You are on page 1of 15

1

Avaliao formativa no 2 ano do ensino fundamental de uma escola pblica de Samambaia SANTOS, Elizama Thmara Henrique Resumo: Esse trabalho aborda como se procede avaliao formativa em uma classe escolar do 2 ano de uma escola pblica. Pretendeu-se observar o papel de cada um dos sujeitos participantes e como se comportam frente avaliao. O objetivo, desta forma, refletir sobre avaliao formativa no 2 Ano de uma escola pblica da Samambaia. Adotou-se o mtodo qualitativo e, para coleta de dados, utilizou-se a observao em sala de aula e a entrevista com duas professoras que atuam nessa turma. O estudo concluiu que para que a avaliao formativa ocorra de forma consciente, necessrio que professores e alunos estejam cientes de seu papel nesse processo e que os critrios de avaliao estejam coerentes com os objetivos que se pretende alcanar.

Palavras-chaves: Avaliao formativa; Critrios de avaliao, Comportamento dos alunos

INTRODUO Prova. Quanta tenso. Comea aquele nervoso, medo, pavor, o que ser que vai cair?. Ento vem aquele frio na barriga, mos suadas e trmulas, enfim, so vrias s sensaes. s vezes parece que a avaliao somente isso, uma simples prova com questes objetivas. Mas, para que serve? Ah, isso todos devem saber: Simplesmente para verificar os conhecimentos dos alunos sobre determinado tema abordado. Mas, ser que a avaliao se resume a isto? No! A avaliao vai muito alm de tudo isso. Pois, por meio dela que o professor sabe como est o rendimento da aprendizagem do aluno e, tambm, por meio da mesma que o professor poder fazer uma auto-avaliao de seu trabalho, verificando se a metodologia utilizada realmente alcanou os objetivos desejados. A avaliao formativa, no somente prova. A prova somente um dos instrumentos. Ela muito importante para nossa vida escolar visto que por meio dela muitas informaes so retiradas, como, por exemplo, quais os conhecimentos que o aluno adquiriu, e quais ele ainda precisa adquirir para atingir os objetivos proposto; avalia-se tambm a didtica do professor, a fim de verificar se esta realmente surtiu efeito e se todos entenderam proveitosamente com esta metodologia, ou se esta necessita ainda ser revista. Este deve ser um processo continuo que dever servir para analisar todo o processo de ensino e aprendizagem.

Em toda a minha vida sempre fui avaliada. Pela minha famlia, professores, colegas, amigos, chefes, enfirm, uma lista que no tem fim. Mas, quando falamos sobre avaliao, geralmente nos lembramos do nosso perodo escolar. Sempre era uma tenso quando se fazia provas, testes, argio, mini-testes. Estudava-se muito e, muitas vezes, no dia o nervosismo pairava sobre a turma, todos com tanto medo, calados, plidos, que era difcil at para respirar. Apenas quando se finalizava a prova que todas estas sensaes passavam. No entanto, havia uma situao ainda pior do que realizar as tais provas, ou seja, quando recebamos o to esperado boletim com as notas. Como falar para os pais que tnhamos tirado uma nota ruim? Comeavam-se ento diversas cobranas, broncas e castigos e estes s eram cessados quando conseguamos uma nota boa nota. Estas vivncias citadas se repetiram durante praticamente toda a minha vida escolar. Apenas no ensino mdio a situao mudou. Durante este perodo fui considerada uma aluna exemplar, mas, nem por isso, as provas ficaram fora de minha vida. Hoje, no ensino superior, continuo sendo avaliada e o nervosismo ainda continua. E sempre me pergunto, ser que provas realmente avaliam meu aprendizado? Ser que tanto nervosismo no atrapalha quando realizo uma avaliao? E o professor, que critrios ele utilizou para elaborar a avaliao? Diante desses questionamentos, o presente trabalho tem como objetivo geral, refletir sobre avaliao formativa no 2 Ano de uma escola pblica da Samambaia; e, como objetivos especficos, compreender o comportamento dos alunos do 2 Ano mediante as avaliaes e levantar os principais critrios de escolha utilizados pelos professores para a realizao e execuo das avaliaes.

