You are on page 1of 2

Ritmo de aprendizado

Envie por email Imprima

Objetivo
Estimular a percepo dos sons e as habilidades musicais.

Tempo estimado
30 minutos, uma ou duas vezes por semana.

Materiais necessrios
Instrumentos de percusso, sucatas que produzam som, guizos e CDs.

Organizao da sala
Em roda.

Desenvolvimento
Atividade 1 Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam marcao do pulso bsico ou do tempo forte da msica. Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) P, p, p (bater o p no cho) Roda, roda, roda (rodar no lugar) Caranguejo peixe ! (no , agachar no cho) Outras propem uma experincia rtmica. R, r, r, a minha machadinha, R, r, a minha machadinha, Quem te ps a mo sabendo que s minha? Quem te ps a mo sabendo que s minha? (rodar de mos dadas) Se tu s minha eu tambm sou tua, Se tu s minha eu tambm sou tua, Pula machadinha para o meio da rua Pula machadinha para o meio da rua (pular para o meio da roda) No meio da rua no hei de ficar No meio da rua no hei de ficar Pula machadinha para o teu lugar Pula machadinha para o teu lugar (pular de costas para seu lugar original na roda) Atividade 2 O ritmo est presente tambm no falar, nos poemas e nas parlendas.

Chuva, chuva, chuvisquinho Sua cala tem furinho Chuva, chuva, chuvarada Sua cala est furada Atividade 3 A roda comea girando devagar e acelera at chegar ao dez A galinha do vizinho Bota ovo amarelinho Bota um, bota dois, bota trs, bota quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham) Atividade 4 Estimule o acompanhamento de canes com palmas, brinquedos ou instrumentos musicais feitos com sucata ou objetos do cotidiano. Eles foram chamados pela pesquisadora argentina Judith Akoschky de cotidifonos, pois so construdos com base no que se tem disponvel. So dessa categoria peas como maanetas ou torneiras (percutidas com ferrinhos, emitem um som metlico e bonito), guizos (amarrados com fita nos pulsos ou tornozelos, tocam quando movimentados) e radiografias (quando agitadas, produzem um barulho engraado).

Avaliao
No espere uma coordenao rtmica exata nas atividades. Esse ainda no o objetivo nessa faixa etria. O mais importante proporcionar a experincia de fazer msica e compartilh-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.

You might also like