You are on page 1of 11

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

A RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA E O CONTEXTO ESCOLAR

Snia Oliveira Santos (GEPIADDE/UFS)- sonia7_oliveira@hotmail.com i

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar abordagens sobre o Ensino Religioso versando sobre o ensino da Religiosidade de Matriz Africana trabalhada no contexto escolar a partir da aplicabilidade da lei 10.639/03. No primeiro momento farei um breve contexto sobre escola e currculo, refletindo sobre o espao escolar e a versatilidade do currculo na tentativa de atender a diversidade encontrada no ambiente escolar referente aos sujeitos envolvidos, seguindo sobre a construo do Projeto Poltico Pedaggico e o Ensino Religioso, alm da lei 10.639/03 e sua relao com a diversidade, seguido de um breve relato sobre a Religiosidade de Matriz Africana e o seu contexto em sala de aula, seguido das consideraes finais. Palavras chaves: Ensino Religioso; Religiosidade de Matriz Africana; Escola

RESUMEN LA RELIGIOSIDAD DE ORIGEN AFRICANA Y EL CONTEXTO ESCOLAR El presente trabajo tiene como objetivo presentar enfoques sobre la educacin religiosa y la religiosidad de races africanas trabajada en el contexto escolar desde la aplicabilidad de la ley 10.639/03. En el primer momento har un breve contexto sobre la escuela y el currculo, haciendo la reflexin sobre el entorno escolar y la versatilidad del currculo en un intento de atender a la diversidad que se encuentra en el entorno escolar relativa a las personas arrolladas. Em la continuacin sobre la construccin del Proyecto Poltico Pedaggico y la enseanza religiosa, adems de la ley 10.639/03 y su relacin con la diversidad. Seguido de un breve relato sobre la religiosidad de origen africana y su contexto en clase de aula, seguido de las consideraciones finales. Palabras-llave: Enseanza religiosa; religiosidad de origen africana; escuela.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

INTRODUO

A educao est em constante transformao, isso se d por pertencer a uma sociedade que se transmuta constantemente e est intrinsecamente ligada ao contexto scio-econmico, poltico e cultural. A escola deve ser um espao privilegiado de incluso de reconhecimento e pertencimento dos sujeitos sociais envolvidos principalmente no tocante s relaes preconceituosas e discriminatrias e ao seu combate. Dessa forma podemos afirmar que tais sujeitos possuem identidades com caractersticas prprias e exclusivas. nessa escola, nesse campo diverso onde tudo acontece, onde a prxis pedaggica nos remete inicialmente apenas aos contedos e aos mtodos e nem sempre histria dos sujeitos atores e autores do cotidiano escolar e a sua relao com a escola. A escola no um espao esttico, ao contrrio, constitui-se em espao e tempo de formao de identidades scioculturais, de reproduo e enfrentamento de preconceitos e tambm de formas correlatas de intolerncia. Desse modo, a escola pode proporcionar o desenvolvimento das capacidades, de maneira a favorecer a compreenso e interveno nos fenmenos sociais e culturais, possibilitando aos sujeitos usufrurem das manifestaes de sua comunidade sejam locais ou universais. Concebendo na escola uma dinmica scio-econmica, poltica e cultural, a mesma no acompanhou esse movimento social, ficando margem dessa dinmica. A escola foi apartada da sociedade e retransformou suas funes passando por um processo de sucateamento. Na discusso da qualidade da educao no contexto atual, entendo que o currculo tambm um espao alm de poltico, cultural.
O currculo corresponde em sntese, a uma forma poltica cultural, acentuando-se com a expresso poltica cultural a dimenso do processo de escolarizao. (MOREIRA apud GIROUX e MCLAREN, 1995, p. 10).

Na atualidade o currculo constitui pilares da reforma cultural que em tempos de globalizao, esses avanos colocam desafios para responder aos problemas da contemporaneidade, propondo que a universalidade estimule a escola a desenvolver um Projeto Poltico Pedaggico para o interesse e para as necessidades dos atores envolvidos. Nessa reflexo a escola deve desenvolver seu Projeto Poltico Pedaggico para atender as necessidades da sociedade que est em processo contnuo de transformao.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

