You are on page 1of 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA UFV CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS CCA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL - DEF

SILVICULTURA JUDAICA: POSSIBILIDADES AT NO BRASIL

ELIAS SILVA*
* Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Cincia Florestal pela Universidade Federal de Viosa (UFV) * Especialista em Pesquisa e Fomento Regional e Empresarial da Atividade Agropecuria pelo Centro de Cooperao Internacional (CINADCO/Shefayim) do Ministrio das Relaes Exteriores do Estado de Israel (MASHAV) * Membro do Clube Shalom do Brasil * Professor Associado do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da UFV VIOSA MG 2012

Objetivos:
Geral: * Difundir para tcnicos e demais interessados conhecimentos bsicos referentes Silvicultura Judaica (Kosher).

Especficos: * Definir termos tcnicos e judaicos essenciais compreenso do assunto tratado. * Explicitar as principais relaes do Judasmo com as rvores. * Apresentar os fundamentos da Silvicultura Kosher na forma de Princpios, Critrios e Indicadores. * Apresentar consideraes conclusivas para uma efetiva utilizao inclusive no Brasil - dos Fundamentos da Silvicultura Kosher aqui definidos.

1. DEFINIO DE TERMOS TCNICOS E JUDAICOS Por serem bsicos, os termos tcnicos e judaicos foram definidos segundo o senso comum e conforme conhecimentos adquiridos pela nossa vivncia em ambos os temas. Por questo de praticidade e visando melhor compreenso, alguns termos tambm foram definidos ao longo do texto. Representam especificamente os conceitos essenciais compreenso do presente material e esto organizados por ordem alfabtica. 1.1. TERMOS TCNICOS Certificao: Conjunto de procedimentos levado a efeito por rgo pblico ou privado, para verificar se determinado processo, produto ou cadeia de custdia est em acordo com seus Padres - Princpios, Critrios e Indicadores. Resulta em um Certificado. Critrio: Parmetro que serve de base para se fazer comparaes, julgamentos ou apreciaes. Indicador: Varivel que permite acompanhar alteraes, ao longo do tempo, nos valores relacionados aos Critrios estabelecidos. Princpio: Elemento primrio e controlador de Critrios e Indicadores, pois serve de base para a implementao de procedimentos e padres. Silvicultura: a atividade que trata do cultivo e manejo de essncias arbreas para um determinado fim conteno de encosta, produo de madeira, entre outros.

1.2. TERMOS JUDAICOS Adonai: Em Hebraico, tem o significado de Senhor, ou seja, Deus. Bamidbar: No Ermo. O quarto Livro do Pentateuco, conhecido como Nmeros. Bereshit: No princpio. O primeiro Livro do Pentateuco, conhecido como Gnesis. Cohen: Uma das trs categorias em que se divide o povo judeu, ou seja, Cohen, Levi e Israel. Os Cohanim (plural de Cohen) so descendentes de Aharon, irmo de Moiss (Moshe). Devarim: Palavras. Deuternimo, o quinto livro do Pentateuco. Israel: Em Hebraico, tem o significado de Prncipe de Deus ou Lutou com Deus, -o que se compreende como Lutador ou Governante. Nome de pas do Oriente Mdio, conhecido como Estado de Israel, que se constitui em uma Repblica Democrtica Parlamentar e que foi fundado em 14 de maio de 1948. Faz divisa com o Mar Mediterrneo e a Faixa de Gaza, a oeste; com o Egito e o Mar Vermelho, ao sul; com a Jordnia e a Cisjordnia, a leste; e com o Lbano e a Sria, ao norte. A capital reivindicada Jerusalm, sendo Tel-Aviv a administrativa. A rea total de cerca de 20.700 km2. As lnguas oficiais so o Hebraico e o rabe. A populao de Israel da ordem de 7 milhes de pessoas, sendo que existem tambm aproximadamente 7 milhes de judeus em outros pases, o que perfaz cerca de 14 milhes de judeus em todo o mundo. Em Israel, a populao na sua grande maioria judaica, mas existem tambm rabes muulmanos e cristos. reconhecido como Estado Judaico, pelo fato de ter sido resultado da diviso da Palestina, por deciso de Assemblia da ONU, ocorrida em 1947, como reivindicao do Povo Judeu, por meio do Movimento Sionista.

