You are on page 1of 24

POR DENTRO

DAS

NORMAS
segurana
e Manual bsico de

No esquea essa idia.

sade no trabalho

para as micro e pequenas indstrias do...

...CALADO

Um investimento com retorno garantido para todos

POR DENTRO DAS NORMAS


EMPRESA E TRABALHADORES COM SADE

MANUAL BSICO DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO PARA AS MICRO E PEQUENAS INDSTRIAS DE CALADOS

INTRODUO
A Constituio Federal determina que o trabalhador ter direito reduo dos riscos vida, proteo sade e segurana no trabalho, e que seja realizado em condies que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, a realizao pessoal e social. Segurana e Sade do Trabalhador uma preocupao para os empresrios das micro e pequenas empresas, que tm diculdades no cumprimento da lei. A falta de conhecimento da legislao, da estrutura, dos problemas do ambiente de trabalho e as diculdades econmicas, levam o empresrio da micro e pequena empresa a no cumprir, ou cumprir parcialmente, a legislao sobre Segurana e Sade no trabalho. Assim, tanto o empresrio, quanto o trabalhador da micro e pequena empresa, acabam por trabalhar em condies prejudiciais a sua sade e sem segurana.

OBJETIVO
Com o objetivo de orientar o empresrio da micro e pequena empresa para a aplicao e gerenciamento das atividades relacionadas segurana e sade ocupacional, buscamos, nesse manual, fornecer informaes bsicas para que o empresrio da micro e pequenas indstrias de calados possa reconhecer e analisar as condies e ambiente do trabalho.

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


Com isso, propiciar-lhe condies para melhorar a segurana na empresa mediante a eliminao e reduo dos fatores de risco, orientando o empregador de forma prtica e objetiva.

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA NO TRABALHO


Toda e qualquer empresa, independentemente de seu porte ou atividade econmica, obrigada a seguir as Normas de Sade e Segurana no Trabalho, bem como, a realizar, s suas expensas, os exames admissionais, peridicos, mudana de funo, retorno ao trabalho e demissional, conforme determina o artigo 168 da CLT. As Indstrias de Calados com mais de 100 trabalhadores devero ter: Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SESMT (NR4); Comisso Interna de Preveno de Acidente CIPA (NR 05).

Independentemente do nmero de trabalhadores, as indstrias de calados devero implantar os seguintes programas:

PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA


Tem como objetivo principal a preservao da sade e da qualidade de vida dos trabalhadores da empresa, por meio da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Consideram-se Riscos Ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes no ambiente de trabalho, que possam causar danos sade do trabalhador.

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL PCMSO
Tem por objetivo principal a preservao da sade do trabalhador, por meio da execuo e acompanhamento dos resultados dos exames mdicos obrigatrios de acordo com as atividades desenvolvidas pela empresa. Os exames mdicos obrigatrios so: admissional, peridico, mudana de funo, retorno ao trabalho e demissional.
33

ADMISSIONAL:
Realizado na contratao do empregado, antes que ele assuma suas funes. Exame clnico ocupacional;

Exames complementares, de acordo com os riscos ocupacionais a que estiver exposto o trabalhador nos exerccios de suas funes; Outros exames, conforme critrio mdico, em relao a doenas ocupacionais pr-existentes.

PERIDICO:
Realizado periodicamente, conforme prev a NR 7. Exame clnico ocupacional;

Exames complementares, de acordo com os riscos ocupacionais a que estiver exposto o trabalhador no exerccio de suas funes; Outros exames, conforme critrio mdico, considerando eventuais alteraes encontradas no exame clnico:

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


RETORNO AO TRABALHO:
Realizado obrigatoriamente no 1. dia de retorno ao trabalho, aps afastamento por doena, acidente ocupacional ou no ou parto, por perodo igual ou superior a 30 dias. Exame clnico ocupacional; Outros exames, dependendo do motivo do afastamento.

MUDANA DE FUNO:
Realizado antes da data da mudana de funo, que implique a exposio do trabalhador a risco diferente do que anteriormente estava exposto. Exame clnico ocupacional;

Outros exames, de acordo com a mudana de risco a que estar exposto o trabalhador.