Para atender tais necessidades o professor assume um papel de fundamental importncia sendo o elo de reconstruo da sala de aula a partir de um novo projeto poltico Pedaggico, que atenda as necessidades agora no s dos atores externos alunos - mais tambm dos atores internos equipe administrativa e tcnica e comunidade. Ressalvo tambm que esta escola reconhece todos os problemas enfrentados e que seu ambiente interno seja favorvel ao trabalho para que possa ocorrer o to sonhado processo de ensino-aprendizagem. A construo desse projeto Poltico Pedaggico deve atender as duas esferas totalmente diferenciadas. A primeira a questo tcnica do processo educacional. A segunda e mais importante, a formao desse currculo para que a escola tenha a mobilidade social, poltica, cultural e econmica adequada realidade, e aos tempos de cada estudante, que desafie aos professores a superao de todas as dificuldades que sero encontradas diariamente na prtica docente e pedaggica e principalmente na versatilidade que esse currculo ter na criao, re-criao construo e des-construo do espao escolar a fim de atender e contribuir para uma conscincia global, identificando seus sujeitos e suas devidas identidades. Enquanto pedagoga tive a oportunidade de participar e observar a re-elaborao do Projeto Poltico Pedaggico da escola que eu ministrava aulas do Ensino Fundamental em especial a terceira e a quarta sries. Na elaborao ns professores procurvamos apenas resolver os assuntos pertinentes aos contedos, avaliaes, poucos projetos educacionais e nada de falar em um estudo sobre a comunidade de entorno da escola e nem muito menos sobre a identidade dos alunos e muito menos na criao de mecanismos para atender a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) em seu artigo 24A e 79B. Percebi que em vrias unidades escolares, os profissionais passam por um processo de re-construo sem construir um projeto que visualizasse os seus atores principais: os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem os nossos alunos.

A concepo do ensino religioso e o projeto poltico pedaggico Pensar no perfil pedaggico e curricular do Ensino Religioso buscar discuti-lo dentro da atual proposta de concepo do currculo, provocando um processo de discusso importante e necessria sobre o tema. Consequentemente existe um paradigma e uma grande lacuna entre a teoria educacional e a prtica pedaggica, entre o planejamento e a ao entre o prescrito e o que sucede nas salas de aulas.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

Portanto o Ensino Religioso deve ser concebido atravs da escola com o objetivo de conhecimento prprio e objetivos especficos enfatizando os interesses e as necessidades dos sujeitos envolvidos, tendo nfase na formao cidad a partir das concepes e contribuies das tradies religiosas e a sua afirmao para a humanidade.
Por questes ticas e religiosas e pela prpria natureza da Escola, no funo dela propor aos educandos a adeso e vivncia desses conhecimentos, enquanto princpios de conduta religiosa e confessional, j que esses so sempre propriedade de determinada religio (PCNER, 2002, p. 22).

A religiosidade tem um lugar na histria, pois apresenta um destaque na organizao da vida das pessoas e da sociedade numa busca incessante de superao da fragmentao das experincias da realidade. Levanto dois aspectos importantes para problemas que considero o entendimento da disciplina. O primeiro est ligado ao Ensino Religioso como imposio ao meio escolar como preocupaes poltico-religiosas do que verdadeiramente a orientao e formao dos sujeitos. Como em um pas de inmeras formaes religiosas esse Ensino Religioso ser ministrado? Ser ministrado como uma questo de educao pessoal, onde a opo religiosa do educadorii prevalece? Ou como uma questo de ensino, onde uma pessoa educada aquela que assimila interioriza e aprende um conjunto de conceitos, prticas e valores que caracterizam uma determinada cultura, sendo capaz de interagir de forma adaptada com o ambiente fsico e social no seio da mesma? (COLL, 1991). O segundo est atrelado estreita relao entre a Igreja e o Estado. uma questo histricaiii, vital de como separar Ensino Religioso sem confisso e de mera catequese? Para a compreenso do segundo aspecto necessrio compreender os princpios da laicidade que acompanham os estados Modernos como o Brasil. De acordo com (Domingos, 2008), a laicidade um princpio da Repblica Francesa que tem como ideal a igualdade na diversidade. concebida como uma construo de uma sociedade livre que preserva o espao pblico. Ento a laicidade une o princpio da igualdade entre os seres humanos, fundada na autonomia de cada um. ento a garantia de liberdade e pensamento do homem cidado dentro da comunidade poltica.
Ningum pode ser perseguido por suas opinies, mesmo religiosas, contanto que sua manifestao no perturbe a ordem pblica.[...] Toda pessoa tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio (Declarao dos Direitos do Homem, Arts. 10e 18, 1979).

