You are on page 1of 2

Usina Rodovia CE 422, S/N, KM 11,5 So Gonalo do Amarante, CE Brasil 62670-000 Escritrio Rio de Janeiro Praia de Botafogo, 440,

0, 21 andar Rio de Janeiro, RJ Brasil 22250-908 Tel. +55 (21) 2169-8989 Fax. +55 (21) 2169-8951

Acionistas
A

Acionistas

CSP tem agora uma nova composio societria. A sul-coreana Posco, maior grupo siderrgico da Coreia do Sul e terceiro maior do mundo, junta-se brasileira Vale e a tambm sul-coreana Dongkuk Steel, j acionistas da empresa. Com sede no Brasil e presente nos cinco continentes, a Vale lder mundial na produo de minrio de ferro e pelotas, e segunda maior produtora de nquel. Seus negcios se expandem pelos segmentos de logstica, energia e siderurgia, considerados estratgicos e integrados minerao. De acordo com a sua diretriz de sustentabilidade, a Vale procura atuar com responsabilidade socioeconmica e ambiental nos territrios onde est presente, objetivando construir um legado positivo nas regies onde atua. A Dongkuk Steel atua no setor da siderurgia h 57anos, produzindo cerca de 6.4 milhes de toneladas de ao por ano em produtos como chapas grossas, vergalhes e per l estrutural para a indstria naval, construo civil, mquinas e equipamentos. A Dongkuk prima pela inovao tecnolgica, pela melhoria da qualidade de vida e pela excelncia de seus produtos e servios. A Posco, que em 2010 produziu quase 35,4 milhes de toneladas de ao, tem por pilares uma gesto ambientalmente correta, a administrao aberta e uma gesto criativa focada sempre em gerar mais valor para seus clientes. Esse empreendimento a unio de foras entre o minrio de ferro de altssima qualidade da Vale, a tradio e o conhecimento do mercado de placas pela Dongkuk e a expertise e tecnologia de produo de ao da Posco.

Quem a CSP
R

Quem a CSP
esultado da parceria entre a brasileira Vale e as coreanas Dongkuk e Posco, a CSP Companhia Siderrgica do Pecm a primeira usina siderrgica integrada do Nordeste do Brasil. A CSP vai impulsionar o crescimento econmico do Cear e em sua primeira fase de operao, ir produzir 3 milhes de toneladas de placas de ao por ano. As placas de ao que sero produzidas pela CSP tero alta qualidade metalrgica, pois sero feitas com tecnologia e padro de excelncia mundial. Vendidas no mercado internacional, vo contribuir para o aumento e reposicionamento das exportaes do Brasil. A CSP quer contribuir com o desenvolvimento econmico e social do Cear e o far principalmente atravs da gerao de emprego e do aumento da renda, do aprimoramento tecnolgico, do incremento da cadeia produtiva e da atrao de novos investimentos para o Estado.

CSP

Um empreendimento estruturante e de grande porte para o desenvolvimento do Cear

A CSP e seus A CSP e seus benefcios benefcios


A
CSP um empreendimento estruturante que ir impulsionar o crescimento econmico do Cear para um novo patamar de desenvolvimento, permitindo maior competitividade do Estado no pas e no exterior. A instalao da CSP tambm ir promover aumento da arrecadao de impostos e tributos que geram ampliao e melhoria nas ofertas de servio pblico como educao, transporte, sade, saneamento bsico, cultura e lazer. A gerao de emprego e renda um dos pontos fortes da empresa. Sero gerados 23 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construo da usina e 14 mil durante sua operao. Sua prioridade utilizar o mximo de mo de obra local, de forma a contribuir para o crescimento e desenvolvimento da regio. A CSP est empenhada em garantir que sua operao gere ganhos econmicos e sociais para seus funcionrios, parceiros e vizinhos, investindo em melhores prticas e tecnologias de produo e de controle ambiental. As questes ambientais so uma prioridade. Cerca de 25% dos investimentos, aproximadamente R$ 2 bilhes, sero aplicados em equipamentos modernos e de alta e cincia para controle e monitoramento das emisses atmosfricas, descarte de e uentes e gerenciamento de resduos. Atravs de uma viso de sustentabilidade, a CSP nasce de um projeto que busca a melhor interao de sua atividade com o entorno de onde est se instalando. A empresa se preocupa em desenvolver seu negcio promovendo, simultaneamente, a incluso social, a otimizao do uso de recursos naturais e a reduo do impacto sobre o meio ambiente. Seu maior compromisso com a transparncia junto sociedade.

Localizao Localizao
A CSP ser construda no CIPP (Complexo Industrial e Porturio do Pecm), no municpio de So Gonalo do Amarante, regio metropolitana de Fortaleza/CE. Esta localizao estratgica, pois se bene cia de toda infraestrutura j instalada no CIPP, que inclui facilidade de acesso martimo, existncia de malhas ferroviria e rodoviria, disponibilidade de energia eltrica, abastecimento de gua e sistema de descarte de e uentes.

A importncia de A importncia de uma siderrgica


uma siderrgica
O
ao est presente no nosso dia a dia, pois matriaprima na construo de pontes e edifcios, na fabricao de eletroeletrnicos, peas para carros, trens, caminhes e at mesmo de brinquedos, embalagens, acessrios para casa, equipamentos hospitalares e ferramentas de trabalho. Antes de ganhar forma, estes equipamentos, materiais e produtos passam por um processo industrial, que transforma o minrio de ferro encontrado na natureza, em ao. A esta indstria da transformao damos o nome de siderurgia. Por isso, as siderrgicas so to importantes para o processo de desenvolvimento da sociedade, aprimoramento tecnolgico, do incremento da cadeia produtiva e da atrao de novos investimentos.

Cronograma Cronograma

A CSP em nmeros
A CSP 1a Fase
US$ 4,2 bilhes 3 milhes de toneladas de ao / ano 15 mil 8 mil 315.000 m3

A CSP em nmeros
O que representa?
D para construir 300.000 casas (uma cidade trinta vezes maior que So Gonalo) D para fazer mais de 4 milhes de carros Mais da metade da populao de todo o Municpio de So Gonalo do Amarante. D para construir 7 Casteles

Preparao do Terreno e Terraplenagem

Equipamentos e Montagem

Investimento Estimado Capacidade de Produo

Licena Ambiental

Obras Civis

Incio da Operao

Empregos na Construo

Diretos Indiretos

Volume de Concreto

2010

2010 - 2011

2012 - 2013

2013 - 2014

2015

You might also like