You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA

MANUTENO ELTRICA INDUSTRIAL


PROJETO: APOSTILA VIRTUAL DISCIPLINA: ELE339 - MANUTENO ELTRICA INDUSTRIAL ORIENTADOR: JOO MARIA CAMARA ALUNOS: IGOR MATEUS DE ARAJO CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS

3. TIPOS DE MANUTENO:
3.1 MANUTENO CORRETIVA A manuteno corretiva a forma mais bvia e mais primria de manuteno; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebrarepara", ou seja, o reparo dos equipamentos aps a avaria. Constitui a forma mais cara de manuteno quando encarada do ponto de vista total do sistema. Pura e simples, conduz a:

Baixa utilizao anual dos equipamentos e mquinas e, portanto, das cadeias produtivas; Diminuio da vida til dos equipamentos, mquinas e instalaes; Paradas para manuteno em momentos aleatrios e muitas vezes, inoportunos por corresponderem a pocas de ponta de produo, a perodos de cronograma apertado, ou at a pocas de crise geral;

claro que se torna impossvel eliminar completamente este tipo de manuteno, pois no se pode prever em muitos casos o momento exato em que se verificar um defeito que obrigar a uma manuteno corretiva de emergncia. Apesar de rudimentar, a organizao corretiva necessita de:

Pessoal previamente treinado para atuar com rapidez e proficincia em todos os casos de defeitos previsveis e com quadro e horrios bem estabelecidos;

Existncia de todos os meios materiais necessrios para a ao corretiva que sejam: aparelhos de medio e teste adaptados aos equipamentos existentes e disponveis, rapidamente, no prprio local; Existncia das ferramentas necessrias para todos os tipos de intervenes necessrias que se convencionou realizar no local; Existncia de manuais detalhados de manuteno corretiva referentes aos equipamentos e s cadeias produtivas, e sua fcil acessibilidade; Existncia de desenhos detalhados dos equipamentos e dos circuitos que correspondam s instalaes atualizados; Almoxarifado racionalmente organizado, em contato ntimo com a manuteno e contendo, em todos os instantes, bom nmero de itens acima do ponto crtico de encomenda; Contratos bem estudados, estabelecidos com entidades nacionais ou internacionais, no caso de equipamentos de alta tecnologia cuja manuteno local seja impossvel; Reciclagem e atualizao peridicas dos chefes e dos tcnicos de manuteno; Registros dos defeitos e dos tempos de reparo, classificados por equipamentos e por cadeias produtivas (normalmente associadas a cadeias de manuteno); Registro das perdas de produo (efetuado de acordo com a operao-produo) resultantes das paradas devidas a defeitos e a parada para manuteno;

3.2 MANUTENO PREVENTIVA A Manuteno Preventiva, como o prprio nome sugere, consiste em um trabalho de preveno de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operao. Esta preveno feita baseada em estudos estatsticos, estado do equipamento, local de instalao, condies eltricas que o suprem, dados fornecidos pelo fabricante (condies timas de funcionamento, pontos e periodicidade de lubrificao, etc.), entre

outros. Dentre as vantagens, podemos citar:


Diminuio do nmero total de intervenes corretivas, aligeirando o custo da corretiva; Grande diminuio do nmero de intervenes corretivas ocorrendo em momentos inoportunos como por ex: em perodos noturnos, em fins de semana, durante perodos crticos de produo e distribuio, etc; Aumento considervel da taxa de utilizao anual dos sistemas de produo e de distribuio.

A organizao preventiva --> Para que a manuteno preventiva funcione necessrio:

Existncia de um escritrio de planejamento da manuteno (Gabinete de Mtodos) composto pelas pessoas mais altamente capacitadas da manuteno e tendo funes de preparao de trabalho e de racionalizao e otimizao de todas as aes. Daqui advm uma manuteno de maior produtividade e mais eficaz.

Existncia de uma biblioteca organizada contendo: manuais de manuteno, manuais de pesquisas de defeitos, catlogos construtivos dos equipamentos, catlogos de manuteno (dados pelos fabricantes) e desenhos de projeto atualizados (as-built). Existncia de fichrios contendo as seguintes informaes: Fichas histricas dos equipamentos contendo registro das manutenes efetuadas e defeitos encontrados; Fichas de tempos de reparo, com clculo atualizado de valores mdios; Fichas de planejamento prvio normalizado dos trabalhos repetitivos de manuteno. Nestas fichas contm-se: composio das equipes de manuteno, materiais, peas de reposio e ferramentas, PRRT, com a seqncia lgica das vrias atividades implicadas; Existncia de plannings nos quais se mostram os trabalhos em curso e a realizar no prximo futuro. Devem existir plannings locais nas oficinas; Existncia de um servio de emisso de requisies ou pedidos de trabalho, contendo a descrio do trabalho, os tempos previstos, a lista de itens a requisitar e a composio da equipe especializada; Emisso de mapas de rotinas dirias; Existncia de um servio de controle, habilitado a calcular dados estatsticos destinados confiabilidade e produo; Existncia de um servio de emisso de relatrios resumidos das grandes manutenes peridicas; Existncia de interaes organizadas com o almoxarifado e os servios de produo.