Judasmo: Ambiente social, cultural, poltico e religioso do povo judaico. Sob o prisma religioso, monotesta e se apia fundamentalmente na Torah Escrita e na Torah Oral. Judeu: Indivduo que pertence ao povo, comunidade judaica. O conceito no necessariamente gentico, pois pode ser considerado judeu o indivduo convertido ao Judasmo, bem como aquele em que apenas a me tem ascendncia judaica. Kosher: Apto ou Adequado. empregado usualmente para alimentos e utenslios permitidos pela Lei Judaica. Kotel: o Muro das Lamentaes, em Jerusalm, e que representa o local mais sagrado para o povo judeu. o nico muro remanescente que cercava o Segundo Templo Sagrado, o qual foi destrudo pelos romanos no ano 70 d.C. Mitsvot: Mandamento, Preceito ou Ordem da Torah. Constitui-se em uma obrigao religiosa. O plural Mitsv. So 613 Mandamentos, sendo 248 Obrigaes (entende-se como o nmero total de membros do corpo humano) e 365 Proibies (entende-se como o nmero total de dias do ano). Pe: Representa um sexagsimo, ou seja, um sessenta avos da rea total de um campo. Deve se localizar sempre no canto da propriedade. Pentateuco: Representa os cinco livros da Torah Escrita, sendo composto na seguinte seqncia: Bereshit (Gnesis), Shemot (xodo), Vayicr (Levtico), Bamidbar (Nmeros) e Devarim (Deuternimo). Tambm chamado de Torah Escrita, Leis de Moiss ou Chumash.

Pssach: Passagem. Pscoa Judaica. Representa a sada (xodo) do Povo Judeu do Egito, onde era cativo, por meio da conduo de Moshe (Moiss). Rabino (Rabi): Mestre, Professor. Doutor da Doutrina Judaica. Sacerdote do Culto Judaico. Rosh Hashan: Cabea do Ano. Ano Novo Judaico, que marca a criao de Adam (Ado), o primeiro homem. Shabat: Stimo dia da semana, considerado santo pelos judeus, no qual se deve descansar, posto que assim tambm o fez o Criador, conforme relata o Livro de Bereshit. Iniciase ao por do sol da sexta-feira e se estende ao por do sol do sbado, ou mais precisamente ao surgirem as primeiras estrelas no cu. Shavuot: Festa israelita que comemora o dia em que Deus revelou-se no Monte Sinai e entregou a Torah ao povo judeu. Shemini Atsret: Festa israelita, tambm conhecida como a Festa das guas ou das Chuvas, referente ao oitavo dia de observao da Sucot. Shemot: Os Nomes. O segundo Livro do Pentateuco, conhecido como xodo. Shevat: Dcimo primeiro ms do calendrio judaico. Possui 30 dias e abarca datas de janeiro e fevereiro. Sinagoga: Templo do Culto Judaico.

Sucot: Festa dos Tabernculos. Tambm conhecida como a Festa das Cabanas e Festa da Colheita. Representa a comemorao da Proteo Divina dada aos judeus por meio das Sete Nuvens de Glria, durante os 40 anos de peregrinao pelo deserto, aps o xodo do Egito. A Suc - uma cabana com teto de folhagem usada na Festa de Sucot para lembrar a referida Proteo Divina. Talmud: Compndio bsico das Leis Judaicas, Pensamentos e Comentrios Bblicos, ou seja, contm as explicaes da Torah Oral. Tishrei: Stimo ms do calendrio judaico. Possui 30 dias e abarca datas de setembro e outubro. Torah: Lei, Instruo. Existem duas: a Torah Escrita (Pentateuco, Leis de Moiss ou Chumash) e a Torah Oral (Talmud). Tu Bishvat: Festa israelita em que se comemora o Ano Novo das rvores, em 15 de Shevat, por ocasio do incio da estao no qual os primeiros brotos das rvores na Terra Santa emergem de seu sono invernal, iniciando um novo ciclo frutfero. Celebra-se comendo frutos o conceito inclui gros -, em especial de sete tipos: trigo, cevada, uva, figo, rom, azeitona e tmara. Vayicr: E Chamou. O terceiro Livro do Pentateuco, conhecido como Levtico. Yom Kipur: Dia do Perdo. Tambm chamado de Dia da Expiao, que deve ser observado no dcimo dia do stimo ms hebraico (Tishrei). Representa o perdo de Deus ao povo judeu, pelo fato de ter feito o Bezerro de Ouro smbolo de idolatria. O perdo ocorreu por Moiss ter orado fervorosamente.

