You are on page 1of 11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

Narrativas Mticas e Jornalismo: O Mito em torno da Ave Sangria no Jornal do Commercio1 Artur Onyai Gonalo do Nascimento2

RESUMO Este trabalho prope uma apreciao da produes de sentidos nas narrativas mticas utilizadas pelo Jornal do Commercio no que concerne veiculao de notcias relacionadas banda Ave Sangria no perodo de 1999 at 2002. O artigo pretende observar como as narrativas contriburam na construo e legitimao da mitificao da banda, apontando as possveis consequncias no cenrio da produo cultural contempornea no Recife. PALVRAS-CHAVE: narrativa; mito; Ave Sangria; Jornal do Commercio. TEXTO DO TRABALHO

Narrativa mticas e jornalismo

Desde meados do sculo XX, autores como Hayden White, Lawrence Stone, Roland Barthes e outros j discutiam a questo da apropriao e expropriao da narrativa nos campos dos estudos sociais. Num momento marcado pelos resqucios da razo e objetividade cientfica do sculo XIX, se faz notrio o esforo de intelectuais que objetivavam institucionalizar os seus estudos, numa incessante tentativa de lhes conferir um carter mais cientfico. Por ser uma atividade transido pela narratividade, prtica inerentemente humana, era refutada por no conceder resultados cientificamente exatos. Ao tratar da narrativa, Lawrence Stone explica:

A narrativa aqui designa a organizao de materiais numa ordem de sequncia cronolgica e a concentrao do contedo numa nica estria coerente, embora possuindo sub-tramas. A histria narrativa (...) mais descritiva do que analtica, e seu enfoque central diz respeito ao homem, e no s circunstncias. Portanto, ela trata do particular e do especfico, de preferncia ao coletivo e ao estatstico. (1973, p. 1).

Trabalho apresentado no XIV Congresso Cincias da Comunicao na Regio Nordeste dentro do GP Jornalismo Impresso do DT 1 (Jornalismo), realizado de 14 a1 6 de Junho de 2012.
2

Historiador. Especializando em Histria do Nordeste pela Universidade Catlica de Pernambuco, email: arturonyaie@hotmail.com

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

J Rayden White (1980) comparar a narrativa a uma espcie de meta-cdigo humano universal, que molda arealidade em estruturas de significados trans-histricas e transculturais, facilmente reconhecveis e assimilveis pelos indivduos. Traduzindo o conhecimento objetivo e subjetivo do mundo, a narrativa descreve cronologicamente a partir uma sucesso de estados de transformao e a enunciao destes, engendram sentidos e discursos aos nossos atos. Quando se trata da narrativa dentro questo miditica, podemos classific-las como fticas e fictcias. As primeiras englobam as notcias, documentrios, reportagens e etc.; por fictcias compreendem-se filmes, novelas, comerciais de TV e etc. Quando Luiz Gonzaga Motta discorre sobre a produo de sentidos em torno desta narrativa miditica, ele afirma que:

jornalistas, produtores e diretores de TV e cinema, roteiristas e publicitrios sabem que os homens e mulheres vivem narrativamente o seu mundo, constroem temporalmente suas experincias. Por isso, exploram com astcia e profissionalismo o discurso narrativo para causar efeitos de sentido. (2005, p. 91).

dentro destes segmentos discursivos que tambm encontram-se conhecimentos sobre as relaes humanas, identidades, crenas, mitos e etc. Sendo assim, a partir destes discursos miditicos no aleatrios, possvel realizar anlises crticas a fim de compreender os efeitos e sentidos emanados por estas narrativas. E nestas narrativas jornalsticas que busco elementos que induzem o erigir de sentidos mticos em torno da banda Ave Sangria. Em 1975, o professor de jornalismo James Carey j apontava a atividade jornalstica como produtora e receptora sentidos objetivos e subjetivos. Desta maneira de acordo com Flvia Dourado:

As notcias deveriam ser compreendidas como sistemas simblicos; mais que ensinar algo novo, elas representariam e reforariam vises particulares de mundo, contribuindo para a conformao e organizao de um edifcio cultural ordenado e nico. (2010, p. 2).

