You are on page 1of 13

1

DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: A EXIGNCIA DE CONSOLIDAO DE POLTICAS PBLICAS Wilson Roberto Batista

Introduo

No esforo de elaborao acerca da problemtica, polticas pblicas de juventude, o presente artigo realiza, primeiramente, uma conceituao sobre a qualificao do jovem enquanto sujeito. Em seguida, realizado uma elaborao face ao histrico de como as polticas pblicas voltadas, especificamente, para a juventude no Brasil so constitudas. Desta forma, pretende-se expor como dois conceitos distintos, polticas pblicas e juventude, se convergem na construo de um tema particular de estudo.

O jovem como sujeito de estudo

De antemo verificado que o interesse acadmico pela problemtica juventude, como categoria social especfica, surge no contexto da dcada de 1960. No entanto, somente a partir da dcada de 1990, que no Brasil se registra um impulso nas pesquisas sobre juventude. Estas pesquisas esto inseridas no contexto do movimento nacional de polticas pblicas para a juventude. O debate sobre as polticas de juventude tem como marco histrico-institucional a aprovao pelo Congresso Nacional, muito em funo das mobilizaes sociais organizadas por diversos setores da sociedade, do Estatuto da Criana e do Adolescente Num primeiro momento, ao dirigir o olhar sobre a questo da juventude, encontramos a necessidade de conceituao desta categoria. Usualmente, o conceito de juventude corresponde ao grupo social cuja faixa etria se encontra entre quatorze e dezenove anos. Mas esta conceituao, tendo como referncia a faixa etria, no parece suficiente para tratar de categoria cuja complexidade se mostra volumosa.

H muitas outras formas de conceituar a juventude, lanando mo de aspectos sociais, culturais ou legais, entre outros de igual relevncia, respeitando uma diversidade de contextos e realidades. Algumas definies utilizam o termo adolescncia para identificar o jovem, como por exemplo, a utilizada pela Organizao Mundial de Sade (OMS, 1989), em que este representado por indivduos na faixa etria entre 10 e 19 anos. Outra conceituao formulada pela Organizao Internacional da Juventude (OIJ), que define o jovem como o indivduo que se encontra entre os 10 e 29 anos de idade (ESTEVES, 2005). No Brasil, a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, conhecida como Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), em seu artigo 2 considera adolescente, neste caso entendido como jovem, para os efeitos da lei, a pessoa entre 12 e 18 anos de idade incompletos (BRASIL,1990). Na elaborao de Waiselfisz, a questo da definio da juventude assim apresentada:
A questo da juventude assume carter poltico e sociocultural, existindo intensa polemica no campo de sua construo social e em torno de sua definio. Na construo terica do prprio conceito, varias reas do conhecimento participam e reivindicam sua interpretao, incorporando as idias de direito e cidadania (WAISELFISZ,1998,p.153).

Ao tentar definir o jovem, nos deparamos com uma srie de aspectos que nos influenciam na maneira de compreend-lo. Muitas vezes, o vemos na perspectiva de uma transitoriedade, j que esperamos que a juventude seja superada para que de fato este sujeito social possa ascender s responsabilidades do mundo adulto. no universo dos adultos que as prerrogativas daqueles que vo construir e contribuir para o progresso da humanidade sero exercidas. Portanto, todos os acontecimentos da fase juvenil, so observados numa condio de vivncia irresponsvel, em certa medida. Numa determinada viso, este perodo tido como um momento de experimentaes de liberdade e prazer, em que as sanes ao comportamento juvenil so relativizadas (DAYRREL, 2008). Um trao de certa abordagem que feita face s responsabilidades que a juventude teria a assumir manifestada por alguns setores da sociedade em que se professa um discurso de endurecimento do ponto de vista de responsabilizao criminal, isto , no que diz respeito diminuio da maioridade penal. Mas esta uma discusso para outro momento. Mas, na definio do sujeito social em que se constitui a juventude, penso que a tarefa

de compreend-la e defini-la numa abordagem terica, deve respeitar a diversidade de aspectos que a envolvem. Dayrrel assinala que:
Construir uma noo de juventude na perspectiva da diversidade implica, em primeiro lugar, consider-la no mais presa a critrios rgidos, mas sim como parte de um processo de crescimento mais totalizante, que ganha contornos especficos no conjunto das experincias vivenciadas pelos indivduos no seu contexto social (DAYRREL,2008, p. 4).

