You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO - UEMA. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL UEMA.

CONTROLE DO SISTEMA DE PRODUO

BACABAL JUNHO DE 2012

Ou as espcies evoluem ou so extintas pela concorrncia (Darwin)

CONTROLE DO SISTEMA DE PRODUO Antnio Alves de Arajo Junior* Klare Koraliny Campos de Morais* Mrcio Bruno Carvalho Diniz* Thiago Jos Teixeira Monteiro*

RESUMO

Os Sistemas de Produo consistem de todas as atividades que diretamente esto relacionadas com a produo de bens ou servios. o centro dos sistemas produtivos, sendo responsvel por gerar os bens ou servios comercializados pelas empresas. Transforma insumos em bens ou servios atravs de um ou mais processos organizados de converso. Sua essncia consiste em adicionar valor aos bens ou servios durante o processo de transformao. Assim sendo, todas as atividades produtivas que no adicionarem valor aos bens ou servios devem ser consideradas como perdas e eliminadas. Tendo por objetivos: introduzir os conceitos associados aos sistemas de produo; descrever as funes bsicas e de apoio aos sistemas de produo; descrever as atividades bsicas do planejamento e controle da produo. Tambm podemos dizer que um departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indstria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produo, assegurando, assim, a execuo do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP (Planejamento e Controle de Produo) trata dados de diversas reas, transforma-os em informaes, suporta produo para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada. Palavras Chave: Controle. Produo. Planejamento.

1 INTRODUO

Qualidade, flexibilidade, capacidade de responder rapidamente demanda, preos competitivos, so alguns dos termos mais comuns utilizados no mercado globalizado dos dias atuais. Empresas ineficientes, flageladas por seus sistemas produtivos com lead times longos, com alto ndice de defeito, entre outros esto fadadas a desaparecerem ou estarem sempre sobre o jugo pesado do que foi classificado por Taiichi Ohno (1997) e Shigeo Shingo (1996) como os sete desperdcios: Superproduo, Tempo de espera, Transporte, Processamento, Estoque, Defeitos e Movimentao de materiais defeituosos. Com o advento da Produo Enxuta, muitos tm buscado melhorar seu sistema produtivo almejando tornarem-se empresas geis e flexveis. Com bases nesses conceitos, tem-se percebido que __________________________ * Acadmicos do curso de Administrao da UEMA de Bacabal, responsveis pela edio do artigo.

as empresas no utilizam ferramentas bsicas de produo. Entre essas se pode destacar a classificao ABC ou Lei de Pareto. Embora seja uma ferramenta extremamente simples e muito eficiente, poucas empresas tm usufrudo dos seus benefcios. A lei de Pareto ou como mais comumente conhecida, classificao ABC, permite que a empresa consiga visualizar que, as peas e itens as quais compe seus produtos, no tm o mesmo grau de importncia quando comparados. Existem itens de baixo valor e itens de alto valor agregado. Portanto, no faz sentido, embora muitos no percebam, tratar esses itens da mesma forma. Com base nos conceitos da Produo Enxuta sero apresentadas inicialmente as principais ferramentas de controle de work in process (material em processo). A seguir, ser feita uma breve explanao sobre a lei de Pareto, para classificao de peas e produtos. Finalmente, ser traada uma relao entre o tipo de categoria que o item ou produto se enquadra na Lei de Pareto com o tipo ideal de sistema de controle.

2 CONTROLE DA PRODUO

O planejamento, organizao, direo e acompanhamento da produo so importantes no s para a organizao mas tambm, para o indivduo e para a sociedade como um todo, uma vez que a eficcia deste sistema depende do projeto dos subsistemas componentes e das tarefas desempenhadas pelo trabalhador alocado ao sistema (Stoner, 1985). As atividades de produo esto associadas base do sistema econmico de uma nao, pois estas transformam as entradas do sistema de produo (recursos materiais, financeiros e humanos) em bens e servios de maior valor. Atualmente os termos Administrao de Produo e Administrao Operacional, so empregados indistintamente, constituindo em: Planejamento dos objetivos do sistema de produo/operaes e o estabelecimento de diretrizes para consecuo destes objetivos; Organizao dos recursos humanos e de capital para produo eficiente de bens e servios; Direo, liderana e motivao dos empregados, objetivando maior produtividade; Acompanhamento e controle do desempenho do sistema de produo para garantir a consecuo dos objetivos organizacionais.