O QUE AVALIAO? Quando um professor fala em avaliao para os alunos, estes ficam apreensivos. O que ser eu vai cair na prova? o primeiro questionamento que fazem. Mas afinal, o que avaliao? No podemos definir ou conceituar a palavra avaliao, sem conhecer o significado da palavra avaliar. Avaliar, segundo o dicionrio Houaiss, : 1. Determinar a valia ou valor; 2. Calcular. A palavra avaliao vem do termo latim a+ valare, que tem como significado dar valor e mrito ao objeto de estudo. A partir desses significados e etimologia podemos dizer que a avaliao no contexto educacional, seria a mensurao da aprendizagem do aluno. No entanto, esse conceito vai

alm. A avaliao nos mostra no s o quanto o aluno aprendeu, mas tambm a qualidade do ensino que ele recebeu, dando um feedback para o professor quanto metodologia utilizada. Verifica-se tambm qual ou quais objetivos no foram alcanados pelo aluno, a fim de reavaliar o processo educativo vivenciado at ento. SantAnna (2010) , amplia o conceito de avaliao:
Avaliao um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificaes do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construo do conhecimento se processou, seja este terico(mental) ou pratico. (p. 31)

Ou seja, SantAnna afirma que, a avaliao alm de verificar a aprendizagem dos alunos e a didtica utilizada pelo professor. Analisa tambm como essa aprendizagem se processou e incluindo ainda mais um participante neste processo, o sistema em que a avaliao atua, ou seja, a escola.

TIPOS DE AVALIAO Segundo Haydt (1995), existem trs tipos de avaliao: a diagnstica, a formativa e a somativa. A avaliao diagnstica aquela que possui a funo de averiguar os conhecimentos prvios do aluno. Geralmente realizada no comeo do ano letivo. Tambm pretende verificar se o aluno aprendeu o objetivo proposto buscando retorma-los caso seja necessrio. Neste caso, a avaliao poder ser realizada a qualquer poca que o docente considere ser necessrio. (HAYDT, 1995) A avaliao formativa pretende verificar o que o aluno aprendeu, tanto em quantidade como em qualidade e, se alcanou os objetivos propostos. Concede ao educador um feedback da sua didtica permitindo detectar e identificar possveis deficincias no ensino. Possui a funo de controle, averiguando os resultados atingidos pelos educando nas atividades, pretendendo distinguir se o aluno domina conhecimentos necessrios para prxima etapa de ensino-aprendizagem. Devemos ressaltar que por meio da avaliao formativa que os alunos percebem seus erros e acertos, orientando tanto ao aluno com ao professor por meio do sistema de feedback. (HAYDT, 1995). Segundo SantAnna (2010), a avaliao formativa informa ao professor como os alunos esto modificando em direo a aprendizagem, para que isso acontea necessrio examinar: a seleo de objetivos e contedos repartido nas unidades, elaborao de objetivo

que vise avaliao de comportamentos, organizao de um esquema terico que reconhea as reas de dificuldades, retificao de erros e dificuldades para auxiliar os comportamentos positivos e eliminar os erros, recuperao de insuficincias. A avaliao somativa, aquela que geralmente realizada geralmente no fim de um ciclo, perodo letivo ou curso. Esta tem como funo classificar os alunos segundo o nvel de aprendizagem estabelecido, visando a promoo do aluno para outro ciclo ou serie. (HAYDT, 1995)

AVALIAO E A LEGISLAO A avaliao regida por diversos documentos e leis do nosso pas. Na Lei 9394 de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB, a avaliao mencionada nos Artigos 13 item V e no Artigo 24. No Artigo 13 item V desta Lei fala que uma das atribuies do docente planejar a avaliao.
Art. 13. Os docentes incumbir-se-o de: I - participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; III - zelar pela aprendizagem dos alunos; IV - estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, alm de participar integralmente dos perodos dedicados ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional; VI - colaborar com as atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade.

Podemos perceber que os demais itens contribuem para uma avaliao eficaz e bem planejada. Vejamos: no item I fala sobre a proposta pedaggica, que um documento da escola, onde o processo de avaliao est todo detalhado. No item II sobre elaborao e realizao do plano de trabalho e, neste que os objetivos so planejados. O item III discutese a responsabilidade de se zelar pela aprendizagem do aluno, sendo este o ensino propriamente dito. Por fim, no item IV, fala-se sobre as estratgias de recuperao, ou seja, recuperar os objetivos que no foram alcanados. Outro Artigo da LDB que discute a avaliao o artigo 24, que afirma:
Art. 24. A educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser organizada de acordo com as seguintes regras comuns: V - a verificao do rendimento escolar observar os seguintes critrios: a) avaliao contnua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais; b) possibilidade de acelerao de estudos para alunos com atraso escolar; c) possibilidade de avano nos cursos e nas sries mediante verificao do aprendizado; d) aproveitamento de

estudos concludos com xito; e) obrigatoriedade de estudos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituies de ensino em seus regimentos;