DEMISSIONAL:
Realizado at a data da homologao da dispensa do trabalhador; caso nos ltimos 90 dias tenha sido efetuado exame mdico ocupacional, no ser preciso proceder ao exame demissional. Exame clnico ocupacional;

Exames complementares, de acordo com os riscos ocupacionais da funo exercida; Outros exames, conforme critrio mdico, considerando eventuais alteraes encontradas no exame clnico.

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL ASO
O Atestado de Sade Ocupacional que dene se o funcionrio est apto ou inapto para a realizao de suas funes dentro da empresa, feito geralmente por mdico do trabalho. A cada exame realizado, tais como: admissional, peridico, mudana de funo, retorno ao trabalho e demissional, o mdico emitir duas vias do ASO. A primeira via car arquivada no local de trabalho, disposio da scalizao do trabalho. A segunda via ser obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via. Ao receber a cpia do ASO o funcionrio ca ciente do resultado dos exames, pois constam as seguintes opes: Apto para a funo, Apto para a funo com restries, Inapto temporariamente ou Inapto para a funo. Este documento de extrema importncia, consta a da identicao completa do trabalhador, o nmero de identidade, a funo exercida, os riscos que existem na execuo de suas tarefas, procedimentos mdicos a que foi submetido, ou seja, informaes completas sobre a sade do funcionrio, deixando o mesmo e a empresa cientes de sua atual condio. O ASO dever conter, no mnimo: a) o nome completo do trabalhador, o nmero de registro de sua identidade e sua funo; b) os riscos ocupacionais especcos existentes, ou a ausncia deles, na atividade do empregado, conforme instrues tcnicas expedidas pela Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho-SSST; c) indicao dos procedimentos mdicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados; d) o nome do mdico coordenador, quando houver, com respectivo CRM;

e) denio de apto ou inapto para a funo especca que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; f) nome do mdico encarregado do exame e endereo ou forma de contato;

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


g) data e assinatura do mdico encarregado do exame e carimbo contendo seu nmero de inscrio no Conselho Regional de Medicina.

PERFIL PROFISSIOGRFICO PREVIDENCIRIO - PPP


O Perl Prossiogrco Previdencirio - PPP o documento histrico-laboral, individual do trabalhador que presta servio empresa, destinado a prestar informaes ao INSS relativas a efetiva exposio a agentes nocivos que, entre outras informaes, registra dados administrativos, atividades desenvolvidas, registros ambientais com base nos resultados de monitorizao biolgica e qumica provenientes do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO (NR7) e Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA (NR-9). O PPP o documento prprio da empresa, que deve conter o registro de todas as informaes de forma clara e precisa, sobre as atividades do trabalhador no desempenho de funes exercidas em condies especiais. O PPP contm informaes oriundas do PPRA e do PCMSO. Foi institudo o PPP para todas as empresas, independentemente do nmero de empregados, que contemplar, inclusive, informaes pertinentes concesso de aposentadoria especial. Desde 01 de novembro de 2003, o Perl Prossiogrco Previdencirio obrigatrio para todas as empresas. Ao entregar o PPP ao trabalhador, a empresa estar informando sobre o sucesso ou no das aes de sade e segurana no trabalho. No se pode armar que o advento do PPP trar mais despesas s empresas, pois os dados contidos nele so oriundos dos programas que a empresa j est obrigada a cumprir (PPRA e PCMSO). O PPP deve ser elaborado pela empresa com base no PCMSO e PPRA e assinado pelo representante legal da empresa ou seu preposto, indicando o nome do mdico do trabalho e do engenheiro de segurana do trabalho, em conformidade com o dimensionamento do SESMT - Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho. Ser de responsabilidade da empresa atualizar anualmente o perl prossiogrco de cada funcionrio e entregar-lhe uma das vias do documento na ocasio de seu desligamento.

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


SESMT - SERVIOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO
Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho vincula-se gradao do risco da atividade principal e ao nmero total de empregados do estabelecimento. Empresa com at 100 empregados no precisa de SESMT, ou seja, no h necessidade de contratao de tcnico em segurana do trabalho, mdico e engenheiro do trabalho.