Ou seja, a leitura realizada sobre o jovem, compreende a superao de uma leitura que identifica a juventude como um momento de transitoriedade ou de preparao para o ingresso na vida adulta. possvel entender a juventude como um momento de desenvolvimento e amadurecimento biolgico, psicolgico e social que se manifesta em mudanas de atitude no que tange a necessidade de proteo familiar, de potencialidades, de responsabilizao e busca de autonomia, entre outros entendimentos. Pode-se pensar a juventude enquanto um momento de intensidade frente s transformaes ocorridas de natureza diversas (bio-psicolgicas ou sociais, por exemplo). Contudo, as transformaes pelas quais a juventude passa no anulam, absolutamente, as experincias anteriores da infncia, e nem sero pr-requisitos para a vida adulta. Sero, sem dvida, vivncias que estaro presentes e, conseqentemente, acompanhantes do sujeito ao longo de toda sua vida. A juventude constitui um momento determinado, mas no se reduz a uma passagem, ela assume uma importncia em si mesma (DAYRREL, 2008). Outra considerao a respeito da juventude o fato dela no se expressar de forma igual em todos os grupos sociais. Por exemplo, imaginar que todos os jovens das classes populares ou aqueles elitizados apresentem o mesmo tipo de comportamento e manifestam igualmente sua juventude no interior de seus conjuntos sociais. a partir desse pressuposto que se prope a abordagem da juventude em seu plural, juventudes, numa leitura que enfatiza a diversidade de modos de ser jovem existente (WAISELFISZ, 1998); (DAYRREL, 2008). Sendo assim, a necessidade de se articular a noo de juventude de sujeito social, corrobora na apreenso do conceito sobre o qual se pretende entender. A identidade deste sujeito oriunda de uma dinmica especifica das relaes sociais em que o mesmo interage, manifestando no uma nica forma de ser sujeito, mas uma forma caracterstica deste sujeito em suas interaes.

Sendo assim, no que diz respeito ao jovem, este expressa sua condio de sujeito naquilo que est construdo e, variavelmente, em sua construo para s-lo. Em certos estudos sobre os jovens, especificamente, ou sobre a juventude, o segmento juvenil das camadas majoritrias da populao aparece como objeto de estudo. Entretanto, focado, muitas vezes, como infratores, agentes da delinqncia juvenil ou so focados em reportagens jornalstica envolvidos com a violncia urbana, sejam como agressora ou vtimas. Compartilhando dessa lgica, Waiselfisz escreve que:
O intenso envolvimento (ocorrncias) comprometendo os jovens com aspectos da violncia (denuncias de participaes em aes delituosas) imps a juventude como problema e como zona de conflito, evocando a necessidade de ampliar a discusso sobre seus direitos, englobando as diversas instituies, pblicas e privadas que trabalham com o tema juventude (WAISELFISZ,1998,p.8).

O perfil dos jovens desenhado pela mdia televisiva, reconhecida como a de maior penetrao social, durante os noticirios retratando-os como grave problema social ora envolvidos com drogas, violncia ou acidentes de trnsito e no como sujeitos de direitos, com seus interesses comuns (pblicos) e individuais (esfera privada), faz com que suas trajetrias peculiares se tornem objeto de deturpao grosseira. E, no que diz respeito aos jovens pobres, a estigmatizao social realiza papel ainda mais perverso j que estes jovens vtimas das mais variadas formas de violncia social (marginalizao, preconceito, prostituio, entre outras formas), so tratados como se fossem, naturalmente, incapazes de atuar com independncia e discernimento. Contudo, Abramo assinala:
(...) preciso admitir que parte significativa de uma incipiente vontade poltica de construo das aes pblicas decorre do reconhecimento dos problemas que afetam a juventude. Parte dessas percepes, de certa forma, pode passar a considerar que o prprio jovem se torna um problema para a sociedade, e sob essa tica que o poder pblico deve trat-lo (ABRAMO (1997), apud CARRANO; SPOSITO (2003,p.35).