No Media, Myths and narratives: television and the press, os organizadores Elizabeth Bird e Robert Dardene se debruam sobre a narrativa mitolgica inseridas no contexto jornalstico, onde afirmam que, na contemporaneidade, as notcias tm uma similaridade com os mitos nas sociedades arcaicas, visto que:
codificam as informaes sob a forma de histrias; se referem ao particular para representar o universal; atribuem significados simblicos aos fatos; explicam a nossa

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

condio no mundo; normalizam valores; e unificam as pessoas em torno de uma matriz comunal de sentidos. (DOURADO, 2010, p. 2).

Mais a frente, Jack Lule expe um comparativo entre notcia e mito, afirmando que as notcias so herdeiro legitimas de mito, pois: elas partilham crenas, medos e angstias, ajudam o homem a dar sentido a seu tempo e a seu mundo e delineiam os contornos normativos indispensveis para a preservao da ordem social (DOURADO, 2010, p.2). Ainda me baseando nas ideias de Dourado (2010), penso no limitar este trabalho apenas anlise crtico-ideolgica, que pensa os mitos como uma maneira de gerar uma conformidade social. Penso ampliar esta perspectiva analisando a contribuio das narrativas jornalsticas na construo dos mitos por uma perspectiva de anlise da construo da imagem do artista . No caso deste artigo, pretendo analisar como as narrativas miditicas tambm tm o poder de engendrar sentidos subjetivos; no caso da banda Ave Sangria, sentidos mticos. Contudo, antes da elaborar a anlise, trarei um pouco da histria da Ave Sangria.

Ave Sangria, os Rolling Stones do Nordeste.

Com o lema Abrir os portes do teatro e as portas da percepo, a I Feira Experimental de Msica do Nordeste, acontecia no teatro de pedra de Nova Jerusalm, em Novembro de 1972. Com a entrada franca, a produo do festival tinha o intuito de ouvir o som do cara que toca berimbau no mercado de So Jos tambm no som de Lalson, com uma guitarra que mais parece uma central eltrica. (FEIRA EXPERIMENTAL DE MSICA DO NORDESTE, 1972 apud TELLES, 2000, p. 152). Este Woodstock nordestino foi terminantemente categrico na abertura de espao para a congregao de msicos que estavam dispersos no Recife e que buscavam ampliar os horizontes musicais. Dentre estes msicos estavam Lula Cortes, Marconi Notaro, Phetus, os msicos do futuro Tamarineira Village, Marco Polo e entre outros. Bem como a proposta do festival, estes artistas, em sua grande maioria, tinham a idia de produzir uma msica aberta s referncias do rock estrangeiro e das especificidades das msicas produzidas no Brasil e, inclusive, em Pernambuco. Em vista disso, o evento foi responsvel por engendrar vrias parcerias e grupos musicais que dariam ao Recife uma movimentao musical distinta, compostas por uma linguagem pop lisrgica acompanhada de texturas psicodlicas, distorcidas, e carregada dos sotaques brasileiros. Como resultado destas parcerias, pode-se citar os discos Satwa, resultado da unio de Lula Crtes e Lalson; o disco Pabiru, fruto da