Devemos ressaltar que o sistema produtivo atua dentro do quadro mais amplo da estratgia organizacional, devendo o plano estratgico da organizao ser utilizado como diretriz coerente para as polticas produtivas, especificando metas e objetivos que possam ser atingidos pelo sistema produtivo. Desta forma, o sistema produtivo deve ser projetado de modo compatvel com as estratgias da organizao e reciprocamente, as capacidades do sistema produtivo devem ser consideradas na formulao da estratgia organizacional. O planejamento e controle no sistema de produo baseia-se na estimativa da procura futura, envolvendo programao e controle dos empregados, de materiais e de recursos de capital, objetivando produzir a quantidade e qualidade desejveis de maneira eficiente. Contudo, a viabilidade

das estimativas podem ser afetadas negativamente por tendncias inesperadas de mercado bem como, por inovaes em produtos e outros fatores. Podemos dizer que o PCP estar pronto quando forem respondidas as seguintes questes: 1 2 3 4 5 6 7 O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Como produzir? Quando produzir? Com o que produzir? Com quem produzir?

A partir da configurao do processo de produo, o PCP ir criar um documento denominado plano mestre de produo (PMP), que a diretriz de produo. Trata-se do conjunto de atividades da administrao da produo relacionadas alocao eficaz e eficiente dos recursos de produo da organizao (materiais, mquinas, equipamentos e pessoas) para a produo dos bens e servios demandados pelos clientes. Com o desenvolvimento da administrao cientfica, as funes de planejamento e controle da produo, antes exercidas de forma emprica pelos supervisores de produo, passaram a ser centralizadas em um departamento especfico da fbrica, usualmente denominado PCP. Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais, entretanto, a atividade de planejamento no se limita ao nvel operacional. No nvel ttico-estratgia, a gerncia de produo toma decises de mdio e longo prazo que incluem decises sobre a aquisio de equipamentos e mquinas, contratao de pessoas, administrao de materiais e fornecedores, com base em previses atualizadas de demanda. Este processo de deciso, atualmente denominado Planejamento de Operaes e Vendas (POV), envolve, alm da Produo, outras reas da empresa, especialmente as reas de Vendas e Financeiro. Do ponto de vista acadmico, os conceitos e habilidades necessrios para o exerccio das atividades de PCP , destacam-se os seguintes tpicos: Previso da demanda; Planejamento da capacidade de produo; Planejamento agregado da produo; Programao mestra da produo; Programao detalhada da produo; Controle da produo.

Previso da demanda: os mtodos estatsticos e subjetivos de previso de demanda auxiliam os gerentes de produo no dimensionamento da produo e dos recursos materiais e humanos necessrios. A previso de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratgia de produo para estoque. Planejamento da capacidade de produo: a partir da previso de demanda de mdio e longo prazo e da anlise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequao (aumento ou reduo) da capacidade de produo para melhor atender a demanda no mdio e longo prazo.

Planejamento agregado da produo (PAP): visa determinar a estratgia de produo mais adequada para a empresa. Usualmente, o horizonte de planejamento anual com reviso mensal dos planos. Programao mestra da produo (PMP): trata-se da operacionalizao dos planos de produo no curto prazo. No programa mestre so analisados e direcionados os recursosno tempo certo para produzir a quantidade necessria para suprir a demanda de determinado perodo. Nessa etapa, temos uma definio mais precisa dos itens e quantidades de produo e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado. Programao detalhada da produo (PDP): a operacionalizao propriamente dita no cho da fabrica. Define como a fbrica ir operar no seu dia a dia: Administrao de materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposio da matria-prima e os estoques de segurana. Sequenciamento: a determinao da sequncia de execuo das operaes de produo nas mquinas, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo. Emisso de ordens: implementa o programa de produo emitindo a documentao necessria para o inicio das operaes e liberando-a quando os recursos estiverem disponveis.

Controle da produo: a ltima etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produo conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programao detalhada est sendo realizado. A partir do apontamento da produo (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilizao nas decises futuras.