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

Aproveitando os conceitos de laicidade do Estado, gostaria de abordar o Ensino religioso no Brasil considerando as principais perspectivas que formaram o povo brasileiro: a europia, a indgena e a africana. Os diversos contextos produziram vrias formas de enxergar o mundo e o divino que esto presentes dentro do ambiente escolar brasileiro. Com certeza uma tarefa rdua extinguir as idias eurocntricas que permeiam o cotidiano escolar durante sculos e que esto marcados nos livros didticos, nos livros de histria e nas aulas de Ensino Religioso que seguem a postura e influncia da catequese crist. Para tanto os professores devem ser preparados para administrao dos contedos em sala de aula sem essa influncia de acordo com a legislao sem nus para o Estado.
O Ensino Religioso, de matrcula facultativa, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito diversidade cultural religiosa do Brasil vedada a qualquer forma de proselitismo (LDB n. 9394/06 Art.33).

Na reviso do artigo 33 da LDB ficou evidenciado que o Ensino Religioso deixou de ser meramente teolgico e passa a assumir um perfil pedaggico de re-leitura das questes da sociedade brasileira orientados pelos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ento o Ensino religioso no Brasil beber nas fontes das culturas oriental, ocidental e africana. Em minhas observaes o que vem acontecendo que o profissional ainda adota uma postura nos moldes confessionais cristos sem iniciar o dilogo com as diversas manifestaes religiosas e sem o entendimento do homem e o seu sagrado, sem interagir com os vrios sujeitos em sala de aula, mantendo os valores arcaicos e cristos da sua formao.

A diversidade tnicorracial: lei 10.639/03

Tudo o que diferencia algo do outro diverso, diversidade. Falar sobre diversidade no contexto atual perceber que fomos educados a pensar de forma engessada, vendo a sociedade de forma semelhante, essa maneira de enxergar a sociedade nos traz uma herana cultural de intolerncia a o outro e ainda precisamos fazer uma reflexo e um esforo para quebrar esse pensamento que a contemporaneidade mantm cristalizado sobre tudo, levando ao pensamento que uma cultura se considera superior a outra. Pensar na diversidade na escola entender que a sociedade aponta transformaes necessrias atravs da educao na redefinio de conceitos dos planos de atitudes manifestadas nos gestos, comportamento e palavras que caracterizam os grupos sociais.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

O cotidiano escolar o espao onde os sujeitos podem partilhar experincias dos seus grupos em sua diversidade, apenas no olhar um para o outro, se permite a constatao de que todos so diferentes, trazendo a conscincia que todos somos iguais, mais somos diferentes. Ensinar a pluralidade ou viver a pluralidade? (PCNs, 2001, 57). A diversidade tnicorracial uma temtica bastante discutida na atualidade e principalmente a afro-brasileira e africana, tornando-se imprescindvel a reflexo sobre as prticas curriculares.
[...] No que diz respeito s relaes tnico raciais ao reconhecimento e valorizao da histria e cultura dos afro-brasileiros, diversidade da nao brasileira, ao igual direito educao de qualidade, isto , no apenas direito ao estudo, mas tambm formao para a cidadania responsvel pela construo de uma sociedade justa e democrtica (CNE/CP, 2004).

A escola reforou esteretipos, alm de contribuir efetivamente na construo e disseminao de uma ideologia eurocentrista corroborando com o mito da inferioridade, omitindo os contedos relacionados histria do pas relacionados populao negra e a contribuio do continente africano para a civilizao humana e o seu desenvolvimento global. Analisando o currculo, a populao afro-descendente e africana no aparece com sujeito mais como objeto do processo de escravizao, com passado, sem presente e sem futuro.
A presena do negro nos livros, frequentemente como escravo sem referncia ao seu passado de homem livre antes da escravido e s lutas de libertao que desenvolveu no perodo da escravido e desenvolve hoje por direitos de cidadania, pode ser corrigida se o professor contar a historia de Zumbi dos Palmares, dos quilombos, das revoltas e insurreies ocorridas durante a escravido; contar do que foi organizao scio-poltica econmica e cultural da frica pr-colonial e tambm sobre a luta das organizaes negras, hoje no Brasil e nas Amricas (SILVA, 2005, p. 25).

Por conta do contexto histrico o movimento social negro desde os anos 70 apresenta uma pauta de reivindicao de alterao da abordagem sobre a cultura negra e sobre a frica na escola e junto s estruturas de Estado, onde a proposta do movimento foi atendida em sua maioria com a assinatura da Lei 10.639/03, onde altera dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) 9394/96tornando obrigatrio o ensino da temtica Histria e Cultura Afro brasileira, nos estabelecimentos de ensino Fundamental e Mdio das redes pblica e particular e como forma de regulamentar alei em 2004 foi assinado o Parecer 003/2004 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro brasileira e Africana propondo um conjunto de aes pedaggicas visando a implementao da lei. importante salientar que tais polticas tm como meta o direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional, expressarem vises de mundo prprias, manifestarem com autonomia individual e coletiva, seus pensamentos (CNE/CP, 2004).

