You are on page 1of 5

Universidade de Braslia UnB Departamento de Engenharia Mecnica Disciplina: Mecnica 1 Turma C (2 semestre 2011) Professor: Fbio Comes de Castro

ro LISTA DE EXERCCIOS SOBRE ESFOROS INTERNOS 2D Questo 1) Faa o diagrama de esforos internos da coluna BD. Os segmentos BC e CD pesam 180 lb/ft e 250 lb/ft, respectivamente.

Questo 2) Faa o diagrama de esforos internos do eixo engastado em A.

Questo 3) Faa o diagrama de esforos internos da viga composta ABE. Assuma que o vnculo interno em B um pino ideal.

Questo 4) Uma estrutura formada conectando-se os elementos estruturais AB e BC por meio de um pino ideal em B. O vnculo externo em A uma superfcie sem atrito e em C um engaste. Faa o diagrama de esforos internos da estrutura.

Questo 5) Uma viga suportada por roletes em suas extremidades possui um dispositivo utilizado para suspender e transportas cargas. O dispositivo pode se mover ao longo do vo da viga. Para um localizao a qualquer do dispositivo: 1. Quais so as foras de reao nas extremidades da viga? 2. Faa os diagramas de fora cisalhamente e momento fletor. 3. Como o momento fletor mximo varia em funo da localizao a, ou seja, muda a medida que o dispositivo se move de uma extremidada a outra?

Questo 6) Uma viga suspensa por cabos de um guindaste (no mostrado) carrega uma fora uniformemente distribuda de magnitude Wo. Os cabos esto conectados a viga a uma distncia a da linha de centro, conforme mostrado na figura. Dado que a = (3/4) S e L = (3/2) S

1. Determine a magnitude da fora de trao no cabo AB. Expresse o resultado de forma adimensional, ou seja, em relao Wo S. 2. Determine as foras de trao nos cabos de comprimento L. 3. Faa os diagramas de fora cisalhante e momento fletor. Novamente, expresse os resultados de forma adimensional. Qual a magnitude do mximo momento fletor e onde ele ocorre? 4. Onde os cabos devem ser conectados, ou seja, quanto vale a / S, para que o magnitude do momento fletor mximo seja minimizada? Qual esse valor mnimo?

5. Se a / S for escolhida de forma minimizar a magnitude do momento fletor mximo, ento qual vale a fora de trao nos cabos de comprimento L. Compare sua resposta com a do item 2.

Questo 7) A estrutura mostrada na figura est engastada em D. Faa o diagrama de esforos internos dos trechos AB, BC e CD. Dados: P = 600 N, L = 2 m e a = 0.5 m.

Questo 8) Faa o diagrama de esforos internos da viga AE. Assuma que todos os vnculos so pinos.

Questo 9) Faa o diagrama de esforos internos dos elementos estruturais BD e CE. Assuma que todos os vnculos so pinos. Observe que o elemento CE um elemento nico com furos nas posies C, D e E.

Questo 10) Faa o diagrama de esforos internos dos elementos estruturais BCD e ACF. Assuma que todos os vnculos so pinos ideais.

Questo 11) Faa o diagrama de esforos internos do elemento estrutural EFG. Assuma que todos os vnculos so pinos ideais.

Questo 12) Calcule os esforos internos (fora normal, fora cortante e momento fletor) dos arcos mostrados nas figuras em funo do ngulo . Despreze o peso dos arcos.

You might also like