Neste artigo a LDB traz os critrios sobre a avaliao. Afirma que a avaliao deve ser constante e cumulativa sempre visando os resultados qualitativos sobre os quantitativos e, ainda, discute sobre as oportunidades de recuperao que devero ser dadas aos alunos que no atingirem os objetivos abordados em sala. Outro documento importante a citado sobre a avaliao so os Parmetros Curriculares Nacionais PCNs, os quais so considerados uma referncia para o Ensino Fundamental. Em seu primeiro volume encontramos vrios aspectos da avaliao. Revela que a avaliao proposta nos PCNs sobrepe a percepo utilizada pelos tradicionais, prope que a avaliao deve ser compreendida parte integrante e intrnseca ao processo educacional (1997. p. 55). Ou seja, a avaliao est inserida no processo de ensinoaprendizagem, sendo uma parte primordial nesse processo. Alm disso, relata tambm que a avaliao no se limita a somente julgar se o aluno obteve sucessos ou fracasso, mas entende que um conjunto de aes que auxiliam na interveno pedaggica. Resumindo, a avaliao nos PCNs (1997) vista como:
[...]elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino; conjunto de aes cujo objetivo o ajuste e a orientao da interveno pedaggica para que o aluno aprenda da melhor forma; conjunto de aes que busca obter informaes sobre o que foi aprendido e como; elemento de reflexo contnua para o professor sobre sua prtica educativa; instrumento que possibilita ao aluno tomar conscincia de seus avanos, dificuldades e possibilidades; ao que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e no apenas em momentos especficos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho (p.56).

Portanto, a avaliao parte necessria no processo de ensino e aprendizagem, visto que pretende orientar a interveno pedaggica, facilitando uma reflexo continua por parte do professor sobre suas praticas pedaggicas e, ainda, contribuindo para que os educandos tenham conscincia sobre seus avanos ou deficincias. Outro documento em que se fala de avaliao formativa o Regimento Interno das Instituies Educacionais da Rede Publica de Ensino do Distrito Federal. Este orienta e nortea as praticas educativas correntes no cotidiano escolar das escolas publicas do DF. Segundo este documento a avaliao um elemento inseparvel do processo de ensino-aprendizagem afirmando que:
Art. 135. A avaliao constitui elemento indissocivel do processo educativo e visa acompanhar, orientar, regular e redirecionar o trabalho educativo. Pargrafo nico. Os docentes devero explicitar aos alunos e pais ou responsveis os critrios para a avaliao do

rendimento escolar, bem como a pontuao definida para cada instrumento ou procedimento avaliativo.

A avaliao neste artigo do Regime Interno ressalta a importncia da avaliao no processo de ensino e aprendizagem e a contribuio que ela tem ao atribuir ao professor o papel de explicar importncia da avaliao formativa aos alunos e pais. No artigo 136 menciona os critrios que utilizados nas escolas Publicas do Distrito Federal:
Art. 136. A avaliao do processo de ensino e de aprendizagem observar os seguintes critrios: I - avaliao formativa, processual, contnua, cumulativa, abrangente, diagnstica e interdisciplinar, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os fatores quantitativos do desempenho do aluno; II acelerao de estudos para alunos com defasagem idade-srie; III - avano de estudos quando assim indicarem a potencialidade do aluno, o seu desempenho escolar e as suas condies de ajustamento a perodos mais adiantados, exceto para alunos inseridos nas Classes de Acelerao da Aprendizagem e na Educao Infantil; IV - progresso parcial com dependncia, exceto para alunos inseridos nas Classes de Acelerao da Aprendizagem; V - recuperao para aluno com baixo rendimento escolar, com destaque para recuperao paralela e contnua inserida no processo de ensino e de aprendizagem; VI - aproveitamento de estudos concludos com xito; VII - frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas estabelecido para o ano ou semestre letivo para aprovao, computados os exerccios domiciliares amparados por Lei.