Um breve contexto sobre a religiosidade de matriz africana


Ningum nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religio. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar (Nelson Mandela).

A Religiosidade de Matriz Africana contempla a existncia das energias ancestrais que auxiliam aos homens da terra e tem influncia na determinao do destino. Os adeptos da Religiosidade de Matriz Africana cultuam os antepassados, o respeito aos seus ancestrais e sacralizam o presente. A maior parte dos elementos que formam a cosmoviso africana est presente nos cultos aos ancestraisiv, que como diz Oliveira:
Essa cosmoviso de mundo se reflete na concepo de universo de tempo, na noo africana de pessoa, na fundamental importncia da palavra e na oralidade como modo transmisso de conhecimento na categoria primordial da fora vital na concepo de poder e de produo na estruturao da famlia nos ritos de iniciao e socializao dos africanos e, claro tudo isso assentado na principal categoria de cosmoviso africana que a ancestralidade. (OLIVEIRA, 2003, 71).

O Culto de religiosidade de matriz africana est ligado igualdade, e a diversidade o ponto diferencial, pois o respeito s diferenas est pela incluso de todos, o que no ocorre, por exemplo, do que no ocorre em determinadas prticas religiosas ocidentais. Geralmente as comunidades de Religiosidade de Matriz Africana so matriarcais e a mulher tem um papel de destaque na vida social, cultural, poltica e muitas vezes econmica com voz e poder e voz em sua comunidade. Esse fenmeno natural dar-se pelo fato da mulher ter um papel fundamental ao nascer e ao partir da vida terrena. A mulher est relacionada com os grandes mistrios da criao, porque elas mesmas so gestadoras. No continente africano, as mulheres mereceram o devido reconhecimento social e cultural, o que se reflete na cosmoviso africana (OLIVEIRA, 2003, 69).

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

O ensino da religiosidade de matriz africana em sala de aula A formao escolar deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, de tal forma que o favorecimento, a compreenso e a interveno nos fenmenos sociais e culturais possibilitem aos alunos a usufruir as manifestaes de sua comunidade. Os conhecimentos transmitidos na escola sempre so recriados e recebem sempre um novo sentido, pois fruto de uma construo dinmica que interage entre o saber formal escolarizado e os demais saberes, entre o eu se aprende na escola e o que traz consigo para o espao do saber escolar em processo contnuo e permanente de aquisio de saberes. A religio de Matriz Africana tem muito a nos ensinar no quesito educao, pois a educao socializa atravs do conhecimento que passado de gerao em gerao de famlia para a continuidade do seu saber e manuteno da sua famlia, onde toda a religio carrega uma teologia pedaggica. A Religiosidade de Matriz Africana tem na funo dos seus sacerdotes e sacerdotisas a formao educacional integral em um aspecto que o corpo e a mente, o esprito, a vida tica, filosfica e religiosa, onde desde cedo crianas aprendem que so esses princpios que norteiam a formao do homem por toda a vida. Tais contedos so importantes a serem adotados em sala de aula, pois vivemos em uma sociedade totalmente fragmentada onde o ensino aprendizagem acontece da mesma maneira. Prticas relacionadas preservao manuteno de bens e valores como ancestralidade, famlia, identidade, liberdade, igualdade, diversidade, dentre outros circulam como valores instaurados na Religiosidade de Matriz Africana. O nosso maior problema para que tais valores sejam colocados em prtica reside na herana cultural e na carga histrica do confessionalismo e proselitismo que o Estado manteve at a proclamao da repblica de 1889, trazendo como nico dispositivo referente Educao brasileira o carter laico do ensino nas instituies oficiais. At ento tnhamos a religio como uma constituinte dos grandes aparelhos ideolgicos do Estado, concorrendo para o fortalecimento da dependncia ao poder poltico por parte da Igreja. Dessa forma, a constituio eclesial o principal sustentculo do poder estabelecido e o que se faz na Escola o Ensino da Religio Catlica Apostlica Romana (grifo nosso) (PCNER, 1996). Temos que afastar as idias hegemnicas, pois no existem tradies religiosas, nem melhores ou piores, superiores ou inferiores e a tradio religiosa faz parte do universo cultural de um povo.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

Para se conhecer a importncia de uma tradio religiosa precisa conhecer a cultura na qual ela nasceu e como se constituiu no processo civilizatrio daquele povo ou naes. pretensioso pensar o mundo a partir de uma nica tradio religiosa, o mundo jamais ter uma nica cultura e jamais ter uma tradio religiosa. Os tempos atuais permitem clamar pela liberdade e diversidade e conhecimento como ferramenta importante para a educao das relaes tnico raciais ao respeito populao afro descendente existente aqui.

