You are on page 1of 8

Texto e discurso: complementares?

Fbio Moreira Arcara Luane Gonalves Amurin Viviane Santos Bezerra

Resumo: No o objetivo nesse artigo aprofundar-se em inmeras questes que acercam o assunto Texto e Discurso como conceitos de dialogismo, enunciado, questo de gneros ou outros mais. Embora seja um tema muito amplo, que nos possibilita caminhar para diversas vertentes, o objetivo aqui tomar o assunto com uma viso ampla e generalizada partindo das linhas de raciocnio de Mikhail Bakhtin e Michel Pcheux visando um ponto em comum dos dois intelectuais, a questo da ideologia. E tambm discutir se texto e discurso so complementares ou no.

Introduo Tomaremos como objeto de estudo para este artigo as definies de texto e discurso diante da definio de ideologia como formao do sujeito, tendo como base leituras de alguns tericos da rea partindo principalmente do raciocnio de Mikhail Bakhtin e Michel Pcheux. Existem muitas questes acerca deste tema, podemos achar que o texto e discurso so completamente opostos ou completamente iguais, sem nunca nos questionarmos os verdadeiros significados e aspectos que os fazem serem definidos exatamente como texto e como discurso, por isso analisar as caractersticas de cada termo e tentar chegar a uma concluso: texto e discurso so complementares? Desenvolvimento: 1. Texto como texto A definio de texto muito ampla e ainda no h uma definio muito precisa, o que podemos ressaltar so de fato as caractersticas estruturais e interpretativas que acercam sobre essa questo.

Pode-se definir texto como uma ocorrncia lingstica dotada de unidade sociocomunicativa semntica e formal, uma unidade de linguagem em uso para fins comunicativos. Devem-se levar em conta as intenes do produtor, o jogo de imagens mentais e o espao de perceptibilidade visual do produtor e do recebedor, tambm para ser texto preciso ser percebido pelo leitor/ouvinte como um todo significativo, partindo da viso texto como unidade semntica. Um texto bem compreendido quando avaliado sob trs aspectos: o pragmtico, o semntico-conceitual e o formal, que diz respeito a sua coeso. Para que um texto seja realmente um texto precisa-se de um conjunto de caractersticas, conjunto este conhecido como textualidade e h sete fatores responsveis pela textualidade: coerncia, coeso, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e a intertextualidade. A coerncia responsvel pelo sentido do texto, envolve aspectos lgicos, semnticos e cognitivos, o sentido de um texto no exclusivamente dele mesmo, o sentido se constri pelo produtor no momento de produo de texto e pelo recebedor, pois cada individuo que se depara com um texto o interpretara de forma prpria e nica. Um texto nunca lido da mesma maneira mais de uma vez. A coeso a manifestao lingstica da coerncia, o modo como as expresses, as idias so interligadas no texto, responsvel pela unidade formal, se constri atravs de mecanismos gramaticais e lexicais. Coerncia e coeso tem em comum a funo de promover a inter-relao semntica entre os elementos do texto, ou seja, a conectividade textual. atravs desses dois conceitos que as frases se fazem texto e no somente um amontoado de frases. A intencionalidade o valor ilocutrio do texto, o empenho do produtor em fazer um texto coerente e coeso, respondendo s expectativas do recebedor, ou seja a aceitabilidade. A situacionalidade a adequao do texto situao sociocomunicativa, ou seja, a relevncia do texto quanto ao contexto. Entende-se por informatividade o grau de interesse que o recebedor tem em relao ao texto que ira se deparar e por intertextualidade a dependncia de conhecimento de outros textos que o recebedor tem que ter para a leitura de um determinado texto.