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

unio de Lula Crtes e o msico paraibano Z Ramalho; e o disco da banda Ave Sangria banda da qual farei uma anlise mais pormenorizada , que se tornou bastante afamado quando se refere histria do Rock em Pernambuco. Ainda annima e de maneira bastante espontnea, a banda Tamarineira Village futura Ave Sangria , se reuniu pela primeira vez na supracitada Feira Experimental de Msica do Nordeste. L, recm chegado do sudeste, o poeta e vocalista Marco Polo Guimares se integra a Almir, Ivinho, Agrcio, Bira e Rafles. No tardou muito para que as apresentaes do grupo chamassem a ateno do pblico. Segundo Jos Teles, a banda conquistou um squito de fs devido ao formato diferenciado dos seus shows, uma maneira que a cidade no estava acostumada. (2000, p. 156). Alm do formato no convencional dos shows, as msicas da banda tambm traziam algo de curioso: tanto poderia ser um rocko com solos ensandecidos da guitarra de Ivinho, quanto poderia ser um chorinho movido a cavaquinho e bandolim. As incurses de Marco Polo pela poesia deixaram-lhe marcas que ele agora passava para sua msica. (TELES, 2000, p. 170). Os burburinhos em torno da banda contriburam ainda mais na sua notoriedade, fazendo com que o seu prestigio tomasse Nordeste afora. Segundo Marco Polo, o vocalista da banda, durante uma dessas viagens pelo Nordeste, eles encontraram com uma cigana que sugeriu a mudana a mudana de nome da banda para Ave Sangria, pois sua msica era livre e forte. (TELES, 2000, p. 171). A mudana do nome tambm ser escopo deste artigo, pois h algumas controvrsias no assunto em questo. Atravs do empresrio dos Novos Baianos, a gravadora Continental convida a Ave Sangria para fazer parte de seu quadro de bandas e, por conseguinte, a Ave Sangria ruma ao Rio de Janeiro para gravar o LP Ave Sangria. A gravadora Continental estava realizando experimentos mercadolgicos no que tange grupos de rock e o consumo no Brasil, onde a Ave Sangria fazia parte destas experimentaes. Por se tratar de uma experincia mercadolgica, a gravadora, por medo de perder grandes investimentos, limitava ao mximo os recursos liberados produo das bandas, muitas vezes dificultando o prprio processo de produo. No caso da banda recifense no foi diferente. Em entrevista, o guitarrista Paulo Rafael trata um pouco deste ponto:

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

A gente foi produzido por Marco Antonucci... por a voc v, neguinho no entendia direito. A gente estava com outro tipo de mensagem, era um outro tipo de msica, que depois virou o alicerce da msica nordestina, aquela mistura do rock com os ritmos daqui que a gente tava fazendo. S que a gente era bobo demais para fazer uma coisa com mais cabea. E foi uma loucura porque o cara no entendia nada... Ento no tinha nenhuma idia do que iria fazer com a gente, foi deixando as guas rolarem, poderia ter tirado muito mais coisas pra esse disco e no tirou. (TELES. 2000, p. 172).

No obstante, mesmo com oramento reduzido e pouco interesse da imprensa, o disco tem uma vendagem relativamente boa, chegando a dcimo lugar nas paradas das rdios de algumas cidades. A msica mais da banda nas rdios era a Seu Waldyr que, da maneira bem humorada e despojada, versa sobre a paixo de um jovem por um homem mais velho. No levou muito tempo para que a msica, apesar de bem recebida pelo pblico, criasse mais polmica em torno da banda. Todavia, outros consideraram a msica uma imoralidade e um atentado aos bons costumes da capital pernambucana, logo sendo condenada pela censura ditatorial. Mesmo voltando s lojas sem a faixa censurada, os msicos tinham pouqussimas motivaes para continuar tocando, j que no tinham retorno financeiro e a esperana de um impulso para banda a partir do disco arrefeceu. A necessidade de uma fonte de renda, a falta de uma infra-estrutura plausvel para a sustentabilidade da banda e o assdio dos msicos por parte de Alceu Valena sucedeu o que j era previsvel; a desarticulao da banda motivada por uma srie de necessidades inexorveis ao bem estar artstico e social dos membros. Em entrevista a Jos Teles, Marco Polo desabafa sobre o fim da banda:

Era uma poro de caras pobres, alguns j com filhos, que haviam largado tudo, emprego, o escambau, para se dedicar msica. A gente ensaiava vrias horas, todos os dias. Ningum havia ainda visto grana, a esperana era o disco. Com a proibio, o grupo perdeu o pique. (TELES, 2000, p.175).

Uma questo que vale a pena salientar que, no obstante o trmino das atividades musicais da Ave Sangria, a sua obra e o seu prestgio permaneceram vivazes, no sendo difcil de encontrar declaraes de valorao memria da extinta banda. Na imprensa, nos sebos, bandas, nos movimentos musicais, livros e na internet possvel identificar estas manifestaes de grande apreo banda, onde muitas vezes considerada um mito dentro da

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

histria do rock em Pernambuco e no Brasil. E foi a partir dessas manifestaes que surgiu a interesse de se estudar alguns eventos que contriburam na construo deste mito.