CAT - COMUNICADO DO ACIDENTE DE TRABALHO


um formulrio prprio de Comunicao de Acidente de Trabalho - CAT, que pode ser adquirido em papelarias ou nas Agncias da Previdncia Social ou por meio da Internet www.previdenciasocial.gov.br.

UUU UU U U

UU

A Comunicao de Acidente de Trabalho dever ser feita pela empresa, ou na falta desta, pelo prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico assistente ou qualquer autoridade pblica. obrigatria a emisso da CAT relativa ao acidente de trabalho ou doena prossional, a m de que o trabalhador (segurado) possa receber o benefcio de AT - Acidente do Trabalho ou DO Doena Ocupacional.

O prazo para emisso da CAT at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato.

CARACTERSTICAS DA ATIVIDADE DA INDSTRIA CALADISTA


A indstria de calados de couro de pequeno porte, caracteriza-se pela grande utilizao de mo - de - obra, em decorrncia da pouca utilizao de tecnologia de ponta. A mo - de - obra utilizada em parte especializada possuindo destreza e habilidades manuais, fator que faz a diferena na produo de calados de couro.

UU
Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


Sua produo dividida em setores ou clulas, tais como: almoxarifado, modelagem, corte, estamparia, distribuio (interna/externa), pesponto, montagem do calado, acabamento, controle de qualidade, pr-fabricados (solas/palmilhas), embalagem, expedio. Utiliza-se das seguintes mquinas e equipamentos: blanqueadeira, rex, mquina balancim, esteira, injetoras, lixadeira, fresa, etc. No processo de produo tambm so utilizados produtos qumicos, como: cola, adesivos, solventes (acetato de etila, acetona, metil-etil-cetona, n-hexano,tolueno, xileno). A atividade na indstria caladista, por suas caractersticas, expem seus trabalhadores s seguintes condies ambientais de risco: Rudo, Qumico, Ergonmico e Acidentes. Os efeitos mais comuns causados na sade do trabalhador exposto aos fatores de risco desta atividade so: perda auditiva, distrbios cardiocirculatrios, anemia, estresse, depresso, irritao, nervosismo, diminuio da ateno e memria, distrbio respiratrio, tonturas, dor de cabea, fadiga, reduo da destreza manual, leso por esforo repetitivo, e reduo da capacidade de trabalho.

TIPOS DE RISCOS
Os tipos de riscos so os que representam perigo ou possibilidade de perigo ao trabalhador. No tocante sade e segurana no trabalho, o risco tambm pode ser identicado em determinados fatores ambientais que possam causar dano, doenas ou acidentes aos trabalhadores. Os agentes de risco classicam-se em: FSICO QUMICO ERGONMICO DE ACIDENTE

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


RISCO FSICO
Pode-se considerar como risco fsico o rudo, o calor, a vibrao, a radiao ionizante ou no, a umidade, as temperaturas extremas e as presses anormais. A Indstria Caladista em sua produo utiliza-se de vrios tipos de mquinas, as quais produzem variados nveis de rudo durante a jornada de trabalho. De acordo com a NR-15, o nvel mximo de rudo permitido no deve ultrapassar a 85 dB. Em uma linha de produo temos vrios tipos de rudos: Contnuo: aquele que apresenta poucas variaes dos nveis de intensidade e ocorre geralmente quando mquinas permanecem ligadas sempre na mesma rotao. Exemplo: esteiras. Intermitente: aquele que apresenta variaes signicativas dos nveis de intensidade, sendo acentuado em certos momentos. Exemplo: mquina blanqueadeira e rex (em funcionamento). Impacto: aquele que apresenta picos curtos de energia acstica. Exemplo: mquina balancim. A maioria das mquinas e equipamentos na indstria de calados produz rudos caractersticos de suas funes, os quais podem ser ampliados em decorrncia de falta de lubricao das mquinas, de manuteno, de amortecimento de peas exveis, de elementos que absorvem o impacto, de silenciadores, e em conseqncia de desregulagens.

