mtodo do Digrama de Relacionamento

2 Ano | 2 Semestre

Este mtodo utilizado para entender problemas que tm relaes complexas de causa-efeito e\ou relaes complexas de meio-para-objetivos. Utiliza-se o diagrama para destacar os elementos necessrios para alcanar um certo objetivo. Exemplo de Diagrama de Relacionamento:

Por apresentar todas as relaes entre causas e numa perspetiva ampla, os diagramas de relaes so teis na descoberta das principais causas que afetam o resultado final. Nos casos onde existam relaes complexas entre varias causas e efeitos, possvel recolher dados verbais sobre o problema, e um diagrama como este pode esclarecer as relaes de causa-efeito e facilitar uma discusso sobre as principais causas.

Mtodo do Diagrama em Arvore O diagrama em rvore ajuda a definir as aes necessrias para a melhoria do desempenho do processo ou do produto, mostrando parte dos resultados dos esforos de um grupo para determinar as aes e sub aes necessrias para um planeamento de sucesso.

4 Documento redigido de acordo com o novo acordo ortogrfico Portugus

Engenharia e Gesto Industrial Exemplo de Diagrama em rvore:

2 Ano | 2 Semestre

Mtodo do Diagrama de Matriz Um diagrama de matriz mostra o inter-relacionamento entre duas ou mais caractersticas de um produto ou processo. Frequentemente, um diagrama de matriz usado para descrever as aes necessrias para a melhoria de um produto ou processo com relao s pessoas ou reas responsveis para executar a referida melhoria do produto ou processo. Analise dos Dados de Matriz: Consiste numa tcnica matemtica sofisticada utilizada para estudar a intensidade dos relacionamentos entre duas ou mais caractersticas de um processo. Exemplo de um Diagrama de Matriz:

5 Documento redigido de acordo com o novo acordo ortogrfico Portugus

Engenharia e Gesto Industrial

2 Ano | 2 Semestre

Mtodo Carta para Programa de Deciso sobre o Processo (PDPC) (Process Decision Program Chart PDPC) consiste em desenvolver planos de gesto de forma a acrescentar notas de verificao nas diferentes etapas de cada problema. Exemplo de PDPC:

Mtodo Diagrama de Setas Utilizado para se estabelecer um plano de aes sequenciais para implementar uma melhoria num processo ou produto quando as etapas envolvidas na melhoria so conhecidas previamente. Um diagrama de setas mostra a ordem em que se deve executar as aes necessrias. Dois exemplos do Diagrama de Setas:

6 Documento redigido de acordo com o novo acordo ortogrfico Portugus

Engenharia e Gesto Industrial

2 Ano | 2 Semestre

Quadro resumo das sete Ferramentas Avanadas da Qualidade

7 Documento redigido de acordo com o novo acordo ortogrfico Portugus

Engenharia e Gesto Industrial Referncias bibliogrficas

2 Ano | 2 Semestre

Brassard, M. Qualidade: Ferramentas para uma melhoria contnua. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1991. Campos, V. F. TQC: Controle da qualidade total. Belo Horizonte: Fundao Christiano Ottoni, 1992. Mills, D; Quality Audityng. Londres, Chapman & Hall, 1993. Ishikawa, K. ; Juse. QC Circle Koryo. General Principals of QC Circles. Tokyo Toin Inc., 1980. E-books disponibilizados em http://www.ebookfree-download.com http://www.totalqualidade.com.br e

8 Documento redigido de acordo com o novo acordo ortogrfico Portugus

You might also like