A mitificao.

Para realizar tal anlise, utilizei o peridico Jornal do Commercio, observando o perodo de Agosto de 1999 at Dezembro de 2002, momento que corresponde divulgao de relanamento do nico disco da banda e a matria sobre a repercusso da banda em um programa na rdio local. As notcias concentradas neste perodo sero analisadas como unidades nucleares na formao de uma grande narrativa, pois: Cada notcia relata uma ou mais aes e o conjunto destas aes gera reaes em cadeia similares estrutura de sintaxe da narrativa literria. (MOTTA, 2003, p. 93). Na coluna Toques de 25 de Agosto de 1999, uma pequena nota com o ttulo de A volta da Ave, Jos Teles, crtico musical do Jornal do Commercio e autor do livro Do Frevo ao Manguebeat, anunciava o relanamento do disco da banda Ave Sangria no mercado. Na nota ele afirmava:

Finalmente o primeiro e nico LP da Ave Sangria recebe sua verso laser. Marco Polo, o lder do grupo, e Rodrigo Teixeira, conseguiram junto Warner (que adquiriu o catlogo da Continental) os direitos do fonograma para uma edio limitada (mil cpias) do disco. (25/08/1999)

A partir da observa-se certa estima por parte do jornalista, visto que considera o produto fonogrfico um disco. O trabalho do crtico musical uma forma de comunicao hbrida, pois julga numa tentativa de descrever ao pblico uma sonoridade musical e, desta maneira, desempenhando um papel importante no que concerne a produo de sentidos diante da experincia musical. Simon Frith conta que:

O crtico , neste aspecto, um f (a maioria dos crticos de rock comeam em fanzines; a maioria , certamente, colecionador), com a misso de preservar a uma qualidade de som percebida, para salvar os msicos deles mesmos, para definir a ideal experincia musical para os ouvintes (...). (1996, p.66).

O mesmo Jos Teles, no dia 1 de Outubro do mesmo ano traz uma matria sobre a banda, onde inicia o texto desta maneira:

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

Eles usavam batom, beijavam-se na boca em pleno palco, faziam uma msica suja, com letras falando de piratas, moas mortas no cio. E eram muito esquisitos; "frangos", segundo uns, e uma ameaa s moas donzelas da cidade, conforme outros. Estes "maus elementos" faziam parte do Ave Sangria, ex-Tamarineira Village, banda que escandalizou a Recife de 1974, da mesma forma que os Rolling Stones a Londres de dez anos antes. Com efeito, ela era conhecida como os Stones do Nordeste. (01/01/1999).

Essa preocupao incitar os burburinhos e a fama de bad boys resultou em uma associao da Ave Sangria aos Rolling Stones, ficando conhecida como os Rolling Stones do Nordeste, devido o semelhante impacto causado pelos grupos e o conservadorismo de suas respectivas cidades Recife e Londres. Peter Burke faz algumas consideraes quando se trata
de analogias de personagens e a construo de mitos, onde ele afirma que:

O elemento central para a explicao desta mitognese a percepo (consciente ou inconsciente) da existncia de uma parecena, em algum aspecto ou aspectos, entre um indivduo particular e um esteretipo corrente de heri ou de malandro governante, santo, bandido, bruxa, etc. Esta parecena estimula a imaginao das pessoas e comea a circular histrias acerca do indivduo em questo, oralmente a princpio. No decorrer desta circulao oral, o mecanismo normal da distoro estudado pelos psiclogos sociais como levelling e sharpening entra em ao. Estes mecanismos ajudam assimilao da vida de um indivduo determinado a um certo esteretipo retirado do repertrio de esteretipos presentes na memria social de uma dada cultura. (2000, p. 79-80).

A figura da Ave Sangria parece ir de acordo com o pensamento de Burke, porm trajado num esteretipo miscigenado de heri e malandro, visto o valor dado banda na manifestao da msica Pop em Pernambuco e, por outro lado, a imagem de maus elementos, frangos e ameaa s moas donzelas da cidade. Ainda no mesmo texto, Teles traz um depoimento de Marco Polo, vocalista do grupo, sobre a mudana do nome da banda, de Tamarineira Villagge para Ave Sangria.