2.1 PRODUO ENXUTA

"O Sistema Toyota espreme gua de toalhas que j esto quase secas. A Produo Enxuta, que teve incio no Sistema Toyota de Produo tem mostrado seu valor ao tornar as empresas competitivas atravs da sua filosofia de busca incessante de eliminao de desperdcios. O Sistema de Produo Enxuta desenvolvido na Toyota, tem rompido com as barreiras e se espalhado para os mais diversos setores de produo. As vantagens percebidas pela utilizao dessa nova filosofia de produo tm levado muitas empresas a abandonarem o tradicional sistema de produo em massa em prol do novo conceito: reduo de desperdcios. A Produo Enxuta tem feito com que as empresas consigam produzir mais com o mesmo nmero de recursos antes utilizado. Diferentemente de outras filosofias de produo, essa busca elimina as atividades que no agregam valor dentro da empresa. O resultado, o aumento abrupto de produtividade sem que incorra em aumento dos custos de produo. A Produo Enxuta est apoiada sobre dois pilares o Just in Time (JIT) e o Jidoka. Trs conceitos principais compem o Just in Time: Fluxo Contnuo, Tempo Takt e Sistema Puxado. A figura 1 mostra os conceitos sob o qual a Produo Enxuta se fundamenta.

2.2 KANBAN

Kanban o termo japons que significa carto. Este carto age como disparador da produo (ou movimentao) por parte de centros produtivos presentes no processo, coordenando a produo de todos os itens de acordo com a demanda de produtos finais. (GIANESI & CORRA, 1996). Ainda segundo Voss & Clutterbuck (1989), Kanban um sistema puxado de controle de movimentao de material, o qual compreende um mecanismo que dispara a movimentao de um material de uma operao para a seguinte. O kanban promove melhorias no sistema produtivo da empresa atravs do processo contnuo de reduo de estoques. Segundo Barbosa (1999) a Produo Enxuta tem como principal meta o aperfeioamento contnuo dos processos produtivos. Neste ponto, a reduo gradual dos estoques permite a exposio dos problemas, tais como as descontinuidades de processos, os baixos nveis de qualidade, a falta de confiabilidade de equipamentos, os altos tempos de fila e preparao dos equipamentos e a m utilizao dos recursos produtivos. A reduo dos estoques, portanto, configurase como o princpio fundamental na resoluo dos problemas, permitindo a visibilidade e a conseqente eliminao de ineficincias e desperdcios atravs de esforos concentrados e priorizados da mo-de-obra direta e indireta. Alm disso, segundo Shingo (1996), a eliminao de estoques reduz os custos de mo-de-obra em aproximadamente 40%. Existem trs tipos de sistema kanban. Kanban de 1 carto, kanban de 2 cartes e kanban de sinal: Sistema kanban de 1 carto: utilizado quando os postos de trabalho esto prximos fisicamente. Para esse sistema utiliza-se um carto kanban de produo o qual ser responsvel por disparar a produo quando as peas nos "supermercados de peas" forem utilizadas. Sistema kanban de 2 cartes: este sistema deve ser utilizado quando existe distncia fsica expressiva entre os postos de trabalho. Esse sistema, alm de internamente, pode ser utilizado entre a empresa e seus fornecedores. Esse sistema utiliza-se de dois tipos de cartes kanbans: carto kanban de produo e carto kanban de transporte. Sistema kanban de sinal: o kanban de sinal uma outra forma visual de avisar ao setor de produo que a reposio de peas precisa ser iniciada. Esse sistema utiliza um nico tipo de carto.

2.2 SISTEMA CONWIP

O desafio das empresas atualmente manter altos nveis de produo e servio ao cliente, mas ao mesmo tempo, manter seus nveis de inventrio baixos. Um sistema que consiga atingir alta performance de produo e atendimento ao cliente, com pouco inventrio pode ser classificado como um sistema enxuto. Algumas estratgias tm sido desenvolvidas e implantadas nas empresas para alcanar essas metas de alta produtividade e baixos estoques.

Entre elas est o kanban, ferramenta desenvolvida na Toyota e j discutida anteriormente. Bonvik & Gershwin (1996) afirmam que uma ferramenta semelhante ao kanban tambm foi desenvolvida no Oeste e denominada CONWIP (Constant-Work-in-Process). O CONWIP um sistema hbrido, puxado e empurrado, de controle da produo. Como no sistema kanban o CONWIP limita a quantidade de wip no sistema, com o benefcio de reduzir custos e lead time.

