You are on page 1of 23

dAntes de realizar o procedimento o modem no deve estar conectado ao velox telemar, ou seja, voc no deve discar para realizar

a configurao. 2. Realizando o Roteamento 2.1 Retornando as configuraes originais de fbrica Vamos devolver ao modem as configuraes originais de fbrica. Isso garante que as configuraes feitas pela operadora, caso existam, afetem nossa configurao. Na parte traseira do modem possui em boto "reset", pressione-o, com a posta de um caneta, at que as luzes pisquem (~4 segundos) e em seguida solte o mesmo. 2.2 Alterando as configuraes de rede para acessar o modem. Voc deve alterar as configuraes da conexo de rede para os seguintes parmetros abaixo, se voc no sabe como acessar essa propriedade consulte a seo 3 deste manual. IP Mscara de sub-rede Gateway padro 10.0.0.2 255.0.0.0 10.0.0.1

Fig. 1. Configuraes da conexo de rede para acessar o modem via browser. OBS. Deixe os campos de DNS em branco.

2.3 Acessando a interface de configurao do modem Para acessar a interface de configurao do modem voce deve executar um navegador web e acessar o seguinte endereo: http://10.0.0.1 Ser exibida uma tela como a figura 2. Deixe os campos com esto, digite sua senha e confirme.

Fig. 2. Configurao de senha de acesso. Digite apenas as senha e confirme. Essa figura foi retirada do manual disponibilizado por Jorge Elias

2.4. Criando um perfil de usurio para ter acesso ao ambiente de configurao de modem 2.4.1 Assistente de perfil Para acessar o ambiente de configurao voce deve criar um novo perfil de usurio. Acesse o endereo: http://10.0.0.1/pfwizard.html

Uma tela como a da figura 3 deve ser exibida, mas na sua tela no deve aparecer nenhum perfil configurado. Clique no boto "New Profile".

Fig. 3. Tela de perfil de usurio

2.4.2. Perfil de configuraes de usurio Ao clicar no boto ser exibida a tela que esta descrita na figura 4. Preencha os campos como abaixo e clique no boto "Avanar".

Fig. 4. Perfil de configuraes de usurio.

2.4.3 Filtragem de contedo de perfil Na tela seguinte, figura 4, deixe as configuraes como esto e clique no boto "Avanar".

Fig. 5. Filtragem de contedo de perfil

2.4.4 Acesso a configurao de perfil Como desejamos ter acesso a configurar todos os recursos do modem ento clique na opo "Todos os Itens" e em seguida clique no boto "Avanar". Verifique se a tela de configurao do seu modem esto como na figura 6:

Fig. 6. Acesso a configurao do perfil

2.4.5. Acesso a segurana do perfil Configure agora a segurana em relao ao acesso as pginas de configurao do modem. importantes que estas estejam protegidas por senha, assim escolha a primeira opo na lista apresentada, como mostra a figura 7 e clique em seguida no boto avanar.

Fig. 7. Acesso a segurana do perfil

2.4.6. Endereo IP do perfil Constante Deixe o campo de IP em branco e clique em avanar, como mostra a figura 8.

Fig. 8. Endereo IP do perfil Constante

2.4.7 Finalizando a configurao de perfis Para finalizar a configurao de um perfil clique no boto concluir, como na figura 9.

Fig. 9. tela de concluso de configurao de perfis

Se tudo ocorrer com sucesso a tela seguinte, figura 10, ser exibida:

Fig. 10. Tela de perfil de usurio

2.5 Acessando as configuraes do modem

Feche a janela do navegador, se voce ainda esta com a tela de configuraes de perfis aberta, e o execute o navegador novamente. Acesse agora o endereo http://10.0.0.1/pflogin.html Se aparecer uma tela informando que outro usurio (Admin por exemplo) j est logado ento clique no boto "logout". Se clicou em logout e no consegue entrar como outro usurio ento reinicie (veja seo 2.8) o modem e acesse novamente o endereo acima at que aparea a seguinte tela de entrada, figura 11.

Fig. 11. Tela em entrada do modem

2.6. Transformando o modem em router. Ao digitar sua senha na tela representada pela figura 11 voc ter acesso as configuraes do modem. Algumas vezes o modem solicita que voc entre como o usurio "Admin", ento no estranhe se sua senha no funcionar de imediato, na verdade ele esta pedindo que voce entre com o usurio principal ("Admin"). Aps entrar com usurio e senha uma tela, como a da figura 12 ser exibida, no seu caso do seu modem "Resumo de conexo" exibir que voce estar desconectado. O nmero do MAC foi propositalmente rasurado.

Fig. 12. Resumo do sistema

2.6.1 Acessando a interface WAN No menu esquerdo clique em Configuraes > Interface WAN , voc ver a seguinte tela:

Fig. 13. Menu de configurao de interface WAN

Clique no boto "Adicionar um novo VC" 2.6.2 Configuraes ATM

Aps clicar no boto "Adicionar um novo VC" voc ver a seguinte tela, figura 14. Preencha como na figura abaixo e clique no boto avanar.

Fig. 13. Configuraes ATM da interface WAN

2.6.3 Seleo de protocolo Selecione o protocolo PPPoE como na figura 14 abaixo e clique no boto avanar.

Fig. 14. Seleo de protocolos

2.6.4 PPPoE Tipo Selecione como configurao de PPPoE: "com Bridge PPPoE" como mostra a figura 15 e em seguida clique no boto Avanar.

Fig. 15. configurao de PPPoE

2.6.5 Circuito Virtual Neste caso voce deve selecionar no, como na figura 16.

Figura 16. Configurao de circuito virtual

2.6.6 PPPoE Contagem de sesso Selecione apenas 1 ponto de contagem de sesso, como na figura 17.

Fig. 17. Contagem de sesso

2.6.7 Informaes do usurio Digite o "Nome do Usurio" e a "Senha". Se voc mora em Salvador (DDD 71) e seu telefone 31234567 ento o nome do usurio e senha so: 7131234567. Preencha e clique em avanar.