A mudana do nome aconteceu quando o grupo passsou a ser convidado para apresentaes em outros Estados. Os msicos cansaram-se de explicar o significado de Tamarineira Village. O Ave Angria, segundo Marco Polo, foi sugesto de uma cigana amalucada, que encontraram no interior da Paraba: Ela gostou de nossa msica e fez um poema improvisado, referindo-se a ns como aves sangrias. Achamos legal. O sangria, pelo lado forte, sangneo, violento do Nordeste. O Ave, pelo lado potico, smbolo da liberdade do nosso trabalho. (01/10/1999).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

Este relato potico para a alterao do nome provoca bastante o imaginrio do leitor, uma vez que: A fala sobre o mito sempre poesia, ela que d sentido ao mito, este tem sempre uma razo, uma certa racionalidade. Ambos os pensamentos, o racional e o mtico, so expressos pela linguagem, por esta razo esto sempre contaminados. (GARCEZ, 2008, p. 3). Outrossim, outro fator que chama a ateno que o prprio vocalista do grupo, em uma entrevista informal postada no Youtube, conta: Ah, essa foi uma estria tambm inventada, para explicar o nome Ave Sangria (...), mas na verdade uma lendazinha que a gente criou. (POLO, 2007.). No Em Cartaz, caderno que traz a programao cultural do fim de semana, do dia 1 de Outubro, divulga o show de comemorao de 25 anos do lanamento do disco da banda Ave Sangria. O que me levou aos trabalhos de Nelson Traquina, pois o ato de rememorar e criar efemrides a partir das notcias um fenmeno bem comum no jornalismo, o prprio fator tempo utilizado como gancho para justificar falar de novo sobre o assunto (TRAQUINA, 2005, p. 81). Desta maneira, o presente conectado ao passado trazendo alguma forma de nova informao, evitando, deste modo, a saturao. Mais tarde, tambm comparando a Ave Sangria ao mito da fnix, Marcos Toledo grafa sobre a volta de outra banda de rock dos anos 70 do Recife, a Aratanha Azul. Depois da Ave Sangria, que comemorou 25 anos do surgimento no ano passado com um show memorvel, outro pssaro da msica pop pernambucana dos anos 70 renasce, tal qual o mito da fnix. (04/11/2000). Com o lanamento do livro Do Frevo ao Manguebeat que per se j merece uma anlise pormenorizada de sua narrativa mitolgica que, infelizmente, no cabe na proposta deste artigo , Jos Teles consegue compilar diversos momentos da histria da produo musical em Pernambuco com, inclusive, alguns captulos dedicados aos anos 70 e histria do grupo Ave Sangria. Com isto, Teles se torna referncia, pois sua escrita enterra a Ave Sangria no tmulo da histria e, concomitantemente, preserva e nutre a memria da banda, produzindo sentidos e menes de apreo pela contribuio do grupo para a msica pop no estado. Em 2001 a banda retorna aos palcos no Dokas; contudo, o autor de Do Frevo ao Manguebeat critica este momento, uma vez que: Esta volta aos palcos do Ave Sangria, com um nico elemento original, est servindo apenas para detonar a aura mtica da banda (TELES, 2001). Mesmo assim, o jornal divulga uma nota no dia 26 de Janeiro e parece ter

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

atentado bem s transformaes no que concerne banda, j que ele afirma: A banda Ave Sangria virou um mito na msica pop pernambucana. (JORNAL DO COMMERCIO, 2002). A meno banda se fez devido ao sucesso do programa comandado por Jos Teles, Do Frevo ao Manguebeat, na Rdio Universitria. Posteriormente, j em 30 de janeiro, o prprio Teles escreve sobre o programa e, sem titubear, intitula a matria: Ave Sangria, confirmao do mito ao vivo. (30/01/2002). O sucesso de audincia compe o corpo da matria, onde, mais uma vez, confirma a sua contribuio do para a mitificao da banda.
No especial foi tocada a gravao do derradeiro show da banda, realizado em 29 de dezembro de 1974, no Teatro Santa Isabel. Os dois, Almir e Rafles, contaram histrias do grupo e comentaram esse canto de cisne do Ave Sangria, que lotou dois dias seguidos o velho teatro. A audincia obtida pelo programa (num horrio ingrato, das 22h meia-noite), com meia centena de ligaes de ouvintes (alguns, mal o programa comeou, queriam saber se a gravao viraria disco ou se o especial seria reprisado), comprovou o status de mito que o Ave Sangria, que no existe h 28 anos, desfruta em Pernambuco. (TELES, 2002).