Efeitos causados pela exposio a rudos acima dos limites permitidos


Fisiolgico auditivo e no auditivo: Trauma Acstico (alterao sbita da audio); Mudana temporria de limiar;

Mudana permanente de limiar (perda auditiva induzida por rudo); Distrbios: circulatrios, digestivos, endcrinos, sexuais, de equilbrio e do sono.

10

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


Psicolgico: Ansiedade; Depresso; Estresse; Irritao; Nervosismo: Diminuio de memria, da ateno e da concentrao:

Sociais:

Medidas Preventivas para diminuio dos nveis de Rudo


Mquinas e Equipamentos: Proceder manuteno preventiva das mquinas e equipamentos auxilia na reduo dos nveis de rudo e vibrao. Exemplo: lubricar rolamentos e mancais, regular motores, balancear e equilibrar partes mveis, reapertar as estruturas, troca de correias, etc. A reorganizao da posio das mquinas e equipamentos, afastando-os das paredes, possibilita a formao de corredores de circulao do som e minimiza o rudo global. Reduzir a concentrao de mquina tambm auxilia na diminuio e controle do rudo. A xao das mquinas e equipamentos diretamente no piso ou sobre amortecedores, dependendo do equipamento a ser isolado, impede a trepidao, reduzindo os nveis de rudo. A utilizao de sistemas antivibratrios nas mquinas. Quando possvel, proceder ao enclausuramento da mquina ou equipamento, ou de partes ruidosas com silenciadores, a m de isolar o som. Esta mais uma medida preventiva e eciente na reduo do rudo. Ambiente: Na estrutura fsica, a altura do p direito (altura do piso ao teto), revestimentos de paredes, utilizao de matrias absorventes (cortias, forros e pisos), aberturas nas coberturas para ventilao e iluminao, so medidas que contribuem para minimizar a propagao do som.

Calado

11

POR DENTRO DAS NORMAS


Operador Procurar reduzir o tempo de exposio do trabalhador aos nveis de rudo prejudiciais sade, utilizando-se de medidas como rodzios de tarefas em mquinas ruidosas, ou pausas na jornada de trabalho. Aumentar a distncia do trabalhador e a fonte emissora. A utilizao de Equipamentos de Proteo Individual EPI, deve ser a ltima alternativa a ser implantada pela empresa, devendo ser fornecido ao trabalhador protetor auricular adequado necessidade de atenuao do rudo, alm da orientao e conscientizao da importncia do uso do equipamento. O fornecimento de EPI deve ser feito no s para os operadores de mquinas e equipamentos ruidosos, mas tambm aos trabalhadores que executam tarefas prximas fonte da geradora de rudo.

RISCO QUMICO
A indstria de calados para confeco de seus produtos utiliza-se de matriasprimas (cola e adesivos) para aderncia na montagem do calado, alm de solventes orgnicos para dissolver essa matria-prima. Produtos e matrias-primas utilizados: Cola; Adesivos;

Solventes: acetado de etila, acetona, ciclohexano, metil-etil-cetona, n-hexano, n-pentano, tolueno, xileno, etc. Esses produtos qumicos emitem vapores que so absorvidas pelo organismo por vias respiratrias e cutneas (esta, quando h manipulao). O manuseio desses produtos qumicos em locais mal ventilados e pequenos impede a diluio e disperso dos vapores emitidos, colocando em risco a sade do trabalhador.

12

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


Efeitos causados pelo contato com esses produtos qumicos:
Efeito agudo (trabalhador exposto a altas concentraes por curto espao de tempo): dor de cabea, fadiga, perda de conscincia, irritao e diculdade respiratria. Efeito crnico: o que causa ao (trabalhador exposto a pequenas e mdias concentraes por tempo prolongado): reduo da destreza manual e do tempo de reao, falta de memria, distrbios neurolgicos do sistema nervoso central e perifrico, reduo da capacidade para o trabalho.