3.3 MANUTENO PREDITIVA Manuteno preditiva a atuao realizada com base em modificao de parmetro de CONDIO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemtica. O objetivo deste tipo de manuteno prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas atravs de acompanhamento de parmetros diversos, permitindo a operao contnua do equipamento pelo maior tempo possvel. a primeira grande quebra de paradigma na manuteno, e tanto mais se intensifica quanto mais o conhecimento tecnolgico desenvolve equipamentos que permitam avaliao confivel das instalaes e sistemas operacionais em funcionamento. A figura 03 ilustra o processo de manuteno preditiva: quando o grau de degradao se aproxima ou atinge o limite estabelecido, tomada a deciso de interveno. Normalmente esse tipo de acompanhamento permite a preparao prvia do servio, alm de outras decises e alternativas relacionadas com a produo.

fig. 03 - Grfico ilustrativo da manuteno preditiva. condies bsicas:


O equipamento, o sistema ou a instalao devem permitir algum tipo de monitoramento/medio; O equipamento, o sistema ou a instalao devem merecer esse tipo de ao, em funo dos custos envolvidos; As falhas devem ser oriundas de causas que possam ser monitoradas e ter sua progresso acompanhada; Deve ser estabelecido um programa de acompanhamento, anlise e diagnstico, sistematizado; fundamental que a mo-de-obra da manuteno responsvel pela anlise e diagnstico seja bem treinada. No basta medir; preciso analisar os resultados e formular diagnsticos.

3.4 MANUTENO DETECTIVA Manuteno detectiva a atuao efetuada em sistemas de proteo buscando detectar FALHAS OCULTAS ou noperceptveis ao pessoal de operao e manuteno. Ex.: o boto de lmpadas de sinalizao e alarme em painis. A identificao de falhas ocultas primordial para garantir a confiabilidade. Em sistemas complexos, essas aes s devem ser levadas a efeito por pessoal da rea de manuteno, com treinamento e habilitao para tal, assessorado pelo pessoal de operao. cada vez maior a utilizao de computadores digitais em instrumentao e controle de processo nos mais diversos tipos de plantas industriais.

So sistemas de aquisio de dados, controladores lgicos programveis, sistemas digitais de controle distribudos SDCD, multi-loops com computador supervisrio e outra infinidade de arquiteturas de controle somente possveis com o advento de computadores de processo. A principal diferena, o nvel de automatizao. Na manuteno preditiva, faz-se necessrio o diagnstico a partir da medio de parmetros; na manuteno detectiva, o diagnstico obtido de forma direta a partir do processamento das informaes colhidas junto a planta. H apenas que se considerar, a possibilidade de falha nos prprios sistemas de deteco de falhas, sendo esta possibilidade muito remota. De uma forma ou de outra, a reduo dos nveis de paradas indesejadas por manutenes no programadas, fica extremamente reduzida. 3.5 ENGENHARIA DE MANUTENO uma nova concepo que constitui a segunda quebra de paradigma na manuteno. Praticar engenharia de manuteno deixar de ficar consertando continuadamente, para procurar as causas bsicas, modificar situaes permanentes de mau desempeno, deixar de conviver com problemas crnicos, melhorar padres e sistemticas, desenvolver a manutenibilidade, das feedback ao projeto, interferir tecnicamente nas compras. Ainda mais: aplicar tcnicas modernas, estar nivelado com a manuteno de primeiro mundo.

O grfico acima mostra a melhoria de resultados, medida que se evolui dentre os tipos de manuteno. As duas mudanas de inclinao representam as quebras de paradigma. Observe o salto significativo quando se adota engenharia de manuteno. Em seguida temos alguns grficos comparativos com relao aos diversos tipos de manuteno:

fig. 05 - Comparao de custos (1998)

fig. 06 - Evoluo dos tipos de manuteno.

- ANTERIOR -

- NDICE -

- PRXIMO -

You might also like