Ao tratar do derradeiro show, passa-se uma ideia de fim, de morte da banda; todavia, tambm exprime-se a um carter simblico, pois a morte:

estimula seu renascimento, pois o reconhecimento da importncia de sua vida e de suas aes, naturalmente maximizadas nos rituais fnebres, funcionam como um rico adubo que fertiliza o solo cultural sobre o qual brotaro as novas geraes, oferecendo assim as imagens primordiais, e por isso mesmo fantsticas, mas necessrias para o surgir e o desenvolver das potencialidades artsticas. (VARGAS, 2006, p. 163).

Concluses

A partir de uma breve anlise destas narrativas, foi possvel perceber a importncia do jornalista e do peridico no que tange construo mitolgica da banda Ave Sangria no imaginrio popular. As narrativas revelam a presena de estruturas que, inconscientemente, ou no, atuam na construo de sentidos e na edificao da figura mtica do grupo.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

Desta forma, estas construes so predominantemente importantes na configurao atual da banda Ave Sangria, porquanto o cenrio contemporneo do rock produzido em Pernambuco e a recorrncia com que a banda Ave Sangria tida como referncia mtica no que concerne msica e a dcada de 70 no Recife. De modo que a meno ao mito est no audiovisual, nos trabalhos acadmicos, nas matrias jornalsticas, livros e na internet. O mito dinmico, adquire novas formas, resistindo ao tempo e perdura nas narrativas contemporneas.

REFERNCIAS

BURKE, Peter. Variedades de Histria Cultural. Traduo de Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000.

BIRD, Elizabeth; DARDENNE, Robert (1988). Mito, registro e histrias: explorando as qualidades narrativas das notcias. In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questes, teorias e estrias. Lisboa: Vega, 1993. p. 263-277. _____ (2009). Rethinking news and myth as storytelling. In: WAHL-JORGENSEN, Karin; HANITZSCH, Thomas. The handbook of the journalism studies. London: Routladge, 2009. p. 205-217. CAREY, James (1975). A cultural approach to communication. In: CAREY, James. Communication as culture: essays on media and society. Winchester: Unwin Hyman, Inc, 1989. p. 13-36.

DOURADO, Flvia (2010). Jornalismo e narrativa mtica: do ideolgico ao imaginrio. Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul, XI, 2010, Novo Hamburgo. Anais eletrnicos... Disponvel em < http://www.intercom.org.br>. Acessado em 28 de Abril de 2012.

GARCEZ, Luciane (2008). O Mito, O Heri, O Artista. Revista Ohun, Salvador, n4, p.84-99, dez., 2008 LULE, Jack (2001). Daily news, eternal stories: the mythological role of journalism. New York: The Guildford Press, 2001.

MOTTA, Luiz Gonzaga (2003). Narrativa jornalstica: a histria de Lula contada pelos jornais espanhis. Revista Famecos, Porto Alegre, n21, p. 90-110, ago., 2003.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife PE 14 a 16/6/2012

TELES, Jos. Do frevo ao manguebeat. Rio de Janeiro : Editora 34, 2000.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. V. II. A tribo jornalstica uma comunidade interpretativa transnacional. Florianpolis: Insular, 2005. VARGAS, Antnio. A influncia do mito do heri na aceitao das prticas artsticas. IN: CONCINNITAS. Ano 7, volume 1, nmero 9, julho 2006.

WHITE, Hayden (1980). The value of narrativity in the representation of reality. Critical Inquire. vol. 7, n. 1, p. 5-27, autumn, 1980.

YOUTUBE. Marco Polo Guimares (Ave Sangria) Entrevista. 2008. Disponvel em <http://www.youtube.com/watch?v=yeWf7OsItFU>. Acessado em 28 de Abril de 2012.

You might also like