Remetendo a realidade brasileira no intuito de colocar em evidncia o segmento juvenil em dado cenrio, um aspecto relevante so os dados que registram hoje no Brasil o maior contingente populacional de jovens da histria do pas, ultrapassando muito mais de um tero da populao nacional. So cerca de 65,28 milhes de jovens entre 10 e 29 anos, isto soma um percentual de 38,4% da populao total do pas que de 169,8 milhes aproximadamente (IBGE, 2000). Outra constatao relevante o fato do Brasil ter metade de sua populao composta por crianas e jovens com menos de 25 anos.

Vejamos outros dados referentes aos jovens no Brasil. (Quadro 1).


Populao de jovens de 10 a 29 anos: 65. 279. 062 Jovens de 10 a 14 anos 17,3 milhes 26,5% Jovens de 15 e 19 anos 17,95 milhes 27,5% Jovens de 20 e 29 anos 30,02 milhes 46% Jovens analfabetos* 4,35milhes 19,6%

Quadro 1 Dados referentes juventude brasileira Fonte: IBGE - 2000 * entre todos os jovens;

Em dados do IBGE de 2000/2001, registra-se 18 milhes de jovens fora da escola entre 15 e 24 anos de idade. Destes, 91,9% viviam em famlias com renda per capita de at um salrio mnimo. BRENNER et al., apresenta sobre aspectos do desemprego entre os jovens que:
Com relao distribuio etria do desemprego, em 2001, os ndices totais de desemprego chegaram a 27,3% para os jovens entre 15 e 19 anos e 18,9% para os entre 20 e 24 anos de idade. Os jovens representaram 62,2% no montante global dos que perderam emprego assalariado (BRENNER et al,2005,p.28).

Conceituando polticas pblicas de juventude Segundo Abad (2008), a poltica pblica, conforme mais utilizado na Amrica Latina, representa a escolha por realizar ou no de um governo frente a uma situao. Ela tambm concretiza a ao do Estado, implicando num investimento de recursos estatais. E, uma vez delegada ao Estado, a priori, a autoridade para promover a unificao e articulao da sociedade, as polticas pblicas se tornam instrumentos privilegiados de dominao. Por fim, a poltica pblica constituindo-se numa deciso expressa uma determinada ideologia de mudana social, estando ela explcita ou no em sua elaborao, resultando tal deciso num compromisso de racionalidade tcnica e poltica (ABAD, 2008). Em mais uma considerao, sobre a construo do conceito de polticas pblicas, o mesmo autor assinala:
(...) As polticas pblicas so tambm instrumentos de governabilidade democrtica para as sociedades, tanto em sua acepo mais limitada, referida s interaes entre o Estado e o resto da sociedade, como no seu sentido mais amplo de levar convivncia cidad (ABAD,2008,p.16)

Direcionando as anlises para as polticas pblicas voltadas, especificamente, juventude, possvel compreender as formas como se desenvolvem as relaes entre o Estado e a sociedade civil na construo, implementao e avaliao dessas polticas. Feita esta ressalva, na anlise empreendida das polticas pblicas de juventude, Abad, prope:

(...) tambm uma distino importante entre a condio (modo como uma sociedade constitui e significa esse momento do ciclo de vida) e a situao juvenil, que traduz os diferentes percursos experimentados pela condio juvenil partir de diversos recortes: classe, gnero, etnia, origem rural ou urbana (ABAD In SPOSITO,2008,p.61).

E ainda, refletindo sobre o carter das polticas pblicas para a juventude, num contexto latino-americano, novamente o autor, elabora que:
(...) determinada pelos problemas de excluso dos jovens da sociedade, buscou-se como facilitar a sua integrao no mundo adulto, usando, por exemplo, a produo de renda, como veculo e concretizao da cidadania plena. Ainda que seja bvio que tenham sido implementadas sob diversos enfoques e caractersticas institucionais, resulta lgico que o surgimento das mais importantes iniciativas das polticas sociais de juventude, com nome prprio, se relaciona, mais do que com os efeitos na vida dos jovens, com o florescimento e perfeio de uma mquina de domnio, uma institucionalidade pblica especializada a nvel supranacional, nacional e subnacional, o desenvolvimento de marcos normativos e legais, o incremento de ofertas programticas, e a formalizao de um saber-poder, encarnado em investigadores, consultores e acadmicos (ABAD In SPOSITO,2008,p.2122).