Medidas de Controle da Exposio a risco qumico


Para eliminao do risco qumico necessrio substituir o produto nocivo, isto , substituir a substncia txica por outra atxica, ou com menor toxicidade. Vericar a possibilidade de modicar o sistema de produo manual por mecnica, evitando o contato manual com o agente nocivo. As instalaes fsicas devero ter ventilao natural a m de provocar o deslocamento do ar atravs de janelas, portas e outras aberturas superiores e inferiores. Caso a ventilao natural no seja suciente, deve ser utilizada a ventilao forada, diluidora ou exaustora. Ventilao Exaustora: tem a nalidade de captar o poluente prximo fonte de emisso, antes mesmo que exista a sua disperso na atmosfera do ambiente de trabalho, objetivando a proteo da sade do trabalhador. Ventilao Diluidora: tem a nalidade de diluir o poluente, tornando sua concentrao mais baixa, no sendo, entretanto, o sistema mais recomendado. Como medida de preveno e controle do Risco Qumico, deve-se, sempre que possvel: Isolar as operaes que envolvam solventes dos demais setores de produo;

Procurar reduzir a jornada de trabalho dos trabalhadores que manipulem produtos qumicos, a m de reduzir o perodo de exposio do trabalhador ao risco qumico;

Calado

13

POR DENTRO DAS NORMAS


Manter os recipientes de produtos txicos fechados hermeticamente, evitando a emisso de vapores; Implantar Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO, procedendo a execuo e acompanhamento rigoroso dos resultados dos exames peridicos: Como ltima medida de preveno para o risco qumico, a empresa deve fornecer Equipamento de Proteo Individual EPI, tipo: protetor respiratrio facial, municiado de ltro contra vapores orgnicos (NR-6). A empresa dever comprovar o efetivo fornecimento de EPI as seus trabalhadores, bem como a realizao de treinamento para conscientizao sobre os riscos qumicos e a limitao de proteo do equipamento. A empresa dever manter informaes e controle sobre os produtos txicos que utilizar, por meio da Ficha de Informao sobre Segurana do Produto FISP. A FISP dever conter identicao: do produto e da empresa fabricante ou fornecedora; a composio; os efeitos causados sade; medidas de primeiros socorros; forma de manuseio e armazenagem; forma de transporte; e outras informaes. Para cada tipo de produto a empresa dever ter uma FISP relacionada ao mesmo.

RISCO ERGONMICO
Conjunto de medidas que visam organizao metdica do trabalho em funo do m proposto e das relaes entre o homem e a mquina. A adequao ergonmica da empresa signica colocar cada trabalhador num posto de trabalho compatvel com suas condies fsicas e mentais, diminuindo sua fadiga, fornecendo-lhe, ainda, ferramentas adequadas que lhe permitiro realizar sua tarefa com o menor custo ao seu organismo, reduzindo, ao mximo, os acidentes de trabalho. A organizao de todas as condies materiais relacionadas atividade do trabalhador visa o seu bem-estar fsico e resulta em aumento de produtividade, reduo de custos com afastamentos e doenas ocupacionais. So exemplos de risco ergonmico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc. A indstria caladista se caracteriza pela execuo de tarefas repetitivas, e o

14

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


uso de mquinas e mobilirios pouco adequados ao ser humano ocasiona postura inadequada do trabalhador. Em relao ao risco ergonmico, os postos de trabalho na indstria caladista devem levar em conta: Transporte manual de carga e levantamento de peso. Exemplo: setor de almoxarifado, expedio, etc; Posio e postura do trabalhador em relao s mquinas, equipamentos e mobilirio utilizado; Tipo de esforo realizado pelo trabalhador, como: movimentos repetitivos, trabalho em p, vibrao, tronco curvado e aumento do ritmo do trabalho. Exemplo: corte manual ou semi-mecanizado, pesponto, dobra, passar cola, etc.

