You are on page 1of 2

CLASSIFICAO DAS QUALIDADES FSICAS 1- FORA: Habilidade que permite um msculo ou grupo de msculos produzir uma tenso e vencer

ou igualar-se a uma resistncia na ao de empurrar, tracionar ou elevar. FORA ISOTNICA (DINMICA) o tipo de fora que envolve os msculos dos membros em movimento ou suportando o peso do prprio corpo em movimentos repetidos. FORA ISOMTRICA (ESTTICA) o tipo de fora que explica o fato de haver fora produzindo calor e no havendo produo de trabalho em forma de movimento. FORA EXPLOSIVA (POTNCIA) Habilidade de exercer o mximo de energia em um ato explosivo. P = Fdin X V Potncia igual a Fora dinmica X a Velocidade. 2- FLEXIBILIDADE Pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. dependente da elasticidade muscular e da mobilidade articular. A mobilidade articular expressa pelas propriedades anatmicas das articulaes e a elasticidade muscular projetada pelo grau de estiramento dos msculos envolvidos. Portanto, a flexibilidade, capacita as pessoas a aumentarem a extenso dos movimentos, numa articulao determinada. 3- RESISTNCIA Qualidade fsica que permite um continuado esforo durante um determinado tempo. RESISTNCIA AERBICA: Permite manter por um determinado perodo de tempo, um esforo em que o consumo de O2 equilibra-se com a sua absoro (STEADY STATE), sendo os esforos de fraca ou mdia intensidade. RESISTNCIA ANAERBICA: Permite manter por um determinado perodo de tempo, um esforo em que o consumo de O2 superior a sua absoro, acarretando um dbito de O2 e que somente ser recompensado em repouso, sendo os esforos de grande intensidade. RESISTNCIA MUSCULAR LOCALIZADA (RML): Capacidade individual de realizar num maior tempo possvel a repetio de um determinado movimento, em um mesmo ritmo e com a mesma eficincia. a capacidade de repetir vrias vezes uma mesma tarefa utilizando-se baixos nveis de fora. a capacidade do msculo em trabalhar contra uma resistncia moderada durante longos perodos de tempo.

4- VELOCIDADE Qualidade fsica particular do msculo e das coordenaes neuromusculares, que permite a execuo de uma sucesso rpida de gestos, que em seu encadeamento constitui uma s e mesma ao, de intensidade mxima e durao breve ou muito breve. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Capacidade mxima de uma pessoa deslocar-se de um ponto a outro.

VELOCIDADE DE REAO: Rapidez com a qual uma pessoa capaz de responder a um estmulo (visual, auditivo ou ttil). Tempo requerido para ser iniciada a resposta a um estmulo recebido. VELOCIDADE DE MEMBROS: Capacidade de mover membros superiores e ou inferiores to rpido quanto possvel. 5- EQUILBRIO Capacidade para assumir e sustentar qualquer posio do corpo contra a fora da gravidade. EQULBRIO ESTTICO: adquirido em determinada posio; EQUILBRIO DINMICO: adquirido durante o movimento; EQUILBRIO RECUPERADO: explica a recuperao do equilbrio aps o corpo Ter estado em movimento. 6- COORDENAO Capacidade de executar movimentos complexos de modo conveniente, para que possam ser realizados com o mnimo de esforo. Constitui-se uma atividade psicomotora indispensvel em todas as habilidades desportivas, devendo ser trabalhada em todos os programas de Educao Fsica desde os primeiros nveis. A repetio contnua de movimentos combinados, melhora gradualmente a coordenao. o resultado de um trabalho conjunto do sistema nervoso e o muscular, mostrando-se os movimentos coordenados, amplos e econmicos, sem desnecessrias contraes. 7- AGILIDADE Habilidade que se tem para mover o corpo no espao. Habilidade do corpo inteiro, ou de um segmento, em realizar um movimento, mudando a direo, rpida e precisamente. Requer uma combinao de vrias qualidades fsicas e embora dependa da carga hereditria, pode ser bastante melhorada com o treinamento. 8- RITMO a ordenao dos movimentos. Seqncia de movimentos repetidos vrias vezes, de forma equilibrada e harmnica. 9- DESCONTRAO um fenmeno neuromuscular, resultante da reduo de tenso na musculatura esqueltica. DESCONTRAO TOTAL: Capacita o indivduo a recuperar-se de esforos realizados. Relaxamento de todos os msculos do corpo, o mximo possvel. DESCONTRAO DIFERENCIAL: Diferenciao entre os msculos que so necessrios para determinada atividade e aqueles que no so. Qualidade fsica que permite a descontrao dos grupos musculares que no so necessrios a execuo de um movimento especfico.

You might also like