Numa trajetria cronolgica, elaborada por Balardini; Abad, Apud Sposito (2008), desenhada a constituio das polticas pblicas na Amrica Latina. As polticas pblicas de juventude se iniciariam pelos anos de 1950 privilegiando a integrao que posteriormente seria substituda no perodo militarista/autoritrio pela imposio de controle social dos jovens. Seguindo de forma predominante, pela dcada de 1980, no enfrentamento da pobreza e na preveno da delinqncia. Na dcada seguinte, anos 90, a insero social dos jovens excludos do mercado de trabalho se coloca como prioridade. Nos ltimos anos, segundo os autores, emergem novas orientaes que qualifica os jovens como sujeitos integrais de direitos. Uma orientao e aspecto relevante na trajetria das polticas de juventude, pelos anos de 1970 no Brasil, aquela que compreende o segmento juvenil na perspectiva do capital humano. Esta referncia pressupe, segundo sua teoria 1 , que uma maior rentabilidade se d

Sua origem est ligada ao surgimento da disciplina Economia da Educao, nos EUA, em meados dos anos de

1950. O professor da Universidade de Chicago, Theodore W. Schultz, considerado seu principal idealizador. Em sntese, esta teoria surgiu da preocupao em explicar os ganhos de produtividade gerados pelo fator humano na produo. Concluiu-se que, o trabalho humano quando qualificado por meio da educao, era um

tambm a partir de investimentos, inclusive educacionais, no aprimoramento e na qualificao da mo de obra empregada. Ainda no cenrio nacional, polticas compensatrias e de incluso social, via insero no mercado de trabalho, tem se caracterizado como pressuposto das aes frente s polticas de juventude nos ltimos anos. Contudo, num campo to complexo e permeado por conflitos de diversas origens, de polticos at mesmo culturais, observado entre certos atores, a saber, jovens e organizaes representantes da sociedade civil, uma diretriz de formulao que atua na promoo do exerccio de direitos de juventude, inclusive na defesa do prprio direito fase de vida, mesmo que de forma no predominante (SPOSITO, 2008). No processo de constituio das polticas pblicas de juventude no Brasil, foi sintetizado a preocupao com as questes relacionadas ao trabalho e ao emprego, sade e integridade fsica, ausncia de perspectivas no acesso a graus mais elevados de educao e na garantia e exerccio de seus direitos, lanando mo da condio que se tornou usual conceituar como sendo de risco social (CARRANO; SPOSITO, 2003). As medidas dirigidas particular e transversalmente, segundo critrios geracionais, operaram na constituio de um processo de construo do sujeito juvenil como ator social emergente. Sua crescente influencia demogrfica, o contexto de excluso e de marginalidade a que esto boa parte dos jovens ameaados, entre outros fatores, vem a corroborar com a constituio deste processo. As polticas pblicas voltadas juventude que so capazes de romper com a associao imprpria entre juventude, vulnerabilidade, risco e violncia, inserindo-as na esfera dos direitos das mltiplas cidadanias (SILVA; SOUZA; SPOSITO, 2006), se tornam as mais prementes. Muitos avanos conquistados nos ltimos anos, muito em funo das mobilizaes em torno da lei 8.069/90 (BRASIL, 1990), que possibilitou um novo status jurdico, institucional e social criana e ao adolescente, como sujeitos de direitos e tambm a presena na pauta da agenda pblica nacional a temtica, juventude.

dos mais importantes meios para a ampliao da produtividade econmica e, consequentemente, das taxas de lucro do capital.

Contudo, ainda observado nas prticas sociais a coexistncia de avaliaes que denotam certa resistncia a uma superao definitiva de traos estigmatizadores face ao segmento juvenil. Entretanto, se o novo ordenamento jurdico eleva o patamar das crianas e dos jovens at 18 anos, verifica-se certa invisibilidade dos jovens que atingem a maioridade legal. Como se a partir da, as questes destes j estivessem solucionadas ou como se nesta situao a responsabilidade do Estado j estivesse cumprida e, conseqentemente, encerrada. Entretanto, nas aes governamentais desenvolvidas ao longo da dcada de 1990, nota-se que a atuao dos jovens em muitos programas sociais em atividade passa a incentivar e ensaiar uma postura protagonstica 2 por parte dos jovens. Ao final dos anos 90, os dados referentes ao desemprego juvenil e a acentuao dos processos de sua precarizao social estimulam a demanda por polticas de incluso, tanto assistenciais como de promoo, para um estrato qualificado de integrao na sociedade frente ao enfraquecimento da ao do Estado em atender essas demandas devido s novas orientaes polticas apresentadas pelo neoliberalismo, que se estabelece de forma hegemnica no Brasil a partir desta mesma dcada (CARRANO; SPOSITO, 2003). Abad elabora acerca da crise conseqente desta opo poltica adotada pelo Estado brasileiro, escrevendo que:
Essa espcie de crise telrica, causado pelo deslocamento das placas tectnicas que sustentaram a criao da forma Estado, origina-se das presses do contexto poltico e econmico, definidas pela dinmica da mundializao capitalista, o desenvolvimento tecnolgico ps-Ford e a globalizao dos mercados, bem como a existncia de uma Multido sempre em expanso, cujo desejo, como ao poltica, ultrapassa as mquinas do domnio. Ambos os plos de atrao, de signos claramente opostos, esto ocasionando o esvaziamento de sentido dos tradicionais sistemas mediadores de interesses entre a sociedade e o Estado, que se soma aos habituais e no resolvidos problemas de iniqidade... (ABAD,2008,p.19)