Texto uma ocorrncia lingstica, de sentido completo com a finalidade de estabelecer a comunicao entre produtor e recebedor e tem gneros variados como carta, biografia, receitas, noticia jornalstica, romance, fico, entre muitos outros que no sero discutidas neste artigo. 2. Anlise do Discurso: O Discurso a prpria linguagem que liga o homem sociedade e o estudo desse processo e suas vertentes se do pela anlise do discurso, esta que trata objetivamente do discurso. Para se considerar um discurso de forma significativa so feitas anlises entre o histrico/social relacionando-os com a prpria linguagem, em que a partir da que instalamos um processo ideolgico. a relao do sujeito com a sociedade e seu todo. O lao que a Lingstica cria com o contedo histrico, com a formao social e poltica a faz criar sua identidade que tem seu objeto prprio, ordem prpria, uma composio da lingstica que s revela o lao com pensamento/mundo onde cada um tem sua especificidade. Considerando que a lingstica de certo modo abstrata, ao se deparar com o materialismo, os valores histricos, encarna a histria produzindo sentido, produzindo o ento chamado lingstico-histrica. H a confuso entre forma e contedo, no h a separao em que com o envolvimento com o materialismo do marxismo e o inconsciente da psicanlise sua forma e seus parmetros modificaram em relao linguagem que sempre se formou. O discurso se choca com a adeso popular sobre a definio de mensagem, em que h todo um esquema (emissor, receptor, cdigo, referente e mensagem), e que este esquema no condiz com a realidade em si, e o discurso, ou melhor, uma anlise do discurso explicaria este fato. No h certa sincronia entre os moldes falados, falar, receber e digerir a mensagem, o que ocorre um pensar no discurso, a relao entre sujeito e sentido em que pode ocorrer ou no uma comunicao, um dilogo ou um monlogo e assim define-se discurso como o efeito de sentidos entre os locutores. O discurso no se trata apenas de passar a informao, definio que pudemos atribuir ao texto. O discurso o funcionamento da linguagem colocando em relao sujeitos e sentidos afetados pela lngua e pela histria, surtindo assim uma produo de sentidos e no somente a transmisso de informao.

O discurso tem sua regularidade, tem seu funcionamento que possvel apreender se no opomos o social e o histrico, o sistema e a realizao, o subjetivo ao objetivo, o processo ao produto. ORLANDI, 1999, p22)

Essa relao entre Discurso, sociedade, poltico e histrico e do outro lado a lngua, a fala e escrita podem ser feitas na literatura, como exemplo o Padre Antnio Vieira que utilizava a espcie de Discurso Engenhoso e se opunha ao Discurso Clssico, atualmente o Discurso Engenhoso utilizado em publicidade e propaganda, e h confuso entre significante e significado, sem a objetividade contrrio do segundo discurso, portanto entre os dois discursos h uma grande disputa de ideologia terica. Em suma, valido realizar uma norma discursiva objetiva para no confundir com outros pontos (lngua, fala), em que na prpria definio de ideologia ou de discurso abre-se para a reflexo e encontramos ideologias opostas, mas para delimitarmos as condies da ideologia, estudaremos esta proposio.

3. Texto e Discurso: Complementares? Todo processo discursivo se insere numa relao ideolgica de classes ( Pcheux, 1995, p 92) Antes de discutir se texto e discurso so complementares preciso fazer uma breve definio de Ideologia no discurso seguindo as linhas pcheuniana e bakhtiniana. Tomar a ideologia como ponto principal neste artigo questionar o papel do homem frente ao texto e frente ao discurso. Talvez seja essa uma das questes mais importantes que os distinguira, pois veremos que as palavras podem ser iguais, mas mudam seus significados dependendo do modo, do contexto em que so empregadas. Para Pcheux o sentido sempre uma palavra por outra palavra, basicamente um relacionamento de superposio, assim a evidencia de um sentido um efeito ideolgico. Para que haja sentido preciso que haja interpretao e o trabalho principal da ideologia produzir evidencias, convices, pois ideologia a condio para a construo do sujeito e seus sentidos. O sujeito chamado existncia pelo paradoxo da sua interpelao pela ideologia.

A ideologia uma funo da relao necessria entre linguagem e mundo. No h discurso sem sujeito. E no h sujeito sem ideologia. Ideologia e inconsciente esto materialmente ligados (ORLANDI, Eni Puccineli. Anlise do Discurso: princpios e procedimentos/ Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 1999) .O conceito de ideologia em geral tornar o homem como animal ideolgico, pens-lo como parte da natureza e da sociedade em que se insere, so os pontos que constitui o sujeito levando necessidade de evidencia do sentido Para Pcheux a ideologia dominante propaganda nos discursos das igrejas e escolas, a fim de mascarar a realidade e dar continuidade reproduo das condies de produo. a ideologia que fornece as evidencias sobre quem o sujeito, ou seja, aquele que dar o carter material do sentido das palavras e dos enunciados. J em Bakhtin a ideologia se inicia no signo e uma reflexo das estruturas sociais. O signo e a situao social esto indissoluvelmente ligados. A lngua determinada pela ideologia, a conscincia e o pensamento so modelados pela mesma. Tudo que ideolgico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo que ideolgico um signo. Sem signos no existe ideologia. Um corpo fsico vale por si prprio: no significa nada e coincide inteiramente com sua prpria natureza. Neste caso, no se trata de ideologia (BAKHTIN) A ideologia no ponto de vista de Bakhtin se materializa no texto, mas no somente em palavra por palavra e sim de signo por signo, mantendo uma relao ideolgica entre eles. O individuo est sempre inserido em uma determinada ideologia, portanto, se a ideologia faz dos indivduos sujeitos, o individuo sempre sujeito dentro da formao social em que est inserido. (BOMBONATO, 2008, p 339) Ainda com diversos pontos de vista adotados, a semelhana que chegamos de que para Bakhtin e Pcheux a ideologia deve ser tratada na materialidade, nos atos concretos de linguagem e assim na interao social. Logo os sentidos sempre so determinados ideologicamente.