2. PRINCIPAIS RELAES DO JUDAISMO COM AS RVORES Pois o homem uma rvore dos campos (Devarim: 20:19). Exatamente por esta analogia explcita entre o ser humano e as rvores que o calendrio judaico reserva um dia, a cada ano, para se comemorar o Tu Bishvat. Representa o Ano Novo das rvores, comemorado a 15 de Shevat, ocasio em que se inicia a estao na qual os primeiros brotos das rvores na Terra Santa emergem de seu sono invernal, iniciando um novo ciclo de produo frutfera. A celebrao desta festa feita com o consumo de frutas o conceito inclui os gros -, especialmente dos sete tipos destacados na Torah Escrita, em louvor fartura da Terra Santa. So as seguintes as frutas tratadas de forma especial: trigo, cevada, uva, figo, rom, azeitona e tmara. Como se v, trs so de menor porte (trigo, cevada e uva) e quatro representam elementos arbreos (figo, rom, azeitona e tmara), condio que demonstra a relao da Agricultura e da Silvicultura com a Prtica Judaica. Ademais do Tu Bishvat, a Criao do Mundo relatada na Torah e as Mitsv tambm mantm relaes transcendentais com as rvores. Quanto a Criao do Mundo, na medida em que, no sexto dia, Adonai colocou Adam (Ado) e Chava (Eva) no Gan Eden (Jardim do den), onde existia o fruto proibido, originado da rvore do Conhecimento. Como se relata na Torah, Chava foi tentada pela serpente a servir-se do fruto proibido e, ao compartilh-lo com Adam, ocasiona a reao de Adonai, com a conseqente expulso de ambos do Gan Eden. Por sua vez, em relao as Mitsv, pois existem aquelas que mantm claros vnculos com a Silvicultura, que so aqui consideradas pela identificao de Princpios, Critrios e Indicadores, conforme contedo abordado no item 3. As que simplesmente mencionam rvores, so mostradas a seguir. 2.1. MITSV QUE MENCIONAM RVORES: - Pendurar numa rvore, para execrao pblica, o indivduo executado por ter sido condenado pelo tribunal pena de morte por praticar idolatria ou blasfmia. Evidentemente, no se considera atual esta Mitsvot, que era prevista para o Antigo Israel.

- No plantar rvores perto do altar de sacrifcios ou no ptio do Templo Sagrado. uma Mitsvot que no se considera atual, pois hoje no mais se praticam sacrifcios, o que implica dizer que no existem mais esses altares. Adicionalmente, no existe mais hoje o Templo Sagrado, j que o Muro das Lamentaes, denominado Kotel pelos judeus, representa a cerca remanescente do que sobrou da sua destruio por parte dos romanos no ano 70 d.C.

- No exterminar as rvores frutferas na hora do cerco a uma cidade. uma Mitsvot atual no que tange ao fato de estar relacionada a prover alimentos s pessoas, posto ser esta uma condio bsica sobrevivncia humana. Ademais, relaciona-se ao fato de no se desperdiar o que a natureza nos oferece, j que isto uma ddiva divina.