Alm disso, na definio de polticas de juventude, no interior do aparelho estatal, compreendendo sua estrutura em seus trs nveis de governo dentro do pacto federativo (Unio, Estados e Municpios, alm do Distrito Federal), se constata que h uma diversidade de orientaes, que podem e acabam de alguma forma, disputando recursos e operando diferentes definies de prioridades diante de outras polticas (CARRANO; SPOSITO, 2003).
O significado da palavra protagonismo o primeiro, o principal lutador (proto + agos). Tambm representa a personagem principal de uma pea dramtica, bem como, a pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro plano em um acontecimento.
2

A despeito das intervenes do poder pblico face s questes da juventude, tem se destacado no cenrio nacional, mais recentemente, as Organizaes No Governamentais, com aes de alcance local, regional, nacional e, at mesmo, internacional. (COUTINHO, 2004). Boa parte dessas Ongs desenvolvem suas aes com recursos prprios, mas parte significativa delas tem como sustentao financeira em recursos conseguidos junto a

oramentos do Tesouro Pblico, seja uma secretaria municipal e/ou estadual ou ainda de um ministrio, entre outras fontes. A captao de recursos a partir de fundos de direitos ou de pessoas fsicas ou jurdicas tambm outro dispositivo bastante utilizado. Em decorrncia da distino do perfil poltico em algumas esferas administrativas do Brasil, nos ltimos 15 anos, uma proposta de renovao da relao entre sociedade civil e Estado articulada na construo de uma esfera pblica democrtica. Neste cenrio em fins dos anos 90, a formulao e implementao de aes dirigidas juventude se vivificam (SPOSITO, 2008). Neste perodo, se observa o advento de organismos pblicos que se destinam a articular aes junto ao poder executivo, tanto no plano local como regional, assim como procuram estabelecer parcerias com a sociedade civil, objetivando a implantao de programas ou projetos para jovens, alguns inclusive contando com financiamento da Unio, conforme a autora. Sendo assim, o poder pblico se apropria de idias fomentadas em decorrncia das reflexes provocadas pelos debates e programas promovidos pelas ONGs. conseqentemente, so estabelecidos dilogos entre o Estado e sociedade civil. Entretanto, Sposito observa que os novos organismos surgidos nesse processo passam a assumir:
(...) predominantemente, o carter de assessorias, embora em algumas situaes sejam criadas secretarias de estado ou coordenadorias, e so definidos pela sua vocao maior: assegurar uma certa transversalidade nas suas aes sob o ponto de vista do aparato pblico e, ao mesmo tempo, assegurar uma interlocuo com os segmentos juvenis (SPOSITO,2008,p.69).

Nisto,

Mas, a luta pela legitimao desses novos desenhos institucionais, torna-se imprescindvel na reorganizao da estrutura interna do aparelho estatal. Sem seu devido reconhecimento e empoderamento nas relaes de governabilidade no mbito da mquina estatal, as aes pblicas no alcanariam mais do que uma mera