Abordamos que texto uma unidade lingstica que tem a principal funo de passar a informao e de que devemos levar em conta todos os conceitos que formam a textualidade para ento entendermos o que realmente um texto. Abordamos tambm que discurso a afeio entre o sujeito, lngua e a histria para o sentidos e no apenas para informar e traduzir as palavras, ele apresenta uma liberdade, pois no totalmente dependente de condicionantes lingsticos ou determinaes histricas. Assim vemos que o texto um material que produz sentido, sem ele essa produo no possvel. Quando isolado, um texto apenas apresenta significaes que somente com o discurso capaz de produo de sentido, ou seja, a potencialidade de produo de sentido de um texto apenas realizada na produo do discurso. Uma diferena mnima, mas no menos significante, que um texto produzido por um determinado sujeito, j o discurso uma manifestao verbal de um sujeito inserido em um contexto trazendo suas prprias marcas no texto discursado. O texto o prprio lugar da interao entre sujeito e produo de sentidos. Para Pcheux, colocar sentido em uma palavra ou expresso determinado pela posio ideolgica as palavras, expresses, proposies, etc., mudam de sentido segundo as posies sustentadas por aqueles que as empregam, ou seja, as formaes ideolgicas (PCHEUX, 1995, p 160).

Concluso Podemos ento dizer que o corao do texto a coerncia e a alma do discurso a ideologia, uma pessoa incoerente faria ento um discurso sem qualidade, no seria convincente, teria um discurso de pouco impacto ou no mnimo no muito esclarecedor, ou seja, sem a coerncia em seu texto o sujeito far um discurso que no produzira um efeito positivo de significados e sensaes. no discurso que se encontram as marcas do produtor, toda sua ideologia cercada por costumes, tradio e seus traos sociais. Entendemos ento que o texto, atravs da linguagem, o que solidifica o discurso, por isso chegar concluso de que texto e discurso so diferentes, cada um com seus aspectos e caractersticas importantes , mas so complementares, podemos at

mesmo dizer que o texto sobrevive sem o discurso, mas o discurso no sobrevive sem o texto. Um aprofundamento nesse assunto implicaria questionamentos cada vez mais complexas como o uso e funo da linguagem, o no dito do discurso, alm de conceitos menores citados no inicio desse artigo que no nos caberia analis-los aqui para fins mais didticos, nos bastante apenas a essas reflexes levantadas no decorrer deste artigo.

Referncias Bibliogrficas: Arenas de Bakhtin- linguagem vida. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2008. COSTA VAL, MARIA da GRAA. Redao e textualidade. So Paulo, SP: Martins Fontes, 1994. ORLANDI, ENI PUCCINELI. Anlise do discurso: princpios e procedimentos/ Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 1999.) PCHEUX, MICHEL. O discurso: Estrutura ou acontecimento.Campinas, SP: Pontes, 1990. PCHEUX, MICHEL. Semntica e Discurso: Uma Crtica afirmao do bvio. Campinas, SP Editora da UNICAMP. 1995. 2 Edio.
http://www.pucrs.br/edipucrs/online/pesquisa/pesquisa/artigo12.html 24/11/2011 acessado em

http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao02/02r_sfs.php acessado em 24/11/2011 http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/viewFile/3570/2331 24/11/2011 http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0901/090107.pdf 24/11/2011 acessado acessado em em

Artigo Cientfico para a disciplina de Lngua Portuguesa IV

Discentes: Fbio Moreira Arcara Luane Gonalves Amurin Viviane Santos Bezerra Docente: Odilon Helou Fleury Curado Letras - 3 ano (diurno)

Assis, 2011

You might also like