You are on page 1of 2

Educao baseada em evidncia Claudio de Moura Castro

VEJA "Os alunos de professores que cursaram magistrio ou pedagogia tm notas piores do que os de professores que possuem diploma superior em outra carreira. Aprende mais quem aprende com quem no professor?" Se consultarmos um mdico bem formado, uma vez feito o diagnstico, ele vai decidir a terapia com base na experincia passada com pessoas que portavam a mesma sndrome e tomaram diferentes remdios. Ser receitada aquela droga cujas estatsticas de sucesso so maiores do que as alternativas disponveis. Decide a evidncia, e no a palavra do luminar ou a tradio. a medicina baseada na evidncia. Seria de imaginar que, na sala de aula, o critrio fosse o mesmo. A evidncia do que deu mais certo orientaria a escolha do mtodo de alfabetizar, do livro ou da forma de ensinar. Parece lgico, funciona na medicina. Mas o professor no busca a evidncia acumulada para orientar sua sala de aula. Uma possvel explicao para isso que a evidncia cientfica incontrolvel e pode revelar verdades desagradveis. Com o auxlio de Joo Batista de Oliveira, exploro Ilustrao Ale Setti abaixo algumas constataes constrangedoras e penosas. O Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) uma prova tecnicamente bem-feita e impecavelmente aplicada. Mostra o nvel de aprendizado dos alunos a ele submetidos. Tomando estudantes da 4 srie do ensino fundamental e tabulando pelo perfil dos professores que eles tiveram, podemos calcular a mdia para cada subgrupo. Essa mdia indica quanto aprenderam os alunos que tm mestres com este ou aquele perfil de formao. Os alunos de professores que cursaram magistrio ou pedagogia tm notas piores do que os de professores que possuem diploma superior em outra carreira. Aprende mais quem aprende com quem no professor? No sabemos ao certo. Se for verdade, por que no facilitamos aos que possuem outros diplomas de curso superior o acesso ao magistrio? O Saeb apenas d pistas. preciso aprofundar a anlise, com dados complementares. Temos muitas estatsticas, temos gente qualificada para analis-las com a sofisticao requerida. Precisamos saber mais e com mais preciso. O Saeb mostra outras pistas interessantes. Buscando-se os fatores que mais aumentam o rendimento dos alunos, encontramos os seguintes:

O maior

diferencial de rendimento est ligado ao cumprimento do currculo previsto. Se o professor no ensina, o aluno no tem chance de aprender. Parece bvio, mas o mau uso do tempo endmico.
Um

dos fatores mais correlacionados com bons resultados o uso regular de livros e de outros recursos da biblioteca. Diante disso, causa espanto ver menos de 50% das escolas com bibliotecas.
Aprendem

mais os alunos de professores que consideram timo o livro didtico adotado. Contudo, em apenas metade das classes todos os estudantes possuem livros e s a metade dos mestres recebe do MEC o livro solicitado.
Os professores

contratados via CLT tm alunos com mais alto rendimento. So melhores mestres do que os estatutrios e os contratados em regime precrio? Por qu? o regime ou tm alunos diferentes?
Os alunos

dos professores que fizeram cursos de capacitao, abundantemente oferecidos pelo pas afora, no tm notas melhores. Sero inteis tais cursos? O Saeb no diagnstico preciso nem terapia, apenas um termmetro. Mostra a existncia de um problema e d pistas para sua identificao em estudos subseqentes, com ferramentas mais elaboradas. Mas, se acreditamos na educao baseada em evidncia, no podemos ignorar o sinal de alarme, sugerindo que algo vai mal. O aluno deve aprender no livro. Mas a primeira cartilha para avaliar os sistemas educativos o Saeb. Todavia, como est denunciando verdades particularmente desagradveis, no podemos esperar que os prejudicados tomem iniciativas. Nada vai acontecer sem a interveno de outras foras vivas da sociedade.

Sbado, Julho 30, 2005

You might also like