Todos os critrios dispostos no artigo 136 so necessrios para um bom desempenho da avaliao, estes auxiliaram os professores a acompanhar o desempenho de seus alunos. O regimento traz a forma como o sistema escolar realiza a avaliao na Educao Infantil e no Ensino Fundamental, abordando instrumentos que podem ser utilizados para a verificao do desempenho do aluno, relatando que:
Art. 139. Na Educao Infantil e do Ensino Fundamental Sries e Anos Iniciais, a avaliao realizada por meio da observao e do acompanhamento contnuo das atividades individuais e coletivas, com o objetivo de se constatar os avanos obtidos pelo aluno e o (re)planejamento docente, considerando as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem, bem como a busca de solues. 1 Na Educao Infantil a avaliao far-se- mediante o acompanhamento e o registro do desenvolvimento da criana, sem objetivo de promoo, mesmo para acesso ao Ensino Fundamental, sendo a mesma promovida automaticamente ao trmino do ano letivo. 2 No 1 e 2 anos do Ensino Fundamental de 9 Anos, a avaliao no assume carter promocional, havendo progresso continuada do aluno ao final do ano letivo. 3 Nos 3, 4 e 5 anos do Ensino Fundamental de 9 Anos e nas 2, 3 e 4 sries do Ensino Fundamental de 8 Anos a aprovao dar-se-, regularmente, ao final do ano letivo, atendidos os critrios da avaliao do desempenho escolar. 4 Os resultados das avaliaes so registrados sob forma de relatrios individuais discursivosRDIA, compartilhados com os pais e alunos ao final de cada semestre, para alunos da Educao Infantil. 5 Os resultados das avaliaes so registrados sob forma de Registro de Avaliao - RAV ao final de cada bimestre, e

compartilhados com os pais e alunos do Ensino Fundamental Sries e Anos Iniciais.

Este artigo instrui o professor de como realizada a avaliao formativa da Educao Infantil e Anos Iniciais, levando em considerao as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem, deixa explicito que o feedback que o professor obtm a cerca da metodologia utilizada. Podemos destacar a diferena que entre a promoo dos alunos que cursam os 1 e 2 anos dos de 3, 4 e 5 anos, os primeiros sempre a o avano do aluno para as series seguinte, ou seja, no reprovao e tambm segue os mesmos moldes da avaliao formativa aplicada na Educao Infantil, utilizando-se de relatrios que so disponibilizados para os pais ao final de cada bimestre. O segundo pra a aprovao necessrio que os alunos atendam aos critrios do desempenho escolar, que rege este documento. A reteno ou a reprovao dos alunos nas Series Iniciais abordada no artigo 141, onde afirma que:
Art. 141. A reteno dos alunos dos trs primeiros anos do Ensino Fundamental de 9 Anos e das duas primeiras sries do Ensino Fundamental de 8 anos, estratgia metodolgica do Bloco Inicial de Alfabetizao BIA, dar-se- somente no 3 ano do Ensino Fundamental de 9 Anos e na 2 Srie do Ensino Fundamental do 8 Anos, caso haja evidncias fundamentadas, argumentadas e devidamente registradas pelo Conselho de Classe, exceo daqueles que excederem ao limite de 25% de faltas anuais.

Este artigo afirma que os alunos do 2 Ano das Series Iniciais, ficar retidos ou reprovados mediante ndicos comprovados e aprovados pelo Conselho de Classe ou se os alunos excederem seu limite de faltas.

O PROFESSOR, O ALUNO E A AVALIAO FORMATIVA Na avaliao formativa tanto o professor quanto o aluno tem grande importncia. O aluno precisa do professor e o professor precisa do aluno, um processo mtuo, onde ambos necessitam mutuamente um do outro. Segundo Santanna (2010), a avaliao responde a algumas perguntas, como: os objetivos foram alcanados? O tempo previsto foi o suficiente? O programa foi cumprido? Outros objetivos foram alcanados? (p.24) por meio deste questionamento o professor avaliar a si, ao aluno, de forma integral, e o processo de ensinoaprendizagem. A avaliao formativa um recurso que leva o professor a uma reflexo permanente sobre sua pratica pedaggica, auxilia a criao de novos meios para o trabalho e d suporte para a recuperao de objetivos que devem ser revistos, ajustados e reconhecidos no processo

