You are on page 1of 5

ALIMENTAO DE BORBOLETAS

Existem vrias formas de alimentao de borboletas:

- Nctar
Escolha plantas com nctar para servirem de alimento para as borboletas. H uma variedade enorme de plantas, e somente algumas listadas aqui. Escolhas excelentes incluem: Lantana, hibisco, margarida, girassol, rosa, lrio, lavanda, hixora, capuchinho, mosquitinho, camaro, penta, muitas trepadeiras e flores nativas, flores em geral. Buddleja (Arbusto de borboleta) so adequadas para as cauda-de-andorinha. Asclpia-do-brejo tambm serve como hospedeira para as lagartas da monarca. Margaridas so perenes, e as borboletas adoram. Znia atraem muitas borboletas, e as plantas altas so especialmente preferidas. Elas so anuais e fceis de crescer a partir da semente. Pentas adequada para cauda-de-andorinha, anual em climas frios. Heliotrpio atrai vrias borboletas, e chega a at 60 cm de altura, podendo ser plantada em vaso. perene em climas amenos. Tambm fonte de feromnios, que atraem borboletas machos.

Lantana

Heliotropio

Zinnia

Buddleja brasiliensis

Buddleja Davidii

Pentas

Plantas para lagartas:


Escolha as "plantas hospedeiras". A partir de sua pesquisa, descubra o que as lagartas comem: Maracuj, limo e laranja, banana, bambu, embaba, couve, cenoura, nabo, erva-doce, hortel, oficial-de-sala, goiabeira, ing, manac, quaresmeira...

Asclepias

atraem monarcas.

Salsa, Arruda e Choisya ternata

atraem Papilio spp

Rainha da noite (alfeneirinho)

Greta oto (borboleta transparente)

Ruellia makoyana

Precis sp

Canna indica

Caligo spp (borboleta coruja)

maracuj

Heliconius spp

Amendoim

Morpho peleides

Beldroega ou Batata-Doce

Hypolinus Bolina

- Plen
Certas espcies de borboletas necessitam recolher plen para sua alimentao.

- gua
Como todos os animais, as borboletas precisam de gua fresca regularmente. Os adultos necessitam de gua caso contrario desidratam. Alguma gua recolhida no nctar, mas tambm pode ser fornecida atravs de fontes ou molhando as folhas das plantas. Manter uma poa de lama mida em um local ensolarado ou encher um balde com areia e gua suficiente para fazer a areia mida uma boa dica. Alm disso, freqentemente elas precisam consumir sais e aminocidos que no recebem do nctar que bebem. Elas podem conseguir tudo isso no solo do jardim. Deixar gua gotejar em um ponto de solo liso vai criar uma poa onde as borboletas podem se reunir e beber os nutrientes necessrios e ausentes de suas dietas. Voc tambm pode aumentar as chances de atrair as borboletas fazendo uma poa com sal e areia (borboletas so atradas pois gostam de beber de fontes salgadas como esta. Aparentemente, isto auxilia na sua reproduo). Faa uma "poa" de areia, composta por areia mida e polvilhe com um pouco de sal. Borboletas s vezes comem mais do que nctar de flores. Elas podem se alimentar de frutas maduras, seiva de rvore e at mesmo de carnia e estrume.

- Frutas
Certas espcies preferem recolher nctar da fruta do que de plantas; este o caso dos Brassolidas e Morphos, a fruta pode ser apenas a casca de fruta que j tenha sido comida, no necessita de ser fruta aberta exclusivamente para borboletas. (as melhores frutas sero laranja, melancia, melo, banana madura e ma (esta deve ser molhada com gua em spray para estar sempre mida).

- Nitrognio
Muitas estufas ignoram este nutriente que muito importante para a fertilidade das fmeas, mas fornecer nitrognio apenas possvel atravs de excrementos de animais carnvoros, urina ou animais mortos (podem ser borboletas). desagradvel ter isto nas estufas mas pode ser oferecido apenas de vez em quando, e durante um dia apenas.

- Ferohormnios
So estes hormonas que vo induzir o macho a acasalar com a fmea. Por vezes a fmea dentro da crislida j emite ferohormnios que atraem o macho mal esta ecloda. Ferohormonas podem ser promovidas atravs de plantas secas como exemplo o Senecio vulgaris (facilmente encontrado como planta silvestre) ou Heliotropium.

- gua aucarada
As plantas no produzem nctar durante todos os dias e por isso necessrio um suplemento de nctar fazendo uma mistura de 1/10 de acar e gua respectivamente ou 1/9 de mel e gua respectivamente.

NCTAR ARTIFICIAL Voc pode criar um nctar caseiro que, primeira vista, parece uma mistura servida em um bar. Esta receita rene diversos nutrientes e com certeza algo muito agradvel que as atrair. 450g de acar 1 ou 2 latas de cerveja velha (choca) 3 bananas maduras passadas (uma tima maneira de us-las e aproveit-las) 1 xcara de caldo de cana ou melado 1 xcara de suco de frutas 1 dose de rum Bater em um liquidificador (deixe a mistura engrossar at uma consistncia que possa ser espalhada). Guardar em geladeira por at uma semana. Deixar a mistura em uma garrafa ou pote grande para fermentar por um dia. Espalhe-a em madeira, rochas, troncos de rvores ou qualquer outra coisa em seu jardim. Sirva em bebedouros de beija flor, ou em uma vasilha em superfcie plana. Molhe uma esponja na mistura e pendure em um galho de rvore. Aguarde at que as borboletas comecem a chegar. Seja paciente - s vezes, pode levar algum tempo para as borboletas aparecerem.

Dicas Observe que as borboletas gostam de sombra, portanto voc poder obter melhores resultados no clima quente colocando a mistura em uma rea sombreada. Mesmo a cerveja szinha ir atrair borboletas. Basta salpicar pequenas quantidades de cerveja nos locais onde as borboletas possam pousar, como flores, plantas, vedaes, etc e esperar at que elas sejam atradas. Como um bnus adicional, deixe a cerveja em um prato do lado de fora quando estiver dando uma festa, para seduzir as moscas e outros insetos incmodos e mant-los longe de seus convidados.

Espcies de Borboletas / Plantas Hospedeiras


Agraulis vanillae = Diversas espcies de maracuj Ascia monuste = Couve Colobura dirce = Embaba Danaus plexippus erippus = Oficial-de-sala (Asclepias curassavica) Dynastor napoleon = Diversas Bromeliceas Eryphanis reevesii = Folhas de bambus ou gramneas bambusiformes Eueides isabella dianasa = Diferentes espcies de maracuj Heliconius erato phyllis = Diversas espcies de maracuj Heliconius ethilla naraea = Diferentes espcies de maracuj Heliconius sara apseudes = Diversas espcies de maracuj Papilio thoas brasiliensis = Piperceas, rutceas nativas e tambm Citrus Historis odius = Folhas de embaba Junonia evarete = Gervo e Mangue-branco Marpesia petreus = Diversas morceas, como a jaqueira e a figueira Mechanitis lysimnia = Tomateiro, tomateiro-bravo e outras solanceas Methona themisto = Manac Morpho achilles achillaena = Leguminosas papilionceas Morpho aega = Folhas de taquaras e bambus Morpho anaxibia = Grumixama, arco-de-pipa e caneleira Papilio anchisiades capys = Laranjeiras e outras plantas ctricas Papilio androgeus laodocus = Laranjeiras Phocides palemon phanias = Eucalipto Prepona demophon = Abacateiro, louro, canela e outras plantas silvestres

You might also like