3. FUNDAMENTOS DA SILVICULTURA KOSHER NA FORMA DE PRINCPIOS, CRITRIOS E INDICADORES: Para a definio dos Fundamentos da Silvicultura Kosher, na forma de Princpios, Critrios e Indicadores, tomou-se em considerao o material sobre Mitsv disponibilizado na Internet (www.chabad.org.br) pela ASSOCIAO ISRAELITA DE BENEFICNCIA BEIT CHABAD DO BRASIL (2012). Utilizaram-se as Mitsv Atuais e No-Atuais para se estabelecerem os Critrios, sendo que apenas para o caso das primeiras que se definiram Indicadores, pois estes tm um carter prtico. Foram consideradas as No-Atuais tambm, no sentido de ampliar a viso sobre estas Mitsv, o que cria condies para, no futuro, se julgado possvel e conveniente, incorpor-las ao processo. O propsito desse trabalho gerar subsdios para se proceder Certificao de Projetos Silviculturais ou mesmo de Produtos Florestais Madeireiros e NoMadeireiros sob a perspectiva Kosher, tanto no Brasil quanto no exterior. Vale ressaltar que esses Fundamentos so perfeitamente integrveis aos Padres atualmente empregados para certificar florestas convencionais e seus produtos. Tambm se julgou necessrio incluir o item Comentrios, logo aps cada Critrio abordado, com a finalidade de induzir melhor compreenso, sendo todos feitos conforme nossas interpretaes e inferncias, segundo a lgica tcnica da rea silvicultural. Nestes termos, na busca de melhor compreenso para a aplicao na prtica desses Critrios e Indicadores, recomenda-se recorrer s Autoridades Rabnicas.

3.1. PRINCPIO NICO: OBSERVAO INTEGRAL DAS MITSV, QUE SO OS MANDAMENTOS DA F JUDAICA.

3.1.1. CRITRIOS RELACIONADOS S OBRIGAES: Critrio 1: A avaliao dos campos: Um campo que tenha sido consagrado para santidade, pode ser redimido, caso seu proprietrio tenha mudado de idia. O Cohen far isto com base no que prescrever a Torah. No se considera uma Mitsvot atual. Deveria ser observada em toda parte, ou seja, mesmo fora de Israel. Comentrio: Por ser uma Mitsvot no-atual, no h necessidade de se definirem Indicadores. Prescreve que um Cohen - era uma autoridade judaica -, com base na Torah, poderia aprovar a utilizao de uma rea, mesmo que tenha sido anteriormente consagrada santidade, mediante exposio de motivos por parte do interessado. Na prtica, poderia aumentar a rea a ser ocupada com a atividade de Silvicultura, na medida em que os campos redimidos passassem a ser ocupados com plantios florestais.

Critrio 2: A colheita do quarto ano: Comer, em Jerusalm, os alimentos provenientes da primeira colheita efetuada aps os trs primeiros anos de idade da rvore. No se considera uma Mitsvot atual. Deveria ser observada apenas em Israel. Comentrio: Por ser uma Mitsvot no-atual, no h necessidade de se definirem Indicadores. Este mandamento relaciona-se evidentemente s rvores frutferas ou que produzam outras partes comestveis palmito, por exemplo -, pois trata explicitamente de alimento.

Critrio 3: Pe para os pobres: No momento da colheita de cereais, frutas e similares, deve-se deixar um canto sem tocar, para que os pobres possam vir e usufruir deste alimento. A pe representa um sexagsimo (um sessenta avos de um todo) do campo e deve estar sempre localizada no canto da propriedade, para evitar que o necessitado adentre a rea para perguntar aonde se encontra a mesma. Traduz-se na compreenso de que necessrio compartilhar com os pobres aquilo que se produz. considerado atual. Deve ser observado apenas em Israel.

Comentrio: O Indicador para este Critrio a rea medida em campo referente a Pe, com a concomitante correlao com a rea total cultivada. Este mandamento relaciona-se tambm s rvores frutferas ou que produzam outras partes comestveis, pois trata explicitamente de alimento. Em sendo o caso, indica-se consultar Autoridade Rabnica para definir se o critrio pode ser estendido a produtos florestais no-alimentcios, tais como madeira, resina e certos frutos, pois podem ser de fundamental importncia sobrevivncia de certos povos, em determinadas situaes.