de aprendizagem (PCN, 1997). Ou seja, analisa a metodologia utilizada e modifica-a, quando necessrio, buscando fazer com que os alunos aprendam conhecimentos que lhes so necessrios. O professor deve ter em mente que avaliar a aprendizagem avaliar o ensino oferecido (PCN, 1997, p. 56). Para tanto, faz-se necessrio utilizar diversos instrumentos disponveis, valorizando as mltiplas capacidades e formas de aprendizagem do aluno, considerando que alguns falam melhor do que escrevem j outros se expem melhor escrevendo, e assim por diante. Considerando esses aspectos o professor pode avaliar por meio de: observaes sistemticas (observaes em sala de aula do comportamento do aluno por meio de relatrios), analise das produes dos alunos (considera o que o aluno produz em sala, dando uma amostragem real da sua aprendizagem) e atividades especificas para a avaliao (a prova e os testes, onde o aluno expressa objetivamente sobre o que aprendeu). (PCN, 1997). Os critrios de avaliao utilizados uma das atribuies do docente. Estes deixam explcitas as expectativas de aprendizagem, sempre considerando os propsitos que se deseja alcanar e os contedos abordados para aquele ciclo ou serie apontado para as experincias educativas necessrias e essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Tais critrios podem determinar como ser a superviso e o acompanhamento das atividades educacionais. Segundo SantAnna podemos considerar os critrios como conjunto de aspectos que serve de norma para as avaliaes (2010. p. 79). Eles podem ser qualitativos e quantitativos. Encontramos os critrios nas legislaes proposta para a avaliao e tambm no regimento interno da escola, faz-se necessrio que o docente conhea estes documentos. Para o aluno, a avaliao, serve de uma tomada de conscincia, e fazendo ainda com que estes reflitam sobre suas conquistas e dificuldades, reorganizando sua aprendizagem (PCN, 1997). Mas ser que estes alunos entendem isso? Provavelmente no. Infelizmente percebe que muitas escolas ainda no mostram para seus alunos o verdadeiro sentido da avaliao, pelo contrrio, muitos professores utilizam a avaliao como um castigo, se utilizando de ameaas em sala do tipo se vocs no se comportarem vou fazer uma prova muito difcil. At mesmo em cursos superiores ouvimos falas do tipo minha prova a mais difcil da faculdade. Deste modo, a avaliao para o aluno ao invs de representar algo significante e valorizado, passa a ser um verdadeiro filme de terror, que vai se repetindo ao longo de sua vida escolar, fazendo com que a motivao por aprender se esvai-se por entre o medo, o pavor e o terror.

O aluno, quando consciente do verdadeiro motivo de uma avaliao, consegue fazer uma reflexo sobre o que foi absorvido no processo de ensino e aprendizagem, analisando suas conquistas e dificuldades.

METODOLOGIA Esta pesquisa tem como tema a Avaliao formativa no 2 Ano do ensino fundamental de uma escola pblica da Samambaia. A pesquisa utilizou um mtodo qualitativo visto ser voltada para rea da educao. Segundo Goldenberg (2002), neste tipo de pesquisa a preocupao do pesquisador no com a representatividade numrica do grupo pesquisado, mas com o aprofundamento da compreenso de um grupo social, de uma organizao, de uma instituio, de uma trajetria etc. (p.14). O campo de pesquisa foi uma escola pblica situada na cidade satlite de Samambaia no Distrito Federal. Esta escola atende as modalidades de ensino Educao Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem organizada estruturalmente, com seis blocos, sendo dois para Educao Infantil e 1 Ano, trs para o ensino Fundamental e um para a parte administrativa, o espao de lazer da escola so corredores entre os blocos, alm do ptio pequeno e uma quadra de esporte. Os alunos que freqentam so de classe mdia baixa que moram nas proximidades. Os sujeitos dessa pesquisa so os 17 alunos da turma do 2 Ano D e a professora que atua nessa turma e outra professora da mesma instituio. Nesta pesquisa foram utilizados dois instrumentos de pesquisa, roteiro de entrevista e roteiro de observao. O primeiro procedimento utilizado foi a observao, o qual considerado[...] uma atividade que ocorre diariamente; no entanto, para que possa ser considerado um instrumento metodolgico, necessrio que seja planejada, registrada adequadamente e submetida a controles de preciso (MOROZ, 2002, p. 65). O instrumento utilizado foi o roteiro de observao, registrando comportamentos que ocorreram durante as aulas, para anlises posteriores. Foram 3 dias de observaes durante o ms de abril, analisando o comportamento dos alunos e da professora, no dia de aula considerado normal, no dia da aplicao da avaliao e na retomada de objetivos no alcanados. Apesar da greve, que estava acontecendo, nos mesmos dias da observao, as aulas estavam ocorrendo normalmente. A principio, no teria avaliao, mas ao conversar com a professora, a mesma decidiu realizar, no s pra ajudar-me, mas tambm para verificar como estava a aprendizagem dos alunos.