Efeitos causados pelo Risco Ergonmico


Dores musculares, lombares, fraqueza, dor nos membros superiores, acidentes, hipertenso arterial, alteraes do sono, queixas msculo - esquelticas em geral, LER Leses por Esforos Repetitivos, tambm conhecidos por DORT Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Medidas de Controle do Risco Ergonmico


Na indstria caladista, deve ser observada toda linha de produo, com o intuito de fazer um levantamento das necessidades de cada posto de trabalho, respeitando-se as caractersticas fsicas de cada trabalhador; Adequao das bancadas na altura do trabalhador, a m de que a distncia dos olhos na tarefa seja aproximadamente de 30 cm ou equivalente altura dos cotovelos;

Calado

15

POR DENTRO DAS NORMAS


Organizar as bancadas de modo que todos os instrumentos a serem utilizados estejam prximos ao alcance das mos do trabalhador; Evitar que o trabalhador, ao executar sua tarefa, que curvado ou que seus braos quem acima da altura dos ombros; Fornecer cadeiras que propiciem o apoio completo das coxas e dorso (costas), com angulao aproximada de 100 graus e regulagem de altura: Apoio para os ps, alm de descansar as pernas, evita o inchao e propicia maior circulao do sangue; Evitar que o transporte de cargas seja manual e que o peso possa comprometer a sade, evitando-se, assim, esforos lombares e desnecessrios ao trabalhador. Caso seja necessrio e no havendo alternativa, o trabalhador designado para essa tarefa dever ser treinado para o transporte manual de cargas; Para propiciar um melhor conforto trmico ao ambiente de trabalho, as instalaes devero estar providas de aberturas laterais superiores e inferiores, facilitando a ventilao. Essas aberturas, contudo, devero ser protegidas com telas que impeam o acesso de insetos. O trabalho dever ser organizado de modo a prever PAUSAS na execuo das tarefas. As pausas podem ser: Voluntrias: so de pouco tempo e o trabalhador faz naturalmente para descansar, principalmente em trabalhos penosos; Mascaradas: ocorrem quando o trabalhador pra suas atividades para organizar, por exemplo, a mesa de trabalho, limpar a mquina ou pea que estiver utilizando; Obrigatrias: Por exemplo, a pausa para alimentao, ou a pausa de 10 a 15 minuto, na parte da manh e da tarde para lanche e descanso. No caso de trabalho ritmado ou repetitivo, a implantao de pausas de 3 a 5 minutos por hora trabalhada reduz a fadiga, aumenta o potencial de ateno prolongada e acelera a produo. A implantao de ginstica laboral reduz o encurtamento muscular, provoca

16

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


tenso excessiva e aumenta a incidncia de leses por esforos repetitivos, responsveis por grande sofrimento psicolgico e fsico dos trabalhadores.

RISCO DE ACIDENTES
So diversos os riscos de acidentes na indstria de calados. Os mais comuns so: rea do prdio insuficiente para instalao adequada das mquinas e equipamentos; Distribuio das mquinas e equipamentos de forma inadequada, dicultando a circulao dos trabalhadores; Pisos irregulares e com pouca resistncia; Instalaes eltricas inadequadas e expostas;

Falta de sinalizao da localizao dos extintores e hidrantes e de rotas de fuga em caso de incndio ou exploso; Matria - prima e produtos armazenados de forma inadequada; Mquinas e equipamentos instalados inadequadamente; Maquinrio sem manuteno preventiva;

Ferramentas usadas de forma incorreta ou para outra nalidade;

Mquinas e equipamentos sem proteo nas partes mveis ou de operao. Exemplo: rebitadores, prensas, mquina de cortes, etc. Falta de uso de Equipamentos de Proteo Individual EPI:

Calado

17

POR DENTRO DAS NORMAS


Medidas de Controle do Risco de Acidentes
Para minimizar os riscos de acidentes, algumas medidas podem ser tomadas, tais como: Instalaes Fsicas: Organizar as instalaes de mquinas e equipamentos, a m de: evitar cruzamento e movimentos desnecessrios; reduzir a distncia a ser percorrida pelo produto e trabalhadores; propiciar a melhor circulao e uxo de materiais; facilitar a limpeza e a organizao da rea, mquinas e equipamentos: Instalaes Eltricas: As instalaes eltricas devero estar dimensionadas e distribudas a m de evitar a sobrecarga eltrica; ser providas de disjuntores que interrompem a energia em caso de curto-circuito; substituir a chave de faca e fusveis por chaves seccionadas ou disjuntores; embutir toda a ao eltrica em condutes rgidos. As mquinas devero possuir quadro de fora individual, onde devero estar ligadas.

