You are on page 1of 5

Universidade Federal da Paraba Centro de Cincias Aplicadas e Educao Curso Pr-Vestibular Litoral Norte Leitura O desenvolvimento humano e o avano

das civilizaes dependem do progresso alcanado em suas atividades, a descoberta do fogo, a diviso do trabalho, as mquinas, as tecnologias; mas, acima de tudo, a evoluo dos meios de receber comunicao e de se comunicar, de registrar o conhecimento e do desenvolvimento da escrita e fontica. O homem necessita comunicar-se para progredir, quanto mais avanada for a capacidade de comunicao de um conjunto de indivduos mais rpida ser a sua progresso. A capacidade de comunicao de um conjunto de indivduos (uma tribo, um pas, etc), decorrente da sua cultura, portanto a comunicao e a cultura esto interligadas e uma impulsiona a outra. Linguagem e interao social A comunicao ocorre quando emitirmos uma mensagem, nos fazermos compreender por uma pessoa. A Linguagem a representao do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicao e a interao entre as pessoas. Atualmente dentro de nossos quartos, nos corredores da escola, ou quando caminhamos pelas ruas estamos sendo bombardeados pelos meios de comunicao, que se da de trs formas, atravs da linguagem visual expressa em outdoors ou cartazes; da linguagem gestual, expressada por um simples chamar com movimentos das mos ou um comando de um guarda de transito ao estender a mo reta e firme, a fim de fazer o motorista do carro para; da linguagem verbal que a mais utilizada em nosso dia-dia ao conversamos ou escutarmos uma msica. A mistura de todas essas se chama linguagem mista ou linguagem transversal, expressada na TV e no teatro.

Disciplina: Literatura Professor: M Cindelane A. da Silva A mensagem: tudo o que transmitido do locutor para o interlocutor. O canal: o meio fsico que conduz a mensagem para o receptor. O referente: o assunto da mensagem (contexto da historia). Funo Emotiva ou Expressiva - aquela que traduz opinies ou emoes do emissor. Essa linguagem se caracteriza quando algum expressa sua opinio sobre determinado assunto. Ex.: "Eu acho que aquele rapaz no est passando bem, parece que est com febre". Funo Referencial ou Denotativa - aquela que traduz a realidade exterior ao emissor. Ex: os jornais sempre utilizam esse tipo de linguagem, pois relatam fatos verdadeiros, os livros didticos, de histria, geografia, etc., tambm usa essa mesma linguagem. Ex.: Observe que o objetivo do texto e simplesmente de informar o leitor. Ateno: Informamos a todos os alunos do cursinho pr-vestibular que as aulas tero incio dia 12/05. Ocorreram todos os sbados at os dias das respectivas provas. Eu e os professores contamos com a presena de todos. Atenciosamente, Lusival Antonio Barcellos Funo Conotativa ou Apelativa - O objetivo de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugesto, convite ou apelo (da o nome da funo). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faa!) ou conjugados na 2 ou 3 pessoa (Voc no pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). Esse tipo de funo muito comum em textos publicitrios, em discursos polticos ou de autoridade. Por exemplo: No perca a chance de ir ao cinema pagando menos! So caractersticas dessa funo: verbos no imperativo, presena de vocativos; pronomes de segunda pessoa. Ex:Alunos entrem no site www.preufpbln.com , l vocs encontraram: dicas, teste vocacional, contedo didtico, contato com os professores, entre outras informaes. No deixem de entrar, nem que seja pra da uma espiadela. Funo Metalingstica - aquela que utiliza o cdigo para explicar o prprio cdigo. Um bom exemplo dessa funo so os dicionrios da lngua portuguesa. Ex. :Significado de : Odisseia 1. Viagem cheia de aventuras e peripcias. 2. Srie de acontecimentos anormais e variados. Funo Ftica - aquela que tem por objetivo

Funes da Linguagem

O locutor: aquele que diz algo ao interlocutor. O interlocutor: aquele para quem o locutor fala.