10

O segundo instrumento utilizado foi o roteiro de entrevista. Segundo Moroz (2002), esse procedimento permite o pesquisador obter informaes para responder ao problema pesquisado e tem a vantagem de facilitar maior entendimento de questes difcil de entender. Este ltimo instrumento foi usado para fazer o mapeamento dos critrios empregados pelos professores em sala de aula. Foram feitas duas entrevistas. A primeira com a professora que atua na sala observada, esta formada em Pedagogia e Letras, porm tem pouca experincia em sala de aula. A primeira entrevista durou cerca de 20 minutos. Devido a pouca experincia da primeira educadora e as greves que ocorreram durante a construo deste trabalho, fez-se necessria realizar uma segunda entrevista com uma professora com mais experincia, esta tinha um conhecimento mais abrangente sobre o tema e a entrevista durou cerca de 40 minutos. Ao longo do trabalho, as professoras sero chamadas de Professora 01 professora que atua na sala de aula e que possui menos experincia e, Professora 02, segunda entrevistada que, apesar de no ser a professora da sala de aula observada, possui mais experincia como educadora que a primeira.

ANLISE DE DADOS Durante a observao de um dia, considerado um dia normal de aula, os alunos conversavam e brincavam muito, demonstrando a inquietao desta idade. So bastante unidos sempre atentos aos seus colegas e sempre auxiliam uns aos outros. Quando se trata de contedos eles so bem participativos nas aulas, alguns demonstram dificuldades em realizar as tarefas e outros tm facilidade para realiz-la. A professora est sempre atenta, auxilia os alunos na leitura e na assimilao do contedo. A partir dessa observao, percebemos a interao da professora com os alunos, esta relao auxilia o professor na observao de objetivos que no foram alcanados, permitindo a retomada destes, de forma que o aluno possa alcan-lo mais facilmente, ou seja, a retomada realizada diariamente. No dia da avaliao, os alunos esto tranqilos, encaram a avaliao como uma atividade simples que fazem no dia-a-dia. Esto sempre perguntando a professora alguma palavra que no entendem ou que no conseguem ler, procurando entender o enunciando da questo ou at mesmo saber a resposta. Percebe-se que existe uma dificuldade muito grande por parte dos alunos, estes no esto completamente alfabetizados e muitas das vezes no conseguem ler o que diz o enunciado das questes, fazendo com os alunos perguntem sempre

11

a professora, qual palavra ou letra, ou como se ler determinada palavra. A professora responde as perguntas de uma forma que os alunos compreendam, afim de que eles faam o que aprenderam, sem necessitar da ajuda dela. Observasse que, tanto o professor quanto o aluno reconhece seu papel na avaliao, o comportamento dos alunos frete a avaliao deixa isto bem claro, pois estes encaram a avaliao como um exerccio de fixao que realizado diariamente, analisado as suas conquistas e dificuldades como relata os PCNs. No dia de entregar as avaliaes, a professora corrige juntamente com a turma, questo por questo. Alguns alunos conseguem reconhecer o objetivo que no alcanou e consegue assimilar a aprendizagem, j outros necessitam ainda de uma ajuda pra identificar onde errou e assimilar a aprendizagem. Visualizei nessa oportunidade a retomada de objetivos que no foram atingidos pelo aluno ou grupo de alunos. Este um dos papeis do professor na avaliao, perceber o que o aluno a aprendizagem significativa e fazer uma reflexo sobre sua pratica, criando novos instrumentos de trabalho e recuperando objetivos que necessitam ser alcanados (PCN, 1997). A primeira pergunta realizada durante a entrevista foi quanto ao tempo que elas atuam na rea da educao. A professora 1 informou que atuava h somente trs meses, visto que foi selecionada este ano para atuar como professora temporria. A professora 2 atua h nove anos, tambm professora temporria, mas atuou em escolas particulares antes. Questionadas sobre a formao a professora 1 era forma em Letras e Pedagogia, e Ps-Graduada em Lngua Portuguesa. A professora 2 formada em Magistrio nvel mdio e em Pedagogia. Percebi que o tempo de experincia e a formao dos educadores um fator importante para a avaliao formativa, pois a partir das experincias vivenciadas, aperfeioa-se cada vez mais esse processo, a facilidade de evidenciar os objetivos que foram alcanados facilitada com a experincia. Interrogadas sobre a proposta de avaliao formativa existente na escola, se os professores atuavam e se estes concordavam e se mudaria a proposta e o que mudaria na proposta a professora 1, primeiramente afirmou que a escola tinha uma proposta, depois disse que se tivesse era desconhecia, e afirmou: a direo simplesmente informou que eu poderia fazer do meu modo ou eu poderia juntar-me com as professoras da mesma coordenao para fazermos uma avaliao juntas. Por no saber da proposta no teve condies de informar o que mudaria e nem se os professores atuavam e concordavam com a proposta, apenas concordou com o que lhes foi passado sem procurar saber o que diz o regimento interno. A