10

institucionalidade decorativa, cuja funo no mais seria do que apaziguar as presses sociais demandadas pelos jovens organizados (SPOSITO, 2008). Outra qualidade peculiar s questes que dizem respeito s polticas pblicas de juventude, trata da formao de quadros de gestores jovens na elaborao, implementao e avaliao das polticas de juventude. A presena desses jovens gestores na perspectiva de se assegurar a pluralidade de situaes e sujeitos, e a vivncia por estes de responsabilizao pela construo e conduo das aes que lhes acionem como sujeitos autnomos, crticos e capazes de contribuir para a promoo de uma sociedade de perfil democrtico. Conforme aponta Sposito (2008), a diversidade de atores no s compreende a participao do segmento juvenil, mas tambm considera a contribuio de pesquisadores das universidades e de organizaes da sociedade civil. Aspecto este em que ainda h muito que avanar. Em suma, a responsabilidade que esta colocada a todos , conforme escreve a autora, no entendimento de que:
(...) as polticas de juventude percorrero necessariamente caminhos diversificados. Podero ser de incluso, afirmativas de identidade e de formas de expresso voltadas para o presente, ou de integrao na vida adulta, mas o que unifica deve ser a sua insero no campo de luta pelos direitos e de construo da democracia (SPOSITO,2008,p.73)

Acionando Julio Bango, socilogo uruguaio, como referncia sobre a identificao de desafios frente s polticas de juventude no cenrio latino-americano, observado certo atraso na institucionalidade prpria da juventude no Brasil. Um outro aspecto ressaltado diz respeito ao entendimento dos jovens como sujeitos de direito. A poltica dirigida aos mesmos visa a promoo do exerccio, por parte dos jovens, da cidadania. E conforme o autor isto se d na ao de Fomentar o exerccio da cidadania dos jovens supe gerar condies para que eles protagonizem a sociedade e no somente para que protagonizem as polticas de juventude (BANGO, 2008, p.50). Nesta perspectiva a superao da viso do jovem como problema e como uma ameaa segurana pblica se constituiria como fator orientador da ao pblica. Segundo Bango o aspecto institucional, apontado como estratgico e compreende a institucionalizao da juventude na ruptura com a setorialidade das polticas.

11

Sendo assim, uma ao se impe como requisito para uma condio de eficincia do papel de mando e coordenador dos organismos de juventude, sendo a criao de planos estratgicos gerados conjuntamente como os organismos setoriais de polticas sociais (BANGO, 2008, p.51). E mais, pensando a relao entre os componentes tcnicos e polticos, chama a ateno para a necessidade de contar com novas modalidades de gesto com o objetivo de constituir uma poltica de formao de recursos humanos permanente. Contudo, como um detalhe significativo da questo supra-citada remete a conduo das polticas de juventude e a qualificao dos elementos tcnicos e polticos. E numa advertncia diante da preocupao em superar determinados traos prejudiciais implementao das polticas sociais, novamente Bango, apresenta que:
Superar os riscos do clientelismo poltico requer a consolidao de equipes tcnicas capacitadas. Superar o risco de manejo tecnocrtico das polticas requer a existncia de uma direcionalidade explicita da poltica (BANGO,2008,p.52).

Quanto ao plano programtico, uma primeira observao considerada trata do xito da implantao de uma poltica como resultante da eficincia em sua implementao, alm de seu contedo e aes. Um outro aspecto deste plano versa sobre o paralelismo entre a implantao de programas de desenvolvimento comunitrio e as necessidades caracterizadas como de emergncia social. Bango, na observao de uma estratgia de interveno coloca que:
Em termos estratgicos, o trabalho que h por vir um trabalho integral que supe o fortalecimento das redes comunitrias (reconstruir as pontes de integrao), das redes de servios no territrio e, por ltimo, a articulao das redes sociais e de servios (BANGO,2008,p.53).

Por ltimo, no plano da gerao de conhecimento, se compreende que a implementao de polticas de juventude qualificadas requer a disponibilidade de uma massa crtica e de um acmulo de conhecimentos sistemticos (BANGO, 2008). Mais um elemento trazido pelo autor, que lana luz sobre a necessidade de uma nova leitura e entendimento face as intervenes pblicas, ressalta que:
(...), desde uma concepo de poltica pblica, torna-se necessrio apelar acumulao de conhecimento e de modalidades de gesto existente nas organizaes da sociedade civil, que durante anos tm ensaiado formas inovadoras de gesto social (BANGO,2008,p.53).

12

Contudo, as articulaes entre os agentes pblicos devem gerar debates e pesquisas, sob pena de no cooperarem na formao dos recursos humanos a curto e mdio prazo, tornando-se incuas ao desafio que lhes colocado.