Critrio 4: Recusar a produo de sua propriedade no ano sabtico: A cada ciclo de sete anos, a terra deve ser trabalhada por seis anos e no stimo deve ser poupada de qualquer agricultura, e estar disposio dos pobres. considerado atual. Deve ser observado apenas em Israel. Comentrio: O Indicador para este Critrio a receita auferida no ano sabtico por parte do empreendedor florestal - deveria ser nula. Apesar deste mandamento referirse diretamente prtica agrcola, imagina-se ser aplicvel silvicultura, pois esta tambm pode gerar produtos a cada ano (safra), como o caso de frutos, sementes, resinas, ltex, entre outros, bem como ser implantada a qualquer tempo (em termos prticos, at mesmo no ano sabtico). Assim, o que for produzido pela atividade silvicultural no ano sabtico, dever ficar disposio dos necessitados, acrescido do fato de que no sero plantadas novas rvores neste perodo. Isto implica dizer que, no caso de projetos silviculturais que tenham sete ou mais anos como rotao e que visem a produo, por exemplo, de madeira, dever-se-ia deduzir da produo total auferida o rendimento obtido pela floresta no(s) ano(s) sabtico(s), de modo a repassar este montante aos necessitados.

Critrio 5: O pousio da terra durante o ano sabtico: No ano sabtico no permitido usufruir a produo, assim como no se pode trabalhar a terra. considerado atual. Deve ser observado apenas em Israel. Comentrio: O Indicador para este Critrio o mesmo do anterior, ou seja, a receita auferida no ano sabtico pela atividade silvicultural deveria ser nula. Neste caso, admite-se a no aplicao de tratamentos silviculturais podas, adubaes, entre outros - no ano sabtico, ressalvadas as operaes voltadas proteo da floresta, tais como combate a eventuais pragas e doenas e incndios. Evidentemente, haver necessidade de conceber o projeto silvicultural de modo a se adaptar a esta situao; por exemplo, antecipando as aes necessrias no ano imediatamente anterior ou posterior ao ano sabtico.

10

Critrio 6: Descansar no Shabat: Desvincular-se dos afazeres no stimo dia da semana, para lembrarmos que o Mundo foi criado em 6 dias. Deve estar voltado ao descanso e reflexo. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: O Indicador para este caso o registro da presena/ausncia da pessoa no dia reportado, conforme documento oficial de controle da freqncia ao trabalho no caso, no deveria haver a presena da pessoa no sbado. Parte-se do princpio de que apenas pessoas da f judaica que observaro este Critrio. Na prtica, imaginase que com a organizao e distribuio de tarefas, no haver maiores complicaes operacionais, no caso relacionadas atividade silvicultural.

Critrio 7: Descansar no primeiro dia de Pssach: O primeiro dia da Pscoa Judaica deve estar voltado ao descanso e reflexo. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: o mesmo Indicador do Critrio 6. A Pscoa Judaica retrata a sada (xodo) do Povo de Israel do Egito, conduzido por Moiss (Moshe). No restante, seriam as mesmas observaes feitas para o Critrio anterior.

Critrio 8: Descansar no stimo dia de Pssach: O stimo dia da Pscoa Judaica deve estar voltado ao descanso e reflexo. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: o mesmo Indicador do Critrio 6. No restante, so os mesmos comentrios que foram feitos para o Critrio anterior.

Critrio 9: Descansar no dia de Shavuot: O dia em que Deus se revelou ao Povo Judeu no Monte Sinai, entregando-lhe a Torah, deve estar voltado ao descanso e reflexo. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: o mesmo Indicador do Critrio 6. No restante, so os mesmos comentrios que foram feitos para o Critrio 6.

11

Critrio 10: Descansar no dia de Rosh Hashan: O dia em que inicia o Ano Novo Judaico, que marca a criao de Ado o primeiro homem -, deve estar voltado ao descanso e reflexo. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: o mesmo Indicador do Critrio 6. No restante, so os mesmos comentrios que foram feitos para o Critrio 6.

Critrio 11: Descansar no dia de Yom Kipur: O Dia do Perdo deve estar voltado s preces e ao arrependimento por eventuais falhas que tenhamos cometido. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: o mesmo Indicador do Critrio 6. No restante, so os mesmos comentrios que foram feitos para o Critrio 6.

Critrio 12: Descansar no primeiro dia de Sucot: O dia que marca o incio da Festa dos Tabernculos deve estar voltado ao descanso. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: o mesmo Indicador do Critrio 6. No restante, so os mesmos comentrios que foram feitos para o Critrio 6.