Universidade Federal da Paraba Centro de Cincias Aplicadas e Educao Curso Pr-Vestibular Litoral Norte prolongar o contato com o receptor ou iniciar uma conversa, caracteriza-se pela repetio de termos. Ex.: "O que voc acha dos polticos? - Olha, no meu ponto de vista, sabe, eu acho que,...bem...como eu estava dizendo, os polticos, sabe como n? isso a".

Disciplina: Literatura Professor: M Cindelane A. da Silva fundamental maneira de estruturar a mensagem. Fica claro que a inteno do autor de textos de funo Potica de chamar a ateno do interlocutor sobre o modo como foi organizado a mensagem. Ao selecionar as palavras que compem o texto, o autor deu preferncia quelas que criam imagens interessantes e realam a sonoridade do conjunto.Embora seja mais comum em poesia, essa funo pode aparecer em qualquer tipo de mensagem lingustica. Ex.: "sua alma sua palma" (provrbio), Gilberto Gil.

Funo Potica - aquela que enfatiza a elaborao da mensagem de modo a ressaltar o seu significado. Ao utilizar essa funo o autor se preocupa com rimas e comparaes bem escolhidas, dando importncia Ex2. Trem de ferro (Manuel Bandeira) Caf com po Caf com po Caf com po Virgem Maria que foi isto maquinista? Agora sim Caf com po Agora sim Caf com po Voa, fumaa Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita fora Muita fora Muita fora O.. Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pato Passa boi Passa boiada Passa galho De ingazeira Significante e Significado A lingstica, alm da parte sonora, est carregada de um significado e de uma ideia. Portanto, o signo lingstico constitui-se de duas partes: o Significante que o lado material (os sons da lngua falada ou as letras na lngua escrita), e o Significado que o lado imaterial, ou seja, a idia que transmitida pelos fonemas (sons ou pelas letras). a) "Comprei uma geladeira nova!" b) "Minha namorada est uma geladeira comigo!"

Debruada Que vontade De cantar! O... Quando me prendero No canavi Cada p de cana Era um oficia o... Menina bonita Do vestido verde Me d tua boca Pra mat minha sede o... Vou mimbora voou mimbora No gosto daqui Nasci no serto Sou de Ouricuri o... Vou depressa Vou correndo Vou na toda Que s levo Pouca gente Pouca gente Pouca gente...

Note que o mesmo signo (geladeira) tem dois significados diferentes dependendo do contexto em que aparece; na frase a, geladeira significa um mvel destinado a manter seu interior em baixa temperatura, na frase b, geladeira pode significar frieza, desprezo, ausncia de sentimentos. Deduzimos ento, que o significante geladeira tem mais de um significado. No caso a, o signo est empregado em sentido denotativo. Denotao - consiste em utilizar o signo no seu sentido prprio e nico, no permite outra interpretao.

Universidade Federal da Paraba Centro de Cincias Aplicadas e Educao Curso Pr-Vestibular Litoral Norte No caso b, a palavra est empregada em sentido conotativo, porque o signo foi atribudo um novo significado. Conotao - consiste em dar novos significados ao valor denotativo do signo. O valor denotativo ou conotativo do signo depende do contexto em que este signo se encontra. Ex1: Joo da Silva negro. Ex2: Seu futuro ser negro. EX. bicho

Disciplina: Literatura Professor: M Cindelane A. da Silva O bicho Vi ontem um Na imundice do ptio Catando comida entre os dendritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co, No era um gato, No era um rato O bicho, meu Deus, era um homem. (Manuel bandeira) Ex. Descuidar do lixo e sujeira Diariamente, duas horas antes da chegado do caminho da prefeitura, a gerncia [de uma das filiais do McDonalds] deposita na calada dezenas de sacos plsticos recheadas de papelo, isopor e restos de sanduches. Isso acaba proporcionando um lamentvel banquete para mendigos. Dezenas deles vo ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calado.

