You are on page 1of 9

1.

OBJETIVO Visando uma rpida recuperao das informaes, o sistema de Banco de Dados tem como propsito organizar a guarda permanente das mdias digitais (CDs e DVDs) da empresa. 1.1 A empresa e suas necessidades Para entender o funcionamento e a necessidade do arquivo digital da empresa, preciso entender a forma na qual as informaes so dispostas na rede. A empresa mantm ao mesmo tempo contratos ativos e no ativos disponibilizados na rede. Estes so armazenados em forma de pastas nomeadas com o numero de cada contrato (Exemplo: 530, 498). Dentro de cada contrato existem subpastas nomeadas com o nome de cada disciplina, onde os usurios com permisso podem gravar seus arquivos de trabalho. Estes so divididos entre Contrato (arquivos variados de documentao) e Acad (desenhos feitos em AUTOCAD). Quando um contrato finalizado, este passa a no ter mais arquivos acrescentados na rede, portanto, fica destinado somente a futuras consultas. Desta forma, retira-se o contrato da rede para se gravar em DVD e colocar-los no chamado Arquivo Tcnico, liberando um importante espao na rede. Para garantir uma forma segura e prtica de recuperar essa informao, foi criada uma planilha no Excel onde organizada a lista com os nmeros dos contratos, o numero seqencial de arquivo dado ao DVD para arquivamento, o nome do cliente ligado ao contrato e o nome do coordenador do contrato na empresa. O sistema de Banco de Dados a ser desenvolvido, tem por objetivo retirar toda essa informao das planilhas do Excel e colocar em um sistema que nos permita maior agilidade na recuperao da informao e mais segurana no armazenamento dos dados.

2. REQUISITOS DO SISTEMA 4

Aps a definio do problema, juntamente com as solues pensadas para o mesmo, como prximo passo foram definidos os requisitos para a criao do sistema de banco de dados. Todo DVD contm um ou mais contratos gravados. Um contrato s pode estar contido em apenas um DVD. Um coordenador coordena um ou mais contratos. Um contrato coordenado por apenas um coordenador. Um cliente esta ligado a um ou mais contratos. Um contrato possui um cliente.

2.1 Diagrama Entidade-Relacionamento 5

Aps a definio dos requisitos necessrios para a realizao do sistema, foi criado um Diagrama Entidade Relacionamento com o auxilio do software Dia Portable.

2.2 Modelo Relacional

Modelo Relacional criado com o auxilio do software Toad Data Modeler.

3. CRIAO DAS INSTNCIAS DO BANCO DE DADOS

Aps a criao do Modelo Relacional demonstrado anteriormente, a criao das tabelas, suas restries e seus relacionamentos foram exportados em linguagem SQL para um arquivo de extenso .txt. Desta forma, foi possvel importar este arquivo de texto para dentro do banco que j havia sido previamente criado no PhpMyadmin. 3.1 Cdigo SQL gerado pelo software Toad Data Modeler: Create table Cliente ( Cod_Cliente Int NOT NULL, Nome_Cliente Char(20) NOT NULL, Primary Key (Cod_Cliente)) ENGINE = InnoDB; Create table Contrato ( Num_Contrato Int NOT NULL, Cod_Cliente Int NOT NULL, Cod_Coordenador Int NOT NULL, Cod_Dvd Int NOT NULL, Primary Key (Num_Contrato)) ENGINE = InnoDB; Create table Coordenador ( Cod_Coordenador Int NOT NULL, Nome_Coordenador Char(20) NOT NULL, Email_Coordenador Char(20) NOT NULL, Ramal_Coordenador Int NOT NULL, Primary Key (Cod_Coordenador)) ENGINE = InnoDB; Create table Dvd ( Cod_Dvd Int NOT NULL, Primary Key (Cod_Dvd)) ENGINE = InnoDB;

Alter table Contrato add Foreign Key (Cod_Cliente) references Cliente (Cod_Cliente) on delete restrict on update restrict; Alter table Contrato add Foreign Key (Cod_Coordenador) references Coordenador (Cod_Coordenador) on delete restrict on update restrict; Alter table Contrato add Foreign Key (Cod_Dvd) references Dvd (Cod_Dvd) on delete restrict on update restrict;

3.2 Consultas ao Banco de Dados

1. Seleciona e mostra todos os campos da tabela contrato onde o cdigo do DVD igual a 535.

2. Seleciona o cdigo do DVD onde o coordenador o Marcus e o contrato 345.

3. Seleciona o cdigo do DVD e nome do cliente ligado ao contrato 535, cujo nome do coordenador igual Aparecida.

4. Insere dados na tabela coordenador.

10

5. Mostra todos os nmeros de contratos cujo cliente igual Samarco.

4. BIBLIOGRAFIA 11

ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B.. Sistemas de Banco de Dados. 4a ed., PearsonAddison-Wesley, 2005. DATE, C. J. Introduo a Sistemas de Banco de Dados. Elsevier Editora, 2004.

12

You might also like