Critrio 13: Descansar no dia de Shemini Atsret: O oitavo dia de Sucot, conhecido como a Festa de Shemini Atsret, deve estar voltado ao descanso. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: o mesmo Indicador do Critrio 6. No restante, so os mesmos comentrios que foram feitos para o Critrio 6.

Critrio 14: Deixar o empregado que trabalha na terra comer do seu fruto. Propiciar ao empregado a oportunidade de tambm usufruir daquilo que ajuda a produzir, numa demonstrao de fraternidade. considerado atual. Deve ser observado em toda parte.

12

Comentrio: O Indicador para este Critrio a quantidade (em peso, em volume, conforme o caso) de alimento originado da produo florestal fruto, semente, palmito -, que seria repassada aos empregados por parte do patro, mediante clusula contratual, visando consumo dos mesmos. Caso isso no seja do interesse das partes, poder-se-ia permutar os alimentos por uma determinada quantia em dinheiro, a qual seria usada para a compra de mantimentos. Parte-se do princpio que est se tratando de alimentos, pois h meno ao ato de comer. Assim, no caso de projetos silviculturais que gerarem alimentos, deveria haver a observao desta Mitsvot. Para projetos que no gerarem alimentos, como o caso de produo madeireira, recomenda-se consultar Autoridade Rabnica.

3.1.2. CRITRIOS RELACIONADOS S PROIBIES: Critrio 15: No comer frutos de uma rvore de menos de trs anos de idade. So chamados de orl os frutos de uma rvore com menos de trs anos de idade. Entende-se que no se deve colh-los, a fim de permitir que a planta possa efetivamente se estabelecer e tornar-se produtiva. No se considera uma Mitsvot atual. Deveria ser observada apenas em Israel. Comentrio: Por ser uma Mitsvot no-atual, no h necessidade de se definirem Indicadores. Este mandamento relaciona-se evidentemente s rvores frutferas ou que produzam outras partes comestveis palmito, por exemplo -, pois trata explicitamente de alimento. Possui relao com o Critrio 2.

Critrio 16: No colher toda a plantao de um terreno, para deixar um canto aos necessitados. Deixar a Pe. Veja informaes do Critrio 3.

Critrio 17: No plantar juntas duas espcies vegetais diferentes. No se deve colocar juntas as sementes de duas espcies, assim como no se deve enxertar vegetais, para no se produzir um terceiro tipo de planta. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: O Indicador para este Critrio o nmero de espcies de plantas contidas em cada unidade de plantio talho -, conforme laudo tcnico que tambm deveria atestar que no se trata de enxerto. Este nmero deve ser sempre 1 (um). Entende-se que podem ser plantadas rvores de diferentes espcies em talhes limtrofes, bem como que este material pode advir de clones, por se tratar de outra tcnica. Alis, por serem materiais selecionados, os clones geram produtividades

13

maiores, minimizando-se assim a ocupao de reas para produo florestal; este um fato adequado ecologicamente.

Critrio 18: No efetuar trabalho com animal de uma espcie junto com um de outra. Animais diferentes apresentam foras desiguais, o que acarreta sobrecarga de trabalho para o mais fraco quando em trabalho conjunto, levando-o dor exagerada e eventualmente morte. Implica em sermos piedosos com todas as formas de vida. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: O Indicador para esta situao o nmero de espcies animais utilizadas em cada trabalho, no presente caso voltado prtica silvicultural. Este nmero deve ser sempre 1 (um). Como se sabe, vrios tipos de animais podem ser utilizados em projetos florestais, notadamente para transportarem cargas pesadas, sendo mais comuns os bovinos e os eqinos. Assim, caso o projeto florestal lance mo da fora animal para determinadas tarefas, para que seja considerado adequado sob a f judaica, no deve juntar animais de diferentes espcies no mesmo trabalho.

Critrio 19: No impedir o animal de comer durante o seu trabalho. Todas as formas de vida tm suas necessidades e devem ser respeitadas. No caso dos animais, o ato de comer para saciar a fome instintivo. considerado atual. Deve ser observado em toda parte. Comentrio: Os Indicadores para este Critrio so o nmero e o tempo do intervalo a ser obedecido para que os animais possam se alimentar durante seu turno de trabalho. Isso depender de cada espcie animal, assim como do tipo de trabalho realizado, devendo ser definido por especialista. No presente caso, parte-se do princpio que animais de trabalho estariam sendo utilizados no projeto silvicultural.