Consideraes finais

No formato em que foi possvel neste trabalho, alguns objetivos foram pautados. Inicialmente, tornar pblica uma pesquisa em fase de concluso e, posteriormente, apontar uma problemtica relevante tanto por aspectos acadmicos, como no campo dos direitos e da cidadania. Algumas consideraes pertinentes diante do panorama traado sobre a juventude e das polticas pblicas dirigidas mesma trata do papel a cumprir por parte do Estado e da sociedade. Ao primeiro, caberia uma maior responsabilidade de planejamento, implantao e avaliao, assumindo um papel prioritrio na consolidao das polticas de juventude como poltica de Estado. Ao segundo, a postura a ser adotada deve expressar uma conscincia coletiva da relevncia da temtica juventude e uma compreenso da exigncia de, junto ao Estado, participar ativamente na construo das polticas de juventude. Um outro papel importante a ser exercido pela sociedade, diz respeito ao acompanhamento social que a mesma deve mobilizar com o objetivo de tornar efetivas as polticas de juventude, contribuindo para que as polticas implementadas logrem xito e sejam instrumentos de promoo de direitos por parte dos jovens. Uma ltima elaborao compreende que as polticas pblicas voltadas a juventude no s beneficiam este segmento. As aes empreendidas com este recorte, geracional, sero elementos de promoo qualitativa de toda a sociedade na medida em que a contribuio deste segmento ao conjunto social conquiste melhor status.

REFERNCIAS
ABAD, Miguel.Crtica poltica das polticas de juventude.In: Polticas Pblicas: juventude em pauta.Orgs: Freitas, Maria Virginia de; Papa, Fernanda de Carvalho,So Paulo,Cortez,Ao Educativa Assessoria-Pesquisa e Informao, Fundao Friedrich Ebert,2008.

13

BANGO, Jlio. Polticas de juventude na Amrica Latina: identificao de desafios. In: Polticas Pblicas: juventude em pauta.Orgs: Freitas, Maria Virginia de; Papa, Fernanda de Carvalho,So Paulo,Cortez,Ao Educativa Assessoria-Pesquisa e Informao, Fundao Friedrich Ebert,2008. ABRAMO, Helena. Apud SPOSITO, Marilia Pontes; CARRANO, Paulo C. Rodrigues. Juventude e Polticas Pblicas no Brasil. Revista Brasileira de Educao, n 24, Rio de Janeiro, 2003. BALARDINI, Srgio; ABAD, Miguel. SPOSITO, Marilia. Trajetrias na constituio de polticas pblicas de juventude no Brasil. In: Polticas Pblicas: juventude em pauta.Orgs: Freitas, Maria Virginia de; Papa, Fernanda de Carvalho,So Paulo,Cortez,Ao Educativa Assessoria-Pesquisa e Informao, Fundao Friedrich Ebert,2008. BRASIL. Brasil criana urgente: A LEI 8.069/90. So Paulo: Columbus, Rio de Janeiro, 1990. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo Demogrfico 2000. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/tabelabrasil111.shtm>. Acesso em: 10/12/2008. BRENNER, Ana Karina; LANNS, Patrcia; CARRANO, Paulo C. Rodrigues. A Arena das Polticas Pblicas de Juventude no Brasil: processos sociais e propostas polticas. So Paulo, 2008. Disponvel em: <http://www.aracati.org.br/portal/pdfs/13_Biblioteca/Textos%20e%20artigos/arena_politicas _publicas_juventude.pdf>. Acesso em: 03/08/2009. SPOSITO, Marilia. Trajetrias na constituio de polticas pblicas de juventude no Brasil. In: Polticas Pblicas: juventude em pauta.Orgs: Freitas, Maria Virginia de; Papa, Fernanda de Carvalho,So Paulo,Cortez,Ao Educativa Assessoria-Pesquisa e Informao, Fundao Friedrich Ebert,2008. SPOSITO, Marlia P.;CARRANO, Paulo C. R. Juventude e Polticas Pblicas no Brasil. Revista Brasileira de Educao, n.24, p.1-37, set./dez. 2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a03.pdf>. Acesso em: 09/04/2008. WAISELFISZ, Julio Jacobo(coord.). Juventude, violncia e cidadania: os jovens de Braslia. So Paulo: Cortez, 1998.

You might also like