CONSIDERAES FINAIS

A religiosidade de matriz africana minoritria no grupo de religies no Brasil, isso no quer dizer que seja mais ou menos importante que outra religio historicamente majoritria no Brasil. A cultura africana hibridizou nosso pas e est enraizado em ns e deve ser abordada no contexto e no cotidiano escolar, e na escola que a construo e tambm a reconstruo da identidade do sujeito formada dentro de uma proposta de educao plural que prope a aplicabilidade da lei 10.639/03 e que atravs do seu parecer perpassa por todas as disciplinas do currculo escolar. incontestvel a contribuio da Religiosidade de Matriz Africana no processo de educao dos sujeitos, pois nela o individuo visto como sujeito da sua prpria histria e onde as suas experincias so valorizadas e a partir delas que se d sua insero no contexto religioso e social. Precisamos pensar formas de sensibilizao mais eficazes para encontrarmos nos espaos escolares profissionais mais preparados para o ensino da pluralidade e diversidade e dispostos a uma releitura do universo escolar, seu novo contexto e os sujeitos envolvidos. Ressalto a necessidade de um novo formato de polticas de formao de professores de Ensino Religioso que atendam as propostas pedaggicas e de reconhecimento inclusive das polticas de Estado onde a Cultura Africana e Afro Brasileira contribuinte para a formao do estado e da sociedade brasileira.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

10

REFERNCIAS

BRASIL, Presidncia da Repblica, Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Diversidade religiosa e direitos humanos. Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004. __________. Ministrio da Educao. SEPPIR. INEP. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Braslia, 2004.COLL, C. POZO, J. SARABIA, B. VALLS, E. Os contedos na reforma. Ensino aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, Armed, 1998. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO (a). Parecer n.03 de 10 de maro de 2004. Dispe sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educao das relaes tnico-raciais e para o ensino de histria e cultura afro-brasileira e africana. Relatora: Petronilha Beatriz Gonalves e Silva. Ministrio da Educao. Braslia, julho de 2004. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO. (b). Resoluo n.01 de 17 de junho de 2004. Dispe sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educao das relaes tnico-raciais e para o ensino de histria e cultura afro - brasileira e africana. Relatora: Petronilha Beatriz Gonalves e Silva. Ministrio da Educao. Braslia, julho de 2004. DOMINGOS, Marlia de Franceschi Neto. Escola e laicidade: o modelo francs. Interaes cultura e Comunidade, v. 3. 4, 2008, p. 153 170 MINISTRIO DA EDUCAO E DESPORTOS. Parmetros Curriculares nacionais Introduo. Braslia, MEC, 1997. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currculo: espao de produo de Identidade. In. Revista. N. 2. Ano 14 Salvador, maro 2006. MINISTRIO DA EDUCAO E DESPORTOS. Parmetros Curriculares nacionais Introduo. Braslia, MEC, 1997. OLIVEIRA, Eduardo David de. Cosmoviso africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Fortaleza: LCR, 2003. PARMETROS CURRICULARESNACIONAIS PARA O ENSINO RELIGIOSO (PCNER) So Paulo: AM edies, 1997. SILVA, Ana Clia. A desconstruo da discriminao no livro didtico. In. MUNANGA, Kabengele.org. Superando o racismo na escola. Braslia: MEC, 2005.

IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade ISSN 1982-3657

11

Ps-graduanda em Pedagogia Empresarial pela Faculdade So Luiz de Frana. Membro da Sociedade de Estudos tnicos, polticos, Sociais e Culturais OMOLIY e do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenas e Desigualdades na Educao (GEPIADDE), orientada pela Prof Dr Maria Batista Lima (sonia7_oliveira@hotmail.com) ii Observao que algumas escolas incluem na sua rotina um momento de reflexo religiosa utilizando a orao do Pai Nosso ou outras de carter cristo. iii A Presena da igreja catlica na educao, tendo sidos os professores vindos de Portugal, na sua maioria padres. O interesse da metrpole era salvar o pecado dos recm-descobertos. iv Antepassados podem ou no vir a ser ancestrais, porm todo ancestral um dia j foi antepassado, seja em forma humana ou em forma natural (rios, rvores, mata, etc). (OLIVEIRA, 2003, p.67).

You might also like