Iluminao:
Manuteno e limpeza das luminrias e janelas; instalao adequada de luminrias; uso de cores claras a m de propiciar a reexo de luz e evitar a produo de sombras, diminuindo, com isso, o esforo visual do trabalhador.

Sinalizao:
A sinalizao deve facilitar a circulao dos trabalhadores nos corredores, ao acesso aos extintores e hidrantes, s escadas de incndio ou s rotas de fuga, bem como da localizao dos quadros de fora, etc. A correta sinalizao facilita as aes de emergncia.

Armazenamento de Produtos Inflamveis:


A indstria de calados utiliza em sua produo vrios produtos inamveis, tais como: solventes (thinner, benzina, removedor usado como diluente de

18

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


cola, etc), colas, adesivos, devendo estes produtos ser armazenados de acordo com o que determina a legislao; Dependendo da quantidade de produto inamvel, o local de armazenagem dever estar fora das instalaes de produo. As pequenas indstrias caladistas, por suas caractersticas, tendem a armazenar pequenos lotes de produtos inamveis, podendo o local de armazenamento estar dentro do prdio de produo, desde que tomadas todas as medidas de segurana; O local deve conter armrios resistentes ao fogo, de fcil limpeza, bem ventilados, e os produtos devero ser colocados em recipientes de chapa metlica, temperatura constante. As instalaes eltricas devero estar em perfeitas condies e isoladas, devidamente sinalizadas INFLAMVEL rea de risco; Os trabalhadores que transportam ou utilizam produtos inamveis devero estar devidamente treinados quanto ao manuseio e riscos:

Mquinas e Equipamentos:
Os trabalhadores devero receber orientao adequada para os riscos, manuseio e utilizao das mquinas e equipamentos; Os pontos de transmisso de fora das mquinas e equipamentos devero estar devidamente protegidos; Mquinas e equipamentos que propiciem a projeo de peas, devero estar protegidos; Implantao de rotinas de manuteno preventiva;

Fornecimento e treinamento para o uso de Equipamentos de Proteo Individual.

Calado

19

POR DENTRO DAS NORMAS


Ferramentas:
Os trabalhadores devero ser orientados quanto ao uso correto das ferramentas, devendo ser evitada a improvisao; As ferramentas devero ser: de qualidade; substitudas quando desgastadas; guardadas e conservadas adequadamente (ferramenta aada mais segura, pois exige menor esforo, havendo um maior controle em sua utilizao).

TIPOS DE EXAMES EM DECORRNCIA DOS RISCOS:


RISCOS Ergonmico Fsico - Rudo Fsico - Calor Fsico - Vibrao Biolgico - Vrus, fungos e bactrias Qumico - Tolueno Qumico - N-hexano Qumico - Metil-etil-cetona Qumico - Poeiras Riscos de Acidente Outros Riscos TIPO DE EXAME Exame Clnico/steo muscular/coluna cervical Audiometria Exame Clnico/com ateno cardio vascular Exame Clnico/steo muscular e auditivo Exame Clnico Urina - dosagem de cido hipurico/hemograma Urina - dosagem de hexanodiona/hemograma Urina - dosagem de Metil-etil-cetona/hemograma Raio X do Trax e Espirometria Exame Clnico Exames complementares indicados ou a critrio mdico