Fig. 18. Informaes do usurio

2.6.8 PPP Opes Selecione a opo "Conectar automaticamente ao desconectar". Se o modem for reiniciado ele mesmo ir discar automaticamente para o velox, restando a voc apenas autenticar no site do velox.

Fig. 19. PPP Opes

2.6.9 PPP Esttico IP No modifique as configuraes desta tela. Clique no boto "Avanar".

Fig. 20. PPP Esttico IP

2.6.10 Opes de interface Marque as opes que esto na figura 21. Apesar da opo de firewall estar marcada aps as configuraes concludas o mesmo estar desativado. Nos modelos da srie 5200 se o firewall fosse ativado a conexo no era estabelecida, para este modelo no testei.

Fig. 21. Opes de interface

2.6.11 Nome da conexo Digite um nome para esta conexo e clique em avanar. Um exemplo est na figura 22.

Fig. 22. Nome da conexo

2.6.12 Concluindo a configurao da interface Wan. Ser exibida agora uma tela como a da figura 23 indicando que a configurao esta concluda e que o modem precisa ser reiniciado para ques as configurao sejam efetivas. Clique agora em "Concluir", mas no reinicie o modem.

Fig. 23. Concluso de configurao da interface WAN

2.6.13 Ativando a interface WAN roteada Apos concluir a configurao uma tela semelhante como a da figura 24 ser exibida. Voce dever clicar no boto ativar da interface roteada para ativa-la, depois desse procedimento a tela dever ficar igual a da figura 24.

Fig. 24. Configurao atual de interface WAN

Neste momento seu modem j esta configurado com uma funo adicional, ou seja, um roteador, mas se voce terminar neste passo os computadores no entraram automaticamente na rede. Vamos no prximo passo configurar o DHCP do roteador para que as mquinas de sua rede recebam automaticamente um endereo IP atribudo pelo roteador. 2.7 Configurando o DHCP do roteador. O protocolo de configurao de host dinmico (DHCP) descreve os meios pelos quais um sistema pode conectar-se a uma rede para obter as informaes necessrias para comunicao atravs dessa rede. Como escrevi no tpico 2.6.13 vamos configurar o roteador de tal forma que as mquinas de sua rede recebam automaticamente um endereo IP e as informaes da rede Velox Telemar. No menu esquerdo: Configurao > DHCP, Selecione a opo "Servidor de DHCP: Ativar" Configure como na figura 25. Observe que o endereo do DNS depende se sua regio, este o que uso em Salvador-BA.

Depois de configurado, como abaixo, clique no boto "Salvar configuraes" e reinicie o modem, veja como na seo 2.8.

Fig. 25. DHCP do roteador

2.8 Reiniciando o modem Para que as configuraes tenham efeito necessrio reiniciar o modem. Para isso acesse o menu esquerdo "Ferramentas > Reinicializar", em seguida clique no boto "Reinicializar", como na figura 26.

Fig. 26. Reiniciando o modem

3.0 Montando uma rede de computadores com internet compartilhada. Aposto que voc j desde estar ansioso para ver seus computadores em rede, estes acessando concomitantemente a internet. Do que voce ir precisar? - O primeiro passo montar ou comprar um cabo de rede cripado em crossover. - Adquirir um HUB, switch ou um hub/switch. - Montar ou comprar cabo de rede cripado em paralelo. Como ligar? Como o modem e o HUB ligados: - Conecte o cabo de rede cripado em crossover no modem e no HUB. - Conecte o cabo de rede cripado em paralelo do HUB para a interface de rede do computador. Como configurar as interfaces de rede dos computador? A configurao mais simples deixar todas as conexes de rede no modo DHCP, assim os computadores entraro automaticamente da rede. Para configurar a interface de rede no Windows XP faa:

Iniciar > Painel de Controle > Conexes de Rede Clique com o boto direito do mouse sobre a conexo de rede que possui o cabo conectado e escolha a opo "propriedades" como na figura 27.

Fig. 27. Conexes de rede

Use a barra de rolagem para encontrar a opo "Protocolo TCP/IP", clique uma vez sobre a mesma e em seguida no boto "Propriedades" como na figura 28.

Fig. 28.Propriedades da conexo de rede

Uma tela como a da figura 29 deve ser agora exibida. Selecione as opes com a da figura 29 e em seguida clique no boto "OK".

Fig. 29. Propriedades do protocolo TCP/IP

Pronto seu computador j estar em poucos segundos na rede de internet compartilhada. 4. Configurando o Internet Explorer Quando voc possui outros meios de conexo com a internet, normalmente instalamos discadores. Quando o Internet Explorer detecta que voc no esta conectado o mesmo executa uma caixa de dilogo perguntado com qual conexo voce quer discar. Como j estamos conectados temos que desabilitar essa funcionalidade. Acesse: Iniciar > Painel de Controle > Opes de Internet em seguida clique na aba "Conexes" e selecione a opo (se a seleo estiver disponvel): "Nunca discar uma conexo". Veja na figura 30.

Fig. 30. Opes de Internet do Internet Explorer

5. Concluso Este manual foi construdo com a inteno de ajuda-lo a configurar uma rede de computadores com internet compartilhada, mas no h garantias que essas configurao no possa de alguma forma prejudicar seu aparelho, apesar de ser uma possibilidade remota. Se voc fizer alguma configurao incorreta e quiser recomear o processo do zero, basta executar o boto reset do modem e ele retornar as suas caractersticas originais.

You might also like