12

professora 2 falou que havia uma proposta na escola. Esta proposta se encontrava no regimento interno das escolas publicas. Relatando que:
A avaliao na escola pblica realizada a critrio do professor, durante a coordenao coletiva a coordenadora sugere como seja realizada, mas se algum quiser fazer diferente tem a liberdade. No 2 ano o professor apenas realiza testes ate porque os alunos ainda esto no perodo de alfabetizao e nos 3 primeiros anos BIA Bloco de Inicial de alfabetizao os alunos no reprovam pois entende-se que ele esta passando por etapas de aprendizagem. Normalmente ao final de cada bimestre o professor realiza esses testes para verificar a aprendizagem. O professor pode colocar nota ou conceito, mas isso tambm no interfere em sua aprovao para o Ano seguinte. (PROFESSORA 2)

Prosseguiu falando que mudaria a proposta de avaliao e que levaria mais em considerao o comportamento do aluno em sala de aula. Sugeriu palestras e reunies pedaggicas para que os professores fossem orientados a como avaliar seus alunos com mais segurana e comprometimento visando, principalmente, o crescimento do aluno. As respostas adquiridas, deixa claro que a professora 1 por no saber a proposta da escola, no conhece o regimento interno que nortea a avaliao desta escola, realizando a avaliao ao seu modo ou como a direo lhe informou. A professora 2, descreveu como a avaliao formativa realizada na instituio, reconhece os critrios dispostos no regimento e segue-os, utiliza-se de seus prprios critrios, como a observao do comportamento dos alunos, assistindo o desenvolvimento do aluno. Ao serem questionadas sobre os critrios que so utilizados pelos professores, alm do previsto pela escola, a professora 1 utiliza-se de todos os contedos que so vistos em sala, e com livros ela analisa qual o contedo que se adequa a idade. A professora 2 utiliza-se de trabalhos e atividades realizados em sala de aula, anlise do comportamento do aluno, verificando sempre se o aluno est aprendendo. Os critrios utilizados pelos professores so essenciais para assimilao de contedos e verificao de rendimento do aluno, pois, por meio destes que os alunos utilizam-se de diferentes tipos de capacidades, focando nos objetivos e capacidades necessrias, podendo a aluno seguir para o ciclo seguinte, sem que seu rendimento seja comprometido. (PCN, 1997). Indagadas sobre que atitudes so tomadas quando o aluno no atinge os objetivos propostos a partir dos resultados das avaliaes, as professora 1, relatou que, retoma os objetivos revisando e refazendo a avaliao. J a professora 2 faz uma reviso dos contedos de forma diferente da que havia realizado antes. Nota-se que existe uma diferena nas retomadas dos objetivos. A professora 1 retoma os objetivos sem modificar sua metodologia,

13

usa sempre o mesmo mtodo utilizado anteriormente, desconsiderando uma parte do conceito de avaliao que de identificar, aferir, investigar e analisar as modificaes do comportamento e rendimento do aluno, do educador(Santanna, 2010). A avaliao formativa para esta professora no deu um feedback sobre sua metodologia, fazendo com que a mesma no refleti-se sobre o seu prprio processo de ensino. A professora 2, reafirmou o conceito de Sant Anna (2010), refletindo suas prticas, e modificando-as de acordo com a necessidade. A seguinte tratou da autonomia do professor para a realizao das avaliaes. Ambas responderam que os professores desta escola tm liberdade de construir sua prpria avaliao, podendo ainda reunir-se com os demais professores que atuam no mesmo ano para discusso dos objetivos que devem ser trabalhados. Esta autonomia oferecida pela escola d condies ao professor de utilizao de diversos critrios e instrumentos de avaliao. Porm, essa abertura possui suas vantagens e desvantagens. A vantagem que o professor livre para construir, analisar e verificar os resultados da avaliao utilizando-se de critrios que ele melhor se adequar, desempenhando suas atribuies na avaliao e no processo de ensinoaprendizagem. E a desvantagem que muitos se acomodam, no desempenhando seu papel na avaliao. A prxima pergunta questionou Como voc percebe a avaliao? Ambas concordaram que a mesma necessria. A professora 1, diz que, com a
[...] avaliao que se verifica o que o aluno aprendeu pois como saberemos se ele aprendeu sem a avaliao. A professora 2 relata que: A avaliao essencial, pois atravs dela que norteamos nosso trabalho, se no h avaliao no tem como saber o que o aluno aprendeu, pois avaliao no s prova, ela diria e individual.