2.4 SISTEMA DUAS GAVETAS

O sistema duas gavetas semelhante a um sistema kanban de sinal. Neste caso utiliza-se a prpria gaveta (continer) para avisar ao centro produtor que uma nova quantidade de peas precisa ser enviada ao supermercado. Esses sistemas minimizam o material em processo e tornam a empresa gil e capaz de responder ao cliente de forma rpida e eficiente. Tambm auxiliam no processo de deteco de defeitos pois impedem que um item com defeito atravesse toda as etapas de produo. Mas antes de se projetar e implantar esses sistemas necessrio classificar as peas ou itens da empresa porque cada sistema de controle da produo indicado para determinado tipo de produto.

2.5 LEI DE PARETO OU CLASSIFICAO ABC

A classificao ABC deve ser utilizada para definio de quais itens devero ser controlados por kanban e quais itens devero ser controlados por outros sistemas. O mtodo de classificao ABC ou lei de Pareto uma forma de discriminar diferentes tipos de peas e produtos de acordo com suas movimentaes de valor. Isso conseguido multiplicando sua taxa de uso do produto ou pea pelo seu valor individual. Os itens com movimentao de valor particularmente alta demandam controle cuidadoso, enquanto aqueles com baixas movimentaes de valor no precisam ser controlados com tanto rigor. Segundo Slack et. al. (1999) os itens de uma empresa podem ser classificados em A, B ou C de acordo com o seguinte critrio: Ex.: Itens classe A so aqueles 20% de itens de alto valor que representam cerca de 80% do valor total do estoque; Itens classe B so aqueles de valor mdio, usualmente os seguintes 30% dos itens que representam cerca de 10% do valor total; Itens classe C so aqueles itens de baixo valor que, apesar de compreender cerca de 50% do total de tipos de itens estocados, provavelmente s representam cerca de 10% do valor total de itens estocados.

A partir do levantamento e classificao dos itens em A, B ou C pode-se definir quais os tipos de sistemas de controle sero utilizados. Esse relacionamento entre sistema de controle e classificao ABC apresentado a seguir.

CONSIDERAES FINAIS

As empresas de bens ou servios que no adaptarem seus sistemas produtivos para a melhora contnua da produtividade, no tero espao no processo de globalizao. Assim, a velha estratgia da produo em massa, derivada da noo de economia de escala, no mais vlida e as empresas devem possuir um sistema flexvel de produo, com rapidez no projeto e implantao de novos produtos, com baixos leadtimes e estoques no atendimento das necessidades dos clientes. A forma como planeja-se, programa-se e controla-se estes sistemas produtivos tem funo primordial. A eficincia de qualquer sistema produtivo depende da forma como os problemas so resolvidos, ou seja, do planejamento, programao e controle do sistema.

ABSTRACT

The production systems consist of all activities that are directly related to the production of goods or services. It is the center of production systems and is responsible for generating the goods or services sold by companies. Transforms inputs into goods or services through one or more organized conversion process. Its essence is to add value to goods or services during the transformation process. Therefore, all non-productive activities that add value to goods or services should be considered as losses and eliminated. Having as objectives: to introduce the concepts associated with production systems, to describe the basic functions and support for production systems, to describe the basic activities of planning and production control. We can also say that it is a department that provides continuity of production processes in industry. Controls the activity of deciding on the best use of resources of production, thus ensuring the implementation of which was provided in time and right amount and with the right resources. In summary, PCP (Planning and Production Control) data comes from several areas, transforming them into information, supports the production so that the product is delivered on time and quantity ordered. Keywords: Control. Production. Planning.

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. _____. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. _____. NBR 14724 : informao e documentao: trabalhos acadmicos; apresentao. Rio de Janeiro, 2002. _____. NBR 6023 : informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. _____. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. _____. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

SITES CONSULTADOS

http://pagsocial.com http://pt.wikipedia.org http://pt.scribd.com http://revistaescola.abril.com.br http://www.abepro.org.br http://www.atenas.edu.br http://www.bu.ufsc.br http://www.cescage.edu.br http://www.eps.ufsc.br http://www.slideshare.net http://www.softlogic.com.br http://www.wk.com.br

You might also like