Critrio 20: No semear a terra no ano sabtico. No se pode trabalhar a terra no ano sabtico. Veja informaes do Critrio 5.

Critrio 21: No podar, embelezar, cultivar as rvores durante o ano sabtico. A terra e tudo que ela contm devem ficar em pousio no ano sabtico. Veja informaes do Critrio 5.

14

Critrio 22: No colher frutos da terra que crescerem espontaneamente no ano sabtico. Deve-se recusar a produo do ano sabtico. Veja informaes do Critrio 4.

Critrio 23: No colher as frutas que crescerem no ano sabtico. Deve-se recusar a produo do ano sabtico. Veja informaes do Critrio 4.

Critrio 24: No trabalhar a terra no ano do jubileu. Aps o stimo ano sabtico de um sistema de produo, a terra deve descansar, iniciando-se o chamado ano do jubileu. Veja informaes do Critrio 5, alterando-se apenas de sabtico para jubileu.

Critrio 25: No ceifar plantas que crescerem no ano do jubileu. Deve-se recusar a produo do ano do jubileu. Veja informaes do Critrio 24.

Critrio 26: No colher frutas que nascerem no ano do jubileu. Deve-se recusar a produo do ano do jubileu. Veja informaes do Critrio 24.

Critrio 27: No trabalhar no Shabat. Dia voltado ao descanso e reflexo. Veja informaes do Critrio 6.

Critrio 28: No trabalhar em Rosh Hashan. Dia voltado ao descanso e reflexo. Veja informaes do Critrio 10.

Critrio 29: No trabalhar no primeiro dia de Sucot. Dia voltado ao descanso. Veja informaes do Critrio 12.

15

Critrio 30: No trabalhar em Shemini Atsret. Dia voltado ao descanso. Veja informaes do Critrio 13.

Critrio 31: No trabalhar em Yom Kipur. Dia voltado s preces e ao arrependimento por eventuais falhas que tenhamos cometido. Veja informaes do Critrio 11.

4. CONSIDERAES CONCLUSIVAS

- Existem inmeras e transcendentais relaes entre o Judasmo e as rvores, com destaque para a Festa conhecida como Tu Bishvat; a expulso de Adam e Chava do Gan Eden, por terem comido do fruto da rvore do Conhecimento; e as Mitsv que mantm relaes com a Silvicultura ou que mencionam estes elementos. - Os Fundamentos aqui apresentados na forma de Princpios, Critrios e Indicadores - podem servir como subsdios para a Certificao de Projetos Silviculturais ou de Produtos Florestais Madeireiros ou No-Madeireiros sob a perspectiva Kosher, ou seja, a que verifica o cumprimento dos Mandamentos (Mitsv) da F Judaica. - A Certificao propriamente dita sob a perspectiva Kosher s pode ser feita por Autoridade Rabnica. - Entende-se que estes Fundamentos so perfeitamente integrveis aos atuais Padres de Certificao empregados no setor florestal. - A Certificao sob a perspectiva Kosher interessa no apenas a judeus, mas tambm pessoas de outros credos, tais como catlicos ortodoxos e certos grupos protestantes, pelo fato de terem apego ao Pentateuco. - Por se dirigir fundamentalmente a um grupo com alta instruo e poder aquisitivo, a Certificao sob a perspectiva Kosher na rea florestal tem amplas possibilidades de aceitao, at pelo fato de j existir a modalidade no setor de alimentos. - Outro ingrediente favorvel implementao da Certificao Florestal sob a perspectiva Kosher, especialmente no Brasil, o fato de grande parte dos acionistas das empresas reflorestadoras serem judeus.

16

- Seria interessante iniciar estudos para verificar se Projetos Silviculturais implantados no Brasil ou no exterior possuem condies para receberem Certificado sob a perspectiva Kosher. - Interessante tambm seria a implantao de Projetos Silviculturais que incorporassem os Fundamentos aqui apresentados, tanto em propriedades das empresas quanto de fomentados, criando uma base de florestas Kosher.

17

You might also like