You are on page 1of 7

Ol! Bem, no entenda esse como um tutorial.

mais uma relato da mgica que eu fiz para "enfiar" a legenda em portugues dentro do DVD original do Final Fantasy VII, sem perder nada... nem a legenda em Japons nem os menus. No irei explicar muita coisa... quem j souber mexer com DVDs vai entender (espero)... Tudo comeou quando eu baixei o DVD Unlimited Edition e ele veio todinho em Japons. Eu tinha uma legenda em PtBR traduzida pelo Evilgambit e adaptada por mim e pelo Mestre Elfo (o evil deu umas escorregadas aki e ali ) e resolvi pesquisar uma maneira de colocar a legenda em PT-BR dentro do DVD sem perder nada, nem mesmo a legenda em Nihon-Go. Depois de muito pesquisar, eu consegui montar uma bateria de programas e um passo a passo que torna possvel realizar o meu intento inicial. Vamos recapitular alguns conceitos de DVDs primeiro, para quem vcs possam entender um pouco mais do que eu estou falando aqui. IFO e VOBs: Os dvds so montados de forma que o filme seja dividido em vrios arquivos, com no mximo 0.99GB. Tal atitude para preservar a compatibilidade com Sistemas Operacionais antigos. Se voc olhar a estrutura de arquivos de um disco DVD ir ver vrios Arquivos IFO e Vrios arquivos VOB. Os VOB (Video OBject) so os arquivos que contm mescladas as faixas de udio e as Faixas de Vdeo. Geralmente so grandes arquivos. Os arquivos IFO (InFormation Object) so arquivos que contm as informaes sobre divises do video em captulos, quais <b style="color: black; background-color: rgb(153, 255, 153);">legendas[/b] esto dentro daquele vob e aonde esto cada coisa, dentro do VOB. Ele funciona como um Indice do VOB. Se voc olhar a estrutura de um DVD, ver vrios IFOs e VOBs. E, ver que h um arquivo IFO com mais VOBS que os outros. Exemplo:

Como voc pode ver nesta imagem, o VIDEOTS_02.IFO possui 5 VOBS associados a ele. Este o IFO do Filme e o mais importante para ns aqui. AVISO: Desnecessio dizer que vcs iro precisar de uma boa quantidade de espao livre no HD. De 10GB para mais. Passo a Passo. 1 - Consiga que o DVD seja copiado para o HD. Pode ser usando o DVD DShrink ou o DVD Decrypter. No vale como imagem. Tem que ser como Arquivos.

2 - Use o PGC Demux no IFO do filme (o que contm os maiores arquivos). As configs do PGC devem ficar iguais as da imagem.

Depois que terminar voc ter os arquivos abaixo. O que o PGC faz separar os arquivos de Adio, Vdeo, Legendas e Captulos de dentro do VOB.

3 - Pegue o DVD Lab Pro. Este um dos Softs mais intuitivos em Compilao de DVD. Abra ele e v em Simple movie.

Depois v no icone de Importar. Navegue at a pasta aonde esto os arquivos do que o PCG preparou. Importe-os.

Agora v arrastando os files para o seu devido lugar no painel do movie 1. Clique com o Botao direito em Chapter e v em Chapters - Import. Selecione o arquivo celltimes.txt . Clique em proceed. O DVD LAb vai indexar o video e vai dividlo em captulos.

Clique duas vezes na parte Sub1 e vai abrir a tela abaixo. Clique em Import, informe o idioma no campo subtittle language , arrume as configuraoes de Fonte (eu recomendo copiar as minhas) e clique em Generate. salve os arquivos. Repita o procedimento para mais <b style="color: black; background-color: rgb(153, 255, 153);">legendas[/b]. Aqui est a primeira Mgica: Como voc pode ver, eu coloquei duas vezes a mesma legenda. Isso foi porque eu no queria que a legenda original sasse da Posio 0X20. Ento eu coloquei a minha legenda, no idioma japons (ela foi para a posio 0X20) e a coloquei novamente, no idioma portugues (como 0X21). apenas um chuncho. O que nos interessa por hora, o arquivo 0X21. Qeum estiver interessado em APENAS substituir a legenda original por outra, no precisa fazer essa Mgica. A sua compilao deve ficar assim:

Muito bem, agora clique no menu Project - Compile. Espere terminar. 4 - Tendo terminado voc pode ir l na pasta aonde voc colocou os arquivos que o PGC Demux criou e renomear o Subpictures_20.sup para qualquer outro nome. Aqui, eu chamei ele de Subpictures_20-JAP.sup porque a legenda 0X20 original era japonesa. 5 - Voltemos ao PGC Demux. Deixe ele configurado igual abaixo. Abra o IFO do DVD que voc acabou de montar com o DVDLab. Provavelmente ele ter mudado para VTS_01.IFO (no meu caso, o filme era no IFO 02). Ele vai perguntar se voc deseja sobreescrever os arquivos. Aceite. O que voc fez agora foi retirar as legendas do DVD compilado pelo DVD Lab.

6 - Abra o SUP Remap. Vamos utiliz-lo para corrigir as cores das suas legendas, que o DVD LAB fez errado. V em Sup File - Open Sup e abra o Subpictures_20-JAP.sup V em IfoFile - Open IFO e abra o IFo do DVD ORIGINAL. Volte em Sup File e anote os numeros. voc deve ter uma imagem parecida com essa:

Volte em Sup File - Open Sup e abra o Subpictures_21.sup. Arrume todos os numeros de l conforme os numeros do Sup anterior (o original) Repare como as cores da Legenda abaixo alteram. Depois v em Save Sup e salve. 7 - Abra o Rejig v em DVD Author. Copie a configuraao abaixo.

Em video voc escolhe o video que o PGC separou l no comeo. Em audio,voc faz a mesma coisa (ordene os canais de audio em ordem crescente) Na legenda, coloque a legenda original e a legenda que voc alterou no Sup remap. Preste atenao nos idiomas pq ele tem um bugzinho ali e pq aki ser definido o texto dos idiomas que ir aparecer no seu Menu do DVD. Em Chapters escolha aquele arquivo Celltimes.txt No Copy subtitle colors, escolha o IFO ORIGINAL Em Output stream, um lugar para salvar. (opcional) - V na pasta aonde o DVD-Lab criou os arquivos. Delete os VOBs. Deixe o resto l. Volte ao Rejig. Clique em Create. Espere. 8 - Agora v na pasta em que o Rejig compilou o DVD e copie os Vobs (renomeie-os de acordo com o IFO do DVD Original). V na pasta do DVD Original, delete os VOBS do Filme do DVD Original e cole os VOBS feitos pelo Rejig. 9 - Abra o Ifo Update. Copie as configs abaixo.

Em Original IFO escolha o IFO do DVD Original. Em Authored IFO escolha o IFO gerado pelo Rejig Em Backup IFO escolha um diretorio para o backup do IFO original. Clique em Update IFO. 10 - Pronto! Agora voc tem o seu DVD original, com uma legenda a mais, sem perder nada... nem menus, nem canais de audio, nem legendas, nem nada!!!

Softwares DVD Decrypter DVD Shrink PGC Demux DVD Lab Pro SUP Remap Rejig IFO Update

You might also like