20

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


RESPONSABILIDADE CVIL DA PESSOA JURDICA DE INDENIZAR
Toda e qualquer pessoa fsica ou jurdica, que causar dano a outrem, ca obrigada a repar-lo, independentemente de culpa, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem, conforme previsto nos artigos 927, 931, 935 e 942 do Cdigo Civil de 2002. Ainda de acordo com a mesma legislao Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. (artigo 186 do Cdigo Civil/2002); Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestadamente os limites impostos pelo seu m econmico ou social. Pela boa-f ou pelos bons costumes. (artigo 187 do Cdigo Civil/2002). Assim, diante do exposto, ca claro que a obrigao de reparao do dano presumida e atribuda diretamente ao responsvel legal, pois a legislao trabalhista determina que dever do empregador preservar a sade e segurana do trabalhador. Neste caso, aquele que negligenciar a esta obrigao estar cometendo um ato ilcito, sofrendo as penalidades civis e criminais previstas em lei. A responsabilidade do empregador se dar em relao aos seus trabalhadores com ou sem vnculo empregatcio, bem como, quanto aos terceirizados.

O QUE O EMPREGADOR DEVE FAZER PARA EVITAR TAIS AES DE INDENIZAES?


Atender a exigncias das Normas Regulamentadoras e demais legislaes pertinentes Segurana e Medicina Ocupacional; Proceder realizao dos exames mdicos obrigatrios: Admissional, peridico, mudana de funo, retorno ao trabalho e demissional; Proceder manuteno peridica das mquinas e equipamentos, bem como, instalar mecanismos de segurana nas mesmas;

Calado

21

POR DENTRO DAS NORMAS


Quando necessrio, fornecer Equipamento de Proteo Individual EPI, mediante o comprovante de recebimento dos EPIs; Fornecer treinamento sobre a necessidade e importncia do uso dos EPIs;

Caso ocorra acidente ou doena de trabalho, expedir o Comunicado de Acidente de Trabalho CAT:

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL


Todo equipamento individual que se destine a proteger a sade e integridade fsica do trabalhador denomina-se de EPI Equipamento de Proteo Individual. Esses equipamentos so fornecidos gratuitamente pelo empregador, entretanto, antes de sua utilizao, devero ser empregadas todas as medidas possveis, a m de eliminar ou reduzir os riscos sade e segurana do trabalhador, tais como implantao de medidas coletivas de eliminao e reduo de riscos.

EPIs DE PROTEO PARA A CABEA:


culos de segurana; Mscara Facial (proteo contra estilhaos); Respirador semifacial com ltros (proteo contra vapores qumicos); Protetores auriculares (proteo contra rudos).

EPIs DE PROTEO PARA OS MEMBROS SUPERIORES:


Luvas especiais (para manipulao de solventes);

Cremes especiais para proteo dos trabalhadores que manipulam solventes, tintas, diluentes, etc.

22

Calado

POR DENTRO DAS NORMAS


EPIs DE PROTEO PARA OS MEMBROS INFERIORES:
Calado de segurana sem biqueira de ao e impermevel para quem trabalha em eletricidade; Calados de segurana para atividades em geral.

AO FISCAL
Na ao scal desenvolvida em empresa onde haja atividade que exponha os trabalhadores a agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, o Fiscal de Contribuies Previdencirias solicitar o seguinte: - Laudos tcnicos individuais ou coletivos das condies ambientais de trabalho: a) Programa de Preveno de Risco Ambiental PPRA; b) Programa de Controle Mdico Ocupacional PCMSO; c) Atestado de Sade Ocupacional ASO; d) Perl prossiogrco abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador.

CONCLUSO
A correta aplicao e implantao das Normas de Segurana e Sade no Trabalho possibilita a reduo de acidentes e doenas ocupacionais, diminui o nmero e perodos de afastamentos e atestados mdicos, aumenta a produtividade, satisfao e qualidade de vida do trabalhador. Alm de tudo j mencionado quando se atende s Normas de Sade e Segurana no Trabalho, a qualidade dos produtos e/ou servios e a produtividade da empresa aumenta signicativamente, trazendo conseqncias positivas no faturamento da mesma. Assim, antes de deixar como ltimo plano a Sade e Segurana no Trabalho, pense nos resultados nanceiros que sua aplicao poder trazer para sua empresa.

Calado

23

Central de Relacionamento

0800 728 02 02

ouvidoria@sebraesp.com.br www.sebraesp.com.br

De Segunda a sexta, das 8h s 20h - ligao gratuita.

You might also like