Textos literrios e Textos no literrios Texto Literrio: Para ser literrio, o texto deve apresentar uma linguagem literria, isto , uma linguagem em que se encontram recursos expressivos que chamam a ateno para o modo como ela prpria est construda. Texto no literrio: So textos informativos que tem como objetivo transmitir contedos. Com uma linguagem objetiva e impessoal, sua funo de linguagem predominante a referencial

Intertextualidade e Pardia Intertextualidade: a relao existente entre dois textos em que um cita o outro. Ex: Cantiga, partindo-se Senhora, partem tam tristes Meus olhos por vs, meu bem, Que nuca tam tristes viste Outros nenhum por ningum. Tam triste, tam saudosos, Tam doentes da partida, Tam cansado, tam chorosos, Da morte mais desejoso Cem mil vezes que da vida. (Joo Roiz) Lembrana de Joo Roiz de CastelBranco No os meus olhos, senhora, mas os vossos Eles so que partem s terras que no sei, Onde memria de mim nunca passou, Onde escondido meu nome de segredo. Se de trevas se fazem as distancias, E com elas saudades e ausncias, Olhos cegos me fiquem, e no mais Que esperar do regresso da luz que foi. (Saramago)

Pardia: um tipo de relao intertextual em que um dos textos cita o outro com o objetivo de fazer-lhe, inverter ou distorcer suas ideias.

Universidade Federal da Paraba Centro de Cincias Aplicadas e Educao Curso Pr-Vestibular Litoral Norte Cano do exlio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabia: As aves que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vidas, Nossas vidas mais amores. [...] (Gonalves Dias)

Disciplina: Literatura Professor: M Cindelane A. da Silva Cano do exlio Minha terra tem macieiras da Califrnia Onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra So pretos que vivem em torres de ametistas, Nossas flores so mais bonitas Nossas frutas mais gostosas Mas custam cem mil ris a dzia Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade e ouvir um sbia com certido de idade! (Murilo Mendes)

EXERCICIO Nas questes de 01 a 06, identifique as funes de linguagem que se destacam nos textos. 01. A Assembleia Legislativa de Gois continua mantendo sigilo sobre gastos de viagens feitas pelos deputados estaduais em 2007 e 2008. O presidente Helder Valin (PSDB) diz que os dados devem ser revelados pelo ex-presidente Jardel Sebba (PSDB), que alega no ter mais acesso s informaes. Dos 41 deputados, 17 confirmaram ao POPULAR ter feito viagens. (O Popular, 23/04/2009) 03. FAA COMO A MALU: MUDE PARA O SABONETE LQUIDO LUX GOTAS DE BELEZA. (Revista Quem) 05. Pois ! No ? Ento! ! Falou! Falou e disse! 06. Soneto da Separao De repente do riso fez-se o pranto Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma E das mos espalmadas fez-se o espanto. 7. 02. Li, com extrema indignao, a reportagem do POPULAR de tera feira, sobre o mapa da prostituio em Gois. Os 582 pontos em todo Estado so uma verdadeira declarao de misria, levando-se em conta a baixa idade das garotas. O pior que j banalizou-se diante dos nossos olhos, muita gente grada v e nada feito. (O Popular, carta do leitor, 23/04/2009) 04. Maria: Ele daltnico!! Elder: Daltnico, isso quer dizer que ele no percebe as cores como nos??? De repente da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a ltima chama E da paixo fez-se o pressentimento E do momento imvel fez-se o drama. De repente, no mais que de repente Fez-se de triste o que se fez amante E de sozinho o que se fez contente. Fez-se do amigo prximo o distante Fez-se da vida uma aventura errante De repente, no mais que de repente. Vinicius de Moraes

Na tira acima, o elemento que no est permitindo a comunicao : A) canal fechado. B) falta de referencial. C) ausncia de emissor. D) ausncia de receptor.

Universidade Federal da Paraba Centro de Cincias Aplicadas e Educao Curso Pr-Vestibular Litoral Norte E) cdigo desconhecido

Disciplina: Literatura Professor: M Cindelane A. da Silva

You might also like