You are on page 1of 5

Como vai a SADE em CFN

Na aula de CFN, do dia 6 de Fevereiro, tivemos a visita da senhora enfermeira Susana Saruga, que nos fez uma apresentao sobre o tema A Sade e a Adolescncia. Tambm participmos no jogo 2 Verdades e uma Mentira e vimos um filme Ento Assim. Por fim realizmos um debate discutindo os temas das vrias atividades realizadas. Gostmos muito desta aula, e queremos saber mais acerca deste tema.

9 ano Turma Pief

Como contribuir para um Estilo de Vida Saudvel


Na aula de CFN, do dia 27 de Fevereiro, tivemos mais uma vez a visita da senhora enfermeira Susana Saruga, que nos fez uma apresentao sobre o tema Estilos de Vida Saudveis. O primeiro tema a ser abordado foi o da Alimentao. Participmos no jogo Barmetro de Atitudes, no Jogo das ementas e falmos das 10 Regras para Bem Viver. Gostmos muito desta aula, e queremos saber mais acerca deste tema. 9 ano Turma Pief

A alimentao do tipo Fast Food


Na aula de CFN, no dia 12 de maro, tivemos a visita da senhora enfermeira Susana Saruga, que ainda sobre o tema A Sade e a Adolescncia nos falou da alimentao fast food; contemplou-nos tambm com o filme: Super size me. Por fim realizmos um debate discutindo os erros deste tipo de alimentao. Gostmos muito desta aula, e queremos saber mais acerca deste tema. 9ano turma Pief

O Tabaco Faz Mal Ento Porque Continuamos a Fumar?


Na aula de CFN, no dia 23 de Abril, tivemos a visita da senhora enfermeira Susana Saruga e da psicloga estagiria do Centro de Sade, Dianne, que nos fizeram uma apresentao sobre o tema Os Malefcios do Tabaco. O tabaco a principal causa de morte prematura e pode-se evitar, modificando o comportamento em cada um de ns. Calcula-se que cada cigarro dirio reduz um ano na esperana de vida de um fumador regular. A nicotina, um dos principais componentes do tabaco leva a um aumento da presso arterial, risco do cancro no pulmo, bronquite crnica, angina de peito, tumor na laringe, da boca, lngua e aumenta o risco de morte fetal, de recm nascidos. A nica coisa possvel para proteger a sade deixar de fumar. Deixar de fumar completamente de um dia para o outro, muito difcil. Apesar de 90% das pessoas que deixaram de fumar, o voltarem a fazer, 70 em cada 100 que falharam primeira tentativa, conseguem-no mais tarde. Vale a pena tentar!!!

9 ano Turma Pief

Aprende a Comunicar !
No dia 7 de Maio, na aula de CFN, a senhora enfermeira Susana Saruga e a psicloga estagiria do Centro de Sade, Dianne, fizeram uma apresentao sobre o tema A Importncia de Comunicar. Nesta comunicao foram abordados temas como, violncia no namoro, tolerncia e bullying. A seguir realizmos um debate discutindo estes temas, pois estas realidades tm vindo a crescer na nossa Sociedade. Por ltimo fizemos alguns jogos envolvendo vrias formas de comunicar. Foi uma sesso bastante interessante.

9 ano Turma Pief

You might also like