Nota-se que o conceito que a professora 1 tem sobre avaliao visa somente o aluno. A professora 2, por ter mais experincia, contm um conceito mais amplo, para ela por meio da avaliao formativa que o seu trabalho guiado, a fim de, que seus alunos aprendam com maior eficcia. Quando a professora fala que a avaliao diria e individual, aponta para um dos critrios que a LDB afirma no artigo 24, que a avaliao deve ser continua e cumulativa, afirma tambm o conceito que Haydt (1995. p.13) A avaliao um processo continuo e sistemtico.

14

Interrogada sobre como reage ao perceber que a avaliao no teve um efeito significativo responderam. Professora 1, rever novamente os objetivos. Professora 2, A avaliao de qualquer formar e por si s j tem um efeito significativo. Questionada sobre que momento elas julgam que o aluno aprendeu ou no o contedo abordado, a professora 1 somente compreende que o aluno aprendeu ou no quando este faz as atividades em sala sem interrog-la de como fazer o exerccio proposto e, tambm, por meio da relao que a mesma possui com os alunos. A professora 2, por outro lado, utiliza exerccios de fixao para verificar se o aluno conseguiu atingir o objetivo. importante e necessria a retomada dos objetivos proposto inicialmente nos planos de aula. Examinar os acertos e erros faz o aluno refletir sobre sua prpria aprendizagem, sobre seus sucessos e fracassos. Ajudando-os a sanar as deficincias e corrigir os erros, facilitando tambm sua aprendizagem. (HAYDT, 1995)

CONSIDERAES FINAIS A avaliao formativa indispensvel no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa nos mostrou de forma sucinta como ocorre a avaliao formativa 2 ano do ensino fundamental de uma escola pblica de Samambaia. Fazendo-nos refletir sobre esse processo, mais restritamente sobre o comportamento do aluno e os critrios avaliativos utilizados pelos professores. Surpreendeu-me o comportamento dos alunos diante da avaliao, visto que os mesmos agiram de forma tranqila, encarando-a como apenas mais um exerccio de fixao. Isto facilita o aluno a compreender seus acertos e erros, fazendo uma reflexo da sua aprendizagem, tornado a avaliao proveitosa, tanto para o professor quanto para os alunos. Os critrios de avaliao utilizados pelos professores tm um papel importante na realizao de uma avaliao consciente. Professores devem estar atentos ao que dizem os documentos oficiais sobre a avaliao, no entanto utilizando seus prprios critrios para que a avaliao se d de forma concisa e coerente. Para que o processo de avaliao formativa ocorra de forma consciente e saudvel, faz-se necessrio que os professores e alunos estejam cientes de seu papel e que os critrios utilizados pelos professores sejam coerentes e adequados para que os alunos possam alcanar os objetivos fundamentais para sua aprendizagem de acordo com sua idade e ano escolar.

15

REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao. Lei n 9.394, 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, 1996 BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Avaliao. In: BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: introduo aos parmetros curriculares nacionais. Braslia : MEC/SEF, 1997. DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educao. Regimento Escolar das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, 5. Ed.Braslia: 2009. Disponvel em

http://www.educacaointegral.df.gov.br/sites/400/402/00002676.pdf. Acesso em 02 de maio 2012. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em cincias sociais. Rio de Janeiro: Record, 2001 HAYDT, Regina Cazaux. Avaliao do processo ensino-aprendizagem. 5. ed. -So Paulo: editora atica, 1995. HOUAISS, Antnio. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001. MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mnica Helena Tieppo Alves. O processo de pesquisa: iniciao. Braslia: Plano Editora, 2002 SANTANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?: Critrios e instrumentos. 14.ed.- Petropolis, Rj